Valentina na Câmara Escura

Valentina na Câmara Escura Evie Blake

Resenhas - Valentina na Câmara Escura

Naty 02/01/2013

www.meninadabahia.com.br

Valentina continua a fazer fotos, é a única coisa que a impede de sair
correndo daquela sala. Ela se sente como uma voyeuse;
isto não deveria ser algo privado, íntimo?
Pág. 183

Valentina Rosselli é uma fotógrafa de moda. Ela não acredita no amor, mas mora com seu amante Théo Steen. Ela não sabe nada a respeito dele e nem importa, contanto que o sexo seja magnífico. Mas, quando Théo viaja inesperadamente e ela recebe fotografias eróticas, começa a se interessar mais por seu amante. Quem é ele? E de quem são essas fotos?

Ao mesmo tempo, é convidada para tirar fotografias sensuais em um clube de sadomasoquismo. O dono quer mostrar ao mundo que seu clube não é algo pornográfico e que pode haver beleza na dor. Durante esse trabalho, Valentina conhece os vários quartos e estágios do sadomasoquismo e... está difícil resistir a tudo.

- Então, Valentina – Leonardo aponta para uma das portas – Atrás de cada uma dessas portas há diferentes níveis de experiência, por assim dizer. A de madeira a leva a um mundo de mais prazer do que dor. Já a de couro permite que você conheça o universo de mais dor do que prazer.
Valentina engole em seco: “Qual a diferença? Quanto de dor é possível sentir e ainda assim ter prazer?”.
- E esta porta... – Ele caminha em direção à porta de aço polido cintilante no hall escuro – Esta é a Câmara Escura.
Ele pressiona a mão dela, virando-se com uma expressão triunfante. Ela consegue ver que ele é definitivamente um dominador, sem dúvida.
Ela desvia o olhar de Leonardo e encara a porta de metal.
- O que acontece na Câmara Escura? – Sua voz soa quase como um sussurro.
Leonardo dá um passo em sua direção. Está tão próximo dela que sua loção pós-barba fica quase insuportável.
- Na Câmara Escura você sente medo, Valentina, porque, como está destacado no nome, não há luz ali. Você não consegue ver nada, nem mesmo sua mão na frente de seu rosto.
- Por que alguém iria querer entrar ali? – Sua voz fica mais baixa.
Leonardo a flerta com o olhar.
- É precisamente o seu medo que consegue fazer com que você potencialize sua experiência sexual a níveis que não conseguiria em nenhum outro lugar.
Págs. 92-93

A narrativa é didivida em duas partes. A parte atual, sob a perspectiva de Valentina e a do passado, sob a perspectiva de Belle de Veneza, uma famosa prostituta da época. Ao decorrer da história vamos descobrindo qual a ligação das duas e como o passado de Belle influenciou as decisões atuais de Valentina.

Gostei muito da narrativa limpa e erótica, porém senti falta de várias coisas. A autora não aprofundou o enredo, apenas a parte erótica, e deixou alguns fios soltos, como o trabalho de Valentina e uma melhor caracterização dos personagens secundários. Queria saber mais sobre eles e sobre a vida de Valentina, afora a parte do sexo.

Louise Brooks era casada com um senhor de posses. Ela era uma dama da sociedade. Odiava o marido e o sexo com ele. Ele era bruto e não se importava com seu prazer. Ela sentia dor. Mas no fundo, ela sentia que precisava conhecer o amor. Precisava procurar por ele, nem que se deitasse com todos os homens de Veneza e assim, que seu alter ego surgiu: Belle aparecia quando seu marido viajava a trabalho e como Belle ela conheceu o prazer com diferentes homens, até encontrar o amor.

A vida de Belle foi triste, mas Valentina tem a chance de mudar seu destino. Basta acreditar em seus instintos.

