Armas, Germes e Aço

Armas, Germes e Aço Jared Diamond

Resenhas - Armas, germes e aço

Fábio Yeshua 03/05/2024

Determinismo vs Liberdade: Quem moldou a história do mundo?
Armas, Germes e Aço", de Jared Diamond, é uma obra que desafia as convenções históricas ao explorar as razões subjacentes para o sucesso e a dominação de certas civilizações sobre outras. Diamond apresenta uma argumentação convincente de que fatores como armas, germes e aço desempenharam um papel fundamental na moldagem do destino humano, influenciando o curso da história de maneiras surpreendentes e frequentemente negligenciadas.

Ao longo do livro, Diamond investiga como a posse de certas tecnologias, como armas de metal e a domesticação de animais de carga, permitiu que algumas sociedades conquistassem vantagens competitivas sobre outras. Ele explora como a disseminação de germes e doenças, inadvertidamente transmitidos pelos colonizadores europeus para as populações indígenas das Américas, devastou civilizações inteiras e alterou irreversivelmente o equilíbrio de poder global.

Essa abordagem multidisciplinar e abrangente de Diamond desafia a visão eurocêntrica da história, demonstrando que o sucesso ou fracasso de uma civilização não pode ser atribuído unicamente a supostas características inerentes de seu povo. Ele nos lembra que fatores ambientais, geográficos e tecnológicos desempenham um papel crucial na determinação do destino de uma sociedade.

Um dos aspectos mais fascinantes do livro é a forma como Diamond transcende as fronteiras tradicionais entre as disciplinas acadêmicas, integrando insights da biologia, antropologia, geografia e história para formar uma narrativa coerente e convincente. Sua habilidade em conectar diferentes áreas do conhecimento ilumina aspectos essenciais da experiência humana e nos ajuda a compreender melhor as complexidades da condição humana.

No entanto, mesmo diante da riqueza de informações e análises apresentadas por Diamond, é importante reconhecer que sua abordagem pode gerar controvérsias e debates. Enquanto ele enfatiza a importância dos fatores ambientais e geográficos, alguns críticos argumentam que ele subestima o papel das escolhas individuais e da agência humana na formação da história.

Vamos aprofundar essa comparação entre a abordagem determinista de Diamond e as perspectivas filosóficas, incluindo a de Foucault, bem como as visões de outros especialistas:

? Jared Diamond adota uma abordagem que enfatiza os fatores ambientais, geográficos e tecnológicos na determinação do destino das civilizações. Ele argumenta que características como a disponibilidade de plantas domesticáveis, a presença de animais domesticáveis, as condições climáticas e geográficas e a posse de tecnologias como armas de metal e navios oceânicos desempenharam papéis cruciais no sucesso ou fracasso das sociedades. Essa abordagem pode ser considerada determinista porque sugere que esses fatores materiais exercem uma influência determinante sobre o curso da história.

? Por outro lado, Michel Foucault e outros filósofos têm uma visão mais complexa e contextualizada da história e do poder. Foucault, em particular, argumenta que o poder não é algo que uma pessoa ou grupo de pessoas possui de forma estática, mas sim uma rede de relações dinâmicas que permeiam todas as interações sociais.
"A história é o resultado de um diálogo entre forças e poderes, não apenas entre indivíduos isolados"; com essas palavras Foucault nos lembra da complexidade das relações de poder e das estruturas sociais que moldam nossas vidas. Ele examina como o poder opera em instituições sociais, sistemas de conhecimento e práticas discursivas, moldando nossas identidades, relações e formas de compreender o mundo; oferecendo uma contrapartida à abordagem mais determinista de Diamond.

? Além de Foucault, outros especialistas também oferecem perspectivas críticas em relação à abordagem determinista de Diamond. Por exemplo, historiadores como William H. McNeill e Felipe Fernández-Armesto argumentam que Diamond subestima o papel das escolhas humanas, das contingências históricas e das interações sociais na formação da história. Eles destacam que as sociedades são compostas por indivíduos que respondem criativamente aos desafios e oportunidades que enfrentam, e que as mudanças históricas muitas vezes resultam de uma interação complexa de fatores materiais e sociais.

? Além disso, antropólogos como Clifford Geertz e Marshall Sahlins enfatizam a importância da cultura, da simbolização e da interpretação na formação da vida social e histórica. Eles argumentam que a cultura não é simplesmente uma resposta adaptativa ao ambiente físico, mas sim um sistema simbólico rico e multifacetado que molda nossas percepções, valores e práticas.

Essas perspectivas críticas oferecem um contraponto valioso à abordagem determinista de Diamond, desafiando-nos a considerar a complexidade e a multidimensionalidade da experiência humana e da história. Elas nos lembram que as sociedades são feitas não apenas de materiais e tecnologias, mas também de ideias, valores, relações sociais e lutas de poder, todas elas desempenhando papéis igualmente importantes na formação do curso da história.

