Água funda

Água funda Ruth Guimarães

Resenhas - Água Funda

Maria Clara Mendes 19/01/2021

Merecia o reconhecimento de clássico
Água Funda é o primeiro romance da Ruth Guimarães e foi lançado em 1946.

Uma prosa interiorana, mas como bem disse o Antonio Candido no prefácio, sem "querer imitar com ânimo de exotismo pitoresco os modismos caipiras foneticamente sugeridos".

Vai contar histórias de diversos personagens e mitos do folclore brasileiro com toques de realismo mágico.

As histórias nem sempre se entrelaçam, mas estão presentes na vida cotidiana do interior que muitas vezes a gente só ouve falar, mesmo que não estejamos envolvidos. Filho de fulano, neto de ciclano, casado com beltrana.

Gosto de falar dos sentimentos que os livros despertam em mim e em Água Funda, muitas vezes me peguei extremamente indignada com as situações colocadas. Como as pessoas se comportavam frente a injustiça, como davam a vida e sorriam, mesmo sabendo que estavam sendo explorados.

E mais uma vez me deparo com o sentimento de viver. Viver, apesar da dificuldade. Apesar da ruindade. Apesar da indiferença. Contar os causos, lidar com doenças desconhecidas, sorrir sem motivo, se apaixonar, fazer serenata, duvidar e mesmo assim não pestanejar. Seguir a vida.

Não dá pra romantizar essas situações, mas certamente elas ensinam muito a sociedade. Uma passagem que exemplifica bem isso está a seguir:

"Ruindade, às vezes, é só falta de imaginar a tristeza dos outros. Imaginar mesmo bem pouco adianta. Ter dor de barriga é uma coisa. Pensar na dor de barriga alheia é outra coisa muito diferente. Sempre parece que a dos outros dói menos."

Fluido e bem ágil. Me pergunto por que não ouvimos falar dele na escola. É um clássico. Vale a pena demais.
Wanderson 19/01/2021minha estante
Falando assim deu vontade de ler :)

Maria Clara Mendes 19/01/2021minha estante
Que bom que você gostou, Wanderson. E te digo que vale a pena conferir. :D

Patresio.Camilo 09/10/2021minha estante
Obrigado pela resenha, estou começando a leitura agora e sempre gosto de ver uma resenha antes e achei a sua muito boa e produtiva.

Maria Clara Mendes 24/12/2021minha estante
Muito obrigada! Fico muito feliz que gostou ? espero que tenha aproveitado a leitura ??

Patresio.Camilo 26/12/2021minha estante
Maria Clara, sim, uma leitura gostosa e encantadora....

Duds___ 22/01/2024

Um começo próspero
Comecei o livro empolgada por me deparar com um ambiente e período que eu gosto de estudar - um aspecto rural, que remonta a tempos próximos à escravidão. A autora emenda as histórias dos personagens de forma brilhante e muito original. Mas confesso que o dialeto e a escrita não me cativaram, muito menos a temática folclórica que circunda todo o livro. Devido a esses últimos aspectos, não o leria novamente ? e até o teria abandonado lá pela metade, caso eu não precisasse dele pro vestibular.
LetAcia765 26/01/2024minha estante
você leu por pdf? se sim, me passa?

Duds___ 28/01/2024minha estante
eu li no livro físico mesmo, peguei na biblioteca

Duds___ 28/01/2024minha estante
@LetAcia65

Ratinha de Biblioteca 16/08/2022

Escrita fluída e rica
Este é o livro de estreia de Ruth Guimarães, publicado em 1946. Mistura folclore, "causos" e o jeito de falar do interior. Não há um personagem principal, há o lugar, a fazenda Olhos d'água e aqueles que passaram por ela.
Lembrou-me "Grande Sertão: Veredas" por ambos terem estilo de conversa, como se o narrador estivesse sentado ao nosso lado, tomando um café e contando a história.
Margô 21/08/2022minha estante
O comentário me animou a ler a obra... parece que a narrativa tem um tom de " prosa"...rsss
Bom, muito bom.???

Ratinha de Biblioteca 22/08/2022minha estante
Sim, bem isso, Margô! ??

Margô 22/08/2022minha estante
?????

Nado 10/04/2022

Uma obra que merece ser lida e divulgada. Ruth Guimarães era uma escritora desconhecida para mim, eu tive a grata surpresa de conhecer a autora e esse clássico da literatura nacional, infelizmente abafado pelos hypes e pelo que as editoras consideram um título de mercado. A escrita de Ruth é acolhedora e você a sente sentada na sua frente, lhe contando uma linda história com brilho nos olhos. Recomendo fortemente a todo amante da nossa literatura brasileira.
Pâm 07/05/2023minha estante
Perfeito comentário. Eu achei o livro assim, por acaso. E, me encantei com a sinopse. Estou lendo como alguém que me conta a história, é muito fascinante.

Nado 07/05/2023minha estante
É muito bom. Tenho certeza que vai gostar até a última palavra.

Gabrielli.Quadrado 25/09/2023minha estante
Onde eu vou para conseguir ler?

beatriz.nalon 17/01/2024

Não amei o final mass a a leitura foi maravilhosamente deliciosa fiquei entretida do começo ao fim, gostei da escrita e os personagens sao muito interessantes obrigada fuvest
LetAcia765 26/01/2024minha estante
moça você leu por pdf?se sim, me passa pelo amor de Deus

KKKKKKKK AVERO

Nico_di_Angelo 09/01/2024

Apesar de ter sido um sacrifício ler isso aqui, esse final foi muito bonito. E depois de ter uma noção do que aconteceu em meio a essa narrativa confusa, acho q talvez se eu ler uma segunda vez a experiência seja melhor.

