Aquele Verão

Aquele Verão Sarah Dessen

Resenhas - Aquele Verão

Duhmeurer 25/05/2023

ACABOU!!! ????
Achei que o foco do livro seria o romance e as férias de verão, mas não foi. Tudo começa quando os pais da Haven se divorciaram e o pai se casa com a Lorna, no verão, daí ela reencontra o ex namorado da irmã dela o Sunmer e se apaixona. Daí a irmã dela a Ashley se casa acima o Lewis, e é isso o livro inteiro.

Elly 08/04/2021

Aquele verão
Haven com apenas 15 anos, mas medindo quase 1,85m de altura, está passando por um verão turbulento. Precisar ir ao casamento do pai com a "Mulherzinha do Tempo", viver toda a preparação do casamento de Ashley, sua irmã mais velha, além de outros detalhes que, pouco a pouco, faz com que a Haven queira reviver o último verão feliz de sua vida. Todas essas emoções parecem transbordar ainda mais com a volta de Sumner, um antigo namorado de sua irmã, o cara que também fez parte do seu "último verão feliz", onde seus pais ainda eram felizes, sua irmã ainda parecia ser sua irmã, mas será que tudo era realmente como Haven pensou?

Admito que comecei o livro com expectativas baixas por causa de algumas críticas e por ser o primeiro livro publicado da Sarah Dessen, mas eu gostei. Foi uma leitura fluída, não dei cinco estrelas por causa de alguns detalhes, mas em outro momento com certeza irei reler.

Psychobooks 07/03/2013

Resenha Dupla

- Premissa. O que tem e o que não tem.

Alba: Para quem está acostumado com Sarah, sempre espera-se um bom romance; sim, com possibilidades diversas no enredo, com o enlace entre dois personagens apenas como plano de fundo, mas ainda assim um romance. A sinopse do livro é clara quanto ao enredo desenvolvido: Haven é uma garota muito alta para a sua idade que, aos quinze anos, enfrenta duas perdas: A de seu pai, que vai se casar com uma mulher muito mais nova; e a de sua irmã, que está prestes a se casar com um cara que Haven não curte muito. A protagonista vê sua vida quebrar-se ao meio e então volta-se a uma semana em um verão quando tinha apenas 11 anos, no qual foi realmente feliz, antes que tudo se quebrasse à sua volta. Esse verão é pontuado por Summer Lee, ex-namorado de sua irmã e uma figura superdivertida (aos olhos da protagonista, vejam bem!). Para Haven esse é o resgate proposto pelo enredo.

- Narrativa/ Envolvimento

Alba: Essa narrativa de Sarah tem apenas uma pista do que viria a se tornar conforme os anos foram se passando. Esse foi seu primeiro livro lançado, o enredo que alçou sua carreira. Mas fica a dúvida sobre o que chamou tanto a atenção da crítica.

Alba:Haven é uma garota insossa. Nada nela atrai o leitor. Seu problema com a altura é no mínimo ínfimo, já que a todo o momento todos ao seu redor ressaltam o lado positivo de ser tão alta. Sua personalidade não é marcante, senti como se uma coadjuvante tivesse sido forçada a chegar ao papel principal e não tivesse dado conta do recado. Haven é chata, extremamente imatura e egocêntrica. Nada em sua vida nos chama a atenção, nenhuma possibilidade do enredo em relação a ela nos atrai. Sua irmã, Ashley, rouba a cena a cada momento em que aparece, seja por uma atitude mais madura ou por uma bobeira que tenha falado. Aliás, essa é a maior característica de Haven: Se deixar ser obliterada por todos os personagens em todos os momentos.

Mari: Quase não reconheci a Sarah Dessen de quem tanto gosto nesse livro. Senti falta dos temas polêmicos e a forta real com que ela desenvolve os problemas adolescentes. Haven na verdade não é uma protagonista, afinal, ela nem tem sua própria história e vive à margem da vida de outros personagens. Até mesmo no momento em que ela toma uma atitude, me pareceu forçado, um ataque de histeria.

- Decorrer do texto. Objetivos da autora.

Alba: Todos as voltas que Sarah dá tendo em mente o amadurecimento de sua personagem acabam em um muro intransponível. Haven se recusa a enxergar uma saída para suas angústias e várias possibilidades são abertas à sua frente, mas a impressão durante o texto é que a autora ficou com preguiça de desenvolver certas possibilidades.
Seus objetivos não são claros. Há um texto. Apenas.

Mari: Ao final do livro, Haven é a mesma garota confusa e sem objetivos do começo. Não consegui ver nenhum 'crescimento' tão característico nos personagens de outros livros que já li da autora. Se você já leu outros livros da autora, sabe que o romance vem de forma crescente durante a narrativa, eu fiquei esperando a mesma coisa em Aquele Verão, mas esse momento nunca chegou.
Primeiro livro da Sarah Dessen. O que esperar?

