Os dragões do Éden

Os dragões do Éden Carl Sagan

Resenhas - Os Dragões do Éden

Rafael 22/05/2021

Sagan é um dos divulgadores científicos mais incríveis que já pisou nesse pálido planeta azul. Não é qualquer um que consegue transformar neuroanatomia comparada em algo tão palpável e, ao mesmo tempo, associar isso aos mitos, extraterrestres e máquinas de uma forma até que divertida

Acsa Micaela 26/03/2021

Gênio Sagan
Carl Sagan sempre surpreendente ao ensinar ciência de um jeito que todos possam compreender.
Aprendi sobre evolução da vida, de uma forma que nunca tinha lido antes.

Guilherme Alves 14/01/2021

Bom livro para quem quer começar a ler Sagan
Livro de leitura leve e fácil, um dos primeiros escritos por Carl Sagan, ganhador do prêmio pulitzer em 1977. O autor disserta de forma leve acerca da evolução da inteligência humana, a luz do tempo é interessante ver as previsões que se acertaram ou nao. No mais recomendo o livro como um pontapé inicial pra quem quer conhecer a produção de Sagan e aprender um pouco mais sobre Ciência.

Jonas 06/12/2018

De onde viemos, por que somos o que somos e qual o futuro de nossa espécie
Ler uma obra do Carl Sagan é sempre propor-se a deleitar-se com viagens extraordinárias de uma das mais brilhantes mentes que já passaram pela terra. Sagan encantou-me com sua filosofia de vida, quando criança, através de sua série de TV, COSMOS. Esta fora uma leitura um tanto densa, suponho que pessoas mais acostumadas a linguagem acadêmica terão mais facilidade do que eu, assim como pessoas que gostem e estudem Biologia, Astronomia, Ciência da Computação, Ciências Sociais e outras esferas do conhecimento científico.

Certamente um dos mais brilhantes livros que tive o prazer de ler. Altamente recomendado.

Bruna 01/10/2013

Os dragões do Éden – Carl Sagan
Esse livro ganhou o prêmio Pulitzir em 1978, é um livro que fala sobre a evolução do cérebro e da inteligência humana, psicologia evolutiva, neurociência, biologia, atividade onírica, misticismo, computação, sempre de forma apaixonada e simples.

“Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação.”

Luca Coelho 23/01/2013

Daqueles livros pra ficar na cabeceira da cama e reler até decorar....sempre é bom aprender coisas novas.

George Diniz 25/08/2010

Nessa obra de Carl Sagan eu consegui de maneira bastante sólida compreender um pouco a evolução do nosso cérebro, relacionado ao Big Bang e evolução da humanidade, bem resumidamente Carl Sagan tenta explicar de uma forma bem tranquila e não-massante, algumas teorias concisas sobre humanidade, evolução e cérebro.

JPHoppe 26/06/2012

O ano de 1977, tão distante pra mim quanto o ano 977, é para mim marcado pelo lançamento de duas grandes obras: O épico "Star Wars", e um ensaio misturando psicologia, biologia evolutiva, antropologia e computadores, tudo sob a temática da evolução sob o império de grandes répteis e analogias religiosas, para falar sobre a evolução do cérebro humano.

É fantástico ver que, mesmo sem um treinamento rigoroso em biologia, uma ciência com filosofia e métodos um tanto quanto distantes da física, fazer conexões e metáforas tão ricas, muito bem colocadas. Assim como Dawkins, passa o sentimento de que o mundo natural é belo e fascinante, se mostrado do jeito certo.

O livro conta com alguns grandes acertos para sua época, como a citação de que os australopitecíneos robustos, como o Australopithecus boisei e A. robustus, NÃO usavam ferramentas de pedra ou osteodontoqueráticas, como era acreditado na época. Certamente, houve uma boa consultoria da família Leakey.

Porém, também sofreu com as mazelas do tempo. A hipótese do cérebro triuno, formulada a não muito tempo da escrita do livro, hoje não se sustenta diante do acúmulo de estudos paleontológicos, comportamentais e ecológicos.

Um dos filhos de Sagan, Dorion Sagan, coescreveu "Up the Dragons", que remonta os fatos e hipóteses narrados aqui em "Dragões do Éden". Preciso achar esse livro!

Mesmo com todos os problemas, é uma belíssima obra de Sagan, com leitura simples, leve e enriquecedora. Leiam!