Um Lugar na Janela

Um Lugar na Janela Martha Medeiros

Resenhas - Um Lugar na Janela

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carla.Parreira 10/02/2024

Um Lugar na Janela - Martha Medeiros...
Melhores trechos: "...Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros não só aos olhos dos nativos de outro país, mas estrangeiros num sentido mais amplo... A liberdade é uma ilusão, eu sei. Ninguém é inteiramente livre, a não ser que não possua vínculos. A nacionalidade de uma pessoa não deveria ser estabelecida por sua cidade de nascimento, e sim pelos locais pelos quais a pessoa se sentia atraída... Deixei de lado o zelo excessivo por coisas que foram feitas apenas para se usar, e não para se amar... Todai-Ji, templo que abriga o maior buda do país, uma estátua imponente de 16 metros de altura. É um lugar bastante atrativo, localizado no parque de Nara... Se você é do tipo que não consegue se maravilhar com o que está vendo porque está mais preocupado com os mosquitos, os remédios, as gorjetas, o fuso horário e em checar os e-mails do trabalho, não viaje. Se você não faz ideia em que ponto do mapa fica o local para onde está indo, não tem a mínima curiosidade sobre a cultura do lugar, até desconhece o idioma falado, não viaje... Viajar minimiza preconceitos. Viajantes não têm partido político, classe social, time de futebol, firma reconhecida em cartório, senhas decoradas na cabeça. Reciclam-se a cada manhã, quando acordam – e acordam, que benção, sem a tirania do despertador... A liberdade é uma ilusão, eu sei. Ninguém é inteiramente livre, a não ser que não possua vínculos. Como qualquer pessoa saudável, não abro mão de laços afetivos, a vida seria muito árida sem amor... Inúmeros motivos justificam essa minha gamação por estar na estrada. Um deles é que viajar nos faz reagir conforme a demanda do momento, que é sempre imprevisível. Comer aranhas fritas, fazer confidências a um homeless, assistir às luzes de uma aurora boreal, colocar uma cobra em torno do pescoço, percorrer vilarejos de bicicleta, dormir sobre a grama de um parque, ir a uma festa promovida por hare krishnas, casar de sarongue numa ilha da Polinésia. Sair de casa é a oportunidade de sermos estrangeiros não só aos olhos dos nativos de outro país, mas estrangeiros num sentido mais amplo... Viajar é uma maneira de nos espalharmos, de rompermos com nossas divisórias internas e aniquilarmos medos e tabus..."

Amanda 21/01/2024

Sou suspeita pois amo a escrita da Martha. Ler um livro já é uma forma de viajar. Um livro sobre viagens então...não tem como não embarcar nessas aventuras. Adorei.

Thay.91 04/01/2024

Sonho de vida
Que delicia ler suas historias e se apaixonar por suas aventuras. O sonho de infância de pegar a mochila e cair no mundo, grita bem forte!
Gostei muito de ler as experiências da autora, seus perrengues, descobertas... Me senti na viajem junto.

Levi_Motta 04/09/2023

Deu até vontade de viajar
Aquele momento que mesmo sendo pobre, eu começo a ficar sonhador e achar que vou para todos esses países kkkkk. De qualquer forma, o livro é muito bem escrito, tem alguns momentos bem cômicos e leves, curti bastante.

Maria 18/06/2023

Foi uma leitura bem fluida. A autora relata algumas experiências de viagem, como se sente em cada jornada e como estava sua vida em cada momento. Achei bem interessante como ela relatou essas viagens.

Carol 23/04/2023

Momentos de leveza
Leitura leve e divertida, sentir as vivência da Martha em suas experiências de viagens é incrível ! Como se estivesse junto em cada momento ? sentindo, olhando, experimentando, vivendo ? ela mostra em cada capítulo do seu primeiro livro ?um lugar na janela? as suas primeiras viagens pelo mundo/Brasil e com um olhar muito sincero, de quem está conectado a sua essência ! Obrigada por compartilhar de forma leve esses seus grandes momentos pelo mundo ? super indico ? ansiosa pelos próximos livros !

Fernanda 11/04/2023

Viajar
Como é bom viajar, e ler sobre as viagens da Martha me fez ter mais vontade ainda de sair pelo mundo, conhecer lugares, culturas e pessoas. Um livro que me fez pegar o celular e olhar as imagens de países desconhecidos. Gostei muito da forma como ela descreve as viagens. Vale a pena.

