Lady Almina e a verdadeira Downton Abbey

Lady Almina e a verdadeira Downton Abbey Condessa de Carnarvon

Resenhas - Lady Almina e a verdadeira Downton Abbey

Escr 23/06/2022

Uma história incrível melhor, que o seriado com sempre, época de muitas lutas .
Me sinto na época dentro do castelo

Nat 15/12/2021

O castelo de Highclere, em Berkshire, ganhou fama internacional ao virar cenário principal da série Downton Abbey. Nesse castelo viveu uma das suas mais marcantes personagens da história da Inglaterra, a condessa de Carnarvon. Lady Almina foi filha ilegítima do banqueiro Alfred de Rothschild e sua herdeira, Almina casou com o quinto conde de Carnarvon e com isso ganhou posição e respeitabilidade social. Mas ela foi muito mais do que uma jovem bem educada e primorosa. Consciente de sua posição, Almina se destacou na sociedade, conseguiu através de sua fortuna salvar as dívidas da família do marido e durante a guerra, transformou o castelo em um hospital durante a Primeira Guerra Mundial. Ela também deu apoio constante as viagens do marido ao Egito e a crença de que se poderia fazer uma grande descoberta. Ambos foram recompensados quando o conde, junto com Howard Carter, descobrem a tumba inalterada do faraó Tutancamôn.

Uma das melhores biografias que li esse ano, sobre uma mulher igualmente marcante. Eu amei esse livro, a forma como a autora escreve é bem simples, ela não dramatiza nenhum acontecimento, o que eu sempre gosto de ver em biografias (principalmente considerando que ambas são parentes distantes por casamento). A narrativa me cativou tanto que desde o início, quando ela fala do casamento de lady Almina com o conde, parecia que eu estava vendo a cena ao vivo e a cores. O livro traz também muitas fotos, o que complementa a história de uma maneira ótima. Muito recomendado.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/12/lady-almina-e-verdadeira-downton-abbey.html

Julinho 16/02/2021

White People Problems ingleses
É um livro mais documental, ou eu diria descritivo, pois não conhecemos os pensamentos ou sentimentos que Lady Almina e sua família poderiam ter sentido ou experimentado - mas passeamos pelo seu magnífico castelo, suas roupas e jóias, suas viagens internacionais etc.

No entanto, o livro ganhou mais o meu interesse ao descrever o que aconteceu na vida dessas pessoas durante a primeira grande guerra (o castelo foi convertido em hospital) e as viagens com intento arqueológico de Lorde Carnarvon (a descoberta de uma tumba perdida no vale dos reis).

Filipe 02/02/2021

Uma leitura deliciosa e fascinante. Incrível como uma família aristocrata do século XX teve um papel tão importante durante a Primeira Guerra Mundial e um protagonismo invejável na maior descoberta arqueológica de todos os tempos: a tumba de Tutancâmon. Uma leitura que descreve momentos sombrios de maneira leve e respeitosa.

Amanda 08/11/2020

Uma biografia narrada pela família
"Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey" é um livro interessante. Eu não tenho muito conhecimento sobre as famílias tradicionais da Inglaterra, então foi uma experiência muito diferente, ainda mais porque eu achava que era só festa e um pouco de filantropia. Acabei descobrindo que tem muito mais.

O livro começa contando sobre o casamento de Lady Almina e o Quinto Conde de Carnarvon. Mas, a narração fica um pouco confusa, pois se fala do casamento e ao mesmo tempo da infância dessas duas pessoas. Além disso há um interesse em narrar os detalhes de Highclere, a casa da família Carnarvon.

Depois do casamento, o casal tem uma lua de mel e depois partem para Highclere. Lá eles dão muitas festas grandes e luxuosas e até recebem o príncipe da Inglaterra. Com o passar dos anos eles têm dois filhos, primeiro um menino, Henry (mais conhecido como Porchester), e uma menina, Evelyn. E a vida anda tranquila, com viagens ao Egito para escavações, experimentos com aviões e carros (as três são paixões do Quinto Conde de Carnarvon) e aprimoramento da propriedade, como colocar água encanada e luz elétrica.

