Contos de uma Fada

Contos de uma Fada Letícia Black

Resenhas - Contos de uma Fada

Camis 03/12/2012

Apaixonante
Contos de uma Fada nos apresenta Michelle, uma garota que acaba de descobrir que não pertence ao nosso mundo, mas sim à Lammertia, a Terra das Fadas. Mi não é somente uma das inúmeras fadas de Lammertia, ela é a única fada vermelha existente além da Rainha das fadas, sua mãe.

O problema é que as asas de Michelle não são totalmente vermelhas como deveriam ser. Não, sua asas também levam tons de branco, a cor dos Elfos. Michelle é fruto da união da Rainha das Fadas com o Rei dos Elfos. E essa união é perigosa e proibida.

Séculos atrás uma fada e um elfo tiveram a primeira híbrida de Lammertia, e foi um desastre total. A híbrida se apaixonou por um humano e queria viver ao lado dele, algo completamente fora de questão. Devido aos trágicos acontecimentos que se seguiram, a híbrida se tornou amarga e cruel, colocando Lammertia sob seu governo impiedoso.

É por isso que Michelle e seu recém-conhecido irmão, Kieran, ambos metade elfo e metade fada, terão que se submeter ao Conselho. Kieran e Michelle estarão pelos próximos meses sob os olhares atentos de todas as fadas, principalmente aquelas mais preconceituosas, e qualquer deslize fará com que sejam condenados à morte.

Seria fácil convencer a todos de que é uma boa fada-elfo ou elfo-fada se não fosse pelos seus poderes intensificados, ah, e claro, se ela também não estivesse apaixonada por um humano. Michelle deixou no Brasil seu super lindo e fofo namorado Guilherme, e mesmo sabendo que nunca mais poderá viver com ele, principalmente pelo fato de Michelle viver bem mais tempo que Gui, a jovem princesa das fadas sabe que precisa ao menos dizer adeus antes de abandonar de vez seu grande amor. E ela não medirá esforços para conseguir voltar à Terra uma última vez, mesmo que pra isso ela quebre inúmeras leis e coloque em risco sua própria vida... E asas.

A criatividade da Letícia Black não tem fim! Amei toda a ideia de Lammertia e de todas as inúmeras espécies que vivem em um mesmo lugar. Bruxas, magos, elfos, ninfas, etorns, fadas e anões, todos em um mesmo continente e cada um com características únicas e marcantes. Sem mencionar os personagens, que foram muito bem construídos e desenvolvidos.

Viciante, delicioso, criativo e original! São essas as quatro melhores palavras que eu encontrei pra descrever Contos de uma Fada. Letícia Black sabe escrever divinamente, criou uma narrativa e um enredo que abraçam o leitor e o conduz com muita naturalidade. Não tenho nenhum ponto negativo a ressaltar, porque Contos de uma Fada é simplesmente uma das melhores narrativas nacionais que já li. Com certeza é um livro que vale super a pena. Leiam e se apaixonem por Lammertia como eu.

PS: Quero ser uma fada agora! ;(

Giulia Rocha 06/12/2012minha estante
Eu amo tantooooo essa capa! Eu quero muito ler esse livro a muito tempo, só falta grana mesmo :B
A resenha está ótima e me deixou babando mais ainda.
Beijos, Giu

Jéssica 23/12/2012minha estante
A resenha está maravilhosa, a capa do livro então nem se fala! Fiquei loca pelo livro *-*

Ju 23/12/2012minha estante
Amei a resenha, esse livro é exatamente o que estou precisando, fantasia, nacional, estou mesmo precisando de história com fadas, elfos, anões, magos, etc. Posta no blog algumas sugestões de livros desse estilo, estou em busca de livros diferentes! Acho muito que podia rolar sorteio de "Contos de uma fada" aqui no blog, já aproveitando a recente parceria e tudo mais...

Monique 23/12/2012minha estante
Nunca li nada de fadas, que eu me lembre... Mas estou apostando fielmente na criatividade de nossos autores. E faz um tempinho que li algo mais fantasioso... É uma ótima dica.

Aline Cristina 23/12/2012minha estante
Amei a resenha!! Contos de uma Fada parece ser um livro delicioso de se ler.
Quero muito lê-lo.. =)

Aline 23/12/2012minha estante
Assim como falei no seu blog, amei a resenha desse livro e estou mega curiosa para ler ele. Bjinhos

Jamilly Mayara 23/12/2012minha estante
Aii gostei muito da resenha, preciso sair um pouco de investigação e ler contos e esse é perfeito. Amei

Mih Fraga 24/12/2012minha estante
Essa onda de livros nacionais encantando cada vez mais leitores e embelezando muito a visão de Literatura Brasileira que temos.
Parabéns pela resenha, quero ler esse livro depois dela. (Essa deve ser a intenção né?!)
A lista só cresce... XD

Tify Baesso 24/12/2012minha estante
Ai ai mais um livro nacional que veio para encantar! Escritores nacionais estão arrasando!
Parabéns pela resenha.. Já quero esse livro =)

Gabriela 24/12/2012minha estante
Gostei da historia bem, envolvente , sem contar , que lembra um pouco A serie dos instrumentos mortais, mas que bom que os autores brasileiros, esta nessa onde de livros, misticos eu adoro imagina esse mundo ! Você resenhou muito bem !

Gabriela 24/12/2012minha estante

Jess 25/12/2012minha estante
Apesar de não sei muito fãn de livros que envolvem fada, gostei do que a Leka escreveu, acompanho o trabalho dela desdas epocas de fanfic, enfim a capa é linda e otima ate que é bom espero poder ler o livro um dia.

Clara 27/12/2012minha estante
Adorei a resenha! Estou gostando de ver como os autores brasileiros estão me surpreendendo, a capa do livro é linda e a história parece ser bem intrigante, adorei!

Bru | @umoceanodehistorias 28/12/2012minha estante
Adorei a resenha! Quero MUITO ler!

Ana 28/12/2012minha estante
Nossa a resenha esta demais.Agora sim se já estava louca para ler.Agora estou hiper mega ansiosa(kkkkk)

Beijokas Ana Zuky

Hanna 31/12/2012minha estante
Adoro livros com historias que envolvem Fadas e depois de ler sua resenha fiquei louca da vida pra ler rsrs, espro que eu tenha logo a oportunidade de ler essa historia incrivel!!
Bjos.

Avalon 02/01/2013minha estante
Adoro esses universos fantásticos! ^^
Muito boa resenha, me deu vontade de ler (apesar de fugir um pouco do que estou acostumado)!

Brunna 03/01/2013minha estante
Gente que capa linda! UAHSUHAUSHUH Ainda não li nada com fadas, mas morro de vontade! Pelo jeito seria ótimo entrar nesse mundo começando por esse livro. Nossa, só elogios. Eu ainda não o conhecia... Já entrou para a minha lista de desejados :D

myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Kelry 06/01/2013minha estante
A capa já é muito magnifica, e a resenha incrivel o livro deve ser OMG kkk, quero ler aw

Another Words 11/01/2013minha estante
Capa linda+ esta resenha= quero muitoo! haha
Adorei