Os dragões do Éden

Os dragões do Éden Carl Sagan

Resenhas - Os Dragões do Éden

Anderson.Manzini 14/08/2023

Uma análise da nossa maior vantagem evolutiva
Nesse livro, Carl Sagan discorre sobre a evolução do ser humano focando na trajetória da evolução de cérebro humano e de como a inteligência surgiu e se desenvolveu.
É pontuado como foi importante a criação da escrita para a preservação e transferência de conhecimentos entre gerações e de como isso acelerou a evolução da mente e o desenvolvimento de tecnologias que tornou o ser humano capaz de dominar o meio e, diminuir a influência da seleção natural sobre o processo evolutivo de nossa espécie.
Para desenvolver essas ideias, o autor relaciona fatos científicos a temas mitológicos, religiosos e filosóficos e termina traçando um panorama de como as tecnologias digitais e computacionais estão acelerando ainda mais a evolução do ser humano e de seus meios de ser perpetuar, ou de se aniquilar se as tecnologias forem mal-empregadas.
Um livro que instiga a autorreflexão e continua relevante apesar de sua idade (foi lançado no final da década de 70).

Giulia 18/07/2023

? The dragons of Éden
Nesse livro Carl Sagan traz um panorama sobre a inteligência humana, como os homens evoluíram intelectualmente, quais os nossos triunfos e nossas fraquezas. O que mais gostei foi o comparativo do quanto o funcionamento dos computadores foi inspirado no próprio cérebro humano e para onde caminha nossa inteligência cada vez mais terceirizada.

Vanêssa 11/07/2023

"Quando tememos os dragões, estaríamos temendo uma parte de nós mesmos? De uma forma ou de outra, havia dragões no Éden."

Romeu Felix 08/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Os Dragões do Éden", escrito por Carl Sagan e publicado em 1977, é um livro que explora a relação entre a evolução do cérebro humano e o surgimento da inteligência. Nesta obra, o renomado cientista Carl Sagan investiga as origens da mente humana e examina como a evolução biológica moldou nossa capacidade de pensar, criar e compreender o mundo ao nosso redor.

Resumo do conteúdo:

Evolução do cérebro: Carl Sagan apresenta uma visão geral da evolução biológica e discute como o cérebro humano se desenvolveu ao longo dos milhões de anos. Ele explora as mudanças anatômicas e funcionais do cérebro humano, desde seus antepassados mais distantes até os seres humanos modernos.

Origens da inteligência: O autor investiga os mecanismos que possibilitaram o desenvolvimento da inteligência humana. Ele examina a evolução das capacidades cognitivas, como o pensamento simbólico, a linguagem e a consciência, e discute suas implicações para a compreensão do funcionamento da mente humana.

O futuro da inteligência: Sagan explora as possibilidades futuras da evolução humana e discute o impacto da tecnologia no aprimoramento da inteligência. Ele também examina os desafios éticos e sociais associados ao desenvolvimento da inteligência artificial.

Conclusão:
"Os Dragões do Éden", escrito por Carl Sagan, é uma obra fascinante que explora a evolução do cérebro humano e a origem da inteligência. Com 222 páginas e escrito em português, o livro oferece uma visão abrangente e acessível sobre as complexidades da mente humana. Sagan apresenta seu conhecimento científico de forma clara e envolvente, fazendo conexões entre a biologia, a evolução e a cognição. Além disso, o autor levanta questões sobre o futuro da inteligência humana e a relação entre a ciência e a sociedade. "Os Dragões do Éden" é uma leitura recomendada para aqueles interessados na evolução humana, na inteligência e nas interações entre ciência e sociedade. É uma oportunidade de expandir o conhecimento sobre nós mesmos e sobre as maravilhas do mundo natural que nos cerca.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Zuarete 28/01/2023

...
Dragões do Éden é umas das primeiras obras do Sagan, entretanto mantém o mesmo nivel de seus outros livros, aborta diversos temas desde uma breve introdução ao calendario cosmico, até um aprofundamento nas funções desempenhadas pelo cérebro, dentre os incríveis capítulo a parte que mais gostei foi o final onde é falado sobre a possibilidade de vida extraterrestre, passa uma sessão de otimismo característico do Sagan.

lidi 04/12/2022

O livro é um pouco difícil no início, mas no decorrer se torna bem fuido.
Achei fantástica as reflexões feitas por Sagan, ainda mais considerando a época em que foi escrito. É bem possível visualizar essas questões ainda conflituosas na atualidade.
Sempre saio das leituras dele pensando e repensando, de alguma maneira ele sempre consegue romper com certas verdades absolutas que construímos, acho isso fantástico.
Uma relíquia, li em pdf, espero encontrar para adquirir o livro físico um dia.

Volnei 26/08/2022

Os dragões do Éden
Nesta obra o autos faz uma analise dos livros de Genesis da bíblia e as descobertas da ciência Como o livro foi escrito no final da década de 70 não há muita coisa nova com relação a avanços científicos , muito pelo contrario a obra é muito bem elaborada de acordo com os conhecimentos da época que foi lançada

Sidney.Santana 25/05/2022

"O conhecimento é nosso destino!"
Um belo tesouro que encontrei pra doação. No começo um pouco complexo mas durante o livro Sagan discorre de maneira apaixonante e quase poética sobre como nosso cérebro evoluiu e o poder do conhecimento e da ciência em nossas vidas

Rafael 25/02/2022

Bom livro
O começo é um pouco chato, com muitos termos técnicos, mas depois do segundo capítulo fica interessantíssimo a forma como é abordada a evolução do cérebro humano. Carl Sagan não erra.

Livrocitose 23/01/2022

"Foi somente no último dia do calendário cósmico que substanciais faculdade intelectuais evoluíram sobre o planeta terra. O funcionamento coordenado de ambos os hemisférios cerebrais foi o instrumento com que a natureza nos dotou para a sobrevivência. Seria improvável nossa sobrevivência caso não utilizassemos nossa inteligência humana integralmente e de forma criativa. "Somos uma civilização científica", declarou Jacob Brobowisk. "Isso significa uma civilização na qual o conhecimento e sua integridade são cruciais. Ciência é apenas uma palavra latina que significa conhecimento. O conhecimento é nosso destino."

Lab of books 27/07/2021

Mais um livro do mestre Sagan. E mais um livro maravilhoso, como era de se esperar. Ele não decepciona nunca! Sagan fala sobre a evolução do cérebro humano, e da espécie humana e de como isso ta relacionado a nossa inteligência. Fala sobre as partes do cérebro, como elas funcionam, experimentos, estudos...um livro com muita informação!

Rafael 22/05/2021

Sagan é um dos divulgadores científicos mais incríveis que já pisou nesse pálido planeta azul. Não é qualquer um que consegue transformar neuroanatomia comparada em algo tão palpável e, ao mesmo tempo, associar isso aos mitos, extraterrestres e máquinas de uma forma até que divertida

Acsa Micaela 26/03/2021

Gênio Sagan
Carl Sagan sempre surpreendente ao ensinar ciência de um jeito que todos possam compreender.
Aprendi sobre evolução da vida, de uma forma que nunca tinha lido antes.

Guilherme Alves 14/01/2021

Bom livro para quem quer começar a ler Sagan
Livro de leitura leve e fácil, um dos primeiros escritos por Carl Sagan, ganhador do prêmio pulitzer em 1977. O autor disserta de forma leve acerca da evolução da inteligência humana, a luz do tempo é interessante ver as previsões que se acertaram ou nao. No mais recomendo o livro como um pontapé inicial pra quem quer conhecer a produção de Sagan e aprender um pouco mais sobre Ciência.