Bilhões e Bilhões

Bilhões e Bilhões Carl Sagan

Resenhas - Bilhões e Bilhões

Heliton 21/11/2020

O conhecimento é a nossa bênção e a nossa maldição.
Queria debater sobre cada um dos tópicos que foram abordados e minuciosamente analisados por várias perspectivas e projeções neste livro, mas eu não faço ideia do quanto eu iria escrever, porque é muita coisa. Mas há um ponto em comum entre todos eles, impossível não falar sobre, que são as consequências da interferência da nossa espécie em relação ao seu meio, advindo do seu ato de ser curioso por natureza, mas inconsequente com o uso do conhecimento adquirido.

O livro contém uma boa quantidade de artigos com assuntos variados, partindo da importância que os números tiveram e que ainda tem em nossa história como civilização; o quanto uma exponecial pode afetar de forma catastrófica em termos biológicos; abordando sobre doenças como a aids, assim como problemas de densidade populacional, controle de natalidade e fome; dando ótimas críticas sociais sobre o quanto o ser humano pode ser hipócrita com o seu próprio mundo; existência da vida em outros planetas; aborto; destruição do meio ambiente; recursos de restauração ambiental; entre outros.

Como havia dito, todos esses temas tem o dedo do ser humano. A nossa espécie se torna o ponto em comum entre eles, indo da destruição gradativa do mundo em que vivemos até o de buscar formas de reverter seus atos inconsequentes. Carl Sagan sempre cita o quanto a união de todos é o que irá salvar a nossa espécie de uma futura extinção, não só dela, mas de todos o seres vivos do planeta.

Apesar do livro ter sido lançado em 1997, um ano depois da morte do autor (1996), há muitas coisas boas para se fazer nota durante a leitura, como por exemplo: verificar se as projeções que foram feitas para os anos seguintes foram ou estão indo na direção prevista, assim como refletir sobre cada um dos tópicos dos artigos.

Carl Sagan trata de assuntos globais extremamente importantes da forma mais didática possível, pode acontecer da leitura ficar maçante, em parte pelo uso de termos mais científicos para quem não é muito acostumado a ler sobre, mas até o fim creio que se torne algo muito proveitoso, em relação a chance de ter lido sobre várias coisas e instigar o seu conhecimento.

No fim, o livro trás as ultimas escritas do autor contando sobre alguns projetos, livros escritos, sobre a sua família e as barreiras que ele teve que enfrentar em relação a sua saúde. "Bilhões e Bilhões" termina com as observações de sua esposa sobre a trajetória de sua vida até os seus últimos momentos de vida. Após a finalização da leitura, é impossível não se sentir inspirado por Carl Sagan.
Duda mota 10/08/2021minha estante
Fico impressionada com o detalhamento e a qualidade das suas resenhas. Até o momento li duas que você fez também sobre o mesmo autor e fiquei simplesmente encantada e desejando conhecer estes livros tão incríveis e que com certeza devem ter muito a ensinar, assim como Carl.

Heliton 10/08/2021minha estante
Aaa mt obg S2! Fico feliz que tenha se interessado. Carl Sagan foi uma pessoa incrível. É bom demais os livros dele, a sua mente viaja mt além após cada página lida. Vale muito a pena conhecer e ler ao menos uma obra dele.

Duda mota 10/08/2021minha estante
Com certeza a minha próxima leitura vai ser uma das obras dele (suspeito que mais provavelmente vá ser pálido ponto azul), muito obrigada, amo ler resenhas tão boas assim.

Heliton 11/08/2021minha estante
Achei ele bem mais fácil de ler. Vc faz bem começando por este (se for esse msm). Mas seja qual for, boa leitura :)

Duda mota 13/08/2021minha estante

Matheus 23/06/2012

A aula perfeita!
Uma explanação interdisciplinar de uma série de temas científicos, filosóficos e sociais feita de maneira clara, concisa, atraente e contextualizada. A leitura é frenética. É uma aula de Física, Astronomia, Química, Biologia e Climatologia como ninguém faz igual.

Meu primeiro lido do Carl Sagan, e o precursor de muitos mais. Jamais um livro me havia causado lágrimas ao fechar da contracapa. Este é, certamente, uma joia em minha estante.
Jamille 11/08/2014minha estante
Recomendo O mundo assombrado pelos demônios, outro livro simplesmente maravilhoso do Sagan!

