O Capitão Saiu para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio

O Capitão Saiu para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio Charles Bukowski

Resenhas - O Capitão Saiu para o Almoço e os Marinheiros Tomaram Conta do Navio

malu 02/04/2024

Uma das coisas que mais me encanta é imaginar o que é estar dentro da cabeça de uma pessoa. Como isso não é possível, gosto de ler como se estivesse ali, assistindo ela viver suas coisas mais medíocres e cotidianas.
Esse livro, de certa forma um diário sobre dias enfadonhos, me trouxe a sensação de acompanhar fatos desinteressantes de uma vida amargurada.
São entre esses compromissos sem sentidos e sem lição de moral que brotam pensamentos dos mais diversos possíveis. Gosto especialmente daqueles que nos lembram sobre a podridão da humanidade e que, por mais que odiemos esse mundo, não é tão simples aceitar a ideia de que cada dia estamos mais próximos de sair dele.

Borsatti 24/03/2024

Eu gostei muito desse livro. Estou numa vube bukowski desde o ano passado, e esse aqui me agradou bastante.

Gi Santos 15/03/2024

Gostei desse formato de escrita, meio diário. É cru e visceral como tudo que o Bukowski escreve, mas pega o viés mais pessoal e autobiográfico da sua vida na velhice, após vários livros publicados, reconhecimento e fama e é bacana ver o quanto ele foi fiel a si mesmo e às coisas que gostava.

Mii 18/02/2024

Sinceramente falando, não é para mim o tipo de livro que bukowski escreve. mas consegui me entreter mesmo assim. continuo achando que ele não é doido, é sim antes eu achava que ele era, ele é apenas um escritor (como o próprio diz no livro) irônico, direto e que não tem o mínimo de filtro social

Rafael2345 15/02/2024

O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio.
               Charles Bukowski

O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio, mostra uma versão mais madura e incrivelmente atraente do velho safado.

Se em "Pulp", já havia um flerte muito forte com a morte, em "O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio", já não existe mais a necessidade do flerte, a morte está na porta e não precisa de autorização para entrar.

Justamente por ser um Bukowski mais maduro, sincero e incrivelmente ácido nas palavras, acabou que se tornando o meu livro favorito dele!

Me baseando no primeiro livro que li dele - cartas na rua - e inclusive um dos primeiros escritos por ele, enxergo uma melhora significativa na escrita.
Claro, não que ele alguma vez tenha ligado para isso.
Mas, me refiro mais ao conteúdo do texto. Obviamente, mulheres são retratadas de forma mais sexualizada, e isso sempre foi uma característica de seus trabalhos. No entanto, não se vê uma narrativa focada 100% em fodas e gozadas sem sucesso.

É um Bukowski cansado do tempo, e mais ainda, do mundo em que ele vive e que insiste em dizer, que é diferente de seu antigo mundo.

Sim, todas as pessoas mais velhas, sempre dizem isso!

Em uma passagem do livro, ele narra de forma muito interessante, o processo de modernização na forma de escrever na época. Máquinas de escrever, atrasavam e muito a sua escrita e no caso dele, trabalhar com prazos e viver na mais pura vida Bukowskiana, o enlouquecia por completo. E quando surge os computadores, ele se vê sem a necessidade de enormes revisões e correções de seus textos. É um completo milagre!

E claro, mais uma vez é narrado de forma sensacional, a sua relação com o hipódromo.

Para quem curte o autor, e não leu o livro, é uma leitura que eu super recomendo!

"Um escritor não deve nada, exceto ao seu texto. Ele não deve nada para o leitor, exceto a disponibilidade da página impressa. E, pior, muitos dos que batem à porta não são nem leitores. Só ouviram falar alguma coisa. O melhor leitor e a melhor pessoa são os que me recompensam com a sua ausência ".

Rafael Cerdeira 06/01/2024

Ler o velho safado é sempre muito agradável. Sinto meus olhos deslizarem por entre palavras delicadas e furiosas, minha mente sorri alegremente.
Neste volume o velho está voando mais alto do que nunca através de sua escrita maravilhosa. Também senti o velho mais pessimista e desgostoso com a vida do que nunca. Sua sensibilidade e consciência o puniam severamente, forçando-o a escrever até o fim de seus dias.
Bukowski foi um tremendo escritor. Posso dizer que ele foi quase um brasileiro sobrevivendo e aprendendo a malícia e a beleza que existe na faceta mais sombria da humanidade e conseguiu fazer algo bacana com isso.

