Holy Avenger

Marcelo Cassaro

Resenhas - Holy Avenger — Edição Definitiva Vol. 1

BrunoFF 11/03/2024

Uma grande surpresa!
O primeiro volume de ?Holy Avenger? é, sem dúvida, um tesouro no panteão das HQs brasileiras. A narrativa nos transporta para uma jornada épica no vasto universo de Tormenta, acompanhando Lisandra, cujos sonhos enigmáticos são o prelúdio de uma saga repleta de magia e aventura. O que mais me surpreendeu foi a capacidade da obra de provocar risadas e proporcionar um entretenimento genuíno. Os personagens são desenhados com uma vivacidade que os torna inesquecíveis, e o mundo de Tormenta é apresentado com uma riqueza de detalhes que cativa o leitor. A arte de Erica Awano é, por si só, uma obra-prima, capturando a essência de cada cena com maestria e sensibilidade. Este volume é uma porta de entrada fascinante para um universo que promete maravilhar e encantar a todos que se aventurarem em suas páginas.

Mari Fourquet 13/09/2023

Nostalgia e mais RPG
Li (totalmente fora de ordem e quebrado) os quadrinhos de Holy Avenger na escola, tinha um amigo que colecionava, mas nem sempre levava pra escola ou emprestava.

Foi com Tormenta que comecei minha vida como rpgista (jogo o cenário até hoje) e amo de paixão!!!!

É isso, vamos pro volume 2 ??

Anna.Carolina 13/08/2023

Ótimo livro de RPG
A saga é muito bem trabalhada em cima das personagens de uma maneira leve e aventureira. Gostei bastante desse início trazendo à tona amizade, romance e reviravoltas. Estou começando a me aventurar em leituras mais voltadas ao quadrinho e pode ter certeza que você não vai se arrepender. Além disso, a história é brasileira ??

Luan303 24/07/2023

Uma história simple e divertida que tem personagens carismáticas, ela não se leva a sério na maioria dos momentos e ele serve como uma boa leitura, sendo leve e repida, eu particularmente gostei da hq.

Diego 01/06/2023

Como é prazeroso adquirir uma obra tão linda e única igual essa. Nem parece que estou lendo pela terceira vez. Niele e Sandro ainda me arrancam muitas risadas hahaha Para quem gosta de fantasia ou rpg, é um prato cheio! Recheado de cenas épicas, deuses, monstros e muita referência a cultura nerd. Não tem como dar menos de cinco estrelas pra essa saga.

Thunder 15/12/2022

Holy Avenger 1
Uma jornada maravilhosa por arton estilo anime dos anos 90,com uma história riquíssima de deuses e raças fantástica Holy Avenger é como mergulhar em nostalgia e abrir os olhos sentindo a brisa fresca de algo simples e fantástico.

Thiago 08/09/2022

MÁGICO
Tirando algumas coincidências favoráveis ao roteiro, é uma leitura leve, divertida e agradável. Como criador de um mundo, Arton é, talvez hoje, minha maior referência de worldbuilding e fico cada vez mais apaixonado por esse cenário.
Personagens carismáticos (datados também kkk) mas bem desenhados.

Glo 05/08/2021

Eu não achei que iria me divertir do tanto que estou me divertindo lendo esses quadrinhos.

Comecei a ler Holy Avenger por causa de Tormenta20, rpg que jogo com meus amigos toda semana. E com certeza foi uma decisão ótima.

Apesar de determinados fatores (que podem ser atribuídos a época de publicação de tais quadrinhos), eu amei demais a história. Lisandra, Niele, Sandrinho e Tork roubaram o meu coração. Já to até abrindo o volume 2 pra começar a ler.

MateusCantele 13/01/2021

RPG, Mangá e nostalgia.
Holy Avenger
Autores: Marcelo Cassaro e Erica Awano
Publicado pela Editora Talismã (primeira edição) e mais tarde pela Jambô Editora (edição definitiva).