Otávio - @vendavaldelivros 24/05/2021

?Talvez o subproduto mais angustiante da revolução científica tenha sido acabar com muitas de nossas crenças mais acalentadas e consoladoras?.

O título do livro pode assustar e fazer parecer que nele entramos em debates profundos sobre astronomia, física e matemática. Que aqui, a conversa é difícil, cansativa e penosa para leigos. Mas só pensa isso quem não conhece nada de Carl Sagan. E azar do mundo que hoje existe sem a presença de Sagan.

Último livro de Carl Sagan e escrito com a colaboração de sua esposa Ann Druyan, Bilhões e bilhões reúne textos de Sagan sobre temas diversos sobre a ciência e a sociedade que o cercava no final dos anos 90.

O livro é dividido em três partes. A primeira traz textos de Sagan no seu melhor: A capacidade de transformar assuntos que envolvem matemática, física e astronomia em conversas de bar que tocam fundo em nossas próprias percepções da vida e do universo.

A segunda parte narra principalmente a preocupação de Sagan com o aquecimento global e as mudanças climáticas que já era claras na época. Soluções e explicações técnicas sobre como chegamos até aquele ponto (que ainda não era tão trágico quanto o atual) são preenchidas com o humor e a sagacidade de transformar textos que teriam tudo para serem monótonos em impossíveis de serem largados.

Por fim, a terceira parte contém um trabalho excepcional, atual e absurdamente necessário de Sagan sobre o aborto, bem como outros textos sobre o futuro da humanidade e sobre sua própria condição de saúde.

Carl Sagan talvez seja, de todos os autores que li e que já faleceram, o que mais lamento não estar aqui, hoje, sendo um farol necessário para os tempos sombrios que vivemos. Nenhum autor conseguiu me fazer contemplar a imensidão do universo como ele. Ninguém, nunca, conseguiu me tranquilizar sobre a vastidão do infinito como Sagan. Bilhões e bilhões é o canto do cisne de um dos maiores pensadores que a humanidade, torta e cambaleante conseguiu produzir. A prova de que somos, de alguma maneira, únicos. Basta apenas entendermos que precisamos todos nos comportar como um só.

Gabriel A. 02/06/2023

"Bilhões e Bilhões" é um livro fascinante
Publicado postumamente, este livro oferece uma visão única do mundo e aborda uma variedade de tópicos científicos de forma envolvente e acessível. Ao explorar os pontos-chaves do livro, podemos apreciar a riqueza do pensamento de Sagan e seu compromisso com a ciência, o meio ambiente e o futuro da humanidade.

O livro já chama a atenção começando pelo título curioso, que tem uma origem jocosa, e reflete o estilo descontraído e o talento de Sagan para tornar conceitos complexos compreensíveis para um público mais amplo. Essa abordagem única é uma das muitas razões pelas quais Sagan conquistou tantos admiradores ao longo dos anos.

Uma das características mais notáveis de Bilhões e Bilhões é a visão progressista de Sagan sobre o mundo. Ele expressa claramente suas preocupações com o meio ambiente, questões políticas e sociais, sempre ressaltando o quanto essas questões são de suma importância para o desenvolvimento da humanidade e a preservação do planeta. Sagan foi um defensor fervoroso da sustentabilidade e alertou sobre os perigos da exploração desenfreada dos recursos naturais. Suas palavras sobre a preservação ambiental continuam sendo pertinentes nos dias atuais, à medida que enfrentamos desafios cada vez mais urgentes relacionados às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade.

O que torna o livro relevante até hoje, é a visão assertiva de Sagan sobre o futuro. Em suas páginas, ele apresenta previsões cuidadosamente fundamentadas e evidências científicas que agora se mostram surpreendentemente precisas. Ele discute temas como a ameaça nuclear, a exploração espacial e o avanço da tecnologia, oferecendo uma perspectiva ampla e perspicaz sobre o destino da humanidade. Essa precisão preditiva reforça a ideia de que Sagan era muito mais do que um cientista, era um visionário.

