Folhas de relva

Folhas de relva Walt Whitman
Gentil Saraiva Junior

Resenhas - Folhas de Relva

Bryan54 22/04/2024

Não é somente "Canção de Mim Mesmo" há muito mais!
Escrito no Zeitergeist (clima da época) da metade do séc. XIX, o poeta Walter Whitman estava tremendamente influenciado pelo contexto de mudança na cultura norte-americanas. Sobretudo, no que diz respeito a Guerra civil (que dividiu país), temática dos direitos universais, libertação dos escravos e políticas nacionais. Ele queria ser o pregador e o patrocinador dessa mudança.

Tanto é que Whitman teve uma carreira política (ainda que curta), que aponta para o espírito ativistas e humanista que lhe transborda pelas margens das páginas em seus poemas. Desiludido, abandonou a carreira política por várias razões, uma delas foi sua crescente insatisfação com a política partidária e sua noção de que suas idealizações não tinham espaço na fria corte da política real. Whitman optou, em resposta, pela literatura. Indiretamente, permaneceria fiel a sua natureza revolucionária através da arte, dos sonhos, ideais de democracia e liberdade universal.

Ele queria dedicar-se a capturar a essência do espírito americano, a beleza da experiência humana comum e a fraternidade, algo que certamente não poderia realizar dentro das restrições da política. Isso nós leva a questão do otimismo na obra do escritor...

Leitores poderiam dizer que Whitman exagera em seu otimismo, ao representar a democracia representativa americana de seu tempo. Ele se abstém de ser, abertamente, abolicionista em sua obra (se bem que esse posicionamento, de neutralidade, foi adotado por muitos contemporâneos dele), e pra quem lê suas obras com o mínimo de atenção, fica claro que ele é o mais admirador de uma civilização heterogênea e multicultural.

Em sua defesa, o seu otimismo não era baseado na perfeição do mundo, mas na celebração da experiência humana, com todas as suas complexidades, contradições e imperfeições. Ele inevitávelmente reconhecia a dor, o sofrimento e as lutas e corrupções políticas que seu país enfrentava. Ainda sim, ele preferiu encontrar beleza e significado nesta existência, não só restritivo ao que é.. mas intrisecamente, ao que pode vir a ser se os cidadãos abraçassem a vida de forma apaixonante.

Whitman, frequentemente entre seus longos e curtos poemas, associa-se ao transcendentalismo, que valoriza a relação do indivíduo com a natureza e o universo em plena liberdade. Seus ideias de unificação são atemporais e muito nos servem nesse mundo que vivemos, atualmente, tão segregado pela intolerância com o "outro".

Seus poema mais célebre, ?Song of Myself?, apesar do nome, pouco tratam dele mesmo enquanto indivíduo separado, focando no social e na humanidade toda como uma conexão inseparável de pessoas.

"Folhas da Relva" é o retrato preciso de Walter Whitman, sua Magna opus, o trabalho de toda uma vida para ele. Para aqueles que se interessam por poesia e que tem um espírito aventureiro e cosmopolita, fica o convite do escritor:

"Estranho, se por mim passar
Tens o desejo de comigo falar,
Por que não deverias tu falar comigo?
E por que não deveria eu falar contigo?"

Stefane64 06/03/2024

O poeta dos poetas
Canção de mim mesmo, que faz parte do livro, simplesmente MUDOU A MINHA VIDA. Walt fez eu me apaixonar por poesia ainda na escola, com 16 anos eu já lia esse livro todos os dias, algumas páginas por vez e fiquei muito triste quando acabou. Até hoje eu preciso reler algumas vezes pra me trazer paz. A escrita dele é tipo um abraço, parece que ele entende a gente de verdade não importa o tempo que passa.

v de vanisse 25/02/2024

Voa, voa andorinha?
Muito bom, tá? Eu não sou muito chegada a poemas e tava estranhando um pouco no começo? parecia aquele vídeo da Tatá Werneck ?voa, voa andorinha, voa e vai buscar teu ser? mas com o tempo você vai se acostumando? e tem alguns que eu consegui me identificar bastante, esses eu gostei mais (claro).
Se você gosta de poema e ainda não conhece a lenda, leia! Sabe quem era apaixonado nesse homem? OSCAR WILDE. Bom gosto. Bram Stoker também era louco pelo Whitman, então LEIAM.

Marcos606 21/07/2023

Folhas de Relva é o produto de toda uma vida dedicada a revisar e expandir a poesia do autor. Cinco edições revisadas e três reeditadas durante a vida do autor e poemas não publicados durante sua vida foram adicionados em 1897. A linguagem não convencional e expansiva e os temas dos poemas exerceram uma forte influência na literatura americana e estrangeira, mas também levaram à supressão do livro sob a acusação de indecência.

