Poesia Marginal

Cacaso
Francisco Alvim

Resenhas - Poesia Marginal

Lis 18/12/2021

Eu nao gosto muito de poesias (culpa da escola vamos dizer) mas eu achei as desse livro muito interessante. Com certeza se você gostar de poesias, e se nao gostar tambem, deveria dar uma chance para esse compilado.

Mariana57 18/10/2023

Foi um bom livro, nunca tinha lido poesia marginal antes, foi instrutivo ler um novo tipo de escrita. Minhas impressões mais pessoais são que, poesia marginal é um tipo de poema mais político de certa forma, é cativante, leitura fácil e mais rápida...
As pequenas biografias no final valem a pena ler, você pode ver como o estado mental pode influenciar no poema.
X eros 18/10/2023minha estante
Tá perfeito mari!

Júlia Thomé 28/06/2012

Nos moldes da Tropicália
Gostei de ler as poesias, que são super simples, mas ao mesmo tempo profundas, e gostei ainda mais quando li o contexto histórico na poesia marginal brasileira, nascida nos anos 70.

"O meu amor e eu
nascemos um para o outro

agora só falta quem nos apresente"

"perder um amor é muito duro. perder dois é bem menos"

"grafar uma música
é como querer
fotografar o vento

a música existe no tempo
a grafia existe no espaço
o vento no vento"

"um texto morcego
se guia por ecos
um texto texto cego
um eco anti anti antigo
um grito na parede rede rede
volta verde verde verde
com mim com com consigo
ouvir é ver se se se se se
ou se se me lhe te sigo?"

"Dizem que quem cala consente
eu por mim
quando calo dissinto
quando falo
minto"

"Cuspiu no prato em que comia
Tiraram o prato"

"Vamos viver a era do centauro
metade cavalo
metade também"

"Chego a entender
o Stálin
Para fazer a reforma agrária
teve que matar
10 milhões de camponeses
Tratamento, que tratamento?
Desculpe o racismo mas
terapia de crioulo é trabalho"

"É proibido pisar na grama
O jeito é deitar e rolar"

"Afirma uma Firma que o Brasil
confirma: 'Vamos substituir o Café pelo Aço'.
Vai ser duríssimo descondicionar
o paladar
Não há na violência
que a linguagem imita
algo da violência
propriamente dita?"

"Se o mundo não vai bem
a seus olhos, use lentes
... ou transforme o mundo
ótica olho vivo
agradece a preferência"

"As mulheres e as crianças são as primeiras que desistem de afundar navios."

"tem um fio de queijo
entre eu e o misto quente
recém-mordido

tem um fio de goma
entre o chiclete e eu
recém-mascado

tem um fio de vida
entre eu e teu corpo
recém-amado

tem um fio de carne
entre teu corpo e teu filho
recém-nascido

entre eu e mim
recém-chegado"

Julia Ruys de Carvalho 03/03/2017

Poesia
Pelo nome já sabemos que o livro é sobre poesia,as poesias tem o clima dos anos 70.
A gostei de um poema:

HAPPY END

O meu amor e eu
Nascemos um para o outro

Agora só falta quem nos apresente

De:Caçado
Eu gostei porque me fez refletir que cada um deve ajudar o próximo não é só para encontrar o seu par, mas para ajudar as pessoas que nessecitam de ajuda. Como pessoas que moram na rua as vezes não nem porque ela quer, mas sim porque não tem condições nem de comprar comida para ela, então se cada um ajudasse o próximo seria uma iniciativa de uma construção de um mundo melhor
Kauany Bibi 11/03/2017minha estante
muito boa sua resenha Jú muito linda.

Patti Vieira 11/03/2021

Esperava mais...
Esperava mais sobre o movimento. Quanto às poesias, gostei de várias, outras nem tanto...
A real é que o título, o nome de alguns autores e o preço gerou uma expectativa de algo mais especial e rico.

Taylor 30/01/2023

"Fazer poesia, eu sinto, apenas isso."
Essa é uma reunião de alguns poemas (divididos em seções) dos grandes nomes da poesia marginal. Poemas bem criativos e de uma genialidade admirável. Ao final do livro, há uma contextualização da situação do Brasil na época em que esses escritores estrearam e se desenvolveram na poesia.

O Brasil, na época, vivia a ditadura militar ? instaurada em 1964 ?, que censurou muito da nossa arte nacional. Também nos poemas contidos nesse livro é possível ver alguns que tocam nesse contexto.

Finalmente, os poemas são ótimos, como eu já falei, mas acho que tinha espaço para mais poesia e até aprofundar mais as páginas que trazem o contexto da época no final (já que é bem curtinho).

