Contos e lendas Afro-brasileiros: a criação do Mundo

Contos e lendas Afro-brasileiros: a criação do Mundo Reginaldo Prandi

Resenhas - A criação do Mundo

cataras 28/01/2024

Ótimo!
É um livro dinâmico, de leitura fácil e que ajuda a entender a origem do mundo, através da visão das religiões africanas/afro-brasileiras.

Sou umbandista desde meus 13 anos, mas nunca fui atrás do conto de como o mundo surgiu, na visão da minha atual religião. Encontrei esse livro por acaso e me encantei.

Ele é um livro ótimo e me explicou bastante coisa.

O livro aborda numa visão do Candomblé, especificamente. Há Orixás cultuados diferente da Umbanda e costumes diferentes dos citados nas tabelas finais, mas é bom para começar a dar um rumo e, é recomendável tirar dúvidas com os pais de santo do terreiro, já que há algumas diferenças entre as casas que se frequentam.

Mayara.Janola 23/04/2023

A criação do mundo! ?
Eu peguei esse livro na biblioteca para eu e as meninas usarmos no clube, mas de curiosidade, acabei lendo ele, e não me arrependo!
Sobre o livro, a protagonista é Adetutu, uma jovem Africana que é aprisionada por caçadores de escravos e trasportada ao Brasil em um navio negreiro, e durante esse tempo, ela sonha com Orixás e Deuses, e a criação do mundo.
Eu estou completamente apaixonada nesse livro, a história é maravilhosa! Além de trazer um período histórico que realmente é preciso ser falado como a escravidão, abordar as religiões de matrizes africanas e seus orixás de uma forma tão bonita e respeitosa fez esse livro me ganhar! ? É tão importante falarmos do patrimônio mitológico Iorubá que o Brasil herdou da Africa, e que se preservou por mais de um século, uma grande cultura que é abordada no livro!
Além do livro ser INCRÍVEL, na página 153, começasse a "Apêndice - Os deuses da mitologia afro-brasileira" , que pra mim, é uma das MELHORES divisões após o livro, eu estou completamente apaixonada pela representação e pela explicação maravilhosa que ela dá!!!
Fora os quadros e gráficos maravilhosos.
5' ? porquê ele é maravilhoso!!!
virou meu favoritinho ;)

Jeni.trindade 10/01/2023

Vale a pena?
Vale muito a pena!
Esse livro é ótimo, mesmo. Tem uma leitura tão leve, que é quase impossível não ler até o final.
Uma ótima opção para os responsáveis lerem para as crianças.

Cristiane.Giaretta 20/06/2022

Adorei
Super indico. É uma história que mistura a personagem com os orixás, na sua vinda de navio tumbeiro para o Brasil como escrava. Além de uma leitura prazerosa dá pra aprender muito sobre a história dos orixás. O livro fala dos mitos de origem até o sincretismo religioso, e as fotos dos terreiros são muito boas para quem não conhece entender como funciona a religião do Candomblé e da Umbanda.
Daniela 20/06/2022minha estante
Muito interessante!

Gabriel.Moreira 15/04/2022

Que o poder de Oxalá esteja com você,e que Exu te ajude
Adorei o livro foi a porta de entrada para eu querer quebrar o tabu da minha cidade sobre religiões não cristãs e também me fez querer pesquisar mais sobre o assunto que é muito vasto e curioso.
É um ótimo jeito para leigos no assunto como eu se aclimatar nesses contextos.
Agora tudo que eu tô querendo é saga literária com orixás no estilo Percy Jackson ou A Batalha do Apocalipse algo nesse estilo,alguma saga que vocês me reconendam?

Wendy Coutinho 27/10/2021

Criação do mundo
O livro fala da criação do mundo de acordo com os contos e lendas da umbanda/ candomblé, eu fiquei apaixonado pela leitura, tem ilustrações e fala de uma forma tão bonita

Renato 24/07/2021

A criação do mundo
Contos e lendas afro-brasileiros traz ao leitor o fenômeno da criação do mundo sob a ótica das tradições iorubá, contando qual foi o papel dos orixás, deuses representados pelas forças da natureza, na criação de todas as coisas, quais eram a relação entre eles e como nasceu a ligação entre os orixás e os humanos.

