Aventuras na História Nº 111 (Outubro de 2012)

Aventuras na História Nº 111 (Outubro de 2012) Abril

Resenhas - AVENTURAS NA HISTÓRIA nº 111

z..... 12/06/2021

Outubro de 2012
"Os 11 maiores mistérios da Turquia"
Em verdade, ênfase a aspectos importantes sobre a Turquia. Entre estes:
- a fundação no século 6 a.C;
- a Hagia Sofia, a mais conhecida edificação bizantina, que foi construída como igreja e hoje é mesquita (o Sofia é referência a sabedoria ou conhecimento expresso em Jesus, o Logos de Deus, a Palavra, o Verbo);
- São Jorge e sua mitologia, mais lendária do que conhecia, como a crença de que ressuscitou um homem para ser batizado e ele próprio também teria ressuscitado (dragão é fichinha perto e, pelo que foi apresentado, talvez simbolize salvamento relacionado a um crocodilo na África);
- a localização entre Europa e Ásia, o que a tornou importante entreposto comercial (a edição enunciou como o maior shoping center da história).
Somo às curiosidade a designação dos discípulos de Jesus como cristãos, que ocorreu em Antioquia (cidade dos idos bíblicos localizada em região hoje pertencente à Turquia).

"A invenção da juventude"
Sobre a adolescência, período definido como conhecemos apenas no final do século 19; antes era infância e fase adulta em diferentes estágios, mas com responsabilidades parecidas.

"General Inverno"
As condições climáticas extremas impuseram derrotas cruciais a dois exércitos invasores na Rússia (os de Napoleão e Hitler). Os russos nem se esforçaram, apenas favoreceram para que "o general" pegasse de jeito os invasores.

"Sobreviventes"
Sobre a queda de avião nos Andes, em 1973, em que os sobreviventes, nos 76 dias perdidos, praticaram canibalismo.

"A cidade que o Brasil perdeu"
Colônia de Sacramento, no Uruguai, construída por portugueses para estender e manter as fronteiras, além de entreposto de comércio para contrabando, tráfico negreiro e prata da região. Pelo que entendi, revezou entre domínio português e espanhol desde o século 17 e o Brasil perdeu de vez já no contexto imperial, quando manifestou menos interesse que os espanhóis (que armaram considerável exército para a posse final).

Macapá, leitura no contexto da pandemia... Quase chegando minha vez de ser vacinado...