O Rio e Seu Segredo

O Rio e Seu Segredo Zhu Xiao-Mei

Resenhas - O Rio e Seu Segredo

Bruna 04/02/2011

Durante uma aula de Atualidades, sobre a China, meu professor mencionou o livro "O rio e seu segredo". Me interessei de imediato, anotei o nome no canto do caderno e fui pesquisar sobre ele.

O que mais me atraiu foi o fato de a história ter como pano de fundo a Revolução Cultural. Anseei meses pelo livro e, quando finalmente o tive em mãos, não me decepcionei - ele correspondeu às minhas expectativas.

De início, a linguagem pouco elaborada e quase que coloquial me pegou de surpresa e fiquei um pouco desconfiada, mas aos poucos me acostumei. Xiao-Mei escreve com bastante objetividade, o que me agrada, porém, às vezes chega ao extremo de apenas citar acontecimentos que, a meu ver, mereciam mais atenção. Há momentos também em que a narração é confusa, por exemplo, quanto à ordem dos fatos.

A história de vida da pianista não me interessou muito. O que vale mesmo no livro é ver os efeitos que a Revolução Cultural causou e as consequências que as vítimas levaram para a vida inteira.

PS: Não deixem de assistir aos vídeos de Xiao-Mei tocando, no Youtube!

Chiquinho 27/07/2009

O título deveria ser o piano e seu segredo
Pois é isto mesmo, li o livro inteiro e não consegui fazer nenhuma ligação com a biografia da autura e o rio. Que rio?. Mas, mesmo assim, o livro é bom. Com ele se aprende história da China, a Revolução Cultural de Mao, e sobretudo que a verdade e o erro estão muito próximos. Leia, e depois me diga que danado tem este rio no título.
Bruna 03/09/2010minha estante
O rio do título é o Rio Amarelo, o segundo mais longo da China, muito importante historica e economicamente.

MIRI 11/05/2012minha estante
A única relação que consegui fazer com o tal rio, é que na filosofia chinesa, eles buscam ser como a água, inclusive em um capítulo Xiao-mei fala sobre isso, mas talvez seja uma tradução mal feita...

Karine74 28/08/2013

Particularmente, eu gosto muito de ler sobre esse período da história chinesa e a história de Zhu Xiao-Mei é bastante inspiradora. Apesar desse livro não ser o melhor que li sobre a Revolução Cultural, é uma ótima leitura para quem gosta de autobiografias. Gostei da forma como foi escrita, terminei de ler bem rápido. As citações no início dos capítulos são bem interessantes, principalmente as de Lao Tse.

site: http://orquideadepapel.blogspot.com.br/

Fernanda.Monteiro 10/03/2018

imersão cultural
Ganhei de presente e não estava preparada para ler uma biografia impactante sobre o regime comunista. Depois desse livro passei a ver os chineses com um olhar menos ocidentalizado e transbordando de respeito. Nunca mais me permitirei ver esse povo sofrido de maneira caricata. Acho que o livro é um abrir de olhos para uma realidade distante de quem vive na democracia e acha que chinês tem que ficar na china. Vale muito a leitura.

Passion Eyes 06/04/2022

Há 4 anos na minha estante
"De resto, não é apenas na música que é preciso buscar o andamento certo: também é essencial encontra-lo na própria vida.'' Pág 201

Demorei 4 anos pra ler esse livro e me apaixonei de cara.Uma biografia de escrita simples e tocante.Xiao Mei é sem dúvida uma inspiração pra muitas mulheres.Nunca desistam dos seus sonhos!