Fundação e Terra

Fundação e Terra Isaac Asimov

Resenhas - Fundação e Terra

@tigloko 23/04/2024

"A busca chega ao fim"
Finalmente cheguei ao desfecho da série( sem contar os prelúdios). Foi maravilhoso passear novamente por vários cenários importantes nessa grandiosa saga, desde a Série dos Robôs, passando pelo Império Galáctico, culminando na Fundação.

No livro anterior também tinha esse aspecto, mas como aqui é mostrada a conclusão, consegui sentir a importância dessa ligação entre as séries mais claramente, amarrando todas as pontas que estavam em aberto. Sem contar as surpresas que o autor reservou para esse último volume. Explodiram minha cabeça ?

Enquanto os quatro primeiros livros focaram mais em política e as intrigas a portas fechadas, aqui tem elementos de aventura espacial que me divertiram muito, com reviravoltas atreladas à exploração dos mundos. Além de trazer discussões acaloradas, especificamente na questão do individual versus o coletivo( mais do que isso seria spoiler kkkk)

Novamente a Terra tem uma importância fundamental na história. Mas sempre existe, a cada livro, um elemento novo para deixar o tema relevante, interessante para se ler. Como já disse outras vezes, é sempre um sentimento de satisfação ao terminar um livro do Isaac Asimov.

Marafa 23/02/2022

Impressionante
Esse livro, que, de certa forma, põe fim à história da Fundação, é impressionante em muitos sentidos. Novamente, o suspense deixa o leitor sem um segundo de paz até que se atinja o final, e o final é surpreendente. Não há mais o que falar sobre Fundação. É perfeito.

Diego 01/10/2021

Saga espacial
Os livros relativos à Fundação são espetaculares!
A leitura é fácil e prende muito a gente. Agora me falta ler os dois volumes que tratam, ao que sei, de situações prévias à saga.
Um aspecto muito legal é a integração que Asimov fez com os livros da série dos robôs até agora.
Fica uma expectativa muito grande em relação aos livros que faltam!
Vamos a eles!

Thiago.Moretti 26/12/2021

Passados mais de 20 mil anos após a humanidade descobrir a viagem interestelar, o homem representado por Golan Trevize busca o berço esquecido da humanidade, que se Encontra misteriosamente sem nenhum tipo de referencia de sua localização. No livro Fundação e Terra de Isaac Asimov se encerra cronologicamente a maravilhosa saga, ainda restando dois volumes que tratam apenas de eventos passados. Se você gosta de ficção Científica não deixe de ler a saga Fundação, certamente em minha opinião foram os melhores livros que já li.

Gabriel.Maia 17/10/2022

Obrigado, mestre!
Sinto um misto de alegria e tristeza enquanto escrevo essa resenha. Alegria por ter terminado uma das maiores sagas de todos os tempos, uma saga que mudou minha forma de encarar a ficção científica e a literatura em geral, e tristeza pois parece que estou me despedindo de um amigo. Foram 8 meses desde o dia que peguei o primeiro livro da fundação para ler, 8 meses em que eu mudei bastante como pessoa e como leitor, e sempre tive a saga da fundação como um refúgio para quando nenhuma leitura estivesse encaixando, e agora só posso relembrar todas as aventuras galácticas e intrigas políticas, sabendo que nunca mais poderei ler como se fosse a primeira vez. Mas não devemos focar nos pontos negativos, e sim nos pontos positivos, nos ensinamentos, nas incríveis personagens e, principalmente, nos momentos magníficos que só a leitura de um bom livro pode nos proporcionar. Vamos à resenha em si!

Alguns spoilers sobre o livro "Limites da fundação" abaixo, leia por sua conta.

