Discurso do Método / Regras para a Direção do Espírito

Discurso do Método / Regras para a Direção do Espírito Descartes

Resenhas - Discurso do Método

LucasFaeru 19/01/2024

O humilde Descartes
É incrível a disparatez. Escreve em inglês pra não figurar entre as obras com idioma em latim. Morre de medo de ser mal interpretado e perseguido. Esse é o nosso Descartes, fundação do pensamento moderno. Seu método, por mais que se possa discordar desde as premissas iniciais, é interessante.

Joshua9 10/01/2024

O homem moderno...
Indubitavelmente a criação desta obra está totalmente ligada à filosofia moderna e ao próprio homem moderno.

Uma leitura histórica que apresenta uma realidade totalmente distinta da idade média e clássica, onde a humanidade era fadada não ao próprio poder, mas ao divino e da natureza, como vemos Aristoteles justificando as coisas por meio da natureza. Idade média, onde temos a igreja ditando a subordinação do homem perante Cristo.

Aqui temos o homem como senhor do mundo, da natureza e um Deus á nossa imagem e semelhança, não o oposto. Indubitavelmente essa obra do mano Descartes foi matadora, afinal, extremamente radical e completamente excêntrica para época, porém o mundo não seria o mesmo sem ela.

Temos Francis Bacon se inspirando nessa obra, para escrever ?nova Atlântida?, temos a própria escola de Frankfurt, buscando fazer uma certa subversão... bom, implexo. Temos toda uma geração de filósofos influenciados por esta obra. Sem dúvidas um dos ?movimentos mais punks da história?. (Rsrsrsrs?)

The heretic anthem, meus amigos. O mano mudou o mundo.

Carol 10/01/2024

Discurso do porque não publiquei a obra
O Discurso do método do Descartes é exatamente isso: uma discrição do método que ele desenvolveu. O livro tem uma vibe de relatório de estágio, com os objetivos do livro, justificativa, explicação da metodologia utilizada, etc e tal. Embora não tenha a estrutura de relatório, todos os elementos estão alí, é só prestar atenção. Assim como um relatório, não há a intenção de explicar nem defender nada, mas apenas de contar como algo se deu, suas etapas, os resultados, coisas do tipo. Só estranhei o fato de ser escrito em primeira pessoa que, venhamos e convenhamos, é uma pessoa bem convencida.

Apesar de parecer um relatório de início, na realidade, o livro é meio que uma explicação pra sociedade sobre o porque ele não vai publicar um tratado que ele estava escrevendo. No discurso do método ele descreve brevemente o conteúdo que ele estava desenvolvendo nesse tratado e explica que não vai publicar o tratado e o porquê. Acho que, pra ter noção exatamente dos estudos do Descartes eu teria que ler esse tratado mas, achei ele tão convencido que criei uma antipatia por ele. Além disso, ele fala muito sobre medicina, biologia e, no pouco que ele falou, com essa linguagem arcaica eu fiquei boiando. Então, a não ser que me deparei com algo bastante interessante, não sei se lerei mais coisas dele.

Golbery 20/12/2023

O desenvolvimento do método científico não foi fácil
Antes desse livro eu havia lido uma elogiada biografia de Galileu Galileu. Além disso, li uma resumida biografia de Descartes. Tais textos foram boa introdução a esta obra.

A construção da ideia de deixar incertezas de lado e conhecer o universo a partir de uma racionalidade, de uma observação metódica não foi fácil. O tempo de Descartes era permeado de pressão religiosa e ele estava ciente do que sofreu Galileu.

Depois dele, percebo o quão rico foi o desenvolvimento do método científico ao longo dos séculos. Sem deixar de fora o contexto histórico, recomendo demais essa obra para todos que se interessam por.historia da ciência

Thaís 19/11/2023

Argumentos a favor do método
É um livro interessante pra entender as raízes do método científico atual, e as consequências do método de Descartes na educação. No livro ele não explica o método que desenvolveu, mas traz suas experiências e argumentos a favor dele para a busca da verdade, e exemplos de aplicações do seu método, como para explicar a existência divina. Ele fala da importância da dúvida universal e sobre como ele precisou se mudar para uma "moral provisória" enquanto buscava qual seriam os conhecimentos verdadeiros.

Cristina 15/10/2023

Minha primeira leitura de Descartes, gostei muito, fácil entendimento, questões relacionadas a Deus, dúvidas, certezas, um livro tanto quanto pessoal.

Ãvy 11/10/2023

Um livro de alguém muito sábio, requer uma leitura atenta e pensativa. Meu primeiro livro de filosofia e não me arrependo, quem ler, peço que não julgue alguns ditos e entenda o contexto histórico em que a obra foi escrita.

Pedróviz 30/09/2023

O discurso do método
Não vou discutir o método, mas o livro. Prolixo, Descartes fala muito nesse livro e pouco discute o método. Como se diz, enche linguiça com suas idas e vindas e o leitor, atônito, espera o discurso. Se estiver lendo semiadormecido, não perceberá a passagem dos pequenos trechos do "método" espalhados pelo texto. Ora, comprar um livro somente por ser algo clássico é para bibliófilos ou para néscios.

Rafa 11/07/2023

Uma leitura interessante e que deve certamente ter um grande peso no campo teórico da filosofia, porém não tão fascinante assim para meros curiosos leigos como eu... É um livro deveras pessoal, mais como uma exposição do pensar e de algumas descobertas do autor. Interessante pelo conhecimento da obra clássica.

Carolina.Lazzarett 21/06/2023

Sempre pensei que eu fosse mais do tipo empirista e que o Descartes era um chatao, mas até que ele tem razão viu. Escreve muito bem e me convenceu

anwbeatriz 23/05/2023

Considerando que o livro foi escrito e publicado no século XVII, a leitura não é tão difícil de compreender. descartes usa muitas metáforas e repete bastante seus conceitos, mas algumas coisas ficaram bastante abstratas ainda. foi um pensamento extremamente importante quanto ao rompimento da escolástica e fundamentação para o renascimento, apesar de ainda se prender bastante aos ideais de Deus e a sua existência para que pudéssemos conceber nossas almas. ele diferencia a alma do corpo e apresenta um método de quatro etapas no qual ele passou a utilizar para entender seus próprios pensamentos. é um livro rápido e curto, li bastante rápido, apesar de pontuar algumas críticas. não apresenta grandes reviravoltas, mas é compreensível o poder de sua influência diante da época na qual foi escrito

rafa moreno 22/03/2023

Penso, logo existo
Quando encontrei na página 63 a célebre frase (não lembrava que era deste livro) foi como encontrar-me com o próprio manuscrito e ter a oportunidade de ler com meus próprios olho uma das frases mais épicas da Literatura e sem dúvida base da Filosofia Moderna.
No início desse mesmo capítulo, Descartes assume não estar seguro de que o que vai contar tenha importância para nós e que quizás encontremos banal (kkkk). Uma das coisas que me chamou a atenção é a linguagem utilizada, as inseguranças e a humildade, típicas de um jovem, mas de uma das mentes mais brilhantes da História.

Ronaldo102 15/03/2023

"Só sei que nada sei!"
O bom senso é a coisa mais bem distribuída do mundo: pois cada um pensa estar tão bem provido dele, que mesmo aqueles mais difíceis de se satisfazerem com qualquer outra coisa não costumam desejar mais bom senso do que têm.

Pedro Medeiros 19/02/2023

Um tanto quanto frustrante
O primeiro título era um dos que mais aguardava ler, mas não atendeu minhas expectativas, talvez por conta da tradução, que aparentemente parece ser a culpada. Em relação ao segundo, uma obra melhor que o Discurso, mas que não conseguiu superar em muito este. As ideias dispostas em ambos são pressupostas e partidas de pontos incoerentes. Basicamente, Descartes tenta explicar a lógica de algo utilizando a pressuposição de outro fato, que, se analisado individualmente, pode ser questionado, entrando assim em atrito com a máxima que ele afirma, no Discurso, seguir, a qual, nada que se possa questionar deve ser tido como verdade.

site: https://amzn.to/3IdlS6j