Rurouni Kenshin #01 Nobuhiro Watsuki

Resenhas - Rurouni Kenshin #1

§abio82 08/04/2024

Escolha
Ávida é um grande jogo no qual não sabemos como podemos trapacear, então só aceitamos as cartas que ganhamos. Com isso continuamos rodada após rodada e dia após dia.
Então escolha ser alguém gentil e justo contigo mesmo e com o próximo.

Marquinhosssss 16/09/2023

Rurouni Kenshin #01
Acabei criando bastante expectativas sobre mangá, já que é um mangá bastante elogiado, mas pelo menos nesse volume as minhas expectativas não foram correspondidas. Porém, para um começo, foi bom, apesar do pouco conteúdo que tem esse primeiro volume. Ainda não consegui despertar um interesse pela história, nem pelos personagens, mas espero que no segundo volume isso mude.

Rafael2375 24/03/2023

O clássico "Oro", do protagonista ainda me pega!

O mangá é muito bem estruturado, sabe estabelecer seus personagens, tem uma boa dose de comédia, e entrega a ação típica de um shounen, deixando um gostinho de quero mais pro próximo volume. Contudo, embora a ilustração seja linda, tive certo incomodo com o jeito em que são feitas as cenas de luta.

Um dos detalhes que gostei, é que claramente da pra ver que o autor se deu o trabalho de estudar bastante o assunto; e as páginas estão cheias de notas de rodapé interessantes, que contam mais sobre a cultura japonesa.

Em suma, recomendo pra quem gosta de temáticas Samurai, é bem gostoso e leve de se ler.

Rodrigo Leão 22/08/2022

Battousai Himura
Muito bom.,poder ler esse clássico , e viajar pela era meiji junto com Kenshin realmente muito nostálgico.

Maiara.Alves 22/05/2022

Cativante
A história é muito divertida, tem momentos muito engraçados, Kenshin é um personagem extremamente cativante. As cenas de luta são bem emocionantes e cheias de ação, e eu simplesmente adoro a forma como o Watsuki vai encaixando a história que ele criou com a história do Japão.

Pros fãs de animes e mangás, ou ainda pra quem gosta de enredos com muitas informações históricas, esse é um mangá obrigatório!

O primeiro volume de Rurouni Kenshin foi suficiente para me conquistar. Vou até o fim da série, disso não há dúvidas, e fica a expectativa de que a saga do "rurouni" continue, pra mim, cada vez melhor.

M.Days 01/02/2022

O meu 1° romance histórico
Este foi o mangá que me fez adorar romances históricos. Adorei conhecer um pouco mais sobre a história do Japão, por outro lado, as ilustrações das lutas com espadas são espetaculares!

Didi Zamunel 23/05/2021

Excelente
Já havia lido esse mangá uns anos atrás, mas não me lembrava da história. Relembrar está sendo ótimo. A história é muito boa e engraçada. Vale a pena a leitura de todos. Continuam essa série.

Guacira.GonAalves 20/02/2020

Neste primeiro volume da série, os personagens principais nós são apresentados.

Felipe Badaró 20/02/2020

Legal a leitura, mas não devo continuar.
Andrea 20/02/2020minha estante
Hahaha, sinceridade é tudo nessa vida!!

Marieliton M. B. 14/08/2017

Relendo pela trocentésima vez e curtindo como se fosse a primeira
O Japão da era Meiji já vive momentos de paz há bastante tempo. Mas acontece que essa paz foi construída através de muito derramamento de sangue durante o Bakumatsu, Final do Xogunato. E foi nesse período caótico que um espadachim rapidamente se tornou uma lenda devido ao número de vidas que ele retalhou. Esse espadachim, aliado aos monarquistas, era conhecido como Battousai, o retalhador.

Acontece que mesmo deixando pra trás o seu passado obscuro de Battousai, agora conhecido como o andarilho Kenshin Himura, parece não conseguir desvencilhar da lenda que se criou em volta do seu legado e isso será a fonte de muitos problemas.

Engraçado como algumas leituras que por mais que você leia e releia-as, nunca perdem o seu encanto. Esse é o caso de Samurai X, ou no caso Rurouni Kenshin. Eu já havia colecionado a publicação lá do início dos anos 2000, mas como ficaram faltando algumas edições, acabei não completando a coleção. Sem falar que como o papel da publicação antiga não era a das melhores, acabou que muitas edições da minha coleção se estragaram. Esse foi o motivo pra ir atrás dessa republicação de um dos meus mangás/animes favoritos.

