Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom




Resenhas - Forrest Gump


231 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16


Ammy 06/11/2019

Forrest Gump
Esqueça Tom Hanks. Esqueça a famosa frase: "Corra Forrest. Corra."
A adaptação cinematográfica é um tanto diferente do livro. E qual adaptação não é!? Não é mesmo? "Bem, sou meio lento, admito, mas devo ser bem mais esperto do que muita gente acha, porque o que acontece na minha mente é basicamente diferente de como as pessoas veem." E como!

Forrets é inteligente. Não em todos os aspectos e nem se sai bem em todas as matérias, mas ele com certeza surpreende de muitas maneiras.
Um rapaz com problemas cognitivos que é ridicularizado, subestimado e que precisa aturar muitas coisas devido a ignorância das pessoas ao seu redor.

Acontece que sua resposta é basicamente "sim" para quase todas as perguntas ou propostas, o que sempre o mete em algum tipo de encrenca. Mas que também o leva por diversos caminhos ao longo de sua vida. Que aliás, não é nem um pouco monótona.

Forrest Gump foi uma das minhas melhores leituras esse ano. É simples, encantador e traz diversas reflexões para o leitor.
RECOMENDO.

"...eu consigo pensar as coisas muito bem, mas, quando tenho que falar ou escrever, o resultado fica pareceno uma meleca ou augo assim."
comentários(0)comente



Marina 09/08/2019

Forrest Gump
Sem palavras.

É um livro perfeito e mesmo não tendo nada a ver com o filme, me prendeu do começo ao fim. A escrita do autor é uma DELÍCIA e o Forrest é um xodó.

Mais um 5 estrelas e favoritado esse ano.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isadora 29/06/2019

Sensacional!!
Esse livro pode ser descrito de várias formas, mas a melhor palavra que se encaixa para o momento é SENSACIONAL.
Uma leitura completamente diferente da releitura hollywoodiana que conhecemos do querido Forrest. Eu, particularmente, amava o filme, mas depois de ler o livro passei a gostar mais ainda do personagem original.
A diferença gritante entre os dois é que, apesar de ambos serem ditos como ?idiotas, o da tela dos cinemas é claramente um idiota passivo, ou seja, não tem consciência da sua ingenuidade e de seus atos, que na grande maioria, acabam acidentalmente dando em bons resultados pro Forrest, fazendo uma alusão a boa educação, o bom menino, sempre será bem recompensando. Já no livro temos um Forrest que reconhece a sua própria condição e que, muitas vezes, levado por esse auto conhecidamente, aceita que outras pessoas tomem decisões por ele, acreditando que esses saibam do que é melhor para sua vida. Contudo, o personagem não é um idiota qualquer pois a história mostra que ele possui bolsas de genialidade em determinados aspectos, como música e matemática, que o leva à varias situações fantásticas, como também a desastres completos. Esse novo Forrest apresentado à mim está longe do que é representado como o ?sonho americano? assim como Jenny se distancia da rebelde cinematográfica. O protagonista não é o herói idealizado moralmente pelos filmes, e Jenny não é a personificação da rebeldia dos protestantes, das mulheres ?errantes? e drogadas que retornam ao lar no final de suas vidas.
Os personagens ganham vida de uma forma mais real do que imaginávamos e em diversos pontos os leitores podem identificar as sátiras ao modo que vivemos e todo o contexto histórico importante dos anos de 1960/70. No final você se pergunta, quem é, de fato, o idiota?

@uma_almaliteraria
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Patty.Minie 25/05/2019

Forrest Gump
O livro conta a trajetória de Forrest um menino com problemas mentais, apesar de de ter algum probleminha em parte social e raciocínio, para aérea de exatas e músicas Forrest se destacava. Era considerado um completo idiota. Sua mãe cuidou muito bem dele, mas o que separou Forrest de sua mãe foi ele ter sido solicitado pelo exército. Forrest na escola sofria bullying por ser mais devagar que os outros porém sua vizinha Jane sempre estava lá pra ajudar. Forrest mesmo com sua personalidade devagar tinha partes que se destacava, chegou a jogar num time de futebol americano, sua habilidade era em correr, porque não tinha sagacidade pra fazer jogadas, mas na hora que precisava correr fazia a diferença em sua equipe. Por ter essa habilidade conseguiu vaga na universidade, ia muito mal em várias matérias por ser idiota, mas surpreendia em exatas conseguia resolver e fazer fórmulas complexas, mesmo não entendo pra que servia sabia resolver as fórmulas matemáticas com facilidade. Mas nem isso conseguiu o livrar da guerra, foi enviado pra guerra do Vietnã juntamente com seu amigo de faculdade Bubba. Durante o pouco tempo de descanso Bubba e Forrest tinham um sonho de fazer negócios com criação de camarão. Infelizmente a equipe de Gump foi encurralada e somente Forrest sobreviveu, ele com sua força e sua habilidade de correr tirou os corpos de seus companheiros do inimigo seu comandante Dan ficou paraplégico, queria morrer lá no Vietnã com seus soldados mas Gump não deixou. Por ter trazido os corpos e salvado alguns soldados , Gump foi condecorado ao retornar aos EUA e recebeu a medalha do Presidente.
comentários(0)comente



