Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Didi 24/06/2022

oxi gente não rem final quis mi mata sabe tem uns termos muito problemáticos fiquei meio pertibafa gostei a leitura rápida mas não sei

Mariely.Carreira 09/06/2022

Maravilhoso
Sou apaixonada pelo filme, pra mim é aquele filme que quando não tenho nada para assistir, assisto ele mais uma vez. Não pensei que o livro iria me surpreender tanto.

Forrest, é o idiota. Aquele que tem um QI muito baixo, e que é apontado na rua como a pessoa que não vai dar certo na vida. Porém, de um jeito ou de outro, coisas incríveis vão acontecendo na vida desse personagem tão único. Tudo da certo pra ele, e as pessoas começam a perceber que ele tem algo sim de esperteza. Os idiotas somos nós, que não acreditamos nas pessoas, que rotulamos aquilo que nos ferem o olhar e que não damos oportunidades de fazer diferente.

Um livro que traz racismo, guerra, amor, sexo. Um livro que traz personagens diferentes do filme, mas que os deixam ainda mais enigmáticos.

Confesso que no começo fiquei atrapalhada com a leitura de um português"errado", mas me acostumei, já que se trata do Forrest narrando sua história.

Continuo apaixonada pelo filme, mas agora vou olhar os personagens e principalmente Forrest com um outro olhar.

Ana Beatriz Arruda 06/06/2022

vou sentir saudades
as aventuras do forrest é algo que nunca vou esquecer. cada momento da sua vida com certeza não foi monótono, como ele mesmo afirma.
um livro que todos deveriam ler, um livro de reflexão, mas também de risadas.
amei passar esse tempo com o forrest. ?

Valerya insta @leslivres_ 30/05/2022

Idiotas....
?? ""Idiotas", a Jenny falou, e os lábios dela tremiam. "Quem não é idiota?"".
?? "Mas eu bem sei uma coisa sobre os idiotas. Se bobiar é a única coisa que eu sei de verdade, mas eu li mesmo sobre eles... Li tudo desde o idiota dum tal de Dois-toi-és-viquis, até o bobo da corte do Rei Lear; o idiota do livro do Faulkner, Benjie, e até o Boo Radley de O sol é para todos... ele era um idiota de verdade. O que eu gosto mais é o velho Lennie de Ratos e homens. A maioria desses escritores entendeu como funciona, porque seus idiotas são sempre mais espertos do que as pessoas pensam. Bom, eu concordaria com isso. Qualquer idiota concordaria. Rá-rá."
?? Eis um caso em que o filme jogou os holofotes para o livro.
Mas tenham certeza que um não tem nada a ver com outro. Conotações totalmente diferentes!!!
?? Forrest Gump com certeza agora é um dos meus livros da vida. Um livro que mostra como o homem é idiota ao extremo.... elevado ao quadrado e ao infinito.

Caroline 16/05/2022

Vale a pena ler
Bem diferente do filme o livro traz um Forrest menos ingênuo e mais interativo com seu ambiente e com o que acontece ao seu redor. Quem olhou o filme vai saber que muitas coisas estão bem diferentes e essa versão específica vem com algumas pontuações bem legais sobre isso. Gostei muito do livro, o filme é mais filosófico e cinematográfico mesmo, o livro eu achei mais real, mostra um Forrest mais humano, tal qual uma pessoa seria mesmo. Prepare-se para quebrar alguns parâmetros que criaram no filme no sentido ?palavras bonitinhas e frases legais?, aqui não tem isso hahaha, mas é um ótimo livro!

Ju Ramos 12/05/2022

Filme x livro
Eu sou do time que conheceu primeiro o filme e anos depois (agora) que eu li o livro. Curtia muito o filme, porém depois dessa leitura e ver que realmente o filme não foi nem uma adaptação e sim reescrito, eu digo que não faz jus a todos os oscars.
Muita coisa foi mudada, retratada nas telas de maneira infantil, estúpida e amenizada. Entendo que sejam mídias completamente diferentes e se vendem de maneiras diferentes, mas penso que, muita coisa poderia ter sido melhor adaptado.

luiwse 29/04/2022

Leitura muito enrolada e nem um pouco cativante, demorei muito pra conseguir pegar o ritmo do livro, bastante cansativo e muito diferente do filme. não voltaria a ler.

Dani Gundes 04/03/2022

Amei mais este Forrest!
Depois desta leitura, o filme perdeu um pouco do encanto pra mim. O livro mostra um Forrest mais crítico e menos infantilizado, simplesmente amei!

