Discurso do Método

Discurso do Método Descartes

Resenhas - Discurso do Método

@theus04 23/11/2020

Cogito ergo sum -> penso, logo existo
Um dos livros+ inteligentes q eu já li. Descartes enfatiza a todo momento q spm devemos procurar a razão(verdade). Sempre analisado todas as possibilidades e sempre DUVIDANDO é claro.

Recomendo mt esse livro e penso q pode ser d mt proveito a qualquer um, visto que este livrou quem escrevera fora pai filosofia moderna

Vitor J. 19/11/2020

Explicar o que eu entendi neste livro é algo complicado por ser um livro de filosofia do René Descartes. Mas coloca em texto sobre alguns assuntos bem interessantes, como sobre "Todo ser humano é dotado da mesma razão", ou sobre a famosa frase "Penso, logo existo" que também impoe que a razão é a parte espiritual, que ao morrermos é eterna. Admito não ter entendido muito a leitura, mas com certeza irei reler por me fazer pensar e relembrar algumas coisas na aula de filosofia da escola.

drygo 28/10/2020

Discurso do Método
Discurso em busca da verdade. Conduzindo o pensamento humano na certeza, na ausência da dúvida.

André 21/10/2020

Método científico
O livro apresenta o método científico, ele demonstra como é a maneira ideal para se estudar determinado problema.

Luana 24/09/2020

realidade vs consciência vs existência
Descartes aborda questões importantes do pensamento crítico e a verdade. Posiciona-se sobre a quebra dos paradigmas, rompendo a estrutura do saber pessoal e o estudo “do que é real” com um método de fragmentações e aprofundamento progressivo sobre a verdade. É coerente quando se crê através da matéria, o pensamento como existência (penso, logo existo) de forma abstrata, justificando a perfeição através da predisposição de Deus. Também pontua que a realidade e a verdade é mais firme quando desperto, como se sonhos fossem mais fantasiosos.
Por fim, enxergo pontos importantes da realidade vs consciência vs existência, mas como Descartes mesmo pontuou, não posso levar como verdade absoluta aquilo que não conheço de forma aprofundada de fato.

Janaína Martins 16/09/2020

Discurso esclarecedor
Um bom texto, claro, objetivo e necessário. Me surpreendeu positivamente.

Mie 06/09/2020

No Discurso do Método, Descartes tenta trazer aos possíveis leitores novos caminhos confiáveis para a busca da verdade, de maneira simples e racional, a fim de ser entendido por todos. Discorre, também, sobre conclusões tiradas através de seu uso, assim como expõe algumas considerações científicas.
Faz tudo isso, sem , contudo , exigir de seu público, obediência cega aos seus princípios. Esperando somente que seja " útil a alguns sem ser prejudicial a ninguém, e que todos ficarão satisfeitos com a minha franqueza."

Joao1115 24/08/2020

Cogito ... ergo sum?
Resenha extensa pois é uma obra riquíssima que não merece ser Descartada com poucas palavras (ba dum tss).

René Descartes expõe o seu método para aumentar o seu conhecimento se aproximando do mais verdadeiro possível. Também vai expondo algumas descobertas que ele fez. O autor deixa claro que não pretende guiar ninguém para o uso do método ? e sim demonstrá-lo.

*Primeira parte
Descartes diz que a razão é a mesma em todos nós. O que torna um julgamento correto ou não, é o modo como conduzimos nossos pensamentos.

Ele deixa bem claro que não pretende instruir ninguém, devemos ler sua história e por conta própria tirarmos o que é útil. Ressaltando que seu método pode não ser o melhor como ele imagina ser.

Conta sobre sua trajetória nas letras, acreditava ser o melhor modo de conhecer as coisas. Porém após um tempo acabou descobrindo que ainda havia muitas dúvidas após terminar os estudos.

Reconhece às características boas das fábulas, leitura, eloqüência, poesia, matemática, escritos antigos, teologia, filosofia, jurisprudência, medicina e outras ciências. Porém já havia gastado bastante tempo com elas; então decidiu viajar para conhecer mais sobre outros povos.

Dessas suas viagens o maior aproveitamento foi o de perceber às diferenças e o que era estranho em um lugar, em outro era normal. Decidiu então não tomar como verdade aquilo que era aprendido somente com à experiência. Com isso se livrou de vários pensamentos. Além disso, decidiu ter um momento de introspecção.

*Segunda parte
Descartes se isola por causa do inverno entediado em um quartel na Alemanha. Neste momento gerou alguns pensamentos. Ele percebe então quão superior são as obras feitas pela mão de um só homem, fazendo uma analogia com à arquitetura. A partir desse pensamento, Descartes deduziu que algumas sociedades se organizaram a partir dos problemas que iam surgindo, e por isso não eram bem tão bem civilizados. Diferente dos que já seguiam regras dadas por um líder desde o princípio. E como quando somos crianças, somos guiados por nossos país, nossas opiniões não são tão sólidas; tal como seriam se tivéssemos mais autonomia.

