As Vantagens de Ser Invisível

As Vantagens de Ser Invisível Stephen Chbosky

Resenhas - As Vantagens de Ser Invisível

ju/juli 31/01/2023

Eu amei esse livro, é sem dúvidas um dos meus fav, amo o livro e o filme, assisti o filme ano passado e li o livro esse ano, confesso que tem bastante coisa no livro que não tem no filme, por isso indico lerem e assistirem o filme. Esse livro mudou a minha perspectiva de vida, a minha visão do mundo e de mim mesma, ele faz a gente refletir bastante sobre nós mesmos, quem somos, o que queremos, quem fomos. Quando o Charlie diz que se sente infinito, no começo eu não entendia, mas agora eu entendo. E eu me senti infinita lendo esse livro, embora seja um livro para e sobre adolescentes, todo mundo deveria ler esse livro.

"Aceitamos o amor que achamos merecer"
lolofagundes_ 31/01/2023minha estante
SIM!!!

im a jigsaw 16/07/2023

LIVRO DO ANO
Eu acabei ontem o melhor livro que ja li na minha vida, foi incrivel. foi o livro que eu li em um periodo mais rapido, eu literalmente peguei ele em 3 dias e acabei. eu amo a forma de amadurecimento do charlie, me identifiquei com boa parte dos personagens(principalmente com a mary). eu poderia passar horas falando desse llivro
Jennyrkive 16/07/2023minha estante
Eu quero muito ler esse, preciso de um empurrão

Um leitor qualquer 16/07/2023minha estante
Livro perfeito. Mas confesso que quando li, chorei horrores. Nem sei pq kkkkk acho que estava frágil no período da leitura

beatriz 16/07/2023minha estante
esse livro foi mto importante pra mim por eu ter lido justamente na fase que eu mais precisava

Anne 10/10/2021

"Tem alguma coisa errada comigo. E eu não sei o que é."
Eu Não sei como fazer uma resenha digna desse livro, uma na qual eu consiga passar tudo, ou sequer uma parte, do que eu senti com esse livro.
De antemão, eu já tinha assistido o filme umas duas vezes e mesmo assim não tinha entendido algumas coisas que acontecem. E eu amooo o filme, é incrível e o melhor é que é muito fiel ao livro, muito. Então já fica recomendado que vcs assistam ao filme pq é sensacional.
Esse livro pode até parecer que é só mais um romance adolescente clichê, e ele até é um pouco, porém ele é muito mais que só isso. Esse livro é CHEIO de gatilhos e como são gatilhos bemm pesados vou deixar aq os principais: Estupro, Tentativa de Estupro, Suicídio, Violência contra a Mulher, Violência, Bullying, Incesto, Uso e Abuso de alcool e drogas, Homofobia, Depressão, Ansiedade, Crise de Pânico e MUITOS outros gatilhos; então só pelos gatilhos a gente percebe que o livro não é só mais um clichê.
Realmente não tem como eu dizer á vocês tudo que eu senti lendo, só lendo o livro pra saber. Mas eu me identifiquei com muitos personagens, com a Sam principalmente, porém com todos os outros eu vi traços de mim mesma neles e mdsss COMO EU AMO TODOS ELES!!! O autor conseguiu criar pessoas tão reais que chega a ser bizarro, mais parece uma biografia do que uma ficção.
O livro fluiu muito rápido pra mim, e ele tem uma maneira de escrita não tão convencional, ele é narrado em primeira pessoa só que através de cartas. O Charlie, amorzinho da minha vida no qual eu tenho vontade de guardar num potinho e proteger de todo mal, que é nosso protagonista, vai descrevendo sua vida e seus sentimentos através de cartas que ele envia para quem ele chama de "Querido Amigo", e com isso parece que ele tá escrevendo diretamente pra nós o que trás sensações surreais.
Os personagens são perfeitos msm não sendo, como já disse eles são humanos e são jovens/adolescentes que cometem erros, mas não deixam de ser pessoas incríveis. O Charlie, a Sam e o Patrick são sublimes. Até os "terciários" tem cargas incríveis de acompanhar.
Me emocionei bastante com o final e em algumas partes do livro devido aos sentimentos e dores cruas do Charlie. Por favor leia esse livro, indique esse livro, presentei alguém com esse livro, se não quiser ler o livro assista ao filme, SÓ FAÇA O FAVOR A SÍ MSM DE CONHECER ESSA OBRA POR QUALQUER QUE FOR A MANEIRA. Enfim, virou um favoritado sem sombra de dúvidas. Uma leitura mais do que necessária que fala que não importa o tamanho da sua dor, ela não vai deixar de doer menos pq vc acha que ela não se compara a dor do outro, uma leitura que trás esperança e diz que não importa o problema que você tenha, a dificuldade que você esteja passando, você não está sozinho.
meumundinhodoslivr 10/10/2021minha estante

Anne 19/10/2021minha estante
Obg Lisa??

eu.laaaa 26/09/2022

"Eu me sinto infinito"
Charlie um personagem muito tímido (ou "invisível" como retratado no livro) é marcado por algo na sua infância que acabou o deixando com traumas. Mesmo sendo reservado, Charlie conhece Sam e Patrick, que acabam virando seus melhores amigos. O livro retrata diversos temas delicados e bem comuns no mundo hoje em dia, como drogas, abuso, timidez, sexualidade, etc. Sam e Patrick ajudam Charlie a lidar com sua timidez de certa forma, mas Charlie mesmo assim não consegue esquecer o seu trauma de infância.
O livro é muito bom, protagonismo ótimo, representatividade, história não-superficial e personagens ótimos, amei cada partezinha dele.

Isis.Piasson 25/11/2020

Nunca achei que ia gostar tanto de um livro como gostei desse.

Paloma 20/01/2022

"É só que às vezes as pessoas usam o pensamento para não participar da vida."
Meu primeiro livro favoritado do ano! ?

'As Vantagens de Ser Invisível' foi uma grata surpresa. Nunca que imaginaria encontrar nessas páginas, uma profundidade de temas tão dolorosos e essenciais.

Fico mais que contente por admitir que quebrei bonito a cara... Chorei em praticamente em quase todo o livro. :')

Amei como o Stephen compôs a narrativa; Tudo em formado de cartas.

Deixou a leitura extremamente fluída e pessoal. Senti como se elas fossem direcionadas à mim também, e fiquei tocada pela confiança que estava sendo depositada por meio delas.

E por sentir isso, desejava constantemente está na presença do Charlie: Dá-lhe todos os abraços que ele nunca ganhava, ser o amigo que ele tanto queria, compartilhar todas as suas fases, dizer-lhe que ser 'anormal' não existia e, principalmente, que ele não estava sozinho.

Agora panfletarei este livro em cada oportunidade que tiver!

Pois por não conseguirmos interpretar os sinais que o autor nos entregou, a lição, o alerta e a compreensão que fica, é que o diálogo sempre será uma arma poderosa, e a base necessária que todos nós precisamos para uma bela construção da vida.

Então por favor... LEIAM!
__________________________

"Somos quem somos por várias razões. E talvez nunca conheçamos a maior parte delas. Mas mesmo que não tenhamos o poder de escolher quem vamos ser, ainda podemos escolher aonde iremos a partir daqui. Ainda podemos fazer coisas. E podemos tentar ficar bem com elas."
Bru Samos 20/01/2022minha estante
Esse livro me destruiu
5 estrelas favoritado

Thainá @thaii.limab 20/01/2022minha estante
Aaaaaah, amei que vc amou ??

Paloma 20/01/2022minha estante
Também, Bru! ??

Paloma 20/01/2022minha estante
Obrigada por ter indicado o livro, Thay.. li por sua causa! ?

Thainá @thaii.limab 21/01/2022minha estante
Obrigada vc pela credibilidade rs vc levou minhas impressões à sério ??

Mii 21/01/2022minha estante
Esse livro é muito bom mesmo!!

cami 23/07/2023

Sou literalmente o charlie
As vantagens de ser invisível, Charlie conta suas descobertas nos primeiros anos do ensino médio. A narrativa é toda desenvolvida por meio de cartas que Charlie envia para um destinatário desconhecido, o jovem conta a sua rotina, dos amigos e fala acerca da relação com a família.
Então Charlie, tímido, solitário, triste, não vê mais razões para existir apresentando grandes tendências ao suicidio quando externaliza seus sentimentos ao escrever constantemente cartas a um destinatário desconhecido.

Particularmente acho interessante ver como Chbosky foge dos estereótipos que marcam livros 'adolescentes', construindo assim uma sensível história de amadurecimento, com coragem para abordar temas sérios que vai desde à depressão até confusões com a sexualidade.
Todos os outros personagens tem seu charme e personalidade, e se colocando no lugar do Charlie a Sam e o Patrick são pessoas incríveis, que trazem uma animação ao filme, e eu quero dar ênfase a Sam, que é simplesmente apaixonante e é REAL, não é idealizada, os defeitos tão lá, é uma pessoa quebrada que merece mais amor do que aceita. A ambientação e a fotografia são reconfortantes, passam uma sensação muito gostosa.
e um livro sensível, gostoso e verdadeiro, que nos traz a sensação de estar em casa e ser acolhida.