??Holy Avenger foi o primeiro mangá brasileiro que eu li na vida. Lembro que senti uma alegria infinita ao saber que estava lendo um mangá feito aqui no Brasil. Por esse motivo e pela história divertida, tenho um carinho muito grande desde minha infância.
??Na história seguimos a protagonista Lisandra que está a procura de aliados para encontrar os rubis da virtude - artefatos mágicos com poderes inimagináveis. Ela então encontra Sandro, filho de um dos maiores ladrões da história e que quer ser tão famoso quanto o pai foi. Os dois partem nessa jornada cheia de aventura e comédia.
??A revista ganhou diversos prêmios e foi reconhecida pelo primeiro ministro japonês como um legítimo mangá. Muita honra não é?
??Holy Avenger é uma aventura como os grandes clássicos. Uma jornada em busca de artefatos mágicos onde os heróis enfrentarão diversos tipos de criaturas e conhecerão vários lugares, apresentando-nos ao tão querido por mim mundo de Arton.

Gostou da resenha? Siga o @escritaehistoria no Instagram!

Taverneiro 11/04/2017

Excelente HQ de Aventura
...
Holy Avenger foi originalmente lançado lá quase no milênio passado, saindo em 42 pequenas edições pela editora Talismã. Ela foi relançada em várias edições especiais durante o tempo e eu vou me focar aqui na edição definitiva lançada em 2012 em quatro encadernados lindões pela Jambô Editora.

Essa história começa com Lisandra, uma jovem druida, que cresceu criada no meio da floresta e sem contato nenhum(ou quase nenhum) com o mundo. Até o momento que ela encontra o corpo do Paladino de Arton, o maior herói do mundo, que estava desapareçido. Ela começa a ter pesadelos mostrando a ela que, para traze-lo de volta, ela tem que juntar os vinte rubis da virtude, joias que antes estavam encrustadas na armadura do Paladino, e devolve-las ao mesmo local. Para isso ela sai de sua vida reclusa e começa a viajar pelo mundo em busca dos vinte rubis.

A HQ abre com ela e o seu amigo lobo no meio da maior cidade do mundo, Valkaria, procurando Leon Galtran, um grande ladrão aventureiro, para ajudá-la a invadir um local e conseguir um desses rubis. Ela não lida bem com a civilização, e acaba tendo o seu lobo morto e indo presa. Lá ela conhece Sandro Galtran, filho de Leon, ele a ajuda a escapar e a conseguir o primeiro rubi da virtude. Depois disso Lisandra volta a sua ilha e encontra seu pai adotivo Tork, o troglodita anão, que de maneira relutante decide ajudar ela a reunir os outros rubis. Enquanto isso Sandro, não sabendo que eram vinte rubis, ouve boatos de outro rubi e acha que aquele que Lisandra tinha era falso, então, com a ajuda da “maga mais poderosa do mundo” Niele, ele vai atrás desse rubi e descobre que na verdade são vinte. Um pouco guiado por sentimentos a respeito de Lisandra, um pouco guiado pelo destino, ele decide procurar pelos outros rubis para ajudar a druida. Nesse primeiro volume essas duas duplas seguem de maneira paralela em suas aventuras para recuperar os rubis. Enquanto isso vão se revelando muito mais peças nesse jogo, mostrando que a busca pelos rubis não envolve “só” o retorno do maior herói do mundo.

Essa HQ é de fantasia medieval estilizada, com fortes influencias de mangás. O mundo onde ela se passa é o mesmo do maior RPG brasileiro, o Tormenta RPG do qual eu falei aqui.

O roteiro é muito divertido e ágil. A história tem muitas tramas mais pesadas e alguns plot twists, mas de maneira geral ela é muito bem-humorada, sem abrir mão da sensação de tensão e dos momentos épicos.

A arte de Erica Awano é linda, e combina perfeitamente com o roteiro. Uma atenção a mais aos desenhos “mini” dos protagonistas, que são muito bons :3. Os traços dela não têm muito exagero e são mais delicados, e não preciso falar da forte influência oriental nos seus desenhos. Inclusive eu acho que Holy Avenger pode ser classificado como manga também, mas eu prefiro chamar de quadrinho mesmo.