Em última análise, "Armas, Germes e Aço" é uma obra que desafia e enriquece nossa compreensão da história humana. Diamond nos convida a repensar nossas suposições sobre o sucesso e o fracasso das civilizações, incentivando-nos a explorar as interações dinâmicas entre o homem e seu ambiente. Sua obra é um testemunho poderoso da capacidade humana de adaptação e transformação, e uma reflexão profunda sobre as forças que moldam o curso da história.

Cris.Aguiar 25/02/2024

(...) pq a riqueza e o poder foram distribuídos dessa forma e não de qqer outra?
Essa é a pergunta que Jared Diamond responde com esse livro.

Didático e super simpático, a leitura flui super bem e nos faz repensar muito dos nossos paradigmas e conhecimentos. Livro que recomendarei sempre. Aventure-se.

raulzeco 11/01/2024

Muito bom mesmo, a visão histórica e cultural de porque cada estado ?aconteceu? de certa maneira é absurda. Só não dou 5 estrelas porque achei a parte de botânica chata

@eu_rafaelfa 10/01/2024

Não gostei
Apesar de trazer boas informações e luz a algumas falácias comuns de inteligência, tecnologia, e genética. Todo o livro fica muito carregado da ideologia do autor.

MArcio183 08/11/2023

A Influência da Geografia na História Humana
"Armas, Germes e Aço," de Jared Diamond, oferece uma visão fascinante da história humana ao explorar as influências geográficas que moldaram o desenvolvimento das civilizações ao longo de 15 mil anos. O autor, que possui uma formação diversificada em campos como biologia, fisiologia e biogeografia, combina seu vasto conhecimento para traçar um quadro amplo das sociedades humanas e sua evolução através do prisma da geografia. Diamond refuta a ideia de determinismo biológico, argumentando que as escolhas e realizações das civilizações são mais influenciadas pelo ambiente do que pela herança genética.

O livro, vencedor do Prêmio Pulitzer de Não-Ficção em 1998, examina como fatores geográficos, como a orientação Leste-Oeste da Eurásia em contraste com o eixo Norte-Sul das Américas, afetaram a troca de ideias e tecnologias entre culturas, bem como as barreiras naturais, como desertos e montanhas, que isolaram sociedades promissoras. Diamond também destaca obstáculos de ordem biológica, como a mosca tsé-tsé na África e a falta de plantas domesticáveis, que influenciaram o desenvolvimento das civilizações. Sua pesquisa revela que o sucesso das civilizações está fortemente ligado à geografia e não a algum tipo de determinismo biológico. "Armas, Germes e Aço" é uma obra acessível e cativante, adequada tanto para especialistas quanto para leigos, fornecendo uma análise original e abrangente da jornada da humanidade até os tempos atuais.

Eduardo 08/10/2023

Incrível!
O escritor conseguiu desenvolver com raciocínio lógico e muito interessante a evolução da humanidade. Deveria ser leitura obrigatória a todos.
JoAo.Padilha 08/10/2023minha estante
Gostouuu né?

Eduardo 08/10/2023minha estante
Muito bom!

Lênin 20/09/2023

Entendendo a origem da desigualdade
Em 1972 o biólogo Jared Diamond realizava uma expedição pela Nova Guiné para documentar as espécies de pássaros que viviam na região. Durante uma dessas viagens um nativo chamado Yali perguntou a ele por que os brancos europeus tinham tantos produtos que facilitavam suas vidas e os Neo-guineenses tão pouco. É de conhecimento geral a desigualdade de desenvolvimento e riqueza entre os países, mas não suas origens. Afinal o que explica a chegada dos europeus em suas caravelas na América e porque não foram os indígenas a colonizarem a Europa? De que forma a ciência do final do século XX pode explicar as raízes da desigualdade entre os povos? 25 anos se passaram e a resposta à pergunta de Yali veio através do livro ?Armas, Germes e Aço?, obra publicada em 1998 que rendeu a Diamond o prêmio Pullitizer daquele ano. Apesar de suas mais de 400 páginas, a tese do autor, segundo ele mesmo pode ser resumida em uma frase: A história seguiu diferentes rumos para os diferentes povos devido às diferenças entre os ambientes e não às diferenças biológicas entre os povos. Os 13 mil anos de história humana analisados contestam as aptidões associadas aos colonizadores e trazem um extenso histórico de conflitos entre civilizações que apresentam alguns padrões: vencem aqueles que detinham o maior poderio militar (armas), um sistema imunológico mais adaptado a determinadas doenças (germes) e as melhores tecnologias e ferramentas disponíveis (aço). Continente por continente entendemos quais fatores intensificaram ou impossibilitaram o surgimento desses mecanismos que promoveram desigualdades sentidas até hoje, numa obra fascinante capaz de promover um novo entendimento histórico além de reivindicar o papel científico que essa disciplina pode e deve ter.

Andressa 29/08/2023

Armas Germes e Aço
Livro trás as variáveis dos acontecimentos de várias sociedades, tentando explicar uma pergunta que um amigo fez para ele, mas como o autor diz uma pergunta simples mas com uma resposta que é muito complexa e depende de muitas variações.

