Livro de Sonetos

Livro de Sonetos Vinícius de Moraes

Resenhas - Livro de Sonetos

Claudio 28/06/2021

Clássico, mas repetitivo
Lindos poemas, alguns clássicos. O prefácio e o posfácio são incríveis. O formato de soneto é bem repetitivo, prefiro livros de poesia com mais variedades de formas

Nathália 06/06/2021

Comprei para conhecer um pouco mais do trabalho de Vinicius de Moraes, um conjunto de sonetos lindos e leves. O livro pode ser lido e relido em um dia, não é cansativo.

?Aquilo que eu ouso

Vida, quem me dera...
Amor, dura pouco...
Poesia, ai!...?

Maria 29/03/2021

esse livro é resumido em: intimidade
"Que não seja imortal, posto que chama
Mas que seja infinito enquanto dure"

"Hei de morrer de amar mais do que pude"

"Deve andar perto de uma mulher que é feita
De música, luar e sentimento
E que a vida não quer, de tão perfeita"

"Uma mulher que é como a própria Lua:
Tão linda que só esponha sentimento
Tão cheia de pudor que vive nua"

"Não sei de onde venho
Mas sei para onde vou"

"-Como é que pode, digo me com espanto
A luz e a treva se querem tanto"

Franciele143 20/03/2021

Um livro delicioso para ler

SONETO DE FIDELIDADE

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Juliana.Costa 26/12/2020

De tudo, ao meu amor serei atento
Seleção de sonetos lindos. Com requinte e romantismo, Vinicius transmite sentimentos universais através de suas belas composições de palavras.

Luísa Anjos 21/11/2020

coletânea de sonetos de vinicius, escritos ao longo de muitos anos e entre muitos lugares por onde ele marcou seus passos. essa edição é muito confortável para se ler e segurar, a página é amarelinha e dá pra anotar muita coisa ao redor dos sonetos. é um livro muito bom para se ter sempre por perto, abrir numa página e ler um soneto. meu soneto favorito dessa seleção é o "sinto-me só como um seixo de praia"; volta e meia relembro dele para fazer mais uma releitura

Iris @readingwithiris 12/10/2020

Li pra escola
Uerj que me apresentou esse livro, pra falar a verdade não estava muito na época de ler e entender esse livro.

Marcos Dhonatha 13/09/2020

Um dos nomes mais importantes da geração de 30 do modernismo brasileiro, Vinícius de Moraes, um escritor que escreve com uma genialidade singular. Definitivamente amo a forma que ele expressa sentimentos nas entrelinhas do poema, sua escrita subjetiva, com ambiguidades e aliterações.

Já tinha lido à um tempo e relembrar esses sonetos foi muito nostálgico pra mim pq se as pessoas têm músicas que marcam fases de suas vidas eu tenho poemas e alguns dos meus favoritos estão aqui: Soneto do amor total, Soneto da fidelidade, Soneto da separação e o clássico Soneto da contrição

anacfpeixoto 25/06/2020

Levinho, bom de ler
Muito bom para descansar a mente e massagear os sentimentos.

Lys Coimbra 25/06/2020

Livro obrigatório para os fãs do poetinha.
Li e reli muitas vezes e espero ler novamente tantas outras...
Os sonetos de Vinicius são sempre um deleite.

Lilih 24/04/2020

Sempre que busco inspiração leio e releio, não tem como não se encantar!

Sapere Aude 20/04/2020

Os sonetos desse livro, publicado pela primeira vez em 1967, foram escritos ao longo de trinta anos, a partir do início da década de 30. Apesar do vasto espaço de tempo que os separa, eles guardam uma semelhança que vai muito além da submissão ao formato clássico: para Vinicius de Moraes, os sonetos eram uma via de acesso ao sublime, mesmo quando essa elevação se processava por meio da linguagem prosaica do cotidiano aparentemente banal.Este é um atributo que sempre acompanhou o poeta: o poder de vislumbrar transcendência nas pequenas coisas. Nas mãos de Vinicius, os sonetos tornam-se um instrumento exigente e delicado, manejado com firmeza para sensibilizar a crista de banalidade que envolve o mundo real. Tornam-se ainda um recurso sofisticado que permite ao poeta contactar, com mais eficácia, a alma de outros artistas que tinha em alta conta, como Katherine Mansfield, Otávio de Faria, Cândido Portinari e Sergei Eisenstein.Esta edição do Livro de sonetos reúne também nove sonetos inéditos, pescados no baú de raridades que Vinicius de Moraes deixou com a família e que hoje está sob a guarda competente do Museu de Literatura da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Se o autor os relegou à sombra das gavetas, eles agora ajudam a compor, com mais nitidez, o pano de fundo, a trama secreta que animou o espírito do poeta.É justo falar em espírito, pois os sonetos de Vinicius de Moraes estão, em grande parte, imersos em dilemas metafísicos e impasses místicos. E naquele terreno pantanoso e fértil em que espírito e carne se confundem, conhecido por amor. Mesmo quando escreve a quatro mãos, com Paulo Mendes Campos, ou homenageia um amigo próximo como Rubem Braga, Vinicius não permite que seus sonetos percam de vista a face imutável do homem.A leitura deste livro provoca dois tipos de prazer: o que vem da perfeição da forma, exercitada com elegância, e o que se produz na sua ultrapassagem, momento em que a forma é mero condutor para o enobrecimento da realidade.

Capslock 25/03/2020

Amei demais.