Daniel Lucca 03/04/2023

Vontade de fazer as malas
O livro trás de forma leve várias experiências da autora em diversas viagens... O foco não é passar quais locais e pontos turísticos são mais interessantes e sim como cada experiência pode ser aproveitada sendo ela prazerosa ou não
Maíra 03/04/2023minha estante
Eu li. Adorei. Leitura leve.

Rafaelle.Nascimento 25/12/2022

Não é um guia
?Muitas pessoas consideram viajar uma fuga. Para mim, é o encontro.?

Definitivamente não é um guia de viagem.
Se você procura um guia com sugestões e milhões de dicas, esquece. Mesmo assim, fiz várias marcações.
É sobre os sentimentos, emoções da viagem.
Divertido ver o tempo da Martha passar e os estilo mudar. Uma super viajante.

ana 18/12/2022

19 ??. ?? um lugar na janela
amo como os textos da martha são leves, íntimos, como se ela conversasse com uma amiga em um café :?)

Gabi 14/07/2022

Ideal para curar a ressaca literária
Eu amo a Martha Medeiros e não escondo de ninguém. Nessa obra, um pouco diferente das demais, ela narra de forma leve e divertida suas viagens ao longo dos anos. Com aquele poder que só ela tem, de me fazer gostar de tudo que escreve.

Rodrigo 04/06/2022

Um Lugar na Janela
Um verdadeiro diário de viagem! Com relatos íntimos de experiências diferenciadas, Martha faz toda a diferença ao narrar sua vida pela estrada. É lindo, verdadeiro e completamente apaixonante! Devo dizer, inspirador! Mais uma vez amo sua escrita e seu jeito de viver. Por favor, quero a parte dois!!!

Feeh 27/05/2022

Sabe aquele livro em que você se tele transporta pro mesmo lugares como se você estivesse viajando junto com a pessoa? Pois é 'Um lugar na janela" nos permite essa sensação.
Com o mesmo estilo pessoal das crônicas, Martha Medeiros transmite aquilo que de melhor se leva de uma viagem: as recordações. É como deixar-se perder num lugar novo – pode ser uma mochilagem pela Europa, uma aventura em Machu Picchu, uma temporada no Chile, poucos dias no Japão – para depois se reencontrar consigo mesma.

Um lugar na janela é um convite para deixar de lado a comodidade do sofá, as defesas e embarcar junto com Martha. O bom viajante é aquele que está aberto a imprevistos, ou seja, a viver.

O livro é perfeito, você viaja sem sair do lugar. Amei conhecer junto com a Martha cada lugar que ela passou.

site: https://apaixonadaemleitura.blogspot.com/2022/04/um-lugar-na-janela-autora-martha.html

Sandra452 26/03/2022

Um incrível relato de viagens!
Este livro é super indicado para quem é fã de viagens. Em "Um lugar na janela", a colunista é cronista Martha Medeiros relata várias de suas viagens pelo mundo, contando suas aventuras.
Ela começou escrevendo num blog pessoal e, com o sucesso entre os leitores, transformou seus relatos num livro. E, este, é o volume 1. Em breve compartilharei com vocês o volume 2 que é tão bom quanto este!
Sua escrita é leve e divertida e, através do seu olhar, dá vontade de arranjar um lugar na janela e viajar também!
Super recomendo!

Cintia 02/03/2022

Leitura leve e fluida
'Viajar é maravilhoso por inúmeros motivos. O melhor deles estava ali, acontecendo comigo naquela despedida do deserto. Sozinha em meio à vastidão de um panorama colossal, me sentindo personagem de uma pintura, me dei conta de como são especiais esses momentos silenciosos em que nada nos preocupa, nada nos abate. Em que nosso único e primordial dever é honrar o fato de ter nascido.' (Medeiros, Martha, Um lugar na janela, p. 116).

Esse é o segundo livro da Martha que leio e, no geral, tenho gostado da escrita da autora. Martha tem uma escrita muito fluida e divertida, e seus textos são muito agradáveis de ler.
Recomendo esse livro pra quem: a) gosta de ler sobre histórias de viagens; b) quer um livro levinho e tranquilo de ler.
'Um lugar na janela' é ideal para intercalar com leituras mais pesadas.

Dei 3 estrelas porque nem todas as histórias me prenderam muito (ex: tenho um pouco de preguiça das partes em que a autora fica citando os nomes dos amigos famosos), e porque eu dei 3,5 estrelas para 'Quem diria que viver ia dar nisso', outro livro da autora que eu gostei um pouco mais.

1 | 2 | 3 | 4 | 5