Enfim, acho q o livro é bom, talvez eu só não tenha conseguido entender isso direito.
Catharine.Nabuco 22/03/2024minha estante
perfeito! Como o decorrer da história está em fragmentos é como um quebra cabeça, então com uma segunda leitura acho uqe encaixa melhor!

Eduardo1646 27/04/2024

"A gente passa nesta vida, como canoa em água funda."
Em "Água Funda", é exposto como a vida é: como somos moldados pelos acontecimentos, como nós nos construímos e escolhemos ser, como a vida nos devolve tudo de bom e ruim que fazemos, e, enfim, como nós não temos importância alguma para o universo ? a vida e o resto das pessoas seguem em frente (precisam), apesar de você.

A leitura é muito gostosa, porque a Ruth usa uma linguagem descontraída e divertida, como se tivéssemos ido tomar um chá da tarde na casa dela para fofocar. A história, em si, é uma grande fofoca, uma grande observação sobre o passado. Está presente, também, muito do folclore e crenças do interior do Sudeste, o que torna essa obra ainda mais rica. Enfim, uma delícia de ler e adorei a maneira que a autora terminou o livro.
Eduardo1646 27/04/2024minha estante
P.S.: três resenhas em um dia! ? hoje eu tô impossível.

pirocadeperuca 29/02/2024

É daqueles livros que passam 100, 200, 600 páginas e não se vê, de tão envolvente. é denso e simples ao mesmo tempo, que nem história de tropeiro mesmo. sensacional em todos os aspectos
concordo!

Alana512 09/01/2024

Cara fui com nenhuma expectativa para começar a leitura(até ter começado por ser uma leitura obrigatória da FUVEST) imaginei que seria mais um livro com uma linguagem rebuscada e uma história lenta, mas fui completamente surpreendida pela linguagem da autora e pela leitura fluida que me prendeu do início ao fim? me senti presa e curiosa pra saber os caminhos de cada personagem? somado por passagens poéticas e metáforas sobre a ambientação rural, resumindo, amei
LetAcia765 26/01/2024minha estante
você leu por pdf?se sim, me passa por favor? tô lutando pra achar esse

Ana Quintela 15/02/2020

Na busca por autoras brasileiras, encontrei Ruth Guimarães. A primeira escritora negra a ter projeção no país. Nascida no interior de São Paulo, levou para o livro Água Funda o regionalismo "caipira". Diria que há muito de literatura fantástica, com as superstições do interior paulista.

Flavinha 06/11/2020

Uma história mineira com pitadas de realismo mágico
O romance ?Água funda?, da mineira Ruth Guimarães, quando foi lançado em 1946, foi bastante celebrado pela crítica. É de uma força literária impressionante. A escritora, uma mulher negra, foi apontada como uma revelação literária e tida como precursora do gênero realismo mágico no Brasil. Mas o que aconteceu foi que seu livro caiu no esquecimento por décadas e só foi resgatado recentemente, nos anos 2010.

A narradora conta os ?causos? da região do Vale do Paraíba e do Sul de Minas como se fosse uma costureira emendando pequenos pedaços de tecido. Ela vai criando imagens que se transformam em uma rica colcha de retalhos. O processo narrativo é calcado na oralidade, a costura da colcha imaginária é feita artesanalmente. São muitas personagens cujas histórias vão se entrelaçando, as linhas e os fios vão formando uma paisagem carregada de supertições e de fatalidades, cheia de crenças populares e de duras realidades interioranas.

Esse livro foi pra mim uma ótima surpresa, me fez lembrar das minhas origens mineiras, tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas. ?Água funda? lembra um pouco da narrativa de Guimarães Rosa, principalmente nas mineirices dos dois. Eles eram contemporâneos, ?Sagarana?, por exemplo, é do mesmo ano de ?Água funda?, o que me fez questionar porque ele é tão exaltado como escritor e ela tão desapercebida nos livros de história literária brasileira. Sem tirar o mérito do Rosa, claro, mas só consigo analisar essa disparidade pelo ponto de vista do gênero e da raça.

Ruth Guimarães, obrigada pela história.

Adriana1161 21/05/2021

Um clássico
Primeiro romance de Ruth Guimarães.
Literatura fantástica, retrata a vida caipira no Vale do Paraíba.
Conta duas histórias entremeadas, separadas por meio século. Começa no final do século XIX, ainda escravocrata, no sul de Minas, e vai até meados do século XX.
Narrador anônimo, mas a autora dá bastante voz aos personagens. Linguagem própria.
"Um destino terrível", é um dos "personagens" mais fortes. Presença de encantados/entidades.
O livro é curto, mas a história é envolvente e bem desenvolvida.
Gostei muito!
Personagens: Maria Carolina/Sinhá, Joca, Curiango, Cecília, Luís Rosa
Local: Vale do Paraíba - final século XIX, início século XX

Faluz 25/05/2021

Olhos d'água - Água Funda
A prosa poética nos alcança num livro que nos conta a história de um lugar e seus moradores ao longo de anos. Seus moradores, seus amores, dores e crenças, num vocabulário muito próprio das pessoas muito próximas na vida do campo, com seus aspectos mágicos.
Deliciosos momentos de pureza de vida.

Helissa 03/06/2021

Um deleite
Um dos melhores livros que li na vida. Talvez o melhor do ano! Ruth Guimarães traz a simplicidade erudita do homem e da mulher rurais traz reflexões sobre a natureza humana e aciona memórias afetivas que nos emocionam profundamente.
Uma obra e tanto!