Notas de um Velho Safado

Notas de um Velho Safado Charles Bukowski

Resenhas - Notas de um Velho Safado

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marla 17/03/2024

Prefiro acreditar que algumas coisas nesse livro são meramente ficção... O livro é bom, tem boas reflexões, mas Bukowski dá uma exagerada em certas situações.

Lais666 21/02/2024

Críticas, espaços vazios e o "homem gelado"
Já critiquei muita coisa desse livro e parece não acabar nunca. O contexto histórico da vida de bukowiski deve ser visto e levado na conta? Sim. Mas nada impede de sentir repúdio total a este homem.
Já tendo lido misto quente e mulheres antes desse ajuda a clarear e a juntar muitos pontos da história e compreender melhor o que era viver em um EUA em seus piores momentos, a grande depressão, desemprego e quase visão nenhuma de um futuro próspero.
Há críticas muito boas sobre os mais diversos assuntos. Ao comportamento das pessoas, hipocrisia, política, a outra artistas (principalmente escritores) e daí pra frente, incluindo ele próprio.
Rola umas lenga-lenga infinita as vezes. Dá pra ver que ele não gosta de si, não se respeita mas faz o máximo para se compreender em seus atos e defeitos. O que ele se tornou, o "homem de gelo". Indiferente, não emotivo, vazio e deprimido.
O que não me pega em bukowiski é o caráter, imundice e insalubridade desse cara. Quando vc tá lendo até dá pra dar uma esquecida, ele é engraçado as vezes, tem lá seus momentos de quase lucidez mas logo em seguida lança umas ideia f***** criança, de fazer com pessoas desacordadas, de bater em mulher e etc. Não dá pra só ignorar essa parte. É perturbador estar "dentro" da cabeça de pessoas como ele.
Não vou dizer que ele era só erros pq não era, ninguém é.
Só que tbm n vô ficar defendendo, não gosto dele e acabo.

É um compilado de crônicas dele e soa bastante sincero, para o bem ou para o mal.
É isso. Não recomendo a leitura não, sendo sincera.

Freddy Bacus 19/02/2024

Embriaguez
Ler Bukowski é uma aventura e uma experiência, achamos que sabemos onde estamos nos metendo e no final das contas, não é nada disso.
Nesse livro - de notas - a forma é quebrada, misturando diálogos, pensamentos, contos e frases, com poesias também, porque não. Aqui, é impressionante a autobiografia de Bukowski nos diversos textos, além da atmosfera de embriaguez que ele consegue trazer ao leitor.
De fato entramos naquela realidade transviada em que o autor vivia. É sempre um prazer ler esse velho safado, e nesse livro ele está em mais forma do que nunca.

Atlam 01/01/2024

é rapidinho, ótimo pra quem quer ter um gostinho do que o autor escreve sem se comprometer a ler algo grande.

Bu 02/11/2023

Compiladão...
Chega ser deprimente esse compilado de textos muitos inacabados por diversas questões, outro mostrando a verdadeira face dele, na maioria só puxa pra baixo mesmo os que são cômicos.

jackpveras 23/09/2023

Velho Safado
Não há o que comentar sobre Bukowski. O livro é excelente, apesar de menos chocante como os outros que deram a Bukowski a ideia de escritor decadente, velho safado, poeta maldito etc.

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Pequenas doses do Velho Safado
Ano passado eu li ao longo de dois meses todos os romances do Buko, virei uma grande fã. Pois estas notas são pequenos momentos de insanidade do velho safado mais fanfarrão.

Giovanavski 09/08/2023

Adorei os contos de Bukowski. Li sem conseguir parar, parecia que estava em um bar, ouvindo as histórias de um velho amigo, rindo dos absurdos e me surpreendendo com as loucuras.

Ton 31/07/2023

A vida de um velho safado...
As vezes vindo com um relato tão viajado que seria impossível ser real.
Outras vezes com um relato tão absurdo que seria impossível não crer ser real.
Assim é esse livro.
Nestas notas, se você já leu algumas obras do Bukowski, você se recordará de alguma coisa ou outra quando ele citar. Seja ele falando do período na escola de cadetes, seja ele falando de algum causo com alguma garota com quem se envolveu.
E isso é legal por que dá esse dar de conexão entre as tantas obras onde ele fala dele mesmo, ou de um protagonista sem nome ou de Chinaski.
Esse livro você pode ler a qualquer momento. Mas... acho que você curtirá mais (eu curti) se já tiver uma certa bagagem de obras do autor.

Ethan.Selbach 13/07/2023

Uma obra excêntrica e banal, mostrando o cotidiano mais cru e real que poderia existir, histórias cheias de álcool e luxúria, um humano mais real que isso é impossível... por isso, amo esse velho, as vezes sinto como se eu até mesmo o conhecesse

Alfano 29/06/2023

Um bom livro para quem gosta de ler a tarde, bem como tem muitas histórias eróticas, ressacas etc?
Recomendo muito, este livro.

gabriel 22/03/2023

Histórias curtas e bem escritas

Nem sei se as histórias aqui podem ser classificadas como "contos", já que são significativamente mais curtas do que o já curto gênero. São "notas", como diz o título, e aqui acredito haver umas 20 ou 30 delas até. São realmente muito curtas, algumas com apenas poucas páginas, escritas de maneira despretensiosa e fenomenal.