Ana 18/05/2020

Minha irmã que me apresentou este livro, e eu achei muito linda e proveitosa a leitura, pois apresenta o leitor à rica cultura africana, embora o pano de fundo seja a triste história de Adetutu, que veio para o Brasil como escrava em um tumbeiro.
Adetutu mais tarde ficaria conhecida como Mãe Conceição, criadora do candomblé no Brasil.

Tinho Silva (@cafecomlivrossp) 08/04/2020

Contos e lendas Afro-brasileiros: a criação do mundo – Reginaldo Prandi, Ilustrações – Joana Lira
Fechou os olhos tentando dormir. Não conseguia. O balanço do navio negreiro a enjoava, o corpo doía, o corte no pé latejava. Adetutu não tinha forças para nada, a não ser chorar. Onde estariam seus pequenos Taió e Caiandê? Talvez nunca mais os visse, nunca mais os abraçasse nem lhes desse o leite que agora escorria dos seios inchados e doloridos. (p.8).

“Contos e lendas Afro-brasileiros: a criação do mundo” narra a história de Adetuu, jovem mãe Africana que é retirada do seio da sua terra, África e trazida forçadamente para o Brasil em um navio negreiro para se tornar escrava. Tentando fugir dos horrores da longa viagem e rememorado as belezas da sua terra natal, durante o tempo em que passa viajando, ela sonha com a criação do mundo realizada pelos orixás, deuses venerados pelo seu povo. Ela acompanha os deuses pelos vários momentos que irão resultar na criação do mundo, ganhando como presente de cada um deles um segredo que ela só usará tempos depois já vivendo no Brasil.

É um livro incrível e muito divertido, os contos narrados nele fazem parte da memória Iorubá e nos apresenta um pouco das crenças e costumes africanos que foram trazidos para cá no período da escravidão, essa herança influenciou fortemente na construção da cultura brasileira e seus traços podem ser percebidos no idioma, na culinária, nas vestimentas e etc.. É uma obra voltada para o público infanto-juvenil, por isso tem um vocabulário adequado para a faixa etária e assim o texto possui uma fluidez, dando linearidade a leitura. Além de reiterar a importância do fantástico, estimulando também a criatividade do leitor em formação.

As ilustrações também merecem destaque nessa pequena análise, Joana Lira fez um trabalho maravilhoso. Elas trazem a essência de cada conto, estabelecendo um diálogo e um equilíbrio entre o que é narrado e as imagens ilustradas, dando um brilho a mais à essa obra. Portanto, temos aqui um livro ótimo e uma experiência de leitura muito gostosa que vem recheada de aventuras emocionantes e outras vezes engraçadas e nos levam a viajar pelo universo Iorubá e da literatura afro-brasileira.

Em meio à alegria reverente dos presentes, os tambores voltaram soar, e Xangô, pisando descalço o chão do Brasil, dançou a noite toda sob as estrelas de sua nova pátria.Estava criando o candomblé, a religião dos orixás em terras brasileiras. (p.151).

site: https://www.instagram.com/cafecomlivrossp/

Vick 29/01/2018

Gostei bastante do livro, na primeira metade vai contar as lendas da criação do mundo pelos orixás, do ponto de vista de Adetutu, uma jovem africana aprisionada em um navio negreiro, que durante a "viajem" ao Brasil vai sonhando e relembrando essas historias.
Na segunda metade, o livro fica mais didático e explica a historia das religiões afro-brasileiras, seus ritos, suas origens e seus deuses, tanto antiga quanto atualmente.

Vanessa 11/06/2013

A criação da mundo
Esse livro fala como o mundo foi criado.

Adetutu,é uma jovem africana , é aprisionada por caçadores de escravos ee transportada ao Brasil em um navio negreiro.Durante a terrivel viagem ,ela sonha com a criação do mundo pelos orixas , deuses de seu povo . Ela torce para Oxala realizar sua missão com sucesso , que ajuda seu irmão xangô