O final emocionante de Bilhões e Bilhões é um dos aspectos mais comoventes do livro. Nele, Sagan revela sua luta pessoal contra a mielodisplasia, uma doença grave que acabou tirando sua vida. Suas palavras finais são profundamente tocantes, demonstrando a coragem e a integridade de um homem que sempre buscou a verdade e inspirou outros a fazerem o mesmo. O epílogo escrito por Ann Druyan, parceira e esposa de Sagan, proporciona um encerramento tocante, destacando a importância de sua contribuição para a ciência e a humanidade.

Em suma, é um livro que encapsula a visão de Carl Sagan sobre o mundo, a ciência e nosso futuro. Com seu estilo cativante, ele aborda questões complexas com clareza e paixão, despertando em seus leitores uma compreensão mais profunda do universo e uma maior apreciação pela beleza da vida e da fragilidade de nosso planeta.

Jéssica 29/07/2021

Quanto tempo é 1 bilhão de anos?
Carl aborda muitos temas neste livro e nos coloca algumas reflexões delicadas e inspiradoras sobre a vida e sua fragilidade; ele abre um pouco sobre sua vida pessoal e tenta nos transmitir alguns sentimentos desde as descobertas cientificas até as descobertas do verdadeiro amor - "heureca"!

fernanda 15/05/2020

Um livro para te fazer pensar
Quem já leu Carl Sagan sabe como sua escrita é envolvente, clara e, como ninguém, ele sabe explicar temas complicadíssimos de forma simples para que um leigo consiga entender, e assim em cada capítulo é abordado um tema diferente como aborto, mudanças climáticas e gasto mundial com armamento militar -sendo estes os que mais me marcaram-, que nos levam a reflexão e (dependendo da pessoa) a mudar seu ponto de vista. O último capítulo em especial é pessoal e tocante, mostra um Sagan como ele realmente foi, um homem dedicado a ciência e fiel à sua maneira de ver o mundo. Sagan é capaz de influenciar e inspirar pessoas amantes do conhecimento mesmo após mais de 20 anos de sua morte e apesar de ter sido escrito em 1996, o livro traz questões que ainda são relevantes para o mundo atual. Após a leitura fiquei com mais vontade ainda de conhecer a ciência, o método científico e fazer o possível para ser uma vela nessa escuridão de desinformação e ataque a ciência que vivemos hoje em dia. Espero que todos nós possamos aprender com a temperança de Sagan ao tratar com os outros de assuntos tão delicados, mas sem ofensas e sendo capaz de mostrar um ponto de vista científico.

Rodrigo 25/12/2022

Sagan, o filósofo da ciência
O título desse livro engana, não é sobre o número de planetas no espaço, e sim sobre como a humanidade usufrui desse planetinha. O livro provoca o leitor a se questionar o que estamos fazendo aqui na Terra e como estamos vivendo, como indivíduos e como sociedade, inseridos em diferentes realidades, mas compartilhando as mesmas consequências.

Assim, em 19 capítulos, temas como astronomia, meio ambiente, fontes energéticas, armas nucleares, ética, aborto, etc são tratados em tom quase filosófico, em todas as suas dimensões e pontos de vista. Os dilemas apresentados nos fazem pensar de forma diferente, tirando-nos do conforto com ideias nunca antes experimentadas.

Ao final, apesar do saldo positivo, só achei que o autor poderia ter economizado um bocado de páginas, sem necessariamente resultar em perda de conteúdo. Foi, em resumo, uma bela viagem literária e uma surpresa por se tratar de um livro escrito em 1997, mas que continua tremendamente atual.

Jessica 09/05/2023

Carl Vive ?
Como grande admiradora do Carl Sagan, sou suspeita para falar, mas esse livro é fantástico. A escrita e a didática de Carl são surpreendentes. Em todo tempo durante a leitura, fiquei imaginando como seria se ele fosse vivo e escrevesse um livro assim hoje, quanta coisa ele perdeu, quanta coisa ele poderia nos contar. Todos os avanços e mudanças se passaram com a virada do milênio. Mesmo o livro contendo informações um pouco defasadas, vale muito a pena, apenas leiam.

William387 26/02/2024

Sobre os contrastes da existência
Recheado de informações relativas à física, à biologia, à história e ao ambiente, Carl Sagan analisa e repensa a maneira como as pessoas e os governos têm lidado com questões sensíveis às vivências socioeconômicas.
por isso, entre os temas apresentados sobrepuja a insistência do autor em apresentar ideias a serem utilizadas como possíveis caminhos para a resolução de problemas, ou como mecanismos de ponderação entre a manutenção da vida e a catástrofe, notadamente a nível global.
edu basílio 26/02/2024minha estante
obrigado pelos seus comentários :-) eu tenho vontade de ler "o mundo assombrado pelos demônios", também dele. conhece?

