Discurso do Método

Discurso do Método Descartes

Resenhas - Discurso do Método

Paula.Mello 03/05/2020

Discurso do método
A Razão um privilégio de todos os homens dotados de sendo comum !

Thiago.Caetano 12/04/2020

Fantástico
Consegue prender minha atenção tão bem quanto qualquer obra de Tolkien ou Verne (autores que mais gosto de ler) e o motivo disso deve-se ao fato que o autor fez um escrito extremamente argumentativo em primeira pessoa e altamente reflexivo porém com um nível razoável legibilidade e sem ficar muito cansativo. Leio uma vez ao ano desde 2015 e ainda me surpreendo.

Carla Forner 29/03/2020

Discurso do Método
Descartes foi um filosofo adepto do racionalismo, acreditada que somente através da razão seria possível ter um conhecimento verdadeiro sobre as coisas, desenvolveu um método no qual qualquer um que se dispunha a questionar poderia desenvolver uma tese filosófica.

Patti Vieira 25/02/2020

A busca da Verdade
Sem se contentar em tomar como verdade tudo que se ouvia, Descartes buscava ir muito além dos ensinamentos repetidos dos antigos. Sua inquietação pela verdade é fascinante!

Ju Salmont 14/02/2020

Um livro que nos ensina a pensar por nós mesmos. A buscar a verdade sem a influência de outras opiniões. Bastante atual para a nossa Sociedade que, publicada uma notícia, já a toma como verdade, sem se dar ao trabalho de pesquisa e análise.

Emily422 28/01/2020

Do livro do mundo à si próprio
Em um louvor à consciência, Descartes preconiza a necessária postura de humildade perante o conhecimento, a verdade. Vença a ti mesmo, não espere que o mundo dobre perante a tuas vontades.
"Não faça da necessidade uma virtude".

Devagar, despindo-se do que antes pensava-se ser fato, subindo os degraus mais fáceis e escalando, como em uma intensa batalha, os mais difíceis, verás que de tudo nesse mundo só tens poder sobre teus pensamentos, todavia, lembre-se que isso pouco não é. Para duvidar de tudo, pensar até mesmo que tudo é falso, precisa-se ser alguma coisa. Pois se até tu fosse falso, não existiria, logo não poderia pensar ser tu mesmo falso (inexistente). Para pensar é preciso ser, e assim: Cogito, ergo sum.
Estude o "Livro do mundo" depois estude a si mesmo.
... de fato um dos meus filósofos favoritos! 💙

Enfim, sendo uma obra aparetemente tão simples no começo, torna-se densa ao final da leitura. Me faz querer relê-lo de imediato. Desse modo, fascinante talvez seja uma boa palavra inicial para descrever o que eu sinto sobre tudo o que está escrito nesse livro. Acima está contido apenas 1% do que ele realmente é; há muito mais: a substância, o imperfeito e ' o ser mais perfeito', ideias inatas, o confronto direto ao empirismo, a questão mecanicista, etc. etc.
É muito difícil por em palavras a magnitude desse 'discurso' de Descartes. Porém, como dito pelo mesmo, " Mesmo não sendo imaginável, é inteligível". E no final de tudo, " O pouco que aprendi até agora, é quase nada comparado ao que ignoro". Portanto, a eterna jornada continua na busca da inalcançável, ainda que existente e absoluta, verdade.
Jao 26/05/2020minha estante
Nossa, que profundo!!

Emily422 28/05/2020minha estante
Kkkkkkkk Descartes é de tirar o fôlego

Edil2 30/11/2019

A busca da verdade por Descartes
Descartes instiga o leitor a buscar a verdade por ele mesmo, não qualquer verdade, mas a verdade inquestionável, por busca da razão e do estudo por partes do objeto em questão, para se facilitar sua compreensão, começando pelos assuntos mais fáceis até os mais difíceis. Para Descartes não se deve considerar verdade aquele que não se evidencia como tal, também em sua concepção mais vale aquele que busca a verdade por si só do que aqueles a quem aprendem por intermédio de outros.

Rafael Cerdeira 08/11/2018

René, um cara inseguro e absorto.
Apesar de suas ideias magníficas sobre o modo de pensar, René era um cara muito muito inseguro que se preocupava muito com o que achariam de sua obra. Me incomodou muito a tentativa dele de se explicar por diversas vezes, principalmente com sua suposta prova de que deus existe. O discurso do método pode vir a ser obsoleto por esses quesitos, não obstante, o pensamento cético é valido para a eternidade.

Gladston Mamede 05/01/2018

A importância que o Discurso do Método tem para a história do pensamento ocidental faz supor um texto árido, denso. Pelo contrário, Descartes nos brinda com um texto enxuto - um opúsculo! -, fluido, calçado essencialmente na lógica, na prudência. Talvez seja mais fácil para nós, criados numa cultura cartesiana, entender seus argumentos do que para aqueles que, formados segundo os paradigmas anteriores, foram provocados por sua análise. Detalhe: as duas últimas partes, contudo, servem apenas como curiosidade.

Julião 29/05/2017

Livreto que inaugura a modernidade
O miúdo "Discurso do método" é um libelo ousado para uma época em que as ideias estavam engessadas à tradição das instituições eclesiásticas. Descartes nos ensina um "método" para escapar do conhecimento cambiante e cheio de vacilos do senso comum, e esse método é a dúvida metódica. Então Descartes começa a desmantelar com o rolo compressor da dúvida todas as ideias políticas, morais, religiosas, até não sobrar nada.

Nada, exceto a crença de que para se duvidar, alguém precisa estar duvidando! Então existe, mesmo de modo independente da matéria, existe a consciência. Nesse ponto, você pode parar a leitura do livro e terá valido a pena. Mas é possível mais. Daqui para a frente, o francês vai insistir na existência de Deus e vai inaugurar a visão moderna do dualismo corpo-alma, acreditando serem duas substâncias independentes.

Minha opinião: a crença no dualismo é um erro. Mas pouco importa se você concorda com Descartes. Você DEVE ler, porque essa foi a visão que inspirou e coordenou toda a história moderna e contemporânea. Se for preciso, para um entendimento mais fundo, recorra a "O homem e o mundo natural", do Keith Thomas. Vale cada linha.

Brunov 08/04/2017

Um importante marco do pensamento
Descartes apresenta e justifica um novo paradigma da produção intelectual destacando a importância da racionalidade, do método e da experiência na busca por asserções mais verdadeiras e pelas quais se possa produzir conhecimentos mais sólidos para a sociedade. Ainda assim, dialoga a partir de seu tempo e não ousa arriscar pôr a ontologia divina em questão, pelo contrário trata de antecipar-se às críticas e argumenta justificando uma exceção para esse tópico. De um modo geral, é mais uma propagando que visa incutir o valor do método, do que propriamente um esmiuçar de sua epistemologia.
Gessyca.Libny 18/04/2017minha estante
undefined

Celaro 02/03/2017

Ainda atual
Escrito por Descartes em francês quando a literatura dita acadêmica era toda publicada em latim, o Discurso do Método marcou época desde que foi escrito e até hoje é bibliografia recomendada nas universidades.

vtsoares 15/02/2017

Sem questionar sua importância para o progresso científico / filosófico posterior, o livro é interessante até a terceira parte. Depois disso pareceu-me que as prenunciadas verdades por ele colocadas se basearam em premissas no mínimo questionáveis.