E então surge a Primeira Guerra Mundial e muitas coisas começam a mudar. Lady Almina decide abrir um hospital para os feridos da guerra em Highclere e com isso percebe a sua paixão pela enfermagem. Ela ama o trabalho que faz, gosta de cuidar das pessoas e da rotina frenética de trabalho. Enquanto isso seu filho Porche se matriculou na Academia Militar de Sandhurst e Evelyn admirava o trabalho da mãe.

Depois da guerra, o hospital foi fechado depois de todos os feridos terem ido para casa. Assim, Lady Almina e o Quinto Conde de Carnarvon decidiram voltar para o Egito depois de tantos anos sem ir. Lá o Conde de Carnavon decidiu voltar a escavações, mas estava querendo terras que fossem mais propícias de achar alguma coisa (Vale dos Reis). Depois de muito trabalho e muito tempo, o Conde de Carnarvon estava quase desistindo, mas Howard Carter (trabahava jundo com o Conde e também era seua amigo) o convenceu de continuar por mais um período. Depois de uma semana eles fizeram uma grande descoberta a Tumba do Faraó Tutancâmon.

A história ainda continua um pouco mais até chegar o herdeiro da família, que seria o Sétimo Conde de Carnarvon. Hoje quem está no Highclere é o Oitavo Conde de Carnarvon e sua mulher Lady Fiona, que foi a responsável por escrever esse livro. Sendo da família, eu acho muito interessante em como os fatos descritos no livro são narrados pela autora. Ela se baseou em muitos documentos, cartas e livros para escrever, o que enriqueceu demais o livro todo.

No começo o livro é um pouco difícil para ler, são muitos nomes e detalhes que tornam a leitura um pouco chata, mas depois disso você não quer parar de ler e ele se torna contagiante. Assim, eu recomendo esse livro para todas as pessoas que gostam de aprender sobre História, para aqueles que gostam de livros sobre guerra e para os fãs de um romance de época.

site: https://www.instagram.com/galaxy.of.book/?hl=pt-br

Prof. Angélica Zanin 31/05/2016

Dinheiro, nobreza e generosidade
A autora, atual Condessa de Carnarvon, conta a história real de Almina, jovem herdeira de um rico banqueiro, que se casa com o 6° conde de Carnarvon e transforma a vida deste nobre mortal. Além da herança de Almina, muito providencial para uma família de nobres à beira da ruína, no final do século XIX e início do século XX, esta mulher trouxe força, determinação e generosidade ao seu lar, o castelo de Highclere. O casal teve dois filhos, recebeu nobres em sua residência, investiu em descobertas, literalmente faraônicas, e deu uma demonstração de união e interferência positiva no mundo em que viveu. Durante a primeira guerra mundial, Almina transformou seu castelo em um hospital, para atender feridos da guerra, e fazia questão de auxiliar em seus tratamentos, transformando-se numa enfermeira dedicada e competente. É um relato histórico, claro que a autora narra de acordo com a realidade em que vive, mas isso não torna seu livro menos interessante. O dinheiro e a nobreza unidos para um bem maior.