Eu já li esse início da saga de Kenshin inúmeras vezes e ela continua me encantando. Tanto que só nessa última leitura foi que notei que Nabuhiro Watsuki foi assistente do Takeshi Obata, mangaká dos ótimos Death Note e Bakuman. Antes nunca havia reparado nisso. Sem falar que o próprio Watsuki teve como assistente o Eiichiro Oda, autor de One Piece. Realmente esse mundo é pequeno mesmo. 8)

Dessa vez poderei ler toda a saga de Kenshin na íntegra pela primeira vez. Vai ser bom reler vários momentos que me empolgaram e divertiram durante a minha adolescência (oi saga de Kyoto). 8)

Ana 05/07/2017

Rurouni Kenshin #01
Bem, Esse foi meu primeiro mangá.

Admito que o li apenas por fazer parte da lista do Desafio Literário 2017, pois nunca curti muito a pegada do mangá.

Não tenho muito o que falar fora o que já está na sinopse a cima sem dar spoiler, afinal, embora tenha 200 páginas, temos que levar em conta que é um mangá, com bastante imagem.

Então vamos passar direto para minhas impressões sobre a obra.

Em certo ponto eu achei engraçadinho, uma vez que os traços do desenho são bem “fofinhos”. Em nada parece um “Retalhador”. Parece mais um personagem lindinho com os olhões arregalados! huahuahuua

17571671_1229194480481963_648064561_o

Em alguns momentos inclusive o desenho fica bem engraçado também e logo imaginei alguns dos desenhos ao estilo Naruto (um dos poucos que assisti da linha) quando ele fazia movimentos exagerados por vergonha ou ansiedade arrancando nossos sorrisos.

Ainda sobre o traço do desenho, Rurouni Kenshin, o nosso Samurai X, tem um traço bastante feminino, coisa que o autor explica o porque ao fim de um dos capítulos.

17555378_1229194597148618_1965272856_n

Pegando esse gancho, vale apena citar que o autor, ao fim de cada capitulo (ato no caso desse mangá), nos mostra um Making of dos personagens contidos na história. Sua criação, inspiração e algumas justificativas a respeito do personagem em questão, o que eu achei mega interessante.

17622595_1229198730481538_2134689936_o.jpg
Vale muito salientar também que o mangá é lido de trás pra frente, de cima para baixo e da direita para esquerda. Confuso não?? Mas é a maneira oriental de se ler e a JBC respeitou isso ao lançar o mangá.

Toda a obra é em preto e branco e admito que por não ter “a manha” de ler mangás com muita frequência, senti muita dificuldade em distinguir algumas coisas durante a leitura.

Neste mangá há muitos fatos históricos verdadeiros misturados a ficção e isso também é bastante interessante. Cheio de notas de rodapé, o mangá também acaba te ensinando um pouco mais do passado oriental, incluindo suas guerras e preconceitos.

A série “Crônicas da Era Meiji” é formada por 28 volumes mais um volume especial. Para maiores informações sobre a série, a editora JBC disponibiliza através desta página aqui.

Foi uma experiência bem interessante, mas não pretendo dar continuidade a história. Nunca diga Nunca, então… quem sabe um dia?! 😉

site: https://literakaos.wordpress.com/2017/04/05/resenha-rurouni-kenshin-de-nobuhiro-watsuki/
AnaK 10/02/2018minha estante
Eu li os 28 volumes em 2 semanas!
Esse mangá é maravilhoso.
Por volta do volume 10 começa a mostrar mais sangue, violência, e o passado do Kenshin como retalhador, e consegue ainda mostrar momentos de leveza e comédia no meio disso tudo.

Dado Silva 13/11/2012

Para ficar na estante!
O que dizer...?
Um mangá bom deve conquistar você no primeiro capítulo. Eu, que já li uma quantidade considerável de séries nesses meus trinta anos tiver diversas reações ao ler os primeiros capítulos dos mangás. Alguns me deixaram curioso, outros me deixaram intrigado... e outros me cativaram ainda que minimamente. Mas, apenas Rurouni Kenshin conseguiu arrancar de mim a palavra ESPETACULAR!!!! (com todos essas exclamações!)
A narrativa e a arte de Nobuhiro Watsuki é absurdamente envolvente e dinâmica. O roteiro é excelente e emocionante. Os desenhos são únicos. Tudo ali conspira a favor da história... principalmente o protagonista, Kenshin Himura, talvez o maior herói já criado na Terra do Sol Nascente! (e olha que eu sou um fanático por Cavaleiros do Zodíaco)...
Eu já tinha tido o prazer de ler a primeira publicação brasileira de Rurouni Kenshin, pela JBC em idos de 2001 e ao término da série, em 2003, um depoimento do autor acompanhou a edição final... Nunca me esqueci de uma frase dita por ele alí:
"Espero que que esse mangá de Rurouni Kenshin possa ficar guardado na estante de alguns leitores, assim como eu ainda guardo os meus favoritos!"
Enfim, com certeza, o desejo dele se concretizou e cresce mais a cada reedição do mangá... uma obra para, indubitavelmente gurdarmos nas nossas estantes!