Pesquisa Social

Pesquisa Social Maria Cecília de Souza Minayo

Resenhas - Pesquisa Social

Aline.Clecia 09/01/2024

Desesperada escrevendo um artigo do nada... Mas esse livro surgiu como salvador.

Aqui tem um texto muito bom de Minayo, onde ela explica os tipos de pesquisa. Que era o que eu precisava pra estrutura minha metodologia, justificativa e objetivos.

Vale muito a pena a leitura

Nathi 25/03/2023

Incrível para o seu tcc
Livrinho muito bom e que irá me auxiliar muito no desenvolvimento do TCC, além de auxiliar muito em pesquisas ou montagem de alguns projetos.
Ele aborda regras, eticas e o formato ideal para a elaboração do seu projeto.
Iniciei meu TCC este ano e sei que ainda irei consultar muito ele no futuro

Jéssica Maria 25/02/2023

Mais do mesmo da metodologia
Li para escrever o projeto metodológico do meu TCC. É bom porque tem uma boa divisão e você pode ir direto onde interessa. Mas, no mais, não trouxe nada de diferente do que outros livros de metodologia apresentam. Não mudou minha vida.

mah 14/11/2022

querendo trancar o curso diariamente
Não tenho muito o que dizer, tive que ler para a faculdade, mais especificamente para um trabalho que vale grande parte da nota, então vamos todos torcer para que eu vá bem e a professora goste do artigo.

Lolla 04/10/2022

otimo
livro que estou usando para a base do meu projeto de inicação cientifica e achei ele super ditadico e muito bem explicativo.
para quem nunca elaborou nenhum projeto como eu, esse livro é um excelente norteador e te explica o passo a passo de cada etapa de uma pesquisa.
irei reler e provavelmente irá virar um livro de cabeceira
super necessário para quem precisa de algo nessa área

Taina.Dias 12/05/2022

A tese tá nascendo
Um livro teórico aplicado, se é que isso exista, mas que traz pontos referenciais para o pesquisador inicial ou intermediário conseguir criar o seu projeto e desenvolvê-lo. Sério, o livro é pequeno, porém muito informativo, portanto deve ser lido de forma degustativo e relacionando a sua ideia inicial até que este se torne um objeto de pesquisa científica.

Thereza 17/02/2022

Leitura necessária para quem inicia a vida acadêmica
Com uma linguagem objetiva, os autores conseguem expressar de forma introdutória, sem serem superficiais, os princípios básicos da pesquisa social.

garrido79 28/12/2021

Maior do que parece
Os autores trazem exatamente o que o título informa: teoria método e criatividade para pesquisa social.
Possui poucas páginas mas com uma grande abordagem sendo um guia perfeito para quem está começando neste mundo de pesquisa social. Claro que não consegue possuir grande profundidade, mas mostra todo o caminho à percorrer e aonde se aprofundar, sendo assim, na verdade, mais do que um simples guia!
Acho que todo pesquisador deveria ler esse livro, mesmo aqueles de exatas, pois por mais numérica que seja sua pesquisa ela precisará de alguma análise qualitativa e esse livro dá uma noção de como fazer essa análise.

Tiago936 26/07/2021

Li para a minha graduação. Um ótimo livro que esclarece os pontos principais da pesquisa científica social

giuphobia 26/03/2021

Entender a Pesquisa Social
Este livro aborda de forma introdutória a discussão acerca da pesquisa social. O mesmo, traz diversas etapas de uma elaboração do projeto de pesquisa de forma bastante abrangente.

