Poesia Marginal

Francisco Alvim

Resenhas - Poesia Marginal

abacaxeira 24/06/2023

Marginais
A edição deste livro é uma das mais lindas que já vi
Nele temos algumas poesias marginais de 4 grandes poetas reunidas e misturadas
O livro trata-se de um grande ode a poesia da década de 70, caracterizada por sua "linguagem da rua" justamente pela ruptura do tradicionalismo existente na época
Não nos esquecamos, falamos do período da ditadura brasileira, justamente por isso tudo era feito às margens de forma artesanal; os próprios autores imprimiam seus mini livros em mimeógrafos e faziam a distribuição gratuita, pois a intenção era divulgar a arte poética a todos e não ser escravo de editoras (censuradas) que só aceitava o que era pertinente à burguesia da época

laurasantana 22/11/2023

Poesia marginal
O amor, a sensualidade, a poesia, a política, o medo e a vontade de cair fora, tudo isso aparece nos poemas reunidos neste livro. todo o clima dos anos 70 eu encontrei aqui, nos versos breves e contundentes de cinco autores da poesia dita marginal: Ana, Cacaso, Chacal, Francisco e Paulo. numa linguagem simples e coloquial, eles trouxeram outra maneira de pensar as relações entre a vida e a arte, até mesmo colocando em xeque essa distinção. de uma maneira informal e muitas vezes provocativa, essa turma me deixou um valioso testemunho de sua época, abrindo a sensibilidade aos ventos que sacudiam, e ainda sacodem, o mundo à nossa volta.

andalm 21/05/2009

Livrinho fantástico que apresenta autores como CACASO, PAULO LEMINSKI entre outros autores não menos fantásticos. Recomendo. E muito.

laurafigueredosantana 29/03/2023

Poesia marginal
O amor, a sensualidade, a poesia, a política, o medo e a vontade de cair fora, tudo isso aparece nos poemas reunidos neste livro. Todo o clima dos anos 70 você vai reencontrar aqui, nos versos breves e contundentes de cinco dos mais representativos autores da poesia dita marginal: Ana, Cacaso, Chacal, Francisco e Paulo.

Let 24/07/2022

é bom para introduzir às poesias, mas muito raso no sentido de não dedicar tempo a discutí-las e falar pouquíssimo sobre o contexto histórico

Manoela138 27/08/2021

Poesia marginal
Livro curto e introdutório, pra quem quer ter um primeiro contato com a poesia marginal e seus principais nomes.

Alana.Franca 28/02/2017

Amo poesia
gostei bastante de todas poesias.um dos meus poemas preferidos foi o ¨papagaio¨ na pagina 34 que diz assim :
¨Estranho o poder do poeta
Escolhe entre quais e cais
quais palavras lhe convêm
depois as empilha papagaio
e as solta no céu do papel ¨
Chacal.
Kakashi 15/04/2017minha estante
muito legal sua resenha

Adriana Scarpin 03/06/2016

Coletânea de poemas marginais divididos em sessões que exploram assuntos tão díspares quanto o branco do poeta, a paixão, as causas sociais.

Guy 12/08/2015

Ditadura não se respira e Inspiração não se dita nem é duradora mas a obra é renovadora
Inspirado na época da ditadura há algo profundo e satírico e destaco as poesias de Chacal e Paulo Leminski

Valéria 12/03/2012

Poemas da época da ditadura. Leves (ou nem tanto) e deliciosos.

Cleston 09/06/2012

Poesia Marginal
15 minutos para ler e entender.