Continuando na analogia sobre arquitetura ? Descartes se convence que um homem não deveria reformar todo um Estado e às matérias. Mas sim reformar seus próprios pensamentos.

Descartes elucida alguns pontos negativos da lógica e álgebra. Contudo utiliza-se de alguns preceitos úteis, tais são:

1° Não aceitar ideias duvidosas ? onde a verdade não fosse muito clara e evidente;
2° Dividir seus problemas em diversas partes com o objetivo de facilitar a solução;
3° Ordenar seus pensamentos de forma gradual, do mais fácil para o mais difícil;
4° Organizar suas ideias de modo mais metódico possível e revisando bastante com o objetivo de não deixar nada de fora.

Então usou estes preceitos para estudar matemática. Especificamente análise geométrica e álgebra. Descrevendo elas em texto para facilitar a compreensão; utilizando simbolos apenas em alguns casos.

Decidiu então que usaria o seu método na filosofia, mas não antes dos 23 anos. Enquanto isso, usaria o seu tempo limpando todas as suas antigas ideias.

*Terceira parte
Descartes ao se livrar de antigas ideias, fez-se necessário estabelecer algumas máximas provisórias.

A primeira era respeitar às leis de seu país (França) e continuar à seguir sua religião.

Começou a selecionar algumas opini?es de homens para tomá-las para si; aqueles que não só falavam, mas praticavam. Com excess?es de opini?es extremas ? que dificutariam que ele retornasse para a sua busca pelo conhecimento. Inclusive àquelas restringem à liberdade e que te forçam a acreditar sempre na mesma coisa;

A segunda consiste em seguir rigidamente às opiniões que tomava como certas, ou as mais prováveis de estarem certas ? percebendo isso a partir do momento que elas fossem funcionando na prática.

A terceira tem um viés mais estóico ? que seria não se lamentar por coisas fora do seu controle, e limitar-se às coisas que podem ser controladas, como seus desejos.

Nos 9 anos que se seguiram a vida de Descartes foi viajar pelo mundo. Ele passou seu tempo observando os homens, analisando cada juízo que fosse possível, retirando na maioria das vezes algo de útil; até mesmo das que estavam erradas.

Ainda não havia utilizado seu método, insistia que só iria utilizá-lo quando obtivesse mais conhecimento.

Descartes ganha uma boa reputação por seus estudos, porém não se sente merecedor disso. Logo ele decide se isolar novamente.

*Quarta parte.
Retorna para sua ideia de só aceitar opini?es que sejam claramente verdade e não duvidosas. Pensou então que tudo envolta dele poderia ser somente um sonho, e que poderia ter sido enganado por sua imaginação. Descartou todas as ideias originadas desse modo.

Percebe então que para ter consciência disso ele tinha de ser algo, surge então a famosa frase: "eu penso, logo existo" ? e também é famosa em latim e francês. A considerando como: "o primeiro princípio da filosofia".

Através dessa premissa, todo o mundo material pode ser irreal, porém Descartes ainda continua existindo mesmo com a ausência deste mundo. Logo Descartes conclui que a alma é distinta do corpo.

A partir daí Descartes começa pensar nas coisas que aprendera com a natureza, que tinham de ser originadas de outro lugar. Ele absorvia os conhecimentos da natureza que eram menos perfeitas do que ele, porém teria de ter algo que originara tudo isso; pois as coisas não poderiam ter originado do nada. Ele resumiu em uma palavra "Deus".

Descartes afirma que todas as ideias tem algum fundo de verdade que devem ser julgadas pela razão. E atenta novamente para não basear nossos pensamentos inteiramente na imaginação e nos sentidos.

*Quinta parte
É feito um rápido resumo a respeito do estudo de como seria o funcionamento da Astronomia, sobre as leis da natureza, da terra, do fogo. Também é demonstrado um vasto estudo sobre a Anatomia, principalmente sobre o movimento das artérias e do coração.

Descartes evidencia que animais não tem alma. Mostra até que os homens que não tem capacidade física para falar (mudos e surdos) arrumam um jeito de se expressar, seja através de sinais ou figuras. E que as máquinas jamais passariam de meras repetidoras de informação, não estabelecendo seus próprios pensamentos.

E novamente a atenção é voltada para a alma. Que por ser distinta do corpo, não morre junto com ele; sendo assim, a alma é imortal.

*Sexta parte
Percebemos várias vezes ao decorrer do livro em que o Descartes volta atrás ao que foi dito. Algumas dessas vezes por vontade própria, às outras aparentam ser um receio de que alguém faça algo (igreja ou o estado).

É dito que Descartes fará um empenho visando o avanço da medicina. Deixando claro que é uma das ciências mais importantes. E que ele dedicará o resto de sua vida a ela.

Interessante que Descartes foi um dos primeiros a escrever em língua vulgar, que é em um idioma diferente de latim. E isso sem dúvidas é muito importante para um maior acesso ao conhecimento.

Mesmo o livro tendo alguns defeitos, mostrados em "10 livros que estragaram o mundo (nome nada sútil). Em contra partida o artigo "Os acertos de Descartes: implicações para a ciência, biomedicina e saúde coletiva". Fazendo o filtro correto você extrai o que tem de melhor da obra.