Luh 21/12/2018

Abordagem sobre pesquisa social
O conjunto de textos que tratam a respeito da pesquisa social, especificamente a pesquisa qualitativa, serve de imenso auxílio para a condução do processo investigativo, uma vez que, entre outros aspectos, mostra o passo a passo da mesma. Os quatro capítulos que formam a obra são apresentados da seguinte forma: definição de pesquisa social, construção do projeto de pesquisa, trabalho de campo, e por fim, a análise e interpretação dos dados coletados. A abordagem de cada tópico por capítulos é algo interessante, pois remetem as etapas do processo investigativo que todo pesquisador social deve seguir.
No primeiro capítulo, Minayo aborda o desafio enfrentado pela pesquisa social para ganhar o status de ciência. Ela explica o embate entre a cientificidade das ciências sociais em relação às ciências da natureza. A autora nos relembra o fato de que algo apenas era considerado científico ao conter dados quantitativos e com alto grau de objetividade, algo bastante difícil em uma pesquisa social, visto que ela trabalha com relações humanas, espécie da qual o próprio pesquisador faz parte. Esse mesmo problema foi enfrentado pela Psicologia na concretização de seu status de Ciências. Dessa forma, Minayo afirma que “a cientificidade não pode ser reduzida a uma forma determinada de conhecer : ela pré- contém, por assim dizer; diversas maneiras concretas e potenciais de realizar”(p.10).
No decorrer do primeiro capítulo Minayo enfatiza também que a pesquisa de cunho social requer um tratamento específico, explicando que neste tipo de pesquisa o dado qualitativo é superior ao quantitativo, segundo ela a objetividade demasiada leva à descaracterização do objeto de estudo, deixa de lado a subjetividade do pesquisado, algo característico da pesquisa social. Porém, Minayo alerta que mesmo esse tipo de pesquisa tendo um alto grau de subjetividade, não descarta o uso de parâmetros para condução da mesma, evitando assim que a investigação fique sujeita apenas a achismos do pesquisador. Sendo assim, ela coloca a importância da metodologia de pesquisa, definida por ela como “um conjunto de técnicas, que deve dispor de um instrumental claro, coerente, elaborado, capaz de encaminhar os impasses teóricos para o desafio da prática” (p.15).
Minayo discute ainda a influência que o positivismo, compreensivismo e o marxismo exerceram na categorização da pesquisa social como investigação científica. Ela finaliza seu texto introduzindo os temas a serem abordados nos capítulos seguintes, sendo estes as etapas da pesquisa qualitativa(investigação de caráter social ), nomeadas de fase exploratória, trabalho de campo e a análise e tratamento do material empírico e documental. Minayo, assim como outros estudiosos, destaca que o processo investigativo requer um duplo movimento do pesquisador: da teoria para a realidade pesquisada e desta para o campo.
