Discurso do Método

Discurso do Método Descartes

Resenhas - Discurso do Método

Ronaldo102 15/03/2023

"Só sei que nada sei!"
O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que têm.

Pedro Medeiros 19/02/2023

Um tanto quanto frustrante
O primeiro título era um dos que mais aguardava ler, mas não atendeu minhas expectativas, talvez por conta da tradução, que aparentemente parece ser a culpada. Em relação ao segundo, uma obra melhor que o Discurso, mas que não conseguiu superar em muito este. As ideias dispostas em ambos são pressupostas e partidas de pontos incoerentes. Basicamente, Descartes tenta explicar a lógica de algo utilizando a pressuposição de outro fato, que, se analisado individualmente, pode ser questionado, entrando assim em atrito com a máxima que ele afirma, no Discurso, seguir, a qual, nada que se possa questionar deve ser tido como verdade.

site: https://amzn.to/3IdlS6j

Charly.nunes 18/02/2023

Que filosofia incrível e linda. A abordagem de adquirir o conhecimento apresentada pelo Descartes é muito inteligente, de um método psíquico de analise e reflexão. É um livro bem difícil também, com toda certeza terei que lê-lo novamente

Nana 23/01/2023

Se eu briguei com Descartes o livro todo? Mas é uma certeza!!! Reclamei e muito de alguns conceitos. Claro que é preciso levar em consideração a época em que foi escrito e tudo mais, mas a minha lente foi a de uma pessoa em 2020. Então briguei mesmo kkkkkkk

Bia 12/01/2023

Incrível
Li esse livro no intuito apenas de aprender e quando terminei foi muito mais do que eu esperava, a forma como é explicado os pensamentos de Descartes é esplêndida, amei a facilidade, consegui fazer bastantes anotações. Primeira parte é a explicação do escritor, depois as próprias palavras de Descartes, o que torna a leitura mais fácil ainda.

João 02/11/2022

não sei?
é relativamente bom pra entender como foi o desenvolvimento do método científico, porém é de certa forma baseado na crença em Deus

Fsanz 12/10/2022

Livro interessante para quem está começando suas leituras filosóficas. Há conceitos importantes e linguagem acessível.

Cinoo 24/09/2022

Era só o professor ter mandado a gente escutar Metamorfose Ambulante, é mais racional que isso aí kkkkkkkkk ????????

@pedro.h1709 20/09/2022

O Discurso do Método
A obra intitulada "O Discurso do Método" de Descartes apresenta suas posições quanto a percepção de mundo, sobre o qual só deve haver uma única verdade para cada questão analisada.

O primeiro tema abordado é a atribuição da razão a todo homem, sendo a razão e o questionamento os princípios de toda sua filosofia.

O Autor demonstra que ao duvidar de todas as coisas, a única verdade da qual se tem certeza é a de poder duvidar de algo, e este pensar garante a existência do sujeito; portanto "penso, logo existo". Essa existência é a alma, dissociada de qualquer aspecto material.

Daí Descartes sugere que ao a pensar suas imperfeições e poder deduzir verdades perfeitas, estas últimas só poderiam surgir a partir de um ser totalmente perfeito e sem falhas, ou seja, Deus.

René Descartes propõe também que assim como o pensar sobre a perfeição de Deus prova sua existência, o pensar sobre o mundo material também garante sua existência e que isso não pode ser confundido com um sonho devido a razão, tão mais confiável quando se está desperto.

Nesta obra o autor irá ainda apresentar suas quatro regras para a condução das reflexões segundo seu método:

Evidência: a primeira regra exige que não se aceite como verdadeiro o que não seja claro e distinto.

Análise: a segunda regra consiste em dividir cada uma das dificuldades que serão examinadas em tantas partes que sejam possíveis e necessárias para resolvê-las da melhor maneira.

Ordem: terceiro; ordenar o pensamento para solucionar as dificuldades. Assim, deve-se começar pelas questões mais simples e os objetos mais fáceis de conhecer, para, gradativamente e ordenadamente, tratar dos objetos compostos e problemas mais complexos.

Enumeração: E finalmente, devem-se fazer enumerações completas e revisões gerais de modo que nada seja omitido.
Por fim, em alguns momentos me pareceu que o autor é bastante presunçoso e narcisista, apesar da aparente humildade. O discurso trata-se de uma obra interessante e bastante breve.

