Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Aline ig @escape.abacharel 23/01/2022

"Deixa eu te dizer uma coisa: ser idiota não é nenhuma caixa de chocolates."
Não tem como ler esse livro sem se lembrar do Charlie Gordon de Flores para Algernon. Tanto o Forrest quanto o Charlie são limitados intelectualmente falando, mas mais do que isso... Os dois são simples, ingênuos, não veem maldade no que as pessoas maldosas fazem ou dizem.

Aqui nessa história, o autor mostra os acontecimentos na vida de Forrest desde a sua infância até a sua fase adulta. Forrest Gump cresce de forma solitária, sem amigos na escola, mas com uma grande paixão: Jenny Curran.

Forrest não é uma pessoa que pensa muito na hora de agir, ele apenas faz o que acha que é o certo. Mas como ele mesmo diz em uma passagem do livro: "Tem vezes que não dá pra deixar a coisa certa ficar no meio do caminho."

Esse livro aqui é mais engraçado do que Flores para Algernon, tem cenas que são feitas para ser engraçadas. Não tem toda aquela seriedade de Flores para Algernon mas mesmo assim fica a mesma reflexão. Por que não tratar essas pessoas de forma igualitária? Vemos que através de toda a história de Forrest Gump, ele é ridicularizado pelos colegas da escola, depois pelos colegas universitários, e também pelos militares quando ele entra para a área militar... A história de Forrest é triste, mas deixa aquele sentimento reflexivo e de empatia para quem lê.

Eu amo demais a adaptação cinematográfica, onde Tom Hanks faz o papel de Forrest, mas devo dizer que foi uma experiência bem diferente lendo esse livro aqui. A adaptação tem suas semelhanças e diferenças com o livro. E acho que vale a pena demais conferir os dois! :)

site: https://www.instagram.com/p/CZE-WH3LI7D/

Ju 01/01/2022

Entre as histórias impossíveis e loucas, eu amo ver o mundo pelos olhos do Forrest. A inocência, a leveza, o amor ingênuo, a simplicidade, o viver a vida um dia de cada vez?
A narrativa do livro foi totalmente nova pra mim, e temos vários momentos diferentes do filme, mas terminei com o mesmo coração quentinho ??

Paula.Tsukide 30/12/2021

Simples e profundo ao mesmo tempo.
Se você espera uma super narrativa, se decepcionará. Se espera algo semelhante ao filme com o Tom Hanks, também pode se decepcionar. Se você critica a sociedade, as pessoas, o mundo, se decepcionará.

O que você pode com certeza esperar deste livro é: entender o mundo sob um olhar diferente. Da sociedade norte-americana, não se esquecendo que se passa nos anos 60, e que se foca num mundo de classe média branca. E que você vai amar o Forrest do começo ao fim.

Recomendo este livro do início ao fim. Propositalmente escrito cheio de erros de ortografia, vai te colocar na pele de Forrest e vai querer estar com ele em cada loucura que ele de repente se encontra a cada página.

isabela 30/12/2021

forrest gump: o contador de histórias
eu confesso que gostei bem mais da adaptação cinematográfica, mas como já dito nos extras do livro, não tem como serem idênticas, são mídias distintas. eu não gostei muito dos primeiros capítulos mas depois de uns 5 eu fui gostando. Eu penso que vai por gosto, mesmo assim, não deixa de ser uma boa história.
Edu 30/12/2021minha estante
já eu comecei gostanto, e depois foi só ladeira abaixo. dei 2 estrelas kk

isabela 30/12/2021minha estante
Comigo foi o contrário

Marcelo Martins 27/12/2021

Se tornou um dos favoritos da vida
Forrest Gump é simplesmente fantástico. Winston Groom conseguiu construir uma história que dispensa adjetivos.

Tudo depende da lente do leitor, é claro. Mas, eu diria que este livro tem muito em suas entrelinhas. Acredito que, apesar de ter sido escrito em 1986, o romance é muito atual no tocante a diversas práticas sociais que nos deparamos ao longo de nossas vidas.