No capítulo dois, Deslandes discute a construção do projeto de pesquisa, ou fase exploratória, no qual segundo, a autora o “pesquisador precisa articular informações e conhecimentos disponíveis, usar certas tecnologias, empregar sua imaginação e emprestar seu corpo ao esforço de realizar a tarefa”(p.31). Dessa forma, ela enfatiza o imenso esforço intelectual ao qual o pesquisador se submeterá, sendo esta uma característica do meio acadêmico. A mesma explicita ainda a importância que o projeto possui em uma pesquisa. Segundo a autora, é nessa fase que o pesquisador define seu objeto de pesquisa, a metodologia, seus propósitos, o porquê de sua pesquisa, seu cronograma, o orçamento e suas referências. É interessante ressaltar que neste último tópico são apresentadas maneiras de como colocar citações no trabalho, algo de grande valia para os iniciantes ao universo da pesquisa. Outro ponto a ser destacado é a organização dos elementos do projeto em pré-textuais, textuais e pós-textuais, recurso também utilizado na construção de artigos científicos.
O capítulo 3, cuja autora também é Minayo, há uma conceituação do trabalho de campo, bem como as formas de coleta de dados em pesquisa qualitativa, sendo elas: a entrevista e a observação participante. Ela descreve a entrevista como conversas com finalidades e caracterizadas pela sua organização, enquanto que a observação participante é descrita como a forma pelo qual o investigador colhe dados e ao mesmo tempo interfere na interpretação dos dados, por estar dentro da realidade pesquisada. Minayo adverte que mesmo o pesquisador envolvendo-se com os sujeitos pesquisados, ele nunca deve perder sua posição de pesquisador, mantendo sempre um certo grau de objetividade na pesquisa.
Para finalizar Gomes, no capítulo 4, trata do desfecho de uma pesquisa social, que é justamente a análise e interpretação dos dados colhidos em campo, bem como os procedimentos metodológicos para realização das mesmas. Entretanto, essas duas etapas fazem parte de todo o processo investigativo, visto que a todo instante o pesquisador analisa e interpreta os dados coletados. Para efeito de melhor compreensão, Gomes finaliza seu texto exemplificando como analisar e interpretar os dados subjetivos coletados, para isso ele cria uma pesquisa fictícia a respeito do uso de preservativos na opinião das mulheres, as quais são feitas algumas perguntas e, em seguida, são analisadas as respostas.
Portanto, o livro aqui resenhado possui uma importância imensurável, pois traz todo um roteiro de como iniciar e finalizar uma pesquisa de cunho social. As etapas da pesquisa são apresentadas por capítulos, o que possibilita um maior grau de compreensão por parte do leitor. Além disso, o fato de mostrar com exemplo o modo de interpretar e analisar os dados obtidos em campo enriquece ainda mais a obra apresentada. Outro aspecto que merece destaque na obra é a linguagem clara e objetiva utilizada pelos autores, através da qual o leitor dificilmente apresentará dificuldade durante a leitura. Vale ressaltar também que os autores tornam o conteúdo mais enriquecedor também pelo fato de não só apenas mostrar as possíveis dificuldades que podem ser encontradas no decorrer de uma pesquisa, principalmente aquela com caráter social , mas também apresentam maneiras do pesquisador resolve-las.
Como no universo acadêmico os discentes são “bombardeados” por pesquisas, dentre elas as com viés social e construtivista, o livro pode ser de grande valia para esse público, principalmente para aqueles que se encontram no início da graduação, tendo em vista em que vários livros encontrados pelos iniciantes, a pesquisa apresenta uma linguagem rigorosa, o que pode muitas vezes desestimular a leitura. A escolha pelo livro aqui resenhado pode ser uma ótima opção para leitura, pois, além da linguagem simples, ele possui também uma grande riqueza de detalhes.