Gabi 17/05/2019

100x melhor que o filme
Que livro incrível, muito diferente do filme com o típico americano perfeito que vive o sonho americano, ama o lar e a família, no livro o Forrest é irônico, satírico e uma pessoa comum que erra, vive aventuras incríveis que criticam muitas instituições americanas e a guerra Vietnã, você verá o filme com outros olhos depois de ler esse livro
comentários(0)comente



Bruna Carvalho 15/05/2019

Gostei do livro
Gostei bastante desse livro. Achei que a leitura ocorreu de forma muito rápida, e acredito que isso se deva ao fato de a história ser muito boa e também à diagramação do livro, que é impecável. A história é sobre o personagem icônico Forrest Gump, que tem uma característica muito peculiar, ele é um "idiot savant", ou idiota prodígio. Essa característica influencia muito nas atitudes do personagem, uma vez que em muitos momentos ele gostaria de fazer ou falar algo, mas fala ou tem atitudes diferentes das quais ele havia pensado. Isso fez com que eu me apegasse muito ao Forrest, pois a ingenuidade genuína dele fez com que eu tivesse um instinto de proteção, e cada vez que ele fazia algo que eu acreditava que ele não tava fazendo o que queria, mas sim sendo influenciado por outras pessoas eu ficava muito mal. A história me prendeu do começo ao fim, Forrest viveu uma vida de muitas aventuras, e a cada aventura eu ficava ainda mais curiosa para saber qual seria a próxima encrenca em que nosso querido protagonista se envolveria. Estou encantada com tudo, e posso dizer que aprendi uma lição importante lendo esse livro: se a gente faz coisas erradas tentando fazer o certo, a gente pode ficar tranquilo, pois a vida cuida de retribuir as nossas boas intenções.
comentários(0)comente



frnkienstein 29/04/2019

Deixa eu te dizer uma coisa..
Não tem como falar desse livro sem falar da adaptação cinematográfica protagonizada por Tom Hanks; a imagem do banco, a frase inesquecível e marcante "Corra, Forrest, corra!" e o final triste de janny ficou marcado na nossa memória como uma referência, mas nada disso existe no livro, que só ganhou popularidade depois do lançamento do filme.





Eu consigo entender de onde saiu a ideia de "o contador de histórias" do filme; justamente por ter erros propositais ? como "olhano" e "poco" ? você sente que Forrest está falando diretamente para você, naquele banco, a espera do ônibus para se encontrar com seu grande amor Janny. A tradução maravilhosa não faz os erros propositais se tornarem maçantes, pelo contrário; isso é mais um detalhe essencial da imersão a vida de Forest, um idiota com uma inteligência única e rara que vai muito além de saber escrever sem vícios de linguagem e erros.


A escrita é extremamente simples, mas prazerosa e com momentos divertidíssimos e reflexivos.


Infelizmente a falta de recursos para colocar um chimpanzé macho enorme no filme, nos leva ao fato de que só quem ler o livro vai conhecer Sue e sua amizade com Forest. Sim, um chimpanzé, e não só chimpanzé como astronauta.


Acho que se eu quisesse um conselho antes de ler esse livro, eu gostaria de receber um aviso para esperar pelo inacreditável do inacreditável.


Talvez Sue seja o elemento mais "irreal" do livro, pois ele sabe se comunicar por gestos com Forrest e até conta a sua história de vida para ele. Na parte de Sue o autor decide "chutar o pau da barraca" e eu senti uma leve dificuldade de me conectar nas aventuras de Forrest, mas nem por isso o livro perde sua qualidade e a leitura deixa de ser prazerosa.