Lanna 01/10/2021

Com amor, Charlie ?
"Mas, principalmente, eu estava chorando, porque, de repente, tive consciência do fato de que eu estava de pé em um túnel, com o vento batendo no meu rosto. Não importava que eu visse a cidade. Nem mesmo que pensasse nisso. Porque eu estava de pé no túnel. E eu realmente estava ali. E foi o suficiente para que eu me sentisse infinito."
Lucytihê 01/10/2021minha estante
menina, não faz isso comigo que o meu coração é frágil. ?

Clara 01/04/2023

Inesperado.
Sinceramente, esse livro me mostrou e me falou sobre coisas que não imaginava.
Primeiramente, ele não fala de coisas bobas de adolescente, ou não sobre aquelas que a gente espera, ele não fala de romances ou de besteira e problemas "idiotas" de relacionamentos. Ele fala sobre a adolescência em seus mais profundos problemas, confusões e relatos. Não é um livro para adolescentes fugirem da sua realidade, mas para mim foi um livro para entender sua realidade.
Fernanda2643 01/04/2023minha estante
EXATO! Meu livro de conforto

gtiemi 22/03/2024

Que experiência maravilhosa!!! os aprendizados que eu tive com esse livro não tem preço. em tantos momentos me vi no charlie, ou vi algum amigo, irmão. é aquele livro que te faz se sentir menos sozinha no mundo. favoritado!!!!

jansxuxus 10/08/2021

esse livro é sensacional! os personagens são muito bem construídos, o formato de cartas torna a leitura extremamente fácil pq faz com que o leitor se sinta parte da história, que é um clássico filme adolescente americano mas ainda assim tem muita profundidade oq eu adorei. já amava o filme e agora amo livro, e recomendo pra qualquer um de vdd! (só pesquise antes porque tem vários possíveis gatilhos)

Be__nights 19/09/2023

Experiência
Existem leituras que se tornam experiências. Essa é uma delas. A identificação com os personagens, se sentir dentro e parte da história, são coisas indescritíveis.
Lembrei-me de mim, nas últimas páginas, ao final do ano passado, quando vi meus amigos do terceirão terminando a escola. E me senti sozinha. E vazia. E com medo.
E o plot twist do final, quem esperava por aquilo? Quem imaginava?
Os sentimentos expostos do personagem, as reflexões dele e dos amigos, as histórias contadas sem filtros, tudo isso são coisas que tornaram essa leitura, uma experiência. Que livro!
with Z 19/09/2023minha estante
Não pude deixar de notar e não posso deixar de comentar: Seu texto é sóbrio, conciso e elegante; vc escreve mt bem!

Alasca Young 15/07/2022

Fim
Obrigada Charlie!
Não tenho muito mais coisas à declarar, apenas um sincero: obrigada por tudo, Charlie!
ymne 15/07/2022minha estante
esse livro é tudo!!!!

anna3022 15/07/2022minha estante
esse livro é perfeito ?

Leonardo Drozino 04/11/2011

As Vantagens de Ser Invisível, é o que se pode chamar de livro clássico e épico. Para começar, a forma compo a história se desenrola, por cartas, é muito original, e deu um ritmo constante na história desde o título até a última linha.
É quase impossível encontrar um livro que o ritmo permaneça o mesmo ao longo da história, pois, alguns possuem partes empolgantes, e outras maçantes, e AVDSI, é empolgante do começo ao fim.
É assustador de ler esse livro, honestamente. O protagonista, narra os fatos que acontecem em sua vida de uma forma tão inocente, que embora ele faça parte de todas as coisas estranhas que acontecem na vida dele, ele narra isso como se fosse um observador externo. Ele está lá, e ao mesmo tempo não está. Charlie, é um garoto de 15 anos, que presencia estupro, drogas, agressão física, e isso vai mexendo com a mente dele ao longo das páginas, o que é quase imperceptível... Os fatos são avalanches que fazem um sentido assustador no final.
É muito engraçado, e atordoante, ainda mais por que está longe de ser um livro de ficção, parece mais uma história real.

É difícil descrever, mas cada detalhe do livro é importante, desde o título, até as datas das cartas.
Leitura super recomendada, um dos melhores livros que li esse ano, com certeza.
anat1506 21/11/2011minha estante
é exatamente desse jeito que eu descreveria esse livro, é realmente épico e clássico, no começo eu achava que Charlie era muito inocente, mas no final tudo se abriu diretamente como uma avalanche ( como você disse), sua resenha está incrível.

Leonardo Drozino 21/11/2011minha estante
Obrigado! Mas a minha resenha é simples, comparado ao verdadeiro sentimento do livro. Ele é épico. Nunca li nada assim antes, e provavelmente lerei novamente, e novamente... ;)

peg 06/12/2011minha estante
Adorei a sua resenha, é o que eu chamo de cativante.