Uma voz feminina na Reforma

Uma voz feminina na Reforma Rute Salviano Almeida

Resenhas - Uma voz feminina na Reforma

Debi.Cavalcanti 19/05/2024

Peguei esse livro sem muitas pretensões, com o interesse em conhecer a biografia de Margarida de Navarra. Mas, descobri, ainda nas primeiras páginas, que se trata de uma obra historiográfica, e não biográfica. O livro é fruto da dissertação de mestrado em Teologia da autora. Portanto, é uma escrita acadêmica.

Quem tem interesse no período da renascença e na corte francesa, vai gostar das informações que estão aqui. Margarida de Navarra foi uma erudita do século XVI, irmã do rei Francisco I. Ela converteu-se ao protestantismo e tornou-se uma defensora e apoiadora dos reformistas, dentre eles Calvino. Muitos cristãos protestantes livraram-se da fogueira por conta da proteção de Margarida. Ela mesma foi perseguida pelos tribunais de Sorbonne, mas, por ser irmã do rei, foi livre das acusações de heresia.

Margarida também foi uma grande artista. Escreveu diversos poemas e canções para Deus. A sua escrita revela a sua devoção. Sua obra mais polêmica chama-se ?Heptameron?, em alusão ao livro ?Decameron?. Gostaria de ler, mas não conheço o Francês e não encontrei tradução para o português.

Confesso que a história da reforma protestante na França não é muito o meu interesse, no momento. No entanto, gostei de conhecer mais do contexto da época, através da história de Margarida de Navarra. Pretendo ler outras obras da autora do livro, Rute Salviano, ela tem outros livros sobre as mulheres e a história da igreja, que parecem, no mínimo, interessantes.

pribt 17/04/2014

A Historia até que é boa, mas em quase todas as paginas tem citações de outros autores, seria mais pratico e a leitura se tornaria mais agradável se ela somente relatasse a historia conforme sua pesquisa, como tem uma boa bibliografia no final quem se interessasse que fosse atras de quem disse o que... Essa porção de citações deixou a leitura mto maçante... A historia mesmo em si é boa, mas ainda sim frágil confesso que esperava mais ações reformistas da rainha de Navarro, acredito até que ela tenha feito mais, mas o livro ficou mto pobre nesse quesito deveria focar mais na Rainha de Navarro e menos em seu irmão. Sei que é impossível falar dela sem menciona-lo, mas o ideal seria que só o mencionasse e não que ele fosse o foco do livro... Mas ainda sim é uma boa leitura... Pretendo ler os outros livros da autora...