Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan

Resenhas - Bilhões e Bilhões

Rayssa 22/04/2024

Cativante
A escrita do Carl Sagan, além de informativa, é cativante e fácil de acompanhar. Aqui, ele disserta sobre vários temas que continuam atuais, como exponenciais e notação científica, a possibilidade de vida em Marte e as mudanças climáticas no nosso planeta. É uma obra maravilhosa de um grande astrofísico e divulgador científico que deixou seu legado e nos trouxe muitas contribuições.

procrastiwalter 02/04/2024

Interessante
Segundo livro do Sagan que eu leio. Nenhum dos dois me pegou muito, talvez pela escrita dele? Não sei.
Livro com diversos assuntos. O que me choca mais é que em 96 o aquecimento global já era um grande problema e de lá pra cá, quase nada fizemos sobre.

Myla '_' 27/03/2024

Enfim, fim.
Demorei mais de um ano para terminar, mas finalmente consegui.
Ler esse livro foi como ter uma quase infindável conversa com alguém cujo os limites do conhecimento estão muito além dos seus, mas mesmo assim você se vê capaz de entender, discordar, concordar...
Foi uma leitura leve e pesada ao mesmo tempo, de uma forma que não consigo explicar. Enfim, acredito que todos que se interessam pelo assunto universo e humanidade deveriam ler essa obra.

Maria Rosa 29/02/2024

Realista
Autor traz vários assuntos que nos levam a pensar se a humanidade vai se tornar melhor, algum fato é capaz de florescer a empatia!?

William387 26/02/2024

Sobre os contrastes da existência
Recheado de informações relativas à física, à biologia, à história e ao ambiente, Carl Sagan analisa e repensa a maneira como as pessoas e os governos têm lidado com questões sensíveis às vivências socioeconômicas.
por isso, entre os temas apresentados sobrepuja a insistência do autor em apresentar ideias a serem utilizadas como possíveis caminhos para a resolução de problemas, ou como mecanismos de ponderação entre a manutenção da vida e a catástrofe, notadamente a nível global.
edu basílio 26/02/2024minha estante
obrigado pelos seus comentários :-) eu tenho vontade de ler "o mundo assombrado pelos demônios", também dele. conhece?

William387 27/02/2024minha estante
De nada ?... Tenho esse livro! Lê-lo-ei em algum momento (aqui a fila de leituras não para de crescer rs)

Sthefany211 21/02/2024

Perfeito no que tem que ser.
Carl Sagan foi um acontecimento. Sempre admirei a figura dele e pela primeira vez li uma obra sua. Saí com uma visão amplificada sobre inúmeros temas diferentes, pois não há uma limitação para as abordagens dele. E no último capítulo só pude chorar ao me despedir do meu novo amigo.

Felipe863 07/01/2024

Carl Sagan com visões de mundo multifacetado
Nesse livro, Carl Sagan divide os capítulos em três partes: a) o mundo dos números, onde nos mostra a variedade do macro e do micro nos Cosmos; b) uma crítica aos conservadores, e como poderíamos nos juntar para um planeta melhor, em relação à conservação do meio ambiente; c) o sentimento humano, e como poderíamos evitar a destruição da humanidade com os riscos de uma guerra nuclear.

Como um grande divulgador científico, Carl Sagan nos presenteia essa obra com uma escrita simples, mas com bastante profundidade. Nos faz refletir sobre o Cosmos, sobre a Religião, sobre a Vida e a Morte.

Recomendo a todos que queiram degustar de uma ótima leitura!

Graziele.Rodrigues 03/01/2024

Esperava pouco, mas amei!
Primeiro livro terminado de 2024, comecei nessa virada de ano, onde é uma confusão de arrumar tudo para essa noite. Nesse contexto, estava bem plena lendo meu livro. Sério, eu não gosto e nem boa nesse tema de astronomia e física, não é a minha praia mesmo. Mas eu gostei mesmo do livro, a escrita do autor é boa, além que ele explica, as vezes bem melhor que o meu professor, cada fenômeno ou situação que ele vai discutir. Resumindo, é bom, indico ele e eu já queria ler outros livros dele.