Valentina: na câmara escura, de Evie Blake* (Europa, 450 páginas, R$ 49,90), possui uma alta carga erótica, incluindo sexo entre mulheres, ménage à trois, ménage à quatre... E foi baseada na famosa personagem de quadrinhos de Guido Crepax, que por sua vez foi inspirada na a atriz do cinema mudo Louise Brooks (que vem a ser Belle). No início, os quadrinhos eram relacionados à ficção científica, depois começaram a retratar bissexualidade, êxtase auto-erótico e sadomasoquismo.

*Evie Blake é pseudônimo de Noelle Harrison.

Série Valentina:
1. Valentina - na câmara escura
2. Valentina - on the edge
Pati 31/01/2013minha estante
Oi Naty!
Quantas estrelas você deu para este livro?
Bjs,

Naty 31/01/2013minha estante
Não dei, rsrs

Mas vale umas... 3. Tem cenas bem quentes!

Aida 17/12/2012

Valentina Rosselli, ícone sexy dos quadrinhos eróticos do italiano
Guido Crepax, agora é também personagem de romance

O livro Valentina na Câmara Escura é o primeiro de uma trilogia escrita pela inglesa radicada na Noruega Evie Blake e que chega às livrarias brasileiras pela Editora Europa. Na trama, a escritora preserva as características mais marcantes da personalidade da personagem de Crepax. Valentina Rosselli, fotógrafa de moda, vive atualmente em Milão com o namorado, o crítico de arte e marchand Théo Steen. Quando ele parte em uma de suas misteriosas viagens de negócios, deixa um presente inusitado: um álbum antigo de fotografias eróticas.

Ao mesmo tempo, Valentina recebe uma oferta de trabalho intrigante: fazer uma série de fotografias artísticas em um clube de sadomasoquismo. Inicialmente avessa ao tema, acaba acreditando que suas incursões neste mundo podem, de alguma forma, ajudá-la a descobrir quem é a mulher retratada nos negativos e qual a relação dela com a sua vida.

Paralelamente, há a história de Belle, o alter ego de Louise Brzezinska, esposa de um próspero homem de negócios na Veneza de 1929. Infeliz no casamento, Belle acaba descobrindo sua sensualidade reprimida por acaso, ao ser confundida com uma prostituta. E resolve levar uma vida secreta, transformando-se na cortesã mais famosa de Veneza.

Mesmo separadas por décadas, Valentina e Belle têm uma relação atemporal entre elas: ambas estão em busca de sua verdadeira identidade. Belle acredita que só o amor verdadeiro pode ser libertador, enquanto que Valentina mergulha em uma viagem erótica que vai revelar um traço de personalidade que ela jamais pensou existir, e cuja volta é praticamente impossível.
Valentina na Câmera Escura tem lançamento simultâneo em 15 Países, entre eles Itália, Inglaterra, Alemanha, Suécia, Holanda, Espanha e Portugal.

Sobre a autora
Evie Blake é o pseudônimo da escritora e roteirista Noëlle Harrison. Autora de uma série de peças de teatro e de quatro livros, traduzidos para cinco idiomas, estreou na literatura com o romance Beatrice, de 2004. Nascida em Londres, atualmente vive em Bergen, na Noruega.
www.evieblake.com / www.noelleharrison.com

ISBN: 97885-7960-152-1
Número de páginas: 424
Formato: 16 cm x 23 cmx 2 cm
Preço: R$ 49,90
Onde encontrar: nas principais livrarias do País; no site www.livrariaeuropa.com.br
ou pelos telefones (11) 3038-5050 (capital) ou 0800 8888-508 (outros Estados)

Para baixar a foto de capa e ler o primeiro capítulo, acesse: WWW.europanet.com.br/imprensa

Sobre a Editora Europa
Fundada há 25 anos, a Editora Europa é uma empresa de capital 100% brasileiro. Atualmente, com mais de 100 funcionários, publica 16 revistas, afora guias, livros ilustrados e literatura.

Informações para a imprensa: Aida Lima (11) 3038-5118 ou aida@europanet.com.br