LucasTheReal 01/03/2022

Devorei
"Bem, e dai? Eu posso ser idiota, mas, de qualquer forma, na maior parte do tempo, eu tentei fazer a coisa certa... E os sonhos são apenas sonhos, não é? Então, o que quer que tenha acontecido, eu cheguei a essa conclusão: eu sempre vou poder olhar para trás e falar que pelo menos não levei uma vida monótoma.
"Entende o que eu quero dizer?"

Em Forrest Gump, o protagonista (Gump) irá nos contar toda a vida dele (desde a infância até o ponto em que ele está "agora").
Mesmo que tenha alguns pontos negativos, o que mais chama a atenção e é relevante são os pontos positivos. Pensei que seria somente mais um livro comum engraçadinho. Ele é engraçado sim, mas o autor (Winston Groom), por meio de situações nada corriqueiras que o Gump se envolve durante a narrativa, consegue fazer críticas a muitas coisas.
Os personagens são muito bons, mesmo que no início eu não gostava da Jenny; foi me afeiçoando com ela durante a narrativa.
O que me fez devorar este livro, com total certeza, foi o protagonista. Eu queria que ele fosse feliz (e que não fosse uma felicidade passageira). E a cada vez que ele se metia numa encrenca, eu queria saber como ele ia sair dela. E foi assim que devorei mais da metade dele num dia.
Um livro satírico e com um personagem principal que você, com certeza, irá se apegar

Camila.Suares 01/03/2022

Eu amo tanto
Já li esse livro durante minha adolescência, e voltar a ler agora novamente, foi uma experiência maravilhosa!
A edição da Aleph esta lindíssima.

Fer.Mac 24/02/2022

Livro vs Filme
Após ter visto o filme duas vezes, decidi ler o livro por curiosidade e acabei descobrindo que o filme teve muitas alterações, e que na minha humilde opinião, foi bem sensacionalista.
No livro, Forrest tem uma personalidade bem diferente da relatada no filme, pra evitar spoilers vou deixar somente esse ponto descrito.
Pra mim o filme foi muito diferente pra poder agradar o público, e fazer que o personagem se tornasse um ícone americano a ser deixado de exemplo a seguir, porém não é tão assim.
Deixo uma recomendação a todos que tem curiosidade ( assim como eu tive) em ler este livro e descobrir mais sobre o Forrest.

rayssa b 23/02/2022

oioi
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
AAAAAAAAAAA
jajajsjsjsudusjsjdudisiaiskskakkakskajajsjsjsjsjsjsjsjsjsjsjsj

Thalia.Stephanie 12/02/2022

A história do Forrest é ainda melhor quando lida diretamente do livro, ri em algumas partes e fiquei sentida em outras, a forma como ele leva a vida é muito boa, apesar de todas as coisas por mais que ele fosse considerado idiota, sempre fazia o certo! Amei a leitura.

Mariana 07/02/2022

CÔMICO
Realmente maravilhoso, Forrest Gump é dono de uma história sensacional, inspiradora e cômica. Vale a pena cada página lida.

hugo.resi 23/01/2022

Conheça a versão original de ?Forrest Gump?
Este agradável livro me propiciou uma das mais divertidas leituras deste ano. Desde que assisti ao filme, que foi baseado nessa obra literária, despertei grande interesse pela obra escrita.

Poucos são aqueles que não se recordam das icônicas cenas de Tom Hanks na inesquecível interpretação de Forrest Gump. Lançado em 1994, o filme recebeu várias premiações no Óscar e sua trilha sonora obteve grande vendagem na época.

Entretanto, aos que, porventura, sentirem-se desmotivados em iniciar a leitura do livro, pelo fato de já terem assistido ao filme, sugiro que reconsiderem essa questão, pois o texto de Winston Groom é repleto de comicidade e de reflexão.

No decurso da narrativa, conheci um Gump que em muito se difere das telonas. Na prosa, o protagonista possui uma conduta fora dos ditames do ?politicamente correto? e vivencia ocasiões com alta carga de crítica sócio-política.

Outro aspecto que torna a experiência de leitura ainda mais imersiva é o fato de que todas as transcrições de fala mantêm o estilo de comunicação próprio do protagonista: as supressões fonéticas.

Portanto, tanto aos apreciadores do Gump cinematográfico, quanto aqueles que desejam conhecer seus marcantes relatos, sugiro que coloquem essa obra na lista de prioridades. Sem dúvidas, serão momentos agradáveis na companhia daquele que ficou conhecido como ?o Contador de Histórias?.

Resenha: por Hugo Resi.

Outras resenhas no Instagram: @docenteleitor

#livro #dicadelivro #leitura #leitor #souleitor #leitorcapixaba #leiamais #lerfazbem #forrestgump #winstongroom #literatura #es #brasil #espiritosanto