Os dragões do Éden

Os dragões do Éden Carl Sagan

Resenhas - Os Dragões do Éden

Fred 04/04/2011

Os Dragões do Éden
Neste livro Sagan discorre sobre a evolução da mente humana ao longo de nossa trajetória no planeta. A leitura foi rápida e muito agradável, mesmo para um leigo como eu. Pude entender diversos conceitos outrora obscuros. O autor levanta diversas especulações, que nos dias atuais (cerca de 30 anos após o lançamento do livro), ainda se mostram plausíveis, tendo muitas delas se realizado. Foi muito elucidativo entender o ponto de vista do autor sobre o significado do direito à vida, a evolução dos sistemas computacionais, a possibilidade de vida extra-terrestre, o mundo onírico e, é claro, o cérebro humano (sistema límbico, complexo-r, neocórtex, etc). Recomendo fortemente a leitura a todos que tenham interesse nos temas abordados. Aliás, digo mais! Penso que livros como esse deveriam ser leitura básica nos cursos de ciências das escolas.
Jonas 05/12/2018minha estante
Perfeito o comentário. Eu acabei de terminar a leitura do livro. Sagan foi um gigante. Certamente uma das mentes mais brilhantes que temos notícia. Foi uma ótima leitura.

Vanêssa 11/07/2023

"Quando tememos os dragões, estaríamos temendo uma parte de nós mesmos? De uma forma ou de outra, havia dragões no Éden."

Acsa Micaela 26/03/2021

Gênio Sagan
Carl Sagan sempre surpreendente ao ensinar ciência de um jeito que todos possam compreender.
Aprendi sobre evolução da vida, de uma forma que nunca tinha lido antes.

Rafael 25/02/2022

Bom livro
O começo é um pouco chato, com muitos termos técnicos, mas depois do segundo capítulo fica interessantíssimo a forma como é abordada a evolução do cérebro humano. Carl Sagan não erra.

JPHoppe 26/06/2012

O ano de 1977, tão distante pra mim quanto o ano 977, é para mim marcado pelo lançamento de duas grandes obras: O épico "Star Wars", e um ensaio misturando psicologia, biologia evolutiva, antropologia e computadores, tudo sob a temática da evolução sob o império de grandes répteis e analogias religiosas, para falar sobre a evolução do cérebro humano.

É fantástico ver que, mesmo sem um treinamento rigoroso em biologia, uma ciência com filosofia e métodos um tanto quanto distantes da física, fazer conexões e metáforas tão ricas, muito bem colocadas. Assim como Dawkins, passa o sentimento de que o mundo natural é belo e fascinante, se mostrado do jeito certo.

O livro conta com alguns grandes acertos para sua época, como a citação de que os australopitecíneos robustos, como o Australopithecus boisei e A. robustus, NÃO usavam ferramentas de pedra ou osteodontoqueráticas, como era acreditado na época. Certamente, houve uma boa consultoria da família Leakey.

Porém, também sofreu com as mazelas do tempo. A hipótese do cérebro triuno, formulada a não muito tempo da escrita do livro, hoje não se sustenta diante do acúmulo de estudos paleontológicos, comportamentais e ecológicos.

Um dos filhos de Sagan, Dorion Sagan, coescreveu "Up the Dragons", que remonta os fatos e hipóteses narrados aqui em "Dragões do Éden". Preciso achar esse livro!

Mesmo com todos os problemas, é uma belíssima obra de Sagan, com leitura simples, leve e enriquecedora. Leiam!

George Diniz 25/08/2010

Nessa obra de Carl Sagan eu consegui de maneira bastante sólida compreender um pouco a evolução do nosso cérebro, relacionado ao Big Bang e evolução da humanidade, bem resumidamente Carl Sagan tenta explicar de uma forma bem tranquila e não-massante, algumas teorias concisas sobre humanidade, evolução e cérebro.

Edu Oliveira 23/03/2009

Nosso cérebro é, sem dúvida alguma, a grande ferramenta do ser humano, aquela que, de fato, garantiu nossa sobrevivência como espécie.

No livro, Sagan nos mostra os caminhos evolutivos percorridos por nossa fantástica ferramenta, cujo poder criativo é ilimitado.

Luca Coelho 23/01/2013

Daqueles livros pra ficar na cabeceira da cama e reler até decorar....sempre é bom aprender coisas novas.

Bruna 01/10/2013

Os dragões do Éden – Carl Sagan
Esse livro ganhou o prêmio Pulitzir em 1978, é um livro que fala sobre a evolução do cérebro e da inteligência humana, psicologia evolutiva, neurociência, biologia, atividade onírica, misticismo, computação, sempre de forma apaixonada e simples.

“Saber muito não lhe torna inteligente. A inteligência se traduz na forma que você recolhe, julga, maneja e, sobretudo, onde e como aplica esta informação.”

Romeu Felix 08/06/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Os Dragões do Éden", escrito por Carl Sagan e publicado em 1977, é um livro que explora a relação entre a evolução do cérebro humano e o surgimento da inteligência. Nesta obra, o renomado cientista Carl Sagan investiga as origens da mente humana e examina como a evolução biológica moldou nossa capacidade de pensar, criar e compreender o mundo ao nosso redor.

Resumo do conteúdo:

Evolução do cérebro: Carl Sagan apresenta uma visão geral da evolução biológica e discute como o cérebro humano se desenvolveu ao longo dos milhões de anos. Ele explora as mudanças anatômicas e funcionais do cérebro humano, desde seus antepassados mais distantes até os seres humanos modernos.

Origens da inteligência: O autor investiga os mecanismos que possibilitaram o desenvolvimento da inteligência humana. Ele examina a evolução das capacidades cognitivas, como o pensamento simbólico, a linguagem e a consciência, e discute suas implicações para a compreensão do funcionamento da mente humana.

O futuro da inteligência: Sagan explora as possibilidades futuras da evolução humana e discute o impacto da tecnologia no aprimoramento da inteligência. Ele também examina os desafios éticos e sociais associados ao desenvolvimento da inteligência artificial.

Conclusão:
"Os Dragões do Éden", escrito por Carl Sagan, é uma obra fascinante que explora a evolução do cérebro humano e a origem da inteligência. Com 222 páginas e escrito em português, o livro oferece uma visão abrangente e acessível sobre as complexidades da mente humana. Sagan apresenta seu conhecimento científico de forma clara e envolvente, fazendo conexões entre a biologia, a evolução e a cognição. Além disso, o autor levanta questões sobre o futuro da inteligência humana e a relação entre a ciência e a sociedade. "Os Dragões do Éden" é uma leitura recomendada para aqueles interessados na evolução humana, na inteligência e nas interações entre ciência e sociedade. É uma oportunidade de expandir o conhecimento sobre nós mesmos e sobre as maravilhas do mundo natural que nos cerca.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Rafael 22/05/2021

Sagan é um dos divulgadores científicos mais incríveis que já pisou nesse pálido planeta azul. Não é qualquer um que consegue transformar neuroanatomia comparada em algo tão palpável e, ao mesmo tempo, associar isso aos mitos, extraterrestres e máquinas de uma forma até que divertida

lidi 04/12/2022

O livro é um pouco difícil no início, mas no decorrer se torna bem fuido.
Achei fantástica as reflexões feitas por Sagan, ainda mais considerando a época em que foi escrito. É bem possível visualizar essas questões ainda conflituosas na atualidade.
Sempre saio das leituras dele pensando e repensando, de alguma maneira ele sempre consegue romper com certas verdades absolutas que construímos, acho isso fantástico.
Uma relíquia, li em pdf, espero encontrar para adquirir o livro físico um dia.

Sidney.Santana 25/05/2022

"O conhecimento é nosso destino!"
Um belo tesouro que encontrei pra doação. No começo um pouco complexo mas durante o livro Sagan discorre de maneira apaixonante e quase poética sobre como nosso cérebro evoluiu e o poder do conhecimento e da ciência em nossas vidas

Guilherme Alves 14/01/2021

Bom livro para quem quer começar a ler Sagan
Livro de leitura leve e fácil, um dos primeiros escritos por Carl Sagan, ganhador do prêmio pulitzer em 1977. O autor disserta de forma leve acerca da evolução da inteligência humana, a luz do tempo é interessante ver as previsões que se acertaram ou nao. No mais recomendo o livro como um pontapé inicial pra quem quer conhecer a produção de Sagan e aprender um pouco mais sobre Ciência.