Oração Aos Moços

Adriano da Gama Kury

Resenhas - Oração aos Moços

Maluzeraaa 16/08/2023

Oração aos Moços
Um discurso de Rui Barbosa aos formandos de Direito da USP, ele fala sobre alguns conceitos q se opunham aos ideias da época

Rui Barbosa fala sobre ser estudante, ser advogado, ser um juiz e um sujeito de direito, dá dicas sobre a carreira

Fala sobre o perdão e muitas vezes cita Deus e Jesus em suas palavras

Enfim, esse discurso deve ter durado muito, as vezes eu até me perdia no que ele falava

Rodrigo 08/06/2023

Oração oas moços
O assunto central do texto é a ética profissional e pessoal, sendo este o grande norte em que os magistrados e advogados devem se basear ao exercer suas funções, seja para julgar ou defender, uma vez que ambos são essencial para a promoção da verdadeira justiça.
Recomendo.

isabosta 04/04/2023

Li completamente obrigada pela faculdade, mas é isso aí. O livro é bom é trata sobre assuntos importantíssimos pra quem tem interesse na área, Barbosa repassa conselhos vividos por ele mesmo e nos ensina a ter ética e sabedoria em sua determinada profissão.

Gabriel.Benedicto 22/01/2023

SENSACIONAL! TRAZ GRANDES REFLEXÕES
Livro primordial para advogados e estudantes de Direito, mormente, pois traz grandes reflexões sobre a importância da carreira jurídica. O autor, grande Mestre Rui Barbosa concatena algumas lições extraídas de sua longa vivência na área jurídica neste pequeno, mas importantíssimo livro. Vale muito a leitura!

Doug 02/06/2022

A obra é um clássico do Direito deixado como herança a todos os advogados e estudantes de direito do país. Leitura indispensável aos profissionais da área do Direito.

Marafa 01/06/2022

Bom livro, 14º do mês (um recorde). É simples no início, porque ele fala um pouco sobre a própria vida e as próprias batalhas. Mas, no final, faz diversas advertências aos estudantes e formandos em Direito da época, que ainda se mantêm atuais. Um livro muito bom e fácil de ler, ainda que tenha uma linguagem um pouco rebuscada

Mari Prates 13/03/2021

Livro maravilhoso!!
Fluido e poético, esse livro é fundamental para quem tem interesse em atuar na área jurídica.

Larissa 30/06/2020

Resenha: Oração aos Moços
"Ora,  Senhores Bacharelandos,  pesai bem que vos ides consagrar a lei, num país onde a lei absolutamente não exprime o consentimento da maioria,  onde são as minorias, as oligarquias mais acanhadas,  mais impopulares e menos respeitáveis, as que põem e dispõem, as que mandam e desmandam em tudo;  A saber: num país, onde,  verdadeiramente,  não há lei, não há moral, política ou juridicamente falando".

Rui Barbosa foi o primeiro Ministro da Fazenda da República.  Conhecido por seu papel na política brasileira, antes disso Rui Barbosa exerceu a Advocacia,  e em seu livro Oração aos Moços ele faz uma palestra aos formandos em Direito.  Em seu discurso, Rui Barbosa não economiza em sinceridade,  ao aconselhar os formandos e lhes mostrar o que lhes aguardam.

"Amigos e inimigos estão,  amiúde,  em posições trocadas. Uns nos querem mal,  e fazem-nos bem.  Outros nos almejam o bem,  e nos trazem o mal".

Eu achei o livro sensacional,  o discurso do Rui é incrível,  o jeito como ele usa as palavras de uma maneira poética mas ao mesmo tempo muito realista,  para mostrar tudo o que os aguarda na advocacia. Um dos discursos mais interessantes foi o que ele fala exatamente sobre a Advocacia naqueles tempos onde quem dominavam eram as oligarquias,  nesse discurso em específico ele não poupa suas críticas a política daquele tempo.  Por outro lado esta a esperança na mudança do regime político, para algo melhor.  O livro é uma verdadeira relíquia histórica.

"A justiça humana cabe,  nessa regeneração, papel essencial.  Assim o saiba ela honrar. Trabalhai por isso os que abracardes essa carreira, com a influência da altíssima dignidade que do seu exercício recebeis".

Nalia 17/06/2020

Mediante ao discurso de alunos de direito em São Paulo, Rui Barbosa apresenta uma narrativa voltada a ética, moral e discernimentos que todo advogado deve seguir para manter uma boa índole.
É incrível a facilidade com que Rui Barbosa consegue tocar a alma com palavras tão simples. A obra, apesar de relativamente curta, não deve ser lida apenas por advogados ou estudantes de direito, e sim por qualquer um que esteja disposto a ser o melhor de si mesmo.

Gilberto 27/11/2010

Livro de cabeceira do bacharel em direito
Toda vez que fico revoltado com o sistema jurídico, no geral, releio esse livro e, definitivamente, confirmo minha escolha em seguir a carreira jurídico como a mais acertada da minha vida.

Mas confesso. Toda vez que estou com raiva de um magistrado pelo fato de um processo meu ficar 'dormindo', faço um petitório qualquer e coloco a seguinte epígrafe:

"Não sejais, pois, desses magistrados, nas mãos de quem os autos
penam como as almas do purgatório, ou arrastam sonos esquecidos
como as preguiças do mato."

Só Rui Barbosa mesmo para, em tão poucas letras, dar aquele puxão de orelha na maioria dos magistrados.

Inlectus 16/07/2009

Magistral.
Obra excelênte, uma lindo texto. Não somente para advogados e estudantes de direito, mas para todos. Obra altamente recomendavel.