E uma menção honrosa a dois personagens centrais nas tramas da história, o Paladino de Arton, o misterioso herói, que ninguém sabe de onde veio, mais rapidamente se tornou o maior herói do mundo. E o sumo-sacerdote do deus da guerra, O Mestre Arsenal, vilão e colecionador de itens mágicos raros, sempre de olho na busca dos vinte rubis…

Holy Avenger é uma HQ bem-humorada, cheia de aventura, personagens muito, muito legais e cenas épicas. Se você gosta de animes e mangas, você vai curti muito essa HQ. Se você gosta de RPG e conhece o cenário Tormenta e não conhece esse quadrinho, deveria cara! Esses quatro volumes são muito bem feitos, e estão bem baratos pela qualidade do produto, então, vocês já sabem né…

site: https://tavernablog.com/2017/02/11/dica_da_taverna_holy_avenger_e_o_mercado_de_roteirista/

Kauan 31/10/2015

Se passando no mundo de Tormenta,o maior RPG do brasil,"Holy Avenger" surgiu no inicio dos anos 2000 e se tornou a revista em estilo mangá mais popular do país numa época em que muitos outros autores investiam no estilo.

Escrita por Marcelo Cassaro e ilustrada por Erica Awano,a HQ conta a história de Lisandra,uma jovem druida que cresceu numa ilha selvagem e vivia sua vida,até que o Paladino começou a aparecer em seus sonhos. Ela via como ele era um herói da justiça,como havia sido derrotado e como ela podia ressuscitá-lo. É aí que a loira sai em busca dos Rubis da Virtude (gemas sagradas com o poder de vinte deuses) com a ajuda de Sandro Galtran,filho do maior ladrão de Arton,Niele,uma elfa simpática em roupas sumarias,e Tork,um troglodita anão que a considera uma filha.

Além de acompanhar as aventuras e desventuras deste novo grupo de heróis,ainda conhecemos o grupo ao qual o Paladino de Arton pertencera um dia e que também tinha o pai de Sandro como integrante. Num determinado ponto da história,percebemos o quanto este grupo influenciou no que viria a acontecer com os nossos heróis.

Vale destacar a ótima construção dos personagens. Além dos quatro protagonistas,a HQ tem várias tramas e vários bons personagens conduzindo-as,isto me fez não conseguir escolher um personagem favorito. Gosto muito da Anne e do seu jeito esperto e carismático,acho o bardo do grupo do Palada supimpa (seria o único personagem de HA que eu seria),e não posso esquecer da Niele,esse poço de teta carisma.

Originalmente,a publicação durou 42 edições e foi encerrada em 2005,mas agora retorna através das quatro edições definitivas da Jambô Editora. A publicação traz menos material extra do que os fãs esperavam,mas ainda assim,a edição é linda. Gosto muito das capas,sem poluição,só ilustrações incríveis e a logo da editora. No inicio de cada parte,conferimos uma tirinha dos "Little Avengers",e ,no final,vemos depoimentos dos envolvidos no projeto e ilustrações. A história é toda em preto e branco,diferente dos volumes originais que tinham algumas páginas coloridas.

Apesar das ótimas piadas quase sempre protagonizadas por Tork e Niele e das várias referências incríveis,a trama é séria e tem um desfecho surpreendente.

O mundo onde Holy Avenger se passa foi criado por Cassaro,Trevisan e Saladino e vale à pena conferir as outras HQ's que se passam neste universo. Sendo elas Ledd,Duengeon Crowlers,Dbride: A Noiva do Dragão e 20 Deuses,sendo os dois primeiros os meus preferidos. Ah,não podemos esquecer que um jogo também foi lançado (Tormenta: O Desafio dos Deuses) e há participação de nossa querida Niele.

Como revista em estilo mangá que é,nada mais justo que Holy Avenger ganhar uma animação em estilo anime. Foram feitos testes,um longa metragem chegou a ser dublado,mas o visual da Niele,que foi criado justamente para atrair leitores,tem impedido a realização do projeto. Nos resta torcer muito para que a personagem seja adaptada. Um timaço de dubladores chegou a se reunir para produzir um audio-drama que chegou a ser lançado em CD pela editora e hoje está disponível no youtube.