William387 27/02/2024minha estante
De nada ?... Tenho esse livro! Lê-lo-ei em algum momento (aqui a fila de leituras não para de crescer rs)

Rayfobic 13/05/2023

Bilhões e bilhões
Primeiro livro de ciências que eu li, então foi algo fora da minha zona de conforto para leitura, mas eu aproveitei demais a leitura.
Obrigada professor de ciências pela recomendação

Graziele.Rodrigues 03/01/2024

Esperava pouco, mas amei!
Primeiro livro terminado de 2024, comecei nessa virada de ano, onde é uma confusão de arrumar tudo para essa noite. Nesse contexto, estava bem plena lendo meu livro. Sério, eu não gosto e nem boa nesse tema de astronomia e física, não é a minha praia mesmo. Mas eu gostei mesmo do livro, a escrita do autor é boa, além que ele explica, as vezes bem melhor que o meu professor, cada fenômeno ou situação que ele vai discutir. Resumindo, é bom, indico ele e eu já queria ler outros livros dele.

Wyllian Torres 09/05/2021

Incrível
Sagan é um desses seres que passou pelo mundo e deixou marcas das quais nem ele mesmo deve ter se dado conta. Além de um incrível cientista, Sagan é um ser humano admirável, com um lindo senso crítico e sempre a favor da verdade e pela busca dela.

Rafael 22/12/2012

Carl Vive
Carl Sagan é, sem dúvida, um dos maiores homens que esse mundo já viu. De todos os cientistas, astrônomos e astrofísicos que por aqui passaram, Sagan deixou um legado. É e sempre será conhecido como o homem que popularizou a ciência com a sua habilidade incrível de explicar assuntos complexos, antes restritos ao meio científico, às massas. Carismático e bem humorado, e acima de tudo um racionalista, Sagan tentou desmistificar crenças religiosas e a pretensão humana de ser o centro do universo. Alertou sobre o perigo do fundamentalismo, dos danos ao meio-ambiente e diversos outros assuntos polêmicos com maestria e argumentos fantásticos. Bilhões e Bilhões é um livro sobre vida e a morte. É impossível não se emocionar com a vastidão do tempo e imensidão do universo, e a persistente tentativa humana de provar algum dia no futuro que não estamos sozinhos. Quem sabe um dia isso aconteça. Carl queria estar vivo para ver coisas maravilhosas sobre a ciência e o cosmos serem desvendadas, mas um câncer o levou cedo demais. Façamos um tributo à Carl e à vida, não permitindo jamais que nossas ambições protecionistas superem nossas ambições científicas, e preservando nosso planeta para que um dia, talvez, cheguemos às estrelas, como Carl Sagan e tantos nós, incluindo eu, sonhamos.
Victor Sanches 30/01/2013minha estante
Perfeita resenha.

Zyy 30/05/2023

Smash or pass
Ok, vamo lá
Esse livro trata de assuntos que eu acho q todo ser humano moderno (com mais de 14 anos) tem uma opinião sobre
E eu li esse livro por causa da indicação de um professor de ciências justamente por causa disso
Incrível como ele fala uns negócio que eu não sabia e já sabia ao mesmo tempo
Aí gnt é isso, eu realmente não tenho muito oque falar

Laís 27/03/2021

Bilhões de motivos para ler!
Sagan é uma lenda! Será para todo o sempre. Uma luz em meio ao negacionismo e a pseudociência. Artigos extremamente pertinentes e permeando debates ainda atuais. Epílogo de Ann Druyan comovente. Um primor! Recomendadíssimo!
Brujo 27/03/2021minha estante
Tenho o " Contato " aqui na pilha de metas para esse ano !

Laís 28/03/2021minha estante
Também quero ler Contato esse ano! Mas é romance né.. e curto mais os textos dissertativos dele. Aliás, "O mundo assombrado pelos demônios" não pode ficar de fora de qualquer lista dele!

Brujo 28/03/2021minha estante
Ah, entendi !!! E obrigado pela dica, vou acrescentar ele na minha lista de metas !!