Entre os 122 novos poemas na terceira edição (1860-1861) estavam os poemas “Calamus”, que registram um intenso caso de amor homossexual. Seus poemas da Guerra Civil, Drum-Taps (1865) e Sequel to Drum-Taps (1865), foram incluídos na quarta edição (1867). A sétima edição (1881–82) agrupou os poemas em sua ordem final, e a oitava edição (1889) incorporou seu November Boughs (1888). Em “Gárrulo até o fim” (como ele escreveu), ele contemplou a morte, mas também escreveu poemas alegres para sua nona edição, “leito de morte” (1891–92), aqui traduzida.

Whitman continuou praticando seu 'novo' estilo de escrita em seus cadernos particulares durante toda a vida, a segunda edição desta coleção continha revisões dos poemas da primeira edição e uma nova, o “Sun-down Poem” (que mais tarde se tornaria “Crossing Brooklyn Ferry”). A segunda edição também foi um fracasso financeiro e, mais uma vez, Whitman editou um jornal diário, o Brooklyn Times, mas estava desempregado no verão de 1859. Em 1860, um editor de Boston lançou a terceira edição, bastante ampliada e reorganizada, mas a eclosão da Guerra Civil Americana levou a empresa à falência. O volume de 1860 continha os poemas “Calamus” e “Premonition” (posteriormente intitulado “Starting from Paumanok”), que registra as emoções violentas que muitas vezes drenavam as forças do poeta. “A Word out of the Sea” (mais tarde intitulada “Out of the Cradle Endlessly Rocking”) evocou alguns sentimentos sombrios.

A tradução é ótima, a edição da Hedra é a melhor do mercado brasileiro. Minhas três estrelas são pelo fato da minha admiração incondicional pela primeira edição dos poemas, ainda sem titulo, de 1855. Na minha percepção, a melhor das edições, cuja potencia não alterada reina sobre as demais.

Asdfg8 06/07/2023

Os versos são filhos de um homem com a sensibilidade muito aguçada que absorvia e processava tudo e a todos com todos os sentidos. Enaltece muitos aspectos da natureza e da humanidade.

Guilherme.Oliveira 13/03/2023

Demorei um pouco a me conectar com os textos mas aos poucos fui sendo cativado.
A medida que mais lia, mais entendia a mensagem que o autor queria passar.
Lendo mais sobre o autor e seu período histórico passei a compreender melhor.

Lia Earnshaw 14/02/2023

"Entrego-me ao solo para brotar da relva que amo, Se me quiseres de novo, procura-me sob as solas de tuas botas.

Mal saberás quem sou ou o que pretendo, Mas serei boa saúde para ti não obstante, Falhando em reaver-me no começo não perde o ânimo, Errando um local busca em outro, Paro em algum lugar te aguardando.

Contradigo a mim mesmo? Muito bem então contradigo a mim mesmo, (Sou vasto, contenho multidões.)

Whitman descreve em seus poemas tudo aquilo que nós não conseguimos falar. Sua delicadeza pra falar do amor e da natureza é simplesmente irresistível, te faz querer morar nos poemas ou espalhar eles por toda a cidade. Um dos melhores livros de poemas que já li, seguido apenas dos livros de Richard Siken.

Giovanna.Charrone 09/02/2023

Folhas de Relva - Walt Whitman
- eu não tenho palavras pra descrever esse livro, simplesmente mudou minha vida.
- nota 1083019384629

Wanderreis 28/12/2022

To Think Of Time [Pensar No Tempo]
Not a day passes . . not a minute or second without an accouchement;
Not a day passes . . not a minute or second without a corpse.

Nem um dia se passa.. nem um minuto ou segundo sem um parto;
Nem um dia se passa.. nem um minuto ou segundo sem um morto.

...

I see one building the house that serves him a few years.... or seventy or eighty years at most;
I see one building the house that serves him longer than that.

Vejo alguém construindo uma casa que o servirá por alguns anos.... ou setenta ou oitenta anos no máximo;
Vejo alguém construindo uma casa que o servirá por muito mais que isso.

Carolina Del Puppo 21/10/2022

Um pouco difícil mas vale apena
Eu li porque me interessa o movimento literário transcendentalista, e ler esse autor que é realmente importantíssimo, foi uma ótima experiência, principalmente porque eu amei ler Auden de Thoreau.

Luiz Pereira Júnior 07/06/2022

Uma espécie de deus...
Perdoem se parecer esnobismo a citação em inglês, mas, como disse Howard, em Big Bang Theory, ao ser lançado ao espaço: “I have strongly mixed feelings”...