Alba: Aqui no site Sarah Dessen é unanimidade. Eu e a Mari a ADORAMOS. Sempre que há algum lançamento dela corremos para ler; já lemos quase todos. Os dois últimos lidos foram suas primeiras obras (Aquele Verão - primeiro livro lançado | Someone Like you - segundo livro) e percebemos uma certa tendência nas obras de Dessen.

Alba: Dessen veio numa crescente, e isso fica óbvio quando comparamos o seu primeiro e segundo livro. O primeiro é fraquíssimo, o segundo é fraco. Pulamos alguns de sua cronologia, mas obviamente ela acha em algum ponto o seu tom e segue nesse ritmo, com obras que sem dúvida são dignas de 5 estrelas douradas.

Mari: É exatamente esse ponto que eu espero encontrar, alguma coisa mudou muito entre os livros Someone Like You e The Truth About Forever. Ainda não li Keeping the Moon, Dreamland e This Lullaby e estou bem ansiosa para descobrir onde foi que ela se tornou minha escritora de YA contemnporâneo favorita.

Alba: Então, o que esperar de "Aquele verão"? Um livro morno, quase frio. Há apenas algumas características de Sarah nele, nada de sua magia na escrita. Há apenas a possibilidade do que ela iria fazer. Apenas um vislumbre de sua genialidade. Uma sombra pálida de suas outra obras. Só.

Mari: Nossos comentários podem parecer muito críticos, mas não se engane, o livro não é ruim, é apenas bom. É que estamos acostumadas com livros 5 estrelas da autora e foi um grande 'choque' o que encontramos em Aquele Verão. Se esse fosse ler os livros dela em ordem cronológica, não saberia dizer se passaria do segundo livro, mas ver o crescimento da autora no decorrer de seus livros, fez com que eu aprendesse a dar sempre mais uma chance a um autor que li apenas um livro e não gostei muito.

Mari: Assim como eu já disse em um vídeo da Caixa de Correio, eu recomendo começar a leitura dos livros da Sarah Dessen por um título 5 estrelas, ou, por ordem cronológica, mas tendo em mente que ela melhora infinitamente sua escrita.

"Tanta coisa em um verão, agitando-se como as tempestades que coroam o fim de cada dia, soprando todo o calor e a terra e deixando tudo repleto de esperança e frescor. Todos conseguem relembrar um verão e apontá-lo, encontrando o ponto exato quando tudo mudou. Aquele verão era o meu."

"Era apenas um momento, um instante perfeito, como se o tempo parasse e, voando, tudo ficasse para trás, em seu devido lugar."
Natalia.F 05/07/2021minha estante
Vocês podem indicar mais autores ou livros nesta pegada da Sarah Dessen?

Camille 01/02/2013

Sarah Dessen volta com uma história pequena (200 páginas) com a protagonista Haven, que se envergonha tanto da sua altura que está pegando o costume de andar curvada - uma tentativa de disfarçar seu um metro e 85 centímetros.

A altura não é a única coisa que a incomoda: o casamento do pai com uma meteorologista com quem trabalhava e a clara tristeza da mãe são uma constante na sua mais nova vida. As mudanças não para aí: Summer, um ex-namorado da sua irmã, parece estar em todos os lugares por onde ela passa.

Sua irmã, agora prestes a se casar, está descontando em todos a sua volta o estresse com os preparativos do casamento que se aproxima. Desde o prato de entrada até as damas de honra parecem ser a última situação que ela pode aguentar. Por fim, sua melhor amiga, Casey, volta do acampamento e está completamente mudada.

Com a pergunta "será que eu também mudei tanto?" que Haven se faz, somos guiados por uma história onde passado, presente e futuro se encontram nos pensamentos e formas de lidar com a vida de uma adolescente que parece mais madura do que se espera.

O tema do livro explora como uma escolha pode transformar o que temos por comum, da rotina. É fácil se projetar em Haven, mesmo sem ter a mesma altura ou ter passado pelas mesmas coisas. Ao ler, estamos na pele dela, sentindo superficialmente seus sentimentos e aprendendo com eles.

"Aquele Verão" é diferente do que parece, com menos cenas efetivamente românticas do que esperamos, todavia, o tema abordado chama a atenção, e a leitura flui com tranquilidade. Ao final, sentimos que o livro pode ter nos mudado também, pelo menos um pouquinho.

_mgregorio 15/06/2021

errrr sarah dessen que escreveu?
É notável que é um dos primeiros livros da autora, pela forma que a história teve um rumo... Se é que teve um rumo (?)

Sarah Dessen é uma das minhas autoras favoritas, fico orgulhosa em perceber o quanto ela evoluiu. Mas esse livro foi um perca de tempo pra mim.

A história não é sobre a protagonista, não acontece nada. A única coisa boa foi a escrita, que rende muito e leve.

Se você leu "os bons segredos" ou "só escute", não espere algo parecido.

Rosangela Max 08/03/2016

Interessante
É uma história leve sobre uma garota de 15 anos com todas as suas inseguranças e conflitos familiares típicos. Gostei da história, li em um dia. Não espere um livro de romance juvenil, pq não é sobre isso que se livro se trata. Talvez seja por isso que eu tenha gostado, além da escrita fluída da autora.