Jhon.Willer 14/09/2022

Minhas impressões
Depois de estudar e ao invés de solucionar suas dúvidas sair com mais dúvidas do que entrou Renê Descartes resolveu buscar suas próprias respostas, e disso que esse livro trata.

Discurso do Método fala sobre o metodologia que o autor usou para encontrar as respostas para todas suas questões, questões essas que eram apenas interpretado pelos filósofos contemporâneo de Descartes (ou doutos como o autor gosta de chamar).
E através do método cartesiano o autor busca provar sua existência e a existência de Deus.
Há também questões de anatomia que é sobre o funcionamento do coração humano e da diferença da alma dos homens e dos animais.

Gabriel 10/09/2022

Discurso do método - René Descartes
"Discurso do método", do filósofo racionalista iluminista francês René Descartes, é uma espécie de guia que busca orientar a razão humana em direção à verdade ou conhecimento seguro.
René Descartes, na referida obra, apresenta o famoso "método cartesiano", que, contendo quatro etapas, assegura o conhecimento verdadeiro. Para o filósofo, tudo deve ser colocado sob dúvida (hiperbólica)e só se deve aceitar e admitir o que for claro e distinto, o que caracteriza a primeira fase do método, a evidência. Seguidas da evidência, vêm análise (dividir o problema em partes), síntese (analisar os problemas em ordem crescente de dificuldade) e, por fim, enumeração (revisão daquilo que foi feito anteriormente).
Ademais, o autor introduz sua teoria das ideias. Segundo a análise sugerida, há ideias inatas, adventícias (adquiridas) e factícias (mistas). Ademais, afirma-se que a existência depende do uso da razão, fenômeno presente na máxima "penso, logo existo", do latim, "Cogito, ergo sum".
Uma leitura essencial para entender e compreender o pensamento iluminista, assim como as características da filosofia racionalista em René Descartes.

Jess.Carmo 01/09/2022

Para Descartes, o método só pode ser apreendido com a prática das matemáticas - para ele, todo conhecimento verdadeiro pode se tornar objeto de conhecimento matemático -, portanto, ele não é ensinável. Isso justifica a escolha do título por "Discurso do método"; seu objetivo é falar sobre o método, não o ensinar.

Ele também insiste, em vários momentos, de que a obra não é uma tentativa de persuadir ninguém de que esse método é o melhor, mas de que se trata do caminho que ele encontrou para o bom uso da razão. Também não se trata de ensinar um método universal porque não faria sentido um particular querer reformar o Estado, o corpo da ciência ou a ordem estabelecida nas escolas para ensinar. Ou seja, só cabe aos poderes públicos decidir se esse caminho que o filósofo encontrou deve ser estendido para toda a sociedade. Dessa forma, seu propósito é de reformar o próprio pensamento.

Para Descartes, não basta ter um bom espírito para julgar bem e distinguir o verdadeiro do falso, também é necessário conduzi-lo bem para bem orientar a razão. Será essa boa condução da razão que diminuirá a desigualdade entre os espíritos. É por esse motivo que o primeiro título da obra seria "Ciência universal que possa elevar nossa natureza a seu mais alto grau de perfeição".

Também encontramos uma boa justificativo para o fazer filosófico. Ela é útil para os indivíduos porque é a razão que constitui o homem. Ou seja, apenas o filosofar por levar o homem à plenitude da sua natureza racional. Ela também é útil ao Estado porque a filosofia é sinônimo de civilização.

Para Descartes, o saber prático vale muito mais do que o saber especulativo. Ele rejeita o que o "homem de letras" faz em seu gabinete. Se suas produções não têm nenhum efeito prático, elas de nada valem. Nesse sentido, o método é muito mais uma questão de prática do que de teoria, já que o que está em jogo é o bem julgar para o bem proceder.

O filósofo faz algumas considerações acerca da felicidade. Para ele, assim como para os estoicos, felicidade é a satisfação de todos os desejos racionais. Os desejos não satisfeitos são aqueles que são contrários a razão, portanto, impossíveis de se satisfazerem.

O método não se afasta de considerações morais. É preciso governar a si mesmo através de opiniões mais moderadas, que você pode ter um pensamento reto. Buscar a moderação é fundamental para o método cartesiano porque, acompanhando o pensamento aristotélico, todo excesso é mau. É por isso que as paixões podem deformar o nosso juízo.