Tauan 24/09/2015

Sempre que converso com amigos sobre as séries que assistimos, insisto em dizer que todos devem assistir Downton Abbey, a melhor de todas as séries. Os fãs da série já admiraram muito o belíssimo castelo em que são filmados os episódios. Lendo sobre essa série que gosto tanto, encontrei um livro que fala sobre o castelo e uma de suas antigas moradoras.
O livro foi escrito pela atual condessa de Carnarvon, lady Fiona Herbert, casada com o oitavo conde de Carnarvon, e fala sobre a bisavó de seu marido, lady Almina, a quinta condessa e sobre o castelo de Highclere, propriedade da família que é usada como cenário para a série inglesa.
Almina era filha ilegítima do rico banqueiro Alfred de Rothschild, e chegou à Highclere em um momento providencial. Ela vinha com a imensa fortuna de sua família, justo em tempo de salvar as propriedades dos Cararvon, que estavam falidos.
Durante os 28 anos em que habitou Highclere, Almina e seu dinheiro revitalizaram a nobre família, ajudando-os a se restituir, a atravessar o período de guerra e a financiar as explorações arqueológicas que tornariam lord Carnarvon famoso (entre outras coisas por ter descoberto a tumba de Tutancâmon e morrido do que ficou conhecido como maldição da múmia).
Acima de tudo, Almina era graciosa e destemida, encarando a nova vida com maestria.

A condessa já escreveu um segundo livro, sobre a esposa do sexto conde, lady Catherine, mas que ainda não foi publicado no Brasil. Quando eu terminava de ler a história de lady Almina, escrevi para a condessa, e ela teve a gentileza de me responder, dizendo que também já estava para começar a escrever um terceiro livro. Só posso então esperar para ter esses livros em mãos!

Luly 22/01/2013

Riquíssimo em conteúdo histórico
Meu interesse por este livro veio da série Downton Abbey, que foi inspirada na história da família Carnarvon e mostra como era a vida da rica família inglesa, e dos empregados no palácio Downton Abbey, que na verdade se chama Highclare. No começo fiquei em dúvida se comprava esse livro ou se comprava o livro sobre os bastidores da série, com fotos e depoimentos dos atores. Acabei optando pelo Lady Almina, um pouco pela história real e também porque era mais barato! E não me arrependi nem um pouco. O que eu achei que seria fútil se transformou em um interessante relato sobre a sociedade da época (início do século XX), com seus costumes e hábitos, passando pela I Guerra Mundial, e ainda, falando das transformações tecnológicas, como a chegada da eletricidade às residências e os primeiros automóveis.

Almina era filha ilegítima de Alfred de Rothschild, um banqueiro milionário, cuja família é famosa até hoje como uma das maiores riquezas já existentes. Almina tinha muito, muito dinheiro mesmo à sua disposição e por isso, se casou com o conde de Carnarvon para se tornar condessa, além de, através de um contrato de casamento (comuns na época), saldar as dívidas e manter o Palácio de Highclare com toda a sua grandeza, opulência e cerca de 80 empregados.

Almina ficou famosa pelas milionárias festas que promovia no palácio, sempre com convidados ilustres, que iam de políticos e generais do exército a aviadores e arqueólogos. Chegou a hospedar o príncipe Albert, mais tarde rei Edward VII, por um final de semana.

Mas o mais interessante do livro, foi todo o relato sobre a participação da Inglaterra na I Guerra Mundial, quando as milionárias festas cessaram e Almina, com sua vocação para a enfermagem, fundou um hospital para tratar dos soldados feridos na guerra. O hospital, primeiramente foi instalado no próprio palácio de Highclare, e mais tarde, transferido para Londres. Almina ficou conhecida como uma das pioneiras no tratamento holístico, que em sua essência, baseia-se em não apenas tratar os ferimentos e dores físicas, mas proporcionar o bem-estar, com conforto, ambiente calmo e acolhedor, boa comida, acompanhamento psicológico e contato com os familiares dos pacientes para mantê-los informados sobre suas condições. Foi uma das primeiras a adquirir uma máquina de raio X e era contra as amputações, comuns em tempos de guerra.