Mirelli 29/04/2013

Decepcionada!!!!
Estou decepcionada...
Não tanto pelo livro, mas por ter que dar 02 estrelas para um livrinho com uma capa fofa dessas e ainda mais da Sarah Dessen, que é uma autora que eu amo.
Achei o livro pobre de história mesmo, muito vago. Uma adolescente que está passando por um momento difícil na adolescência e fim.
Não tem emoção... eu gostaria de saber mais sobre simplesmente tudo. O livro de 200 páginas conseguiu ser enrolado, tipo a autora enchendo linguiça mesmo e ao mesmo tempo deixou a desejar... Gostaria de saber mais sobre a Gwendolyn, acho que seria uma ótima aposta as duas terem se encontrado. Casey, é uma amiga meia boca, que não acrescentou nada.
Summer Lee é o fofo da história mesmo tendo sido um canalha.
Enfim...
Não gostei do livro, demorei a ler, foi uma leitura arrastada que não me prendeu de forma alguma e a história não me acrescentou em nada.

P.S.: A capa é lindaaaa!

sabrina 17/06/2021

Aquele Verão
Sarah Dessen é uma das minhas autoras favoritas, eu amo como ela simplesmente entende, não sei explicar ao certo como.

Mas Aquele Verão é o pior livro que li dela, ate me recuso a acreditar que é dela...

É super compreensível os sentimentos, problema e turbulências da protagonista, principalmente quando se tem pais divorciados, mas a história não é nada excitante, mesmo o livro sendo curto, ele anda em círculos e não é divertido ou te faz refletir (como a maioria dos livros da autora).

Vou fingir que não foi ela que escreveu

Andy.Sena 09/08/2022

Não conhecia a escrita da autora e já entrou para a lista de que nunca lerei nada que escreva. Que livro péssimo, que protagonista insuportável. Um adolescente mimada, egoísta e que quer as coisas do jeito que ela imagina. Sério?? Os sentimentos dos outros, não importa para a bonita... Fiquei esperando esse tal verão que passa bem longe do contexto porque foi um período do passado que ela viveu e só. Uma luta constante para a irmã terminar o novo relacionamento porque na cabeça da bonita o ex era melhor. Mas pra ela não importa o que a irmã sente com o atual ou que aconteceu para ter terminado com o ex. Na minha opinião, ela deveria ter ficado com o ex da irmã e pronto, vida que segue. Uma perda total de tempo e terminado na força do ódio.

kathrein.oliveira 07/01/2024

Incompleto..
O livro tem um climinha super bom, acordei e hoje estava ensolarado e do nada me deu vontade de ler esse livro.

Porém é um livro que parece que começa do nada e termina do nada, não acontece nada e não desenvolve nenhum plot.

É como se estivéssemos lendo um dia comum onde nada acontece, mas de um jeito meio irritante.

Marcela115 23/05/2020

Esse livro me decepcionou um pouco. A escrita é muito boa, os personagens...enfim, achei a história meio infantil. Me faltou um "algo a mais". É um livro bem curtinho e rápido de ler. Tendo em mente que esse foi o primeiro livro escrito pela autora, afirmo que a vida é um aprendizado e a literatura também. Geralmente as obras de um autor vão se aprimorando com o tempo.

site: https://vidanaminhaestante.blogspot.com/

Fernanda Menon 10/12/2021

Poderia ter sido melhor
Os temas abordados nessa história são importantes e até mais rotineiros do que possamos imaginar e creio que a autora não os desenvolveu devidamente!
Apesar das boas experiências que tive com outras leituras da autora, essa, não me cativou da mesma forma como outras!
A ambientação e a escrita são fluidas e bem executadas, porém, não compensou a "falta de rumo" que essa história teve!

Moonlight Books 28/02/2015

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Aquela expectativa, de encontrar uma mocinha forte em uma trama empolgante e inspiradora, não foi suprida, eu nem acreditava que fosse mesmo um livro de Dessen

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2015/02/desafio-literario-aquele-verao.html
Jess 10/10/2016minha estante
Achei o livro tão chato que abandonei. Esse é o primeiro que leio da autora, espero que o outro que comprei dela seja melhor.

Laura 29/01/2015

Sem profundidade
Esse é o primeiro livro da SARAH DESSEN que leio (é o primeiro publicado pela autora) e não foi tudo aquilo que eu esperava, dado toda a expectativa criada ao redor desta obra.
A autora se concentrou em criar uma história curta, poucas páginas. Este fato, prejudicou o desenvolvimento do enredo, Teria sido desejável explorar com mais intensidade os personagens e, até mesmo, as situações de conflito; agravadas pelo fato de que a história foi focada pelo ponto de vista de uma adolescente de quinze anos. Ainda que não tenha gostado desta obra, pretendo dar mais um chance a autora, visto que ela é bem cotada.

P.S. Existe um filme baseado nessa obra, lançado no Brasil com o titulo de "Meu Novo Amor!. Ainda não assisti, mas pretendo.