Ricardo 03/01/2024

É indispensável a leitura dos livros do Sagan
Ler Sagan é um remédio para muitos males que a sociedade contemporânea sofre. Ele consegue chegar a raiz dos problemas sem recorrer a fundamentalismo. Pelo contrário, ele denúncia os erros dos pensamentos fundamentalistas. No livro ele descreve as incoerências do comportamento da sociedade atual. Vamos ler os livros do Sagan!
Edson 03/01/2024minha estante
Grato pela dica. Quando eu tinha uns 9 anos, no início dos anos 80, todo domingo passava o programa Cosmos. Eu ficava fascinado com o que Carl explicava. Hoje estou revendo no YouTube. Sou religioso mas busco conhecimento em todas as áreas do pensamento humano. Nunca li nada dele mas agora com essa dica já está na lista para esse ano.

Ricardo 08/01/2024minha estante
A série cosmos é muito boa mesmo. Já cheguei assistir alguns episódios. Acho os livros do Sagan bem profundos. Muito bom para quem tem sede de conhecimento. Espero que você goste. Boa leitura!

Gabriel Dantas 18/12/2023

Bilhões e bilhões
Neste livro, Carl Sagan alerta sobre muitas coisas que o futuro pode nos reservar, principalmente as consequências do aquecimento global. Alguns dos alertas já se concretizaram na atualidade. Também é discutido um pouco do comportamento humano e sobre a sociedade, algumas falsas simetrias recheadas de ideologias estadounidense também estão presentes. No geral, é um livro interessante

Douglas Brilhante 18/12/2023

Carl Sagan foi professor de astronomia e ciências espaciais, é o meu autor preferido e acho que foi, provavelmente, o maior divulgador de Ciência de todos os tempos.

Bilhões e bilhões foi o seu último livro. O livro traz dezenove artigos dedicados a temas diversos, como a possibilidade de haver vida em Marte, aquecimento global, discussões acerca da religião x ciência e até sobre aborto.
Manteve-se fiel no seu compromisso como cientista até seus últimos dias, inclusive há um último artigo de despedida que me deixou, em igual equivalência, triste e inspirado.

O tema que une os artigos é, enfim, a vida e a morte: do planeta, do Universo, do ser humano coletivo e individual.

Diferente do que eu penso, Carl Sagan é otimista, viveu e morreu acreditando na capacidade da humanidade em tornar o mundo melhor.

Acho que ele sempre será 10/10.

Alex Barbosa 04/12/2023

O melhor pro final
Último livro do Sagan, com uma abordagem mais focada em política do que propriamente na ciência, mesmo ela estando presente como suporte à argumentação e na ilustração dos dilemas e desafios da humanidade que são retratados na obra.

Apesar de todo o conteúdo muito interessante e importante, creio que a reflexão mais importante é deixada pro final do livro. O desfecho emociona quem lê e planta a semente da necessidade de pensarmos o que é, e como levar a vida.

manumoura18 28/11/2023

Destaques preferidos
"A terra é uma anomalia. Em todo o sistema solar, ao que se saiba, é o único planeta habitado. Nós, humanos, somos uma entre milhões de espécies que vivem num mundo em fluorescência, transbordando de vida. No entanto, a maioria das espécies que existiram não existe mais."

"Uma lição central da ciência é que, para compreender questões complexas (ou até simples), devemos tentar libertar a mente dos dogmas e garantir a liberdade de publicar, contradizer e experimentar."

"É difícil empreender como os "conservadores" puderam se opor a salvaguardar o meio ambiente de que todos nós - inclusive os conservadores e seus filhos - dependemos para viver. O que é exatamente que os conservadores estão conservando?"

Ladybabylon 20/11/2023

Livro excepcional de qualidade ímpar.
Que o Sagan foi um dos melhores divulgadores científicos dos últimos tempos a gente já sabe, mas pra mim continua sendo com o seu legado até os dias de hoje.
Lembro da primeira vez que assisti a um ep de Cosmos na TV cultura, fiquei arrepiada só de ouvir a trilha sonora (e isso acontece até hj kkkk).
O livro aborda assuntos variados e você não consegue ler um capítulo pela metade, a escrita é tão fluida que logo você termina o capítulo e fica olhando para o teto refletindo kkkkk.
Nossa senhorinha, pensei que fosse sair ilesa dessa leitura mesmo sabendo que esse foi a última obra escrita por ele, esse último capítulo é bem pessoal.
Uma das melhores leituras do ano, tá em algum lugar do top 3 de certeza. E uma das melhores leituras da vida tbm.
Lorran10 21/11/2023minha estante
Um milagre.