Forrest não é nenhum idiota, apesar de ter sido convencido disso durante toda a sua vida, inclusive por sua mãe. O preconceito é um elemento chave na obra, embora explorado de forma um tanto quanto sutil, ele se apresenta em diversos formatos durante toda a leitura.

Não há muito o que falar sem dar spoilers do conteúdo. Então, se não leu Forrest Gump, leia. Tenho certeza que este livro tem muito mais chances de agradar do que desagradar qualquer leitor.

Matheus 24/11/2021

Ser idiota?
? não é nenhuma caixa de chocolate.

Um livro muito bom, ótimo pra poder viajar e analisar o ponto de vista do autor, sempre alcançando momentos inesquecíveis e impressionantes.
Uma forma simples de ver e apreciar a vida.

Mateus 22/11/2021

Uma sátira que pode ser bem descrita como uma "comédia de erros", onde o protagonista, vítima de circunstâncias, sempre se envolve em coisas boas e ruins devido à sua natureza. A escrita é bem fluida, fácil de ler sem cansar. Sim, é bem diferente do filme (e melhor).
Raquel.Santos 22/11/2021minha estante
Bom saber que é diferente. Fiquei curiosa e coloquei na minha lista.

Grac7ano 15/11/2021

Quem não é idiota?
Gump tem uma maneira leve de ver o mundo, a princípio nós faz pensar que tudo é uma questão de sorte, estar no lugar certo na hora certa, mas nunca foi isso, sempre foi merecimento, de estar preparado pra tal situação, e por uma ironia do destino acabar sendo um contador de histórias.

Leticia.Carica 08/11/2021

Eu não assisti ao filme, mas eu amei ler o livro, ele tem uma escrita muito bem desenvolvida , tanto quanto os personagens e suas vidas, boa leitura pra quem vai começar a ler??
ellen544 08/11/2021minha estante
Esse livro é demais, e o filme é um dos meus favoritos! Confesso que o filme é até melhor do que o livro ??

Fernanda 31/10/2021

Meu deus até parece que é uma vida monótona
Eu amei o livro li em quase uma semana, esse cara viveu tudo oq se possa imaginar amei a história, nunca tinha visto o filme então acabei não indo com nenhuma expectativa e amei, assisti ao filme logo em seguida e não gostei das coisas que alteraram principalmente no final, mas acho que ficou melhor que no livro esse final na minha opinião

Eu não acho que o Forrest é um burro ele já literalmente foi para o espaço já foi campeão de pingpong, futebol entre outras milhares de outras coisas que ele viveu amei de+ só acho que tinha momentos em que a história ficava repetitiva e eu acabava desanimando, mas Graças a Deus não demorava muito para voltar a ficar interessante amei muito e recomendo

Luiza.Alcantara 19/10/2021

Fui ensinada que é errado comparar um livro e sua adaptações para cinema ou televisão, mas, no caso do Forrest Gump, não consigo evitar. O livro é cheio de histórias que se perdem entre si, são informações demais, problemas demais, detalhes demais. Não traz em si a leveza que o filme traz. Esse deve ser um dos motivos pelo qual, como se explica na contracapa do livro: "esse não é um livro famoso que deu origem ao filme. Esse é um livro que ficou famoso justamente por causa do filme".

Nat 14/10/2021

Esse livro foi... complicado. Pelo tema e por ele mesmo. Na verdade, foi uma das únicas opções em uma lista curtíssima. A leitura foi agradável e me fez lembrar bastante do filme (que eu vi só uma vez há muito tempo atrás), até me deu vontade de assistir novamente. O livro realmente apresenta situações absurdas, mas o que acaba sendo bacana de ver é como o abobalhado Forrest encara todas elas com paciência, quando pessoas ditas normais teriam agido de forma bem diferente. De qualquer forma, valeu a leitura.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2021/10/forrest-gump-winston-groom-dllc-2021.html

Niara 11/10/2021

"Idiota... Quem não é idiota?"
Se tornou difícil, para mim, falar sobre essa história. Mas acredito que essa frase resuma um pouco, ou um muito, de tudo.
Apesar do filme ser uma adaptação do livro, foge muito do que está escrito.
Oras engraçado, oras revoltante, mas muito enriquecedora.