Em contrapartida o livro em muitos momentos é mais realista que o filme que nos leva a crer que Forrest conseguiu fazer todas aquelas coisas que do nada e sem treinar nem um pouquinho. Forrest Gump continua sendo extraordinário e incrivelmente sortudo, mas ainda sim teve que treinar para ser uma estrela do futebol americano. Ele apenas tem uma "maior facilidade para coisas difíceis".


Aqui a conexão de Janny e Forrest é muito mais física, real, sentimental, e não só uma noite como no filme, em contrapartida o filme na minha opinião pessoal deu ao Forrest o final que ele merecia. Simmmm, o final é triste, maaaaaaas o do livro é digamos assim "pessimista" em relação as dificuldades do Forrest pelos problemas dele e ele manter uma vida normal e próximo do filho dele ( não quero dar spoilers )


Dan mudou radicalmente, não é aquele bêbado louco e raivoso com o Forrest, mas esse Dan também é maravilhoso e trás com ele reflexões fortes.




Um livro divertidíssimo!
comentários(0)comente



Marcos 14/03/2019

Forrest Gump é um pouco de tudo. Um gênio da matemática, um soldado de guerra, um jogador de xadrez, de ping-pong, dentre outras. Ele já viajou boa parte do mundo, conheceu grandes líderes mundiais e viveu aventuras insuperáveis. Seu grande amor da vida, Jenny Curran, é uma miga que sempre esteve ao seu lado. Mas, o que de fato acontece é que Forrest, como o mesmo se chama, é um idiota. Idiota não no sentindo de inferior, mas sim colocando-se no mesmo patamar do que qualquer humano pode alcançar.

A grande sacada do autor é fazer com que a história inteira seja contada sob o ponto de vista de Forrest, ou seja, jamais saberemos o que de fato aconteceu em sua vida ou só o que foi fruto de sua imaginação, ou ainda o que aconteceu mas que sua mente fantasiosa deu uma floreada. Isso é muito bom para aproximar o leitor do personagem e passar o seu carisma de forma contundente. Sem dúvidas esse é um livro para ser relido várias vezes e que gerará diferentes interpretações.

Essa edição de 30 anos do livro feita pela Aleph está linda. O livro traz capa dura com baixo relevo e detalhes que remetem à história. Além disso, há uma jacket dupla face, com cores temáticas da bandeira dos Estados Unidos. O projeto gráfico também está lindo, repleto de ilustrações. O texto ainda traz como extra um ensaio analítico sobre a obra.


Ainda não assisti ao filme, logo não posso fazer um comparativo completo entre as duas obras, mas muito se fala na não fidelidade da adaptação cinematográfica, O próprio autor condenou o filme por não demonstrar a essência que o livro trouxe e levantou questionamentos a respeito da retratação do protagonista e de suas condições psicológicas. Além disso, cenas icônicas do filme, como a famosa "Run, Forrest, Run!" não estão presentes na história original.

Recomendo a todos que gostam do filme e queira aber como é a história que o originou e para quem tem interesse em ler algo diferente, que fuja um pouco da sua zona de conforto literária.
comentários(0)comente



PEJOTAvix 18/02/2019

Adorei
Fã do filme, cheguei despreparado para a surpresa agradável que foi essa leitura. Se complementa muito bem com a obra cinematográfica dando um ponto de vista completamente novo sobre a história deste idiot savant!
comentários(0)comente



PEJOTAvix 18/02/2019

Adorei
Fã do filme, cheguei despreparado para a surpresa agradável que foi essa leitura. Se complementa muito bem com a obra cinematográfica dando um ponto de vista completamente novo sobre a história deste idiot savant!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Priscila 06/01/2019

Adorei esse livro!!
E hoje vim trazer uma mini resenha de um livro que fiquei hiper apaixonada, por causa da edição, e que se tornou meu livro favorito!!! Sim, estou falando de #forestgump da @editoraaleph e do autor #winstongroom .
.
Como eu disse acima, fiquei bem apaixonada por essa edição, que está graficamente maravilhoso e com isso surgiu a minha pouca vontade de ler o livro. E eu li, claro.
.
O livro traz a história de Forest, desde criança até a fase adulta. Na verdade são muitas história e muitas são hilárias. Forest é altista, mas se considera um idiota. Mas ele é extremamente inteligente e da para perceber o quanto isso é destacado do livro.
.
Confesso que depois que terminei de ler, fui ver o filme (porque não me lembrava se tinha assistido) e gostei muito. O filme tem sua fidelidade ao livro e também não tem. E isso é bem perceptível.
.
Mas é um filme bem legal, e super recomendo a leitura!!!

site: http://www.instagram.com/uniterario
comentários(0)comente



231 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR