Discurso do método

Discurso do método Descartes

Resenhas - Discurso do Método

NelM4n 08/11/2014

Pensar para existir
Um clássico de filosofia que fica ainda melhor quando se entende o contexto da época em que foi publicado. Discurso do Método veio como um livro para preparar terreno para um lançamento que foi cancelado devido a inquisição ter pego Galileu por seus escritos sobre o heliocentrismo. Com bastante metafísica a partir da quarta parte, é interessante ver o esforço para que com o conhecimento científico da época, provar a existência de um ser superior à todas as coisas. É uma obra que merece ser apreciada.

vtsoares 15/02/2017

Sem questionar sua importância para o progresso científico / filosófico posterior, o livro é interessante até a terceira parte. Depois disso pareceu-me que as prenunciadas verdades por ele colocadas se basearam em premissas no mínimo questionáveis.

Brunov 08/04/2017

Um importante marco do pensamento
Descartes apresenta e justifica um novo paradigma da produção intelectual destacando a importância da racionalidade, do método e da experiência na busca por asserções mais verdadeiras e pelas quais se possa produzir conhecimentos mais sólidos para a sociedade. Ainda assim, dialoga a partir de seu tempo e não ousa arriscar pôr a ontologia divina em questão, pelo contrário trata de antecipar-se às críticas e argumenta justificando uma exceção para esse tópico. De um modo geral, é mais uma propagando que visa incutir o valor do método, do que propriamente um esmiuçar de sua epistemologia.
Gessyca.Libny 18/04/2017minha estante
undefined

Gladston Mamede 05/01/2018

A importância que o Discurso do Método tem para a história do pensamento ocidental faz supor um texto árido, denso. Pelo contrário, Descartes nos brinda com um texto enxuto - um opúsculo! -, fluido, calçado essencialmente na lógica, na prudência. Talvez seja mais fácil para nós, criados numa cultura cartesiana, entender seus argumentos do que para aqueles que, formados segundo os paradigmas anteriores, foram provocados por sua análise. Detalhe: as duas últimas partes, contudo, servem apenas como curiosidade.

Rafael Cerdeira 08/11/2018

René, um cara inseguro e absorto.
Apesar de suas ideias magníficas sobre o modo de pensar, René era um cara muito muito inseguro que se preocupava muito com o que achariam de sua obra. Me incomodou muito a tentativa dele de se explicar por diversas vezes, principalmente com sua suposta prova de que deus existe. O discurso do método pode vir a ser obsoleto por esses quesitos, não obstante, o pensamento cético é valido para a eternidade.

Ju Salmont 14/02/2020

Um livro que nos ensina a pensar por nós mesmos. A buscar a verdade sem a influência de outras opiniões. Bastante atual para a nossa Sociedade que, publicada uma notícia, já a toma como verdade, sem se dar ao trabalho de pesquisa e análise.

drygo 28/10/2020

Discurso do Método
Discurso em busca da verdade. Conduzindo o pensamento humano na certeza, na ausência da dúvida.

Samuel M de Paula 28/12/2020

"eu penso, logo existo"
Explicar o que eu entendi neste livro é algo complicado por se tratar de filosofia, com isso enxergo a falta de brio que possuo ainda sobre esse ramo do conhecimento. É tratado no texto assuntos interessantes, como sobre "Todo ser humano é dotado da mesma razão" ou sobre a famosa frase "Penso, logo existo" que também impõe que a razão é a parte espiritual, que ao morrermos é eterna.

GuiToochi 04/05/2024

Quis começar com o Discurso do método pra iniciar as leituras de filosofia moderna por motivos óbvios e não me arrependo o livro é bastante bom eu gostei ??

Arthur 13/01/2022

com certeza uma pessoa muito a frente do seu tempo, porém com o inicia do livro e tbm pelo final tive uma leve impressão de que descartes queria dizer mais coisas, porém ficou com medo de ser acusado de heresia

mary b 13/02/2022

Final chatíssimo
acho que eu prefiro me manter nos recortes desse discurso, porque ele inteiro pode ser bem insuportável lkkkkkk
Bruchez 14/02/2022minha estante
O final do Discurso, ao que consta, foi desta forma colocado para que se permitisse a publicação, uma vez que a igreja definia o que seria publicado e pelo medo de retaliações, como a que ocorreu com Galileu. A obra original, fruto do brilhantismo de Descartes, encerra na quarta parte do discurso.

Bruchez 14/02/2022

Simplesmente, Descartes
Ótimo livro sobre como enfrentar questionamentos, sobre a confiança necessária em nós mesmos para fugir do comum, e não ser refém da crença dos outros. Um ótimo passo a passo para o desenvolvimento de conhecimento em qualquer área. Uma ótima leitura, com uma pitada de discurso técnico e refinado, típico da filosofia. Um clássico para abertura do modernismo filosófico.

DARKOS 06/05/2022

Uma inesperada tangente sobre o coração humano
Embora,para alguém que diz só considerar verdade o indubitável, Descartes faz alguns saltos lógicos que não explica, é impossível não admitir o quão valioso é a maneira de pensar que ele desenvolveu

v i a n n e 09/05/2022

Good?
This book is very enigmatic, I believe because of its dissertation because it was written many centuries ago. The reflection is deep and as I read it in PDF my understanding was more difficult than I normal, but in general it is a good book that I would like to reread to understand better.