Hyglu 08/06/2023

Aos Caminhos e Condições
O trabalho feito por Jared ao fazer essa literatura realmente é digna de prêmio, pois ela esclarece de modo simples os caminhos pela qual a espécie humana trilhou, e se distinguiu em diversos pontos do planeta.

Podemos dizer que grandes civilizações começaram por intermédio da agricultura, mas nem todos os locais da terra proporcionaram os ideais para ela iniciar, sendo estas o clima, geografia, eixos terrestres, a fauna, e a flora distintas.

O clima, permitiu a temperatura e chuvas para o cultivo de plantas, a geografia e o eixos terrestres permitiram a disseminação da linguagem, tecnologia, densidade populacional, além da própria agricultura, visto que funcionou mais de leste a oeste (Eurasia), do que norte a sul(América e África). Está, a agricultura, surgiu graças a alguns locais terem condições para a domesticações de plantas e animais, como no Oriente Médio e na Ásia. Obviamente, algumas se iniciaram antes das outras, e se expandiram para outros locais, a medida que à população sempre utilizou do seu meio para assim se adaptar e sobreviver.

Jared Diamond e sua literatura me surpreenderam muito e de forma muito positiva, os meus parabéns ao autor e sua pesquisa, suas revelações são de conhecimento inigualável para qualquer um e para a sociedade como um todo.
roberta 08/06/2023minha estante
Lindas palavras

Gustavo Mahler 28/05/2023

Essencial
Esta obra deveria ser obrigatória em todas as escolas. Uma disciplina apenas sobre esse livro é o que digo, porque aqui, Diamond sintetiza em 400 páginas, alguns dos argumentos mais brilhantes contra os racistas.

Apenas leiam esse livro.

Bruno.Vieira 28/04/2023

Livro excepcional
O autor não faz rodeios para explicar cada pensamento, mostra detalhes de cada situação e é totalmente imparcial a todo ponto. Coloca e cita autores com pensamentos opostos. Muito interessante para quem gosta de história, principalmente no tocante a origem da vida humana e suas realizações.

Vinícius 25/04/2023

Importante para refletir
Pelo tema e pela quantidade de dados, não é uma leitura agradável 100%. Exigiu paciência e disciplina em alguns momentos.

As conclusões de cada capítulo são sensacionais.

Vale muito a pena.

vhtonetti 24/04/2023

Pra quem gosta é evolução da história
Excelente relato, muitas informações, as vezes, muitas em um só instante. Mas muito prazerosa a leitura e instrutiva. Desde os primórdios da humanidade até tempos recentes. Eu recomendo.

Leonardo.Brizida 21/04/2023

Por que a Europa invadiu a América e não o contrário?
Porque algumas nações são mais ricas do que outras?

Normalmente, essa é uma pergunta prontamente respondida por profissionais da área econômica, que por sua vez restringem a resposta a fatores apenas institucionais (governo forte, inflação baixa, educação, respeito a propriedade privada etc). Evidentemente, esses fatores são compreensíveis e logicamente aceitáveis.

"Armas, Germes e Aço" traz uma série de outros fatores históricos que compõem perfeitamente as "causas últimas" da riqueza a pobreza das nações.

O autor discorre, através de uma série de argumentos históricos que existe uma "vantagem geográfica" por traz desse processo. Os países pertencentes aos continentes com eixo geográfico leste/oeste (Eurasia) tiveram vantagem competitiva perante aqueles com latitude norte/sul (África e América). Isso se deve ao fato de que há uma vantagem geográfica na agricultura, pois tendem a promover climas mais estáveis, fuso horário mais parecidos e uma melhora na disseminação de tecnologia entre os países. Com uma agricultura forte, esses países puderam alimentar uma grande quantidade de pessoas, inclusive especialistas do conhecimento, além do contato antecipado aos germes provenientes do cultivo de alimentos. Essas vantagens (agricultura forte, animais domesticados e disseminação de tecnologia) retornaram como frutos na invasão, por exemplo, de países europeus a América, que foram surpreendidos pelas armas e os animais utilizados para guerra, abatendo facilmente os amerindios que não tiveram a agricultura desenvolvida (caçadores coletores) pelo clima diversificado entre América do Norte e Sul, áreas desérticas na América Central, que dificultava a disseminação de tecnologia e a chegada de animais as nações vizinhas que pudessem ser domesticados para atender a necessidades variadas (auxílio na agricultura, carne, transporte e contato com germes que pudessem gerar imunidade futura).

O contato precoce dos europeus aos germes oriundos da agricultura e dos animais domesticados, também foi fator preponderante. Os europeus levaram uma série de germes causadores de doenças capaz de produzir as mortes de milhões de habitantes amerindios. Isso, de certa forma facilitou a exploração dos europeus não só na América, como também na Austrália e África.

Muitíssimo interessante a abordagem histórica demonstrada neste livro. Entendo que há muita coerência nos argumentos colocados pelo autor. A teoria nele descrita me possibilitou obter uma visão mais técnica do desenvolvimento das nações e da história, e como ja previa, nao existe qualquer vantagem intelectual, fisica ou racial na prosperidade dos povos.