Bruno236 09/08/2023

Seja Marginal Seja Herói
Em um estado terrorista, que persegue e censura toda e qualquer expressão de individualidade trantando como subversão é um ato de heroísmo rebelar-se, é um ato de heroísmo ser marginal ao poder vigente.

Annie 19/07/2022

Sem comentários
Não tenho muito o que comentar sobre esse livro porque li ele mais para a escola, mais gostei bastante do resultado do trabalho que fiz dele com a colagem de fotos

Vicky 24/11/2023

Essa é uma ótima coletânea para quem está sendo introduzido aos autores selecionados. Li em uma tacada só. Em uma tarde cinzenta como a de hoje, só mesmo a poesia para colorir as coisas.

Jon 12/03/2013

A arte do pouco em pouco.
Caro, pouco didático e abusivamente pequeno. Eis a minha completa falta de paciência com o dito livro.

Quando me propus a comprar o Livro “Poesia Marginal” da Editora Ática, eu esperava uma seleção melhor, com uma quantidade de páginas maior e um conteúdo mais abrangente dentro do tema! Pois bem, minha fantasia caiu por terra quando o mesmo chegou a minha residência.
Olhei, não acreditei, voltei a olhar e quase vociferei jargões desnecessários ao mundo editorial. Respirei, mentalizei o azul, cogitei fazer um Tsuru, mas deixei pra lá.

Vamos à saga?
Quando tomei por conhecimento a Poesia Marginal eu queria uma obra que me falasse de maneira mais aprofundada sobre o que foi o movimento, como e o porquê era realizada a sua poesia. Dei uma rápida pesquisada e achei um livro – caro! –. Pensei duas vezes em adquirir a obra, mas a nossa tão amada Estante Virtual estava vendendo o exemplar praticamente ao mesmo preço do novo. Então, fazer o que? Minha curiosidade estava atiçada, fui à Livraria Cultura – Virtual, né minha gente, aqui nem Biblioteca tem! – e o botei no carrinho. Comprei.
Dias – semanas – depois, o recebi em casa. Olhei o pacote, abri e lá estava… – A partir daqui é só ir ao começo dessa postagem e ver minha indignação –
Na tentativa de justificar o preço eu folheei as páginas. Capa sem orelha, tudo bem, é verdinha por dentro! Folhas brancas. – Ok, tem umas verdes – e apenas 6 (SEIS!) páginas falando sobre a Poesia Marginal. Fiquei putíssimo e deixei a obra de lado por uns dias e quando voltei a ler, fiquei ainda mais puto. Pois bem, a seleção não é de todo ruim – afinal, tem Ana Cristina Cesar e Paulo Leminski, que gosto muito – mas ainda estou indignado com a total falta de conteúdo! – Não das poesias, mas referencial, algo mais histórico e que pudesse me explicar de maneira abrangente o que levou esses poetas – anônimos ou não – a utilizar o Mimeógrafo e sair por aí, a margem das editoras e distribuir suas poesias em portas de Universidades, Teatros e nas Ruas.

Por fim o que de fato pôde ser aproveitado foram as referências Bibliográficas ao final da Obra. Triste? Não! Indignado! Mas aqui estou os alertando da pequena obra, como bom amigo e leitor.

Para mais informações verificar o meu blog: http://ecosdomeuporao.wordpress.com/2013/03/08/poesia-marginal/

AiedailGuine 26/05/2021

Uma seleção maravilhosa de poemas dos anos 70. No final há um apêndice explicando o contexto político e social da época. Muito muito interessante.

Juju 20/02/2022

Ótimo livro introdutório
Sem poesias difíceis, esse compilado é bem gostoso de ler. Me deixou com uma vontade de ler mais poesia. Deixo aqui uma que me chamou atenção:

É proibido pisar na grama
O jeito é deitar e rolar
- Chacal

Maria 24/02/2023

Simples e perfeito
Nada, esta espuma

Por afrontamento do desejo
insisto na maldade de escrever
mas não sei se a deusa sobe à superfície
ou apenas me castiga com seus uivos.
Da amurada deste barco
quero tanto os seios da sereia.

Ana Cristina Cesar

Guy 12/08/2015

Ditadura não se respira e Inspiração não se dita nem é duradora mas a obra é renovadora
Inspirado na época da ditadura há algo profundo e satírico e destaco as poesias de Chacal e Paulo Leminski

Adriana Scarpin 03/06/2016

Coletânea de poemas marginais divididos em sessões que exploram assuntos tão díspares quanto o branco do poeta, a paixão, as causas sociais.