O Fim da Ciência

O Fim da Ciência John Horgan

Resenhas - O fim da ciência

paulo.magalhaes 26/02/2021

Achei bastante original, mas questionável
O livro trata da questão da ciência encontrar seus limites ou uma teoria final, o que a impediria de avançar indefinidamente.

A ideia é muito interessante, pois pensar que a Ciência encontraria a Verdade ou a verdade (dentro se seus limites) significaria que chegaríamos no ápice do conhecimento humano, e que isso nos impediria de novas buscas.

Eu penso que é uma afirmação demasiada especulativa, pois não temos como saber se realmente estamos no ápice do conhecimento científico

Em relação a teologia científica e ao terror de Deus, são ideias interessantes, mas demasiadamente metafísicas para serem levadas a sério.

Ricardo_PA 13/07/2011

Um dos melhores livros sobre ciência
Gostei muito desse livro! O autor tem uma argumentação muito consistente e nos faz questionar nossos paradigmas sobre ciência. Tais questionamentos podem ser um pouco incômodos se o leitor for um cientista (é como se o livro questionasse a nossa "religião"), mas certamente o ajudarão a ter uma visão mais sóbria sobre a prática e os limites da ciência. Recomendo especialmente para quem está iniciando uma carreira na área. Na minha opinião é um dos livros mais interessantes sobre ciência em geral, uma pena que seja tão pouco conhecido!
O final do livro pende para o lado filosófico, incluindo uma hipótese bastante inusitada sobre a natureza de Deus.