Água funda

Água funda Ruth Guimarães

Resenhas - Água Funda

sofecchio 20/10/2023

Bom o suficiente para ler até o final
Para um livro da escola foi ótimo, superou todas as expectativas. Por outro lado nunca seria um livro que eu leria por vontade própria. O fato se não ser em ordem cronológica faz com que os acontecimentos pareçam "contos" então não tem como ser uma leitura muito densa. É bastante metafórica, floreada, mas é possível entender e acompanhar, só tem que querer um pouco. É o tipo de leitura que me tira da zona de conforto, portanto, no final, foi algo positivo.

pyetra26 18/10/2023

Eu pensei q não ia gostar, só li por causa da escola e esse normalmente n é o estilo de livro q eu curto, mas me surpreendi muito. devia ter mais reconhecimento

Naiara Heres 27/09/2023

"Assim como as águas correm para baixo, a gente segue o caminho que tem que seguir..."

Gostei MUITO do livro, a cada capítulo a autora consegue ser original, expressando sua brasilidade. Quero ler as outras obras dela, recomendo!

jota 07/08/2023

Pelas críticas que li antes, parecia muito mais interessante...
Lido entre 27 de julho e 05 de agosto de 2023. Avaliação da leitura: 3,7/5,0

A bela capa do livro traz a reprodução de Palmeiras, obra de Tarsila do Amaral de 1925, que evoca idealmente uma propriedade rural brasileira dos inícios do século passado. O que tem um tanto a ver com o ambiente onde circulam os personagens e as histórias criadas por Ruth Guimarães (1920-2014). Água Funda foi lançado duas décadas depois dessa pintura, em 1946, mas parece ter sido ofuscado por Sagarana, de Guimarães Rosa, do mesmo ano, uma abordagem muito diferente do mundo sertanejo daquela que Ruth fez.

De todo modo, a obra chamou a atenção da crítica especializada não apenas por suas qualidades literárias, também porque Ruth era negra, uma novidade então na literatura brasileira. E somente em 1960, outra escritora negra como ela, Carolina Maria de Jesus, mas escrevendo sobre o ambiente urbano, fez com que Quarto de Despejo de tornasse um sucesso aqui e no exterior. Curiosamente (ou minha memória não anda muito confiável), nem Ruth nem Carolina tocaram diretamente em problemas de negritude nos livros citados, ao contrário do que fizeram mais recentemente Ana Maria Gonçalves (Um Defeito de Cor), Itamar Vieira Junior (Torto Arado) ou Jeferson Tenório (O Avesso da Pele).

Bem, além do prefácio de Antonio Cândido, destacado já na capa, temos na parte final resenhas da obra escritas por especialistas da época, como Brito Broca, o próprio Antonio Candido escrevendo novamente e Alvaro Lins, bem como uma das primeiras entrevistas de Ruth Guimarães, saudada então como uma revelação de nossas letras, como destaca a sinopse da Editora 34, aqui presente.

Como leitor, confesso que há trechos do livro que me aborreceram ou me deixaram indiferente, mesmo reconhecendo a contribuição que a escritora deu para o conhecimento da cultura caipira do Vale do Paraíba e do sul de Minas Gerais. Porém, há uma história que praticamente atravessa todo o livro, a de Sinhá Carolina, aparecendo aqui e ali, que me pareceu a melhor de todas do livro, ou a mais curiosa, que fez valer a pena a leitura de Água Funda.

Di 02/08/2023

Demorou para engrenar
Achei uma leitura confusa, demorei para me adaptar com a escrita (é simples, mas muitos devaneios). Gostei.

Luana 31/07/2023

Ficção brasileira de uma escritora incrível
Não conhecia a leitura e provavelmente não leria se não fosse pela escola. Mas agradeço a escola por me ?obrigar? a ler esse.
Uma leitura tranquila, linguagem fácil, livro rápido de ler e que representa muito bem a cultura caipira da região do interior e suas superstições e expressões. Representa muito o nosso país na época e a escritora merece todo destaque possível por essa obra e sua importância. Conseguia ouvir coisas que meu avô costuma dizer enquanto lia, fico muito feliz de conhecer algo fora da minha zona de conforto de uma escritora mulher brasileira.

itsmarianita 25/07/2023

Folclórico: caipira e misterioso
Livro excelente, único, inovador! Primeira autora negra brasileira a ganhar destaque, lá em 1946, Ruth Guimarães inovou com essa obra que representa o interior paulista. ?Água Funda? é escrito de maneira envolvente e intrigante em que o leitor é instigado a querer conhecer mais sobre esse misticismo, esse folclore da narrativa. O livro é composto de maneira fragmentada, orações curtas e vocabulário interiorano, mas simples. Gostei bastante.

babalu 05/07/2023

Então li porque é leitura obrigatória, mas não leria por conta própria além de não ser o estilo que eu goste, era muito confuso e tudo mais

Rianne.Brito 26/06/2023

Gostoso de ler
Uma leitura gostosa, como mineira entendo bem o modo de falar! Me identifiquei muito! Amei, merece ser mais divulgado.

Sophia 23/06/2023

Mais uma leitura de vestibular, confesso que achei essa bem mais difícil de entender, muitos nomes de personagens, muitos enredos em um livrinho curto, com o final eu consegui acertar a história certinha na minha cabeça.

Bruna2478 01/06/2023

Li pra escola (já começamos mal) mas até que não achei tão ruim, o livro é confuso por causa da escrita diferente e a quantidade de personagens, tanto que tinha lido 1/3, não tava entendendo nada aí, recomeçei prestando bastante atenção e dps a leitura fluiu na forma do possível, e aí percebi que a história não era ruim, só não da forma q eu estou acostumada.

Josy 30/04/2023

O mundo caipira
Com uma capa dessas só poderia esperar uma descrição magnífica do mundo caipira mineiro. Nele aparecem p descrições lindas da geografia e dos costumes tão íntimos de nós mineiros. Em Água Funda, a autora, que até então eu desconhecia, apresenta os costumes e os valores do mundo caipira junto a transição de um mundo essencialmente rural para a chegada no meio rural das grandes modernidades do capital, uma usina de beneficiamento de açúcar, algo tão vivido no interior de Minas Gerais e São Paulo. Também se apoia no realismo mágico, algo tão mineiro, como as crenças e o folclore. Amei o livro!

Anninhalissie 15/03/2023

? Água Funda- Ruth Guimarães
Água Funda, Ruth Guimarães, é considerado um clássico brasileiro.

O livro obrigatório da lista da FUVEST, retrata a vida do interior no sudeste brasileiro.

A história se passa no final do século 19 e começo do século 20, e nos apresenta os costumes da época.

"Água vem, água vai, fica tudo no mesmo outra vez".

Apesar de ler várias críticas positivas, não consegui entender muito bem o desfecho da história, além de achar que vários pontos não foram conectados.

STATUS: não favoritado
LIDO #3

iasmin 15/03/2023

Meu primeiro livro de vestibular!
Confesso que foi difícil ler, mas não é uma leitura difícil e é realmente bastante interessante, o que me surpreendeu! só achei bem confuso

Daiane.Mazzetto 10/03/2023

Aconchegante
Fui transportada para o interior de São Paulo... com o sotaque caipira, uma narrativa densa e folclórica a história trás um quentinho no coração.