joao.antoni0 20/08/2016

Um guia para a introdução ao entendimento da pesquisa social
O livro Pesquisa Social: teoria, método e criatividade se apresenta com o intuito de discutir sobre a pesquisa social em diversos sentidos, desde o debate entre a pesquisa social entrelaçada no universo de produções científicas e acadêmicas até a estruturação para o preparo de uma pesquisa social, onde são trazidas várias etapas técnicas, partindo desde a organização do pensamento que tomará a pesquisa até à sistematização dos dados coletados.
Para isso, o livro está dividido em cinco partes, uma voltada à apresentação e as outras são divididas em quatro capítulos. O primeiro capítulo trata do desafio da pesquisa social em se apresentar como forma de ciência ou cientificidade. Para isso é introduzido a discussão em torno de premissas apresentadas, a princípio, sobre a trajetória da pesquisa como inquietação do pensamento sobre o que permeia a vida.
A partir disso, é abordado como a ciência é um dos fatores que possibilitam as respostas para essas inquietações e concebem mais indagações através dos resultados realizados a partir de métodos, envolvendo técnicas e lógica, que levam a criações de teorias.
Com isso, algumas das técnicas cientificas correspondem à maneira da cientificidade, porém, em contrapartida, não utilizam técnicas quantitativas, numéricas, para formular as respostas, e que, por isso, muitos estudiosos tendem a não se conformarem em colocar a pesquisa social dentro dessa categoria, desconsiderando a lógica qualitativa.
Com essas contradições a autora vem defender a historicidade e o valor da pesquisa social ao levar em conta a identidade dos sujeitos e objetos e da não neutralidade da ciência mostrando aspectos ideológicos envoltos na realidade tratada. Para isso, o caráter qualitativo leva em conta a metodologia da pesquisa, conceituada pela autora como o “caminho do pensamento”, ou seja, um processo a trilhar para se chegar a uma intencionalidade.
E, assim, a discussão em torno da pesquisa qualitativa se expande explicitando como ela atinge “um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes” e, que por isso, o conjunto de dados qualitativos e quantitativos, no pensamento da autora, se complementam. Nisso, são abordados os diversos pensamentos sobre essa relação de dados, como o positivismo, a objetividade, o compreensivismo e o marxismo.
A seguir, mostra-se o ciclo da pesquisa qualitativa dividida em fase exploratória, trabalho de campo e a análise do material empírico e documental, ligados numa ideia de inacabamento, que não se completa mas que está produzindo novos conhecimentos e evoluindo conforme surge mais informações.
Após isso é tratado do projeto de pesquisa como exercício científico construído mediante esforços e conhecimentos acumulados e que não surge espontaneamente. Nisso, é mostrado a importância de ao definir o objeto seguir suas dimensões ideológica, técnica e científica. Para a construção do projeto a fase exploratória antecede e sucede a ação, e se define como um processo continuo que se dá conforme o projeto for se construindo.
As partes da pesquisa podem ser definidas de acordo com indagações acerca do fenômeno investigado. A definição do tema e escolha do problema dá o principio desse processo, e, logo após se tem a definição da base teórica para reforçar o que está sendo discutido, em diálogo com teóricos para a formulação de hipóteses, não como forma de prever o resultado mas como uma tentativa de levantamento de pressupostos que também servem para nortear a investigação.
A seguinte parte trata do trabalho de campo, onde são procuradas formas de investigar o objeto por meio do questionamento realizado em torno do referente lócus. Nessa exploração, o contato do investigador com o fenômeno investigado é vital para a inferências da análise entrelaçada com o que se obtem através da observação participante, da entrevista, através da fala dos sujeitos, e dos relatos e notas realizados no diário de campo. A partir da interação com o campo o investigador se torna o “agente de mediação entre a análise e a produção de informações.
Por fim, temos o trato com a análise de dados na pesquisa qualitativa, que apesar de se tratar da última etapa não é a fase final do processo, desde que, se faz necessário o retorno às informações já explicitadas e o cuidado com o trato dos dados em mediação com as referentes teóricas e o objetivo do investigador, para que não fuja dessa perspectiva.

Nisso, a leitura compreensiva permite estabelecer coerência com o material e leva ao estabelecimento de categorias. Para isso, a verificação de hipóteses se abrange em torno da interpretação: organização do material, aplicação do que foi planejado, estabelecimento de relação com os dados e reflexão em torno de todo o material visando à implicação dos resultados.
De grande utilidade no âmbito acadêmico, principalmente para os iniciantes nesse universo de produções e pesquisas, o livro Pesquisa Social aborda de maneira bem concisa e clara as principais informações sobre a pesquisa qualitativa social. Algumas dessas informações podem deixar o entendimento incompleto, porém uma característica positiva é a indicação de obras para se explorar mais sobre os assuntos, com comentários dos autores.

Ewerton Ricardo 12/12/2012

Está pesquisa relata sobre os perfis sociais da pessoas, onde trata sobre questões polêmicas abordadas nas salas de aulas e no meio social. A autora sobre orientações os movimentos de grande abertura sobre a pesquisa social qualitativa.
O livro tem um teor meio antropológico e ajuda muitos estudantes de graduações, principalmente os que pretendem fazer carreira como educandos.

Druantia 27/01/2010

Livro chato
Livro com linguagem muito chata, aborda temas com grande utilidade na area da pesquisa social, mas a leitura é maçante. Ele é pequeno e tem uma divisão tem definida, é ótimo para consultas exporádicas.