Sete lições sobre as interpretações do Brasil

Sete lições sobre as interpretações do Brasil Bernardo Ricupero

Resenhas - Sete lições sobre as interpretações do Brasil

Maria Fernanda 11/08/2013

Para quem quer começar a estudar as diferentes interpretações do Brasil e não sabe por onde, eu recomendaria esse livro. Ricupero traz análises das obras de seis autores que pensaram o Brasil - Oliveira Vianna, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr., Raymundo Faoro e Florestan Fernandes - em textos curtos e objetivos, mas não menos informativos. Além disso, o autor procura contextualizar cada um deles, além de promover o diálogo entre as obras de todos eles. Ricupero também oferece, ao final de cada análise, indicações bibliográficas para quem quiser seguir pesquisando sobre cada autor. Acho que é um bom livro introdutório, rápido de ler, para quem quer se iniciar nessa disciplina.

ps.: para quem não teve ainda muito contato com ciência política, eu sugeriria deixar para ler o capítulo I por último.

Laryssa 02/05/2022

Livro muito bacana pra quem quer conhecer os clássicos da historiografia brasileira sobre a formação do Brasil. O autor escreve de forma resumida e bem clara. Gostei muito

Natani2 10/03/2023

Uma nação, várias interpretações.
Neste livro, Ricupero traz, compara e reflete as diferentes interpretações do Brasil feitas por Oliveira Vianna, Gilberto Freyre, Caio Prado Jr., Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Florestan Fernandes, em suas obras mais importantes.
Não há uma interpretação da identidade brasileira, mas várias, a depender do momento histórico, das origens e formação de cada intérprete.
É um livro denso, embora de escrita simples. Todavia, para quem não é da área de sociologia ou história, a leitura é pesada.
Livro essencial aos aspirantes à Carreira Diplomática.

Marcelo Purificação 04/10/2023

Simples Resenha
Uma análise profunda e perspicaz das várias interpretações que foram propostas ao longo do tempo sobre o Brasil, apresenta um panorama abrangente das diferentes visões que influenciaram a compreensão do país. O livro é estruturado em sete capítulos, cada um deles abordando um autor e sua interpretação do Brasil, sendo contextualizado historicamente e socialmente. É uma obra que desafia o leitor a refletir sobre a complexidade do país e a compreender como as diferentes visões moldaram a sua trajetória.