“Folhas de relva”: uma poesia que busca o homem comum, mas de uma grandiloquência que chega a incomodar; uma poesia que renega a religião como dogmática, mas que tem em seu autor um ser messiânico (consegui imaginá-lo como Antônio Conselheiro em certos trechos, mas é claro que também fui influenciado pela aparência física do autor); uma poesia indubitavelmente original, mas que acaba por se tornar repetitiva; um vocabulário rico e complexo, mas também beirando uma lista ou um catálogo (imagine-se em um carro e fazendo uma extensa lista do que vê); o poeta que se pretende ser universal, mas abertamente ufanista...

Sim, sei que o autor é um dos mais importantes da literatura universal e jamais me passaria pela cabeça negar isso, mas (sim, sei que é gosto pessoal) prefiro a humildade de Drummond, Bandeira e Quintana.

Mas, vamos ler um trechinho, caro leitor (como diria o mestre Machado), de um poema com cerca de dez páginas:

Vejo os homens e as mulheres por toda a parte, / Vejo as serenas fraternidades de filósofos, / Vejo a engenhosidade de minha raça, / Vejo os resultados da perseverança e da indústria da minha raça, / Vejo classes sociais, cores, barbáries, civilizações, caminho entre elas, misturo-me a elas, indiscriminadamente, / E saúdo todos os habitantes da Terra.

Bem, acho que acabei de descobrir o poeta mais próximo de Deus: onisciente, onipresente e onipotente...

Bruno Oliveira 09/05/2022

O KOSMOS DO GRANDE WALT (E NÃO DO DISNEY E NEM DO WHITE)
Folhas de Relva, do norte-americano Walt Whitman é um livro obrigatório para você leitor, ou não, de POESIA. Nele, você encontra todo o COSMOS dessa figura, hoje mítica, que é o da PERSONA desse que é considerado O PRIMEIRO GRANDE POETA genuinamente norte-americano. Seus temas, seu vocabulário, sua forma (extensivamente extensa!), seu ineditismo e o seu pioneirismo nesta sua primeira obra foi um marco para a época (1855) e, tamanha FORÇA CRIADORA e CRIATIVA, antecipou muitas das “estéticas” que só começaríamos a ver no começo do século XX (tipo: fluxo de consciência, espontaneidade, vocabulário típico de outras áreas do conhecimento humano, gírias e afins)!!! A tradução e o posfácio do Rodrigo Garcia Lopes desta edição bilíngue da editora Iluminuras estão amplamente amparados em textos críticos e históricos, o que torna a ideia de “como se você estivesse lendo de fato a primeira edição” uma experiência, bem provavelmente, bem próxima da real. Ótimo.
Regis 08/03/2023minha estante
Estava lendo sobre o livro e me deparo com sua resenha que achei maravilhosa, amigo Bruno.
Parabéns!

Bruno Oliveira 09/03/2023minha estante
Opa! Muito obrigado, amiga Régis! Como sempre, sendo essa amiga transbordando gentilezas. Mas leia o livro sim, vale a pena! Whitman faz você ver a vida com outros olhos. :)

Regis 09/03/2023minha estante
Futuramente seguirei sua dica. Já está na minha lista. ??

luli 06/04/2022

Folhas de Relva- Walt Withman
Folhas de relva, em primeiro lugar parece uma leitura muito difícil e enigmática, por ser uma poesia mais simbolista
mas ao se aprofundar no livro você
vê o grito de liberdade expressado por Walt

@emmzzzly 28/03/2022

cara eu absolutamente amo esse livro
eu sempre fui contra coisas muito abstratas porque parecia falta de esforço mas nesse caso só parece que o livro fala mais de quem lê do que sobre a vida do Whitman - apesar de já ter ouvido falar que quando vc conhece a fundo a vida dele o livro faz bastante sentido. mas eu gosto dessa relatividade, porque a cada vez que eu leio eu sou uma pessoa diferente, eu leio minhas teorias no canto da folha e penso "nossa que ideia boba" e percebo que cresci bastante desde a última leitura. é um livro que eu nunca vou terminar de ler, porque eu me torno outra pessoa a cada página :)

Alanna.Kristyna 20/02/2022

"Líquido e certo e vivo e o bastante."
"Um perfeito escritor deve ser capaz de fazer as palavras cantarem, dançarem, beijarem, parirem crianças, chorarem, sangrarem, enfurecerem, esfaquearem, roubarem, dispararem canhão, pilotarem navios, saquearem cidades, atacarem com cavalaria ou infantaria, ou fazerem qualquer coisa que um homem ou uma mulher de poderes naturais pode fazer."

(Incrível, perfeito d++ :-)