Luísa 27/09/2023

O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta
Foi a primeira obra de Bukowski que li. É um livro bem tranquilo de ler, a linguagem fácil e trivial. A impressão que dá é que você tá na mente do homem, me sinto íntima depois de ler tudo que passa na cabeça dele. Uma pena que ele foi um velho deprimido e ranzinza, tudo é ruim e cansativo. Talvez faça parte da velhice, por isso as pessoas ficam mal humoradas na medida que vão envelhecendo. Ou não. (Edição: esqueci de comentar que tenho a impressão de que ler em um e-book pirata não tenha sido a melhor coisa; acho que perdi alguma coisa não lendo o livro físico, mas não sei dizer o que)
Myn Ferraz 27/09/2023minha estante
Bukowski ?

Thiago 04/09/2023

Admito
Não queria admitir mas tem umas paradas do Bukowski que realmente me pegam. Desculpa gostar desse escroto, militância. Un beso!

pietra 27/06/2023

A rotina de um escritor rabugento nos últimos anos de vida
O livro se trata de páginas do diário de Bukowski durante seus últimos anos de vida. Bukowski consegue fazer com que idas ao hipódromo, madrugadas bebendo e escrevendo e outros aspectos banais do cotidianos se tornem interessantes.

um velho rabugento, apenas esperando pelo seu fim, enquanto escreve seus pensamentos de forma poética e cética (porque é isso o que ele melhor sabe fazer).

através dessa leitura, pude entender melhor a mente de Bukowski. acho incrível a maneira como ele consegue colocar no papel de forma tão bem-escrita, desde suas ideias mais profundas até as mais simples. uma reflexão sobre o cotidiano e a insignificância da vida moderna.

o primeiro livro, de muitos outros, que li de Bukowski. já quero conhecer mais do trabalho do autor!

NINAZEN1K 19/01/2023

quando escrevo começo incêndios
acho meio complicado dar uma nota pra um relato de vida, então as cinco estrelas são meio figuradas.

esse livro, o primeiro do autor que li, foi muito diferente do que eu pensei (e isso é ótimo), me cativou de um modo pessoal.

são muitas as reflexões sobre a existência, a humanidade; proposições que todos pensam mas ninguém nunca conseguiu colocar em palavras tão singela e profundamente.

"a raça humana exagera em tudo: seus heróis, seus inimigos, sua importância"

livrosmortificados 16/01/2023

ate o diario desse 🤬 #$%!& é bem escrito
os últimos anos da vida de bukowski, textos divertidos e ao mesmo tempo reflexivos.
um cara de na faixa dos 70 anos que nao sabe como ainda esta vivo, isso nos propõe textos bastante solitários e filosóficos

Ps: eu amo esse título

Nyllaine 28/11/2022

Diferente
Profundo!
Melancólico!
Poético!
Escrita real do cotidiano de um velho que esperava pelo fim sem grandes expectativas.

srlucast 13/11/2022

O ADEUS DO VELHO SAFADO
Publicado quatro anos após sua morte em 1994, este livro é praticamente um testamento literário e filosófico do velho mestre Charles Bukowski. São trechos do seu diário selecionados por ele mesmo entre 1991 até poucos dias antes de morrer. Dramático, na medida em que mostra a aproximação do fim, O Capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio é, também, puro Bukowski: seco, cético, maldito e maravilhosamente bem-escrito.

Morgana 14/10/2022

Redenção do velho safado
Livro com trechos do diário do Buk(selecionado por ele mesmo). Escrito anos antes de sua morte. A escrita dele está em um nível incrível e genial. Amo o fato dele escrever futilidades do dia, que te prende e fazem você rir e refletir.
O livro me pareceu um tipo de "redenção". Ele fala muito sobre a importância da escrita na vida dele, em como ele lida com a "fama" depois de tanto tempo se dedicando a escrever. Com muitas reflexões sobre a morte em si.Ele sabia que a morte já estava a caminho pra ele.
Durante a leitura senti o quanto ele estava deslocado em um mundo que estava mudando muito rápido, as coisas já não eram mais às mesmas, e isso fica bem nítido em seus pensamentos.

@leiturasdanickson 30/09/2022

n vai ser resenha, só alguns trechos:

?Quando estou sendo dilacerado pelas forças, olho para um ou vários dos meus gatos. É só olhar para um deles dormindo ou meio dormindo e relaxo. Escrever também é meu gato. Escrever me faz enfrentar coisas. Me acalma.?

?Com as pessoas, tudo que encontrei foram os vivos que agora estavam mortos - nos livros, na música clássica.?

?A raça humana exagera tudo: seus heróis, seus inimigos, sua importância.?

?Não podemos nos examinar de perto demais ou vamos parar de viver, parar de fazer tudo.?

buk sempre vai ter um espaço no meu coração