Difícil descrever a literatura de Bukowski, escritor norte-americano que ainda não recebeu grande atenção do mundo acadêmico. É uma literatura para ser experimentada, não "lida" (em sentido intelectual), é absolutamente sensorial e insere a gente diretamente no mundo do autor. E prende, prende muito.

Ácida, debochada, por vezes deprimente, com rasgos de esperança aqui e ali. Sem qualquer compromisso com a "moral e os bons costumes" (estatuto geralmente autoritário, diga-se de passagem), ela parece cuspir nisso, e com vontade. Escatológica, fala das nossas necessidades pessoais. Bukowski é capaz de colocar um vaso de flores e uma privada num mesmo parágrafo. E funciona.

A sua prosa é poética, mas é uma poesia especial, particular, formada de elementos não poéticos. O universo é o universo dos becos, dos perdedores, dos bêbados e dos vagabundos. Por vezes ficamos com raiva do protagonista (uma figura que varia entre vários nomes; quase todos Henry, ou Harry, às vezes é somente Bukowski), que é uma figura cínica, machista, cafajeste, e depois conseguimos compreendê-lo e perdoá-lo. O autor joga com nossas emoções e expectativas, o tempo todo, sendo um escritor habilidoso.

Por trás de toda a avacalhação, existe um talento literário bruto, que aqui se mostra em toda a sua força. Se Bukowski não fosse quem era - este velho safado, aqui retratado - ele talvez seria encaixado no mainstream e rivalizaria com grandes nomes. Talvez alcançaria a dimensão de um Hemingway, de um Camus (aliás, referências constantes no livro)? Difícil dizer. Deixemos a pergunta para os acadêmicos e especialistas.

Alguns dos contos saem mais do padrão e se assemelham a verdadeiras crônicas. Uma delas é bastante politizada e desenha um pouco a visão de mundo e as preocupações dos Estados Unidos dos anos 1960. Em alguns momentos, a infância do autor é retratada, tendo esta acontecido na Grande Depressão, nos anos 1930. A escrita é moderna, limpa, inteligente, totalmente fluida e divertida (ainda que de uma diversão meio perversa, às vezes...).

O que incomoda, na verdade, é o uso somente de minúsculas, mesmo no início das frases. Eu sou meio cegueta e confundo os pontos com as vírgulas. Mas isso é algo absolutamente pessoal. Ademais, acho que essa prática envelheceu um pouco, mas ela passa a ideia de uma escrita mais rasgada, como se fosse um caderno que ia ser jogado fora (inclusive, um dos capítulos foi totalmente escrito em caixas de papelão; sendo formado de aforismos escritos desta maneira, segundo o autor). Longe de ferir o livro de morte.

Há alguns erros pequenos de revisão, na maior parte desapercebidos. A tradução é ok e há algumas notas delas. Parece seguir o espírito do próprio autor (um estilo bastante antiacadêmico e anti-intelectual). Mostra preocupação com as frases mais problemáticas, anotando-as quando é o caso.

Os cenários variam entre a tradicional L.A. do seu autor (e os submundos de North Hollywood e demais imediações, temos aqui a geografia completa do local), o que transmite aquela sensação peculiar de glamour e decadência. Mas também o seu autor visita lugares como a Filadélfia e a estrangeira Nova Iorque, diametralmente oposta a Califórnia do autor (o fato de ele ser um peixe fora d'água nestes locais é impagável).

Recomendadíssimo, mas não espere aqui um conto de flores, de beleza (no sentido tradicional), aqui tem muita sacanagem, mau-caratismo, violência, ainda que o seu autor, em momentos bem esparsos (como um dos últimos contos no final) faça uma sugestão bem breve na linha oposta. Mas é aqui, no geral, uma realidade dura, sem contos de fadas.

Para mim, Bukowski se insere num registro que inclui filmes como Taxi Driver, ou então mais recentemente o Grande Lebowski, filmes com uma estética violenta e decadente, que incorporam algo do nonsense, retratando uma espécie bem peculiar de desespero social.

Coisa fina, mas no meu entender, mereceria edições mais cuidadosas em língua portuguesa, recebendo um tratamento melhor que as velhas edições de bolso (quase sempre o formato dos seus livros no Brasil).
Katia Rodrigues 23/03/2023minha estante
Excelente resenha! Arrasou ?

gabriel 24/03/2023minha estante
Obrigado, Katia!

OshoTemRazao 14/05/2023minha estante
Melhor resenha que eu já li sobre um livro de bukowski

Caio328 11/03/2023

Uma leitura pesada com muito sexo e palavrões, li este livro na época de faculdade e não foi uma leitura prazerosa.
Acabei quase forçando a chegar nas últimas páginas.
Uma experiência literária muito diferente do que estou acostumado. As vezes precisamos sair da zona de conforto e conhecer um pouco de tudo.

Clana 10/01/2023

Maldito escritor maldito
Ao terminar toda essa loucura que ainda sou incapaz de identificar o que é verídico e ficção, lembrei-me da música "Preciso Me Encontrar" do Cartola:

"Deixe-me ir
Vou por aí a procurar
Sorrir pra não chorar"

Lay 07/12/2022

Não sei um título.
Apenas mais um livro de Bukowski que eu amei, adoro seus contos sujos e seus pensamentos insanos mas comuns. Bukowski representa uma parte da sociedade que existe e poucos comentam sobre, adoro sua forma suja de ditar isso tudo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5