Enfim,espero que você dê uma chance a Holy Avenger,tenho certeza que ela vai te surpreender com sua qualidade e sua construção.

site: http://www.conexaomista.com.br/2015/10/resenha-holy-avengerde-marcelo-cassaro.html

General ELL 14/09/2013

Parece ruim mas não é não
Holy Avenger foi uma série em estilo mangá feita de encomenda para a revista de RPG Tormenta no final dos anos 1990 para promover o sistema de RPG publicado pela revista tanto que um dos personagens do RPG, o Paladino, é um dos mais importantes neste quadrinho. APESAR DE TUDO ISSO, a HQ é surpreendentemente boa, ela nunca se leva muito a sério, quebra várias vezes a quarta barreira e tem várias interpretações interessantes dos clichês dos RPGs e dos mangás, a arte é simples mas 100% funcional, felizmente Awano decidiu pegar a parte boa dos mangás e aplicar na HQ e deixar a parte ruim, como a poluição visual que ás vezes aparecem até nos melhores mangás (principalmente nos shonen). Infelizmente o Marcelo Cassaro quando passou a fazer a Turma da Mônica Jovem parece que esqueceu tudo que aprendeu nesse quadrinho (ou enfrenta um controle digno de 1984 na sua roteirização), mas isso aí já são outros 500... Bom HQ, exemplo de mangá nacional bem feito.

Camila(Aetria) 16/01/2013

Finalmente lendo de vez!
Essa resenha também está em http://www.castelodecartas.com.br com mais extras!

Holy Avenger começou a ser lançado em 2000, e para quem gosta de RPG (Role Playing Game) já é super conhecido, pra quem não gosta também, rsrs. Tanto que conheci o quadrinho por uma amiga que gostava de rpg haha

Apesar de ter todos os clichês possíveis e imagináveis do mundo rpg em seu enredo, tudo propositalmente, a história vale pelo seu senso de humor incrivelmente aguçado, que te faz lembrar de várias músicas que fizeram a infância de quem assistia desenho japonês antes mesmo de saber que se chamavam animes. (como um trecho em que Niele começa a cantar a abertura de Dragon Ball, ou se veste com as roupas de Sailor Moon.)

Tem muitos personagens super bem construídos, como Niele Boing-Boing, a elfa maga que veste nada menos que simples tiras de couro, e consegue dizer que vai achar uma roupa mais sexy para se bronzear (bate a dúvida. haha), Sandro, que é aquele típico filho de alguém hiper mega talentoso, que tenta herdar toda a fama do pai, mas que talvez tenha talento para algo diferente, o Tork é meu preferido, mas cada personagem consegue ter carisma próprio e se diferenciar na história.

Só li até onde foi o volume 1 dessa edição, que percorreu até a parte 10, (o que deixa concluir que provavelmente serão 4 volumes de edição definitiva) então não posso opinar sobre a história além disso, mas ela te dá uma imensa vontade de continuar lendo. Sem dúvidas!

O acabamento dessa edição também é algo a se comentar, a ilustração da capa foi feita especialmente pro lançamento, e a aplicação de verniz localizado ficou linda! (ó o problema de fazer design... você repara até no verniz localizado das capas.)

O papel também está numa gramatura mais alta, os quadrinhos são todos em preto e branco e no final tem a primeira parte de um especial há muito lançado intitulado "A Arte de Holy Avenger", esse sim, colorido, o que me deixou muito feliz, pois já tinha visto esse especial e bem... não ia achar pra comprar de jeito nenhum haha.

Vale a pena tanto pela história super leve e divertida, quanto pelos extras e acabamento da edição.

Airechu0 16/12/2012

Magnífica!
Originada do cenário de RPG Tormenta em 1999, Holy Avenger ainda hoje é lembrada como sinônimo de sucesso no mercado de quadrinhos/mangás no Brasil tendo conquistado uma legião de fãs e isto não é sem razão.

Seus personagens são carismáticos, o roteiro de Marcelo Cassaro é bem dosado em velocidade e complexidade costurando com maestria boas doses de humor e drama. A arte de Erica Awano de traços puros e simples transborda beleza e inspiração. Dá vontade de desenhar também!

Esta Edição Definitiva pela Jambô Editora, ao contrário das reedições anteriores (Holy Avenger VR e Holy Avenger Reloaded), trás de volta tudo isso em um livro luxuoso e bem trabalhado, com alto padrão gráfico bem à altura do sucesso de Holy Avenger.

Aqui acompanhamos as 10 primeiras partes da saga original com o início da busca pelos Rubis da Virtude e somos pouco a pouco apresentados às engrenagens de um Grande Plano envolvendo TODOS os personagens.

Onde isso tudo nos levará? Não sei. (até sei mas não vou contar... spoilers oras!) Mas garanto que Holy Avenger é diversão e encanto do início ao fim!