Fundação e terra dá continuidade à narrativa do livro anterior, "Limites da fundação", narrando os próximos acontecimentos na vida de Golan Trevize e Janov Pelorat. Após optar pelo plano da Galaksia, renunciando aos planos de Hari Seldon para a fundação de um segundo império galáctico, Golan Trevize se vê em um dilema que o deixa inquieto: será que ele realmente fez a escolha certa? Apesar de todos em Gaia dizerem que ele tem um "sexto sentido" para tomar as decisões corretas, ele coloca na cabeça que precisa saber o que o motivou a essa preferência por Galaksia em detrimento da fundação, e tem certeza absoluta de que encontrará a resposta para isso na misteriosa terra, o que não será nada fácil já que parece que tem alguém ou algo escondendo todas as pistas sobre a localização da mesma.
Trevize, Pelorat e sua namorada, Júbilo, partem então na difícil missão de encontrar o planeta ancestral, e durante o caminho exploram inúmeros planetas há muito desabitados, nos dando um gosto delicioso da exploração espacial, e nos deixando sempre empolgados pelo próximo planeta a ser investigado.

Esse livro é diferente de todos os demais livros da fundação na questão de reflexões sobre assuntos do nosso cotidiano. O embate constante entre Trevize e Júbilo sobre o que é melhor, a liberdade de uma sociedade isolada, como a Fundação, ou a harmonia de uma sociedade interligada por pensamento, como Gaia, nos dá uma boa noção dos debates políticos da época em que foi escrito, durante os estágios finais da guerra fria. A igualdade comunista versus a liberdade capitalista são retratadas por meio de diálogos expondo seus pontos negativos e positivos, sem que o autor demonstre sua preferência por um ou pelo outro, deixando a cargo do leitor a reflexão e decisão sobre qual dos dois sistemas seria melhor para o universo: a Fundação ou Gaia.

Esses diálogos riquíssimos em argumentos, as explorações de novos mundos e as reviravoltas tão frequentes nos livros dessa saga me deixaram grudado nesse volume durante 4 dias, e só não acabei mais rápido pois estava sem tempo. É um ótimo passatempo e não deixa muito a desejar se comparado aos outros livros da saga, mesmo eu ainda tendo um apreço e uma preferência pela trilogia principal. Os personagens chegaram a me irritar um pouco em certos momentos mas não foi nada que atrapalhasse a leitura, já que Asimov compensa isso em outros quesitos como os já citados anteriormente.

Foi ótimo conhecer os acontecimentos pré e pós fundação. Esses 4 livros publicados após a trilogia original abrem um horizonte ainda maior de possibilidades nesse universo tão gigante construído pelo bom doutor, e nos regozija com um gostinho de mais narrativas sobre grandes personalidades da história galáctica. Eu estava meio receoso de Asimov ter feito isso apenas visando o dinheiro, mas agora, após ter encerrado a saga, não poderia estar mais feliz por ele ter feito como fez. Talvez eu mudasse algumas coisinhas no final, que não me agradou muito apesar do incrível plot-twist, porém é um final aceitável que abre ainda mais margem para especulações.
Asimov consolidou seu lugar como meu escritor preferido após essa leitura, e vou continuar lendo mais obras dele que estejam relacionadas com esse universo, pois ler Asimov vicia.
manu 17/10/2022minha estante
nunca ouvi falar desse livro, mas a sua resenha me deixou extremamente curiosa para ler :)

Henrique Moutinho 24/05/2020

Asimov não é desse mundo
É difícil imaginar como alguém consegue criar um universo totalmente novo. Mais difícil ainda quando extrapola nossa realidade em um futuro "possível". Asimov é conhecido principalmente pelas 3 leis da robótica, mas sua habilidade para analisar a sociedade como um todo me surpreendeu. Estou fascinado pela série Fundação.
Qlucas 24/05/2020minha estante
Eu comprei a trilogia. Tentei uma vez, mas não estava tão afim da leitura. Estou acumulando a vontade.

Henrique Moutinho 24/05/2020minha estante
Comece pela Extensão da série Fundação. Eu achei os três livros principais os mais difíceis. Li na ordem cronológica de acontecimentos:
Prelúdio à Fundação
Origens da Fundação
Fundação
Fundação e Império
Segunda Fundação
Limites da Fundação
Fundação e a Terra

Qlucas 24/05/2020minha estante
Entendi. Particulamente, prefiro a ler conforme a datas de publicação dos livros. Talvez eu faça isso.

Agnaldo Alexandre 12/09/2020minha estante
Faça o que o colega sugeriu, pois em Fundação temos a passagens de séculos, e não nós apegamos a personagens, e aí em fundação e império, já temos personagens que atravessam todo o livro.

Mas se começar por prelúdio a fundação, terá um Hari Seldon jovem e que vai te empolgar.

Agnaldo Alexandre 12/09/2020minha estante
Henrique, essa série é demais, escrita em um época que não se escrevia série (hoje se escreve série e para tv ainda). Li nas edições dos anos 70 e 80, no começo dos anos 90, era o que se achava em sebos. O prelúdio ainda se chamava crônicas de fundação. Uma tradição horrível. Hoje estou relendo tudo, e que maravilha essa tradução.

Carla.Floores 12/10/2023

Não foge ao padrão de qualidade Asimov, mas senti um pouco de arrastamento na narrativa, com alguns detalhes desnecessários e informações repetitivas.
No entanto, diferente dos livros anteriores da saga este aqui aborda questões novas, amplas e diversas. Questões de gênero, existenciais, individualidade (ao contrário dos demais que focavam nas massas), vários planetas visitados com descrição de suas particularidades e de seus habitantes.
Como sempre, armadilha atrás de armadilha e muitas especulações.
Vou sentir saudades de Trevize e Pelorat.

Agnaldo Alexandre 03/07/2021

Asimov, a frente de seu tempo
Simplesmente incrível esse final que Asimov nós apresentou. Em sua genialidade, conectou três universos de livros em um único universos, robôs, império e fundação.

Alguns lêem esse, e limites da fundação, antes da trilogia principal, mas resolvi ler depois, o que fez, para mim mais sentido.

As discussões entre Júbilo (Bliss no original) e Golan Trevise por vezes cansam um pouco, mas são fundamentais para quem quer compreender não só o universo criado por ele, mas que Asimov era um humanista, colocando o coletivo a frente do individual. Pelorat está muito bem, incrível e mais forte, e fundamental para solução.

Conhecemos também Fallon, e sem dar nenhuma informação, vemos um Asimov muito a frente de seu tempo, entrando em temas delicados para época.

Mas o final, esse nos deixa de queixo caído. Eu já esperava o que ia encontrar no final, e gostei muito, mas não a forma incrível como terminou.

Lu F. 10/04/2022

Bah gente, achei decepcionante. Esses dois últimos livros decaíram bastante em relação a trilogia original, mas o penúltimo ainda tinha algum sentido. Mas esse aqui? achei desnecessário, pra falar a verdade. Acho que esse livro foi muita ?encheção de linguiça?. Tipo, ok, a premissa de buscar o mundo de origem é muito interessante e tal, mas bah, ele não me prendeu. E muito se deve ao fato de que eu ODEIO o protagonista Trevize. Ele é um personagem horrível e cada vez que ele falava eu revirava meus olhos.

Além disso, parece que esse livro foi escrito por um garoto adolescente na puberdade. Tipo, eu amo romance, amo mesmo, é o meu gênero literário favorito, então eu adoro quando romances estão inseridos em outros gêneros que eu gosto de ler (como ficção cientifica). Mas eu também preciso admitir quando esses romances não são bons e não agregam nada a trama. E nesse livro, todas as interações românticas/sensuais/sexuais são horríveis.

E isso se deve ao fato de que o Asimov não sabe escrever romance. E ele não sabe escrever romance porque ele não sabe escrever personagens femininas. Eu digo isso em todos os livros dele e eu entendo que é fruto da época que ele estava inserido e tudo, mas as personagens femininas são muito estereotipadas e criadas com o único propósito de agradar os personagens masculinos. E isso me incomoda.