Esse livro de René Descartes me trouxe muitas reflex?es, reflexões que foram mais tocantes do que o conteúdo do livro em si.

Algo muito importante que o livro me ensinou foi: buscar a verdade sobre meus próprios pensamentos e ter mais humildade em relação ao pensamento dos outros.

Recomendações:
10 piores livros do mundo.

Suzy 24/08/2020

O método da ciência
Por detrás de um saber que denota conhecimento, temos um método fundamental, essa obra é um convite a se enterrar acerca das minúcias e dos passos que formularam e deram base para a metodologia científica moderna. Se tivesse de resumir a importância de Descartes em poucas palavras, certamente diríamos: "foi um dos pais da ciência".

Elk 18/08/2020

Um bom livro, nada de extraordinário.
Embora não seja uma leitura incrível, vale a pena conhecer a obra de Descartes, para que assim, possa entender um pouco mais do pensamento da época. Destaco aqui algumas boas dicas do autor para incorporar em sua vida, são ótimos conselhos!
Outra coisa interessante é a forma como ele fala sobre biologia e as ciências da época, que, mesmo limitadas, surpreendem e instigam a imaginação do leitor.

Sarah 27/07/2020

Sintetiza bem aspectos teóricos importantes
No Discurso do método, Descartes sintetiza alguns aspectos interessantes de sua obra, como os quatro passos do método científico que desenvolveu, a argumentação por trás do 'penso, logo existo' e sua tese sobre a existência de Deus. A leitura é fácil. A edição da Martins Fontes é excelente, como sempre. Tem uma apresentação inicial do contexto histórico e intelectual do autor que ajuda muito a compreender a obra.

Tati.Zilah 23/07/2020

« Penso, logo existo. »
« Assim, visto que nossos sentidos nos enganam às vezes, eu quis supor que não havia coisa alguma que fosse tal como nos fazem imaginar. »
Descartes- Discurso do método. p.69.

Menegol 06/07/2020

Nhé
Achei que fosse um livro focado em uma forma correta de busca de conhecimento ou capacidade de expressão, mas ele fala de tudo que vem na cabeça dele sem uma estrutura coesa. Ele aborda desde o funcionamento do coração as complicações que ele tem em publicar livros. Não foca tanto no métodos de pesquisa que o título e a sinopse me disseram que teria
Erica.Peters 06/07/2020minha estante
amei o livro nota dois

Rayan GQR 01/07/2020

Importante pelas perguntas que abriu
O que Descartes fez foi, segundo vejo, de extrema importância para a filosofia que se seguiu e até para outras áreas do pensamento. Ele propõe algo que para a época poderia parecer absurdo (e hoje, apesar de mais comum, ainda poderia ser visto como "papo de louco"), colocar em dúvida tudo que se pensa, colocar em dúvida a sua própria existência e a de todas as coisas ao seu redor e buscar ver se há algo que os confirme.
Quanto às respostas para as perguntas que ele achou não se pode dizer que foram tão inovadoras, são ideias que já se poderia ver esboçadas em Platão, na razão acima de tudo, como a única maneira de se chegar à verdade. Então apesar de "por em dúvida tudo, inclusive sua existência" ele responde essas dúvidas com o que ele quer crer, com as ideias pré-concebidas que ele se comprometeu tanto em combater, sem as por à prova, ele parte de princípios os quais ele quer acreditar e que seriam facilmente "concordáveis" e constrói a partir disso.
Assim vejo que o legado mais importante de sua obra não seriam as respostas que ele achou, as conclusões que chegou que dependem puramente de ele acreditar nelas para elas serem verdade, mas sim de abrir a pergunta que poderia ser absurda e de mostrar que não se deveria apenas aceitar coisas porque seria muito louco questiona-las, mas sim as questionar e pensar sobre elas.
"Discurso do Método" abre as perguntas mais interessantes e apesar de nenhuma ser nova para mim me fez parar para repensar essas perguntas e porque eu acho o que acho sobre as respostas, que é um exercício interessante, já "Meditações" começa com algumas ideias interessantes porém vai se tornando muito pragmático e tentando dar respostas demais e chega num ponto que ele estabelece várias coisas numa base nada sólida de que "Se eu consigo conceber clara e distintamente é porque é verdade" que diversas evidências poderiam demonstrar que não é verdade. Neste segundo livro ele parece mais "convencido" e então faz afirmações assumindo que são verdade porque ele assim as pensa, e chega até a chamar seus questionamentos iniciais de "hiperbólicos e ridículos", mostrando como ao se convencer das respostas por preconceitos ele desmereceu as próprias perguntas que eu vejo como a parte mais importante de sua obra.

Por isso "Discurso do Método" me foi mais interessante que "Meditações" e, apesar de discordar das conclusões de ambos, o primeiro me fez refletir mais sobre o porquê eu achava o que achava e fez menos afirmações definitivas, deixando assim um questionamento mais interessante, exceto a parte medicinal do primeiro, a qual não entendo a mínima para comentar.