Ele também irá dar os primeiros passos para uma crítica ao pensamento cético, que ao se sustentar apenas no conhecimento sensível engendra um sistema filosófico ruinoso – algo que ele desenvolve nas "Meditações metafísicas". É justamente pelo pensar que podemos dissipar algo tão ilusório como o solipsismo. Enquanto para esse sistema, o pensamento é o campo da incerteza, para Descartes, o pensamento é o que dá fundamentação para a nossa existência. O pensar não necessita de nenhuma coisa material. É por isso que podemos confirmar nossa existência ou a existência de Deus.

O filósofo francês se contrapõe às considerações de Montaigne de que há razão nos animais, mas em menor medida. Para Descartes, o corpo sem a alma é uma máquina. Os animais são corpos vivos sem alma. Deus os criou de uma forma tão perfeita que não conseguimos encontrar as engrenagens em seus corpos.

O homem também possui essa engrenagem, mas Deus lhe deu a alma, ou seja, a razão. A linguagem é o que comprova a razão em nós. Por mais que haja animais que repetem palavras, eles não conseguem se servir delas. Podemos observar, por exemplo, que o papagaio mais perfeito não se iguala ao homem mais estúpido. O animal sempre vai agir conforme suas entranhas. Eles podem até fazer algumas coisas melhor do que nós, assim como um relógio conta as horas melhor que os humanos, mas isso só é possível porque ele age sempre conforme sua natureza.

site: https://www.instagram.com/carmojess/

Tim John 16/08/2022

Genial
Muito bom, é possível tirar várias lições e entender muito sobre o estado e forma da ciência da época. Indispensável para quem gosta de filosofia ou para quem está se aprofundando no tema.

Luiz 07/08/2022

Satisfazer-se, e apenas isso.
"Ao se encontrarem perdidos em uma floresta, não devem vaguear de um lado para outro, e menos ainda parar em um lugar, mas andar sempre a direito o mais que possam, numa mesma direção, e de nenhum modo modificá-la, em virtude de fracas razões, embora tenha sido, de início, simplesmente o acaso que haja determinado essa escolha; porque, por esse meio, se não vão justamente para onde desejam, pelo menos chegarão, por fim, a qualquer lugar onde, provavelmente, esrarão melhor que no meio da floresta."

Texto bastante denso, é praticamente como se Descartes não tivesse tirado a mão da caneta nem por um segundo.

Em muitos momentos tive que reler alguns paragrafo, isso porquê, no desenrolar e desenvolvimento de algum pensamento de Descartes, havia a ligação de algumas palavras complexas.

Mas sobre o discurso do método, devo dizer que é um livro que vale muito a pena ler, e isso se deve muito por ser escrito por uma pessoa que não desejava gozar de sua fama ou reconhecimento de tal obra, e nem tentava persuadir os leitores a concordarem ou a seguirem sua visão e métodos de vida, algo que no mundo atual, é visto abundantemente feito de modo contrário ao que Descartes tinha como crênça, como falsos gurus e números dentro de uma tela que fazem muitas pessoas continuarem a andar e respirar.

É algo que realmente encanta em Descartes, pois mesmo que ele não desejasse o reconhecimento, ele desejava que seu conhecimento e estudo obtidos aqui neste tratado (e em seus estudos ciêntificos em geral), fossem passados e trabalhados posteriormente, por futuros homens que também desejassem um mundo mais próspero.

Temas metafisicos, caráter, e até mesmo a visão de Descartes sobre a existência do Divino, são colocados em pauta aqui, a forma como Descartes trabalha sua linha de raciocinio perante a essas questões, é feito de modo bastante interessante e profundo.

Daniel Sampaio 06/08/2022

Os fundamentos do método científico
A obra fundamenta os princípios do método científico na medida em que o autor discute várias práticas fundamentais para o progresso do conhecimento científico, tais como a importância de se sistematizar suas investigações na forma de um ?artigo?, descrevendo com objetividade as evidências e relações de causalidade na interpretação do fenômeno ou sistema físico que se está analisando, e ainda, na importância da divulgação do trabalho para a comunidade científica com o intuito de submeter o trabalho ao escrutínio de seus pares para a validação ou correção do conhecimento ali exposto. Recomendo.