No geral, eu continuo amando o universo de Fundação. A trilogia original é incrível e apesar de estar decepcionada com esses dois últimos livros, com certeza irei ler os prelúdios do Hari Seldon.

Marcos774 20/06/2023

O fim da saga!
O livro que encerra a saga de livros do Asimov e não tem muito o que falar. É um encerramento maravilhoso de uma saga maravilhosa.

Apesar de não ter aquele foco político/Império dos outros, ainda continua sendo um ótimo livro.

E o final ainda deixa uma sementinha plantada na nossa cabeça, que infelizmente, jamais saberemos a resposta.

João Victor 29/03/2021

Um final inesperado!
Tenho quase certeza que todo mundo que leu a trilogia da Fundação, Limites da Fundação e agora terminou Fundação e Terra ficou tão surpreso quanto eu com o final. Esse é, sem sombra de dúvidas, o livro que mais conecta todas as obras desse universo e é muito bom a sensação de pegar as referências se você já leu a "trilogia" dos robôs. Com certeza toda essa saga da Fundação entrou para os meus favoritos da vida e o Bom Doutor se tornou um dos meu autores favoritos também!

Raynara 11/07/2021

História maçante que é salva pelo último capítulo.
A trama se sustenta no desdobramento de um evento do livro anterior. Trevize tomou uma decisão, porém precisa se assegurar de que tomou a decisão correta. Para isso, ele embarca em uma jornada em busca do planeta original da raça humana, a Terra, cujos registros foram convenientemente apagados.

A premissa parece ótima e empolga qualquer fã de Asimov. Porém depois de poucas páginas lidas, o livro se revela maçante. Céus, que maçante. O início é bem inerte e se resume às trocas de farpas entre Trevize e Júbilo. O decorrer do livro não melhora, sendo recheado por extensos diálogos repetitivos que não agregam ao plot ou ao desenvolvimento dos personagens. Você fica se perguntando qual o propósito de uma determinada passagem.

Falando em personagens, o protagonista Trevize é um cara desagradável com 0 carisma. Os coadjuvantes são fracos, só estão ali mais para fazer as perguntas para o Trevize, fodão onisciente que sabe tudo, responder.

O livro fica bonzinho lá pela página 250 quando acontece uma situação tensa em Solaria, volta a ficar maçante até que no último capítulo, o que significa umas 20 páginas, fica excelente. O leitor fica preso em cada palavra lida.

Achei o final intrigante. O que foi aquele parágrafo em que o Trevize diz "Afinal, não é como se o inimigo já estivesse entre nós", sente uma pontada de angústia e evita olhar para Fallom? Sabemos o quanto é dito sobre a intuição e o poder de escolha do Trevize levarem a direção correta. Logo, essa intuição sobre Fallom me faz pensar o quanto pode estar sendo equivocada e perigosa a decisão de passar para ela 20 mil anos de conhecimento, o que inclui o processo para a criação de Galaksia. Sei não, hein. Talvez o ranço infundado que ele sempre demonstrava por ela não fosse tão infundado.
Diogo 23/01/2022minha estante
Sinto falta das crises Seldon, diminuí significativamente a importância do Heri Seldon

alebep 08/01/2022

Bom mas poderia ser melhor
O livro é interessante, porém não tanto quanto os anteriores. A primeira metade é mais arrastada, sem dinamismo, com uma certa insistência num mesmo tema, como se quisesse convencer o leitor de algo pelo cansaço. Na segunda metade, as coisas começam a acontecer, e a trama fica mais interessante, mas nada de muito incrível. O personagem principal chega a ser pedante em muitos momentos. E o livro termina de forma razoável, deixando em aberto o que pode acontecer.

Particularmente, considero o mais fraco dos cinco livros da saga que já li até o momento. Não que seja ruim, mas longe de estar no mesmo nível dos anteriores, e ainda assim é o que possui a maior quantidade de páginas.