Outro fato muito interessante, foi a descoberta da tumba de Tutancâmon no Egito, pelo conde Carnarvon e pelo arqueólogo Howard Carter, seu amigo e sócio de empreitadas. O conde era fascinado pela história egípcia e financiou escavações por cerca de 15 anos, em uma época em que era possível “pessoas físicas” explorarem sítios arqueológicos. O Egito não era um país independente na época, estava sob a custódia da Inglaterra, o que facilitava ao conde de Carnarvon e Lady Almina passarem os rigorosos invernos ingleses no clima seco do Egito. Quando o conde estava a ponto de desistir das explorações, um pouco porque as finanças já não iam bem (o pai de Almina, então falecido, já não provia tanto dinheiro à família além de sua herança), e também porque estava cansado e desacreditado (a realidade pós-guerra transformou a vida dos ingleses), foi convencido por Howard Carter a trabalhar em uma última empreitada no Vale dos Reis. A descoberta da tumba de Tutancâmon revolucionou a história mundial, pois era uma tumba intacta, que não tinha sido saqueada por ladrões, e, portanto, preservava peças intactas, milenares e milionárias, o que possibilitou estudos e descobertas de mais de 3.000 anos.

Muito interessante foi como esta descoberta chamou a atenção da imprensa mundial, mas mais interessante ainda, foi como os descobridores lidaram com isso, em uma época em que o assédio da imprensa não era tão comum como é hoje.

Comparando a história real com a série Downton Abbey, fica bem claro que o que aconteceu de verdade, é muito maior do que a série mostra. Por exemplo: na história real, Almina funda um hospital por vontade própria. Na série, o palácio transforma-se apenas em uma casa de convalescência, para descanso dos soldados em recuperação da guerra. E a ideia não parte de Cora, alter-ego de Almina na série, parte de Isobel, mãe do futuro herdeiro da propriedade. Aliás, a problemática da série é justamente sobre quem vai herdar Downton Abbey, já que, segundo as leis inglesas da época, só homens podiam herdar, e os atuais donos da propriedade só tiveram filhas mulheres. Na vida real isso não acontece, pois o primeiro filho de Lady Almina e Conde Carnarvon é homem. Sobre a personalidade de Almina, identifiquei que o autor da série “a dividiu” em várias personagens. Por exemplo: a vocação para a enfermagem é mostrada através da personagem Isobel e da filha mais nova de Cora, Sybil. Essa última, também representa o lado político de Almina, que se interessava, entre outras causas, pela igualdade de direitos para as mulheres. Cora, seu alter-ego na série, mostra como era a aceitação (ou não-aceitação) da sociedade da época por estrangeiros (Cora é americana) e fica bem claro que o casamento foi arranjado para que Cora, com seu dinheiro, socorresse as finanças da família. Nesse caso, é bem parecido com a história real, já que os Carnarvon “fecharam os olhos” ao fato de Almina ser filha ilegítima de um riquíssimo banqueiro da época. Esses dois fatos, mostram um pouco dos preconceitos da sociedade inglesa da época.

Esses são apenas alguns exemplos. Muitas outras comparações podem ser feitas, mas isso vamos deixar para os especialistas ou quem realmente se interessar por essa(s) história(s) riquíssima(s)!

stsluciano 03/01/2013

Indicado não somente aos fãs da série
Se já era admirador confesso de Highclere, a incrível mansão que serve de cenário para a história desenrolada em Downton Abbey, após ler “Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey”, escrito pela atual Condessa de Carnarvon, fiquei – se é que é possível – ainda mais impressionado com o lugar.

No livro, conhecemos mais detalhes da vida diária do castelo, uma das principais propriedades rurais do Reino Unido na época, e que demandava um verdadeiro exército para manter tudo funcionando de uma maneira que o local fosse digno mesmo que da visita de reis.

Mas, partindo do início, conhecemos Almina. Filha ilegítima do rico banqueiro Alfred de Rothschild, Almina crescera cercada de luxos e uma boa vida, sem saber o que era privação do que quer que fosse. Mas o simples fato de ser ilegítima – e sua mãe ter sido casada com um criminoso – faziam com que elas não fossem bem vistas socialmente, e muitas portas se fechavam graças a isso, não importasse quanto dinheiro poderiam ter.

Como era regra na época, as debutantes deveriam ser apresentadas à sociedade em um grande evento, onde apenas poderiam participar àquelas que fosse “indicadas” por outra dama. Almina é apresentada e sua beleza admirada por todos, e lá faz contato com um jovem conde, senhor de propriedades incríveis – incluindo Highclere – que gostava de viajar e curtir a vida como todo bom aristocrata, mas, como acontecia com quase todos os de sua condição social na época, o dinheiro andava curto.

Neste ponto a história real se assemelha bastante ao que se vê na série de tv: um conde sem dinheiro e com muitas obrigações, uma jovem com muito dinheiro mas sem status social, um casamento por conveniência, e todos ficam felizes.

O jovem Conde de Carnarvon se casa com Almina, cujo pai, o banqueiro cuja fortuna fazia as finanças da realeza britânica parecerem dignas de pena, forjou um acordo vantajosíssimo para ele: mesmo que um dos noivos viessem a morrer no futuro, o banqueiro se comprometia a pagar ao casal, por toda a vida, a quantia – em valores atuais – de seis milhões de libras anuais, além de saldar pendências anteriores da família do conde. Quem não gostaria de viver com uma mesada dessas?

Assim Almina conseguira um título da nobreza, e o Conde pudera se dedicar às suas viagens e ao hobby que o faria famoso no mundo todo: a descoberta da tumba do faraó Tutancâmon, no Egito.

Mas, mais que isso, o livro nos conta que o casal se apaixonara e Almina fora feliz. Encontrara o marido dos sonhos e mesmo todas as obrigações que lhes cabiam – de gerir uma propriedade gigantesca como Highclere – não a intimidaram por muito tempo, talvez por, além do amor nutrido pelo conde, estava bem ciente de que sua presença naquela casa era amparada em uma expressiva quantia em dinheiro provida por seu pai. Assim, não recebera um título de graça, e sua presença naquele microcosmo que Highclere representava era mais do que justa.

O livro narra diversas passagens da história de Highclere que podem ser vistas em Downton Abbey, como o sofrimento da Primeira Guerra Mundial e a transformação do castelo em um hospital para oficiais feridos na guerra. Nestes momentos toda a força e dedicação fazem de Almina uma personagem ainda mais admirável, e o tom com que a atual Condessa de Carnarvon narra o livro, com um toque de respeito e admiração sempre presentes fez com que respeitasse ainda mais esta figura histórica.

Acredito que nem seja preciso dizer que este livro é obrigatório para os fãs de Downton Abbey. Fruto de uma pesquisa primorosa nos registros da propriedade, mais do funcionamento de uma propriedade rural como Highclere podem ser vistas, e as figuras que nela habitavam tem tanto destaque quanto na produção na tv.

O livro trás inúmeras imagens que nos situam no tempo e nos mostram uma Almina com uma graça que parece tão natural e um poder que fazem dela um personagem único. Os últimos capítulos nos comovem e marcam, definitivamente, Lady Almina como uma mulher a ser lembrada, por tudo aquilo que conseguiu realizar; com uma história de vida que fascinará não somente aos fãs da série de tv.

Resenha originalmente publicada aqui: http://www.pontolivro.com/2012/12/lady-almina-e-verdadeira-downton-abbey.html

naniedias 20/12/2012

Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey, pela Condessa de Carnarvon
A famosa série Downton Abbey se passa no castelo de Highclere, casa do Conde de Carnarvon e sua família desde a terceira geração.

Lady Almina foi a quinta Condessa de Carnarvon e esse livro conta a história dessa mulher e de seu lar, o Castelo de Highclere.

O que eu achei do livro:
Eu não era muito de ler biografias. Era?! Sim, isso mesmo, o verbo está propositalmente no passado, porque só esse mês eu li duas biografias maravilhosas e agora acho que não vou conseguir deixar esse tipo de leitura de lado.
A primeira foi a autobiografia de Chris Gardner e agora é esta da Lady Almina.

A autora do livro é Lady Fiona Carnarvon, a oitava Condessa de Carnarvon. Ela narra a história desa marcante personagem do passado dos Carnarvon de forma brilhante.
A escrita não é pesada e nem tampouco lenta, apesar disso ser comum em biografias. Por se passar em um período conturbado (a época da Primeira Guerra Mundial) e pelo fato do quinto Conde de Carnarvon ter descoberto, junto com Howard Carter, a tumba de Tutancâmon, o livro é bem ágil, extremamente interessante e prende o leitor do início ao fim.

Almina era filha ilegítima de um grande banqueiro e, por isso, herdeira de uma grande fortuna, embora não tivesse título de nobreza. E essa sua grande fortuna foi a chave para se tornar membro de uma das mais respeitáveis famílias da nobreza inglesa: os Carnarvon.
Para a sorte dela, era uma moça linda, rica e acabou se apaixonando por aquele que seria seu marido. Apesar de ter iniciado como um casamento por interesse, os dois foram muito felizes juntos e acho que justamente por isso a leitura do livro é uma delícia.
O livro começa justamente com o grande casamento de Almyna com o Conde Carnarvon e vai até o momento da morte do Conde. Os acontecimentos de antes e depois são rapidamente narrados, mas a autora não entre em detalhes.

A pesquisa da atual Condessa de Carnarvon foi muito primorosa e graças à sua dedicação, somos levados diretamente para dentro do Castelo de Highclere - podendo conhecer todo o seu esplendor e entender um pouco mais de seu funcionamento.
A autora entra em bastante detalhes principalmente quanto aos acontecimentos da Primeira Grande Guerra Mundial - até porque Almina participa ativamente fundando um hospital que salvou a vida de muitos homens - e também da vida do Conde Carnarvon no Egito - que sempre foi a grande paixão desse homem.

O livro não entra em detalhes sobre escândalos, dando uma maior atenção justamente à vida pública e aos feitos notórias de Lady Almina e seu marido.

O único ponto negativo dessa história - que é muito bem contada e fala da vida de pessoas extraordinárias, que participaram ativamente de eventos grandiosos e souberam deixar sua marca no mundo - é a revisão. A tradução parece ter sido muito bem feita (tanto que a leitura é uma delícia, leve e gostosa), mas alguns detalhes que deveriam ter sido pegos na revisão ficaram para trás (como, por exemplo, um número 0 no meio do texto). Não são defeitos graves, mas é algo muito incomum de encontrar em livros da Intrínseca e ainda mais incomum em livros biográficos; portanto, incomoda bastante durante a leitura.
Fora esse pequeno defeito, é um grande deleite conhecer essa história através dessa edição, que ficou muito bacana. A capa é linda e o trabalho de diagramação ficou primoroso - cada capítulo é aberto por uma fotografia. E além das fotografias das aberturas dos capítulos, o livro ainda contém trinta e duas páginas em papel especial que trazem imagens do tempo da história que está sendo contada - fotos de Almina, do castelo, desenhos históricos dos personagens, fragmentos cartas, jornais e revistas. São mais de 65 imagens que ajudam a contar essa fabulosa história.

Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey: O Legado Perdido do Castelo de Highclere não é indicado apenas aos fãs da série que desejam conhecer o cenário real e um pouco da história de tão famoso lugar, é muito mais um livro indicado para quem deseja saber um pouco mais sobre um incrível castelo - preservado até os dias atuais - e a família que lá residiu em uma das épocas mais conturbadas da humanidade.

PS: Só por curiosidade, eu assisti apenas ao primeiro episódio de Downton Abbey. Apesar de ter gostado bastante da caracterização dos personagens e do cenário, não fui muito conquistada pela trama e não sei se vou continuar vendo a série.
Esse livro, entretanto, me arrebatou logo em suas primeiras páginas e eu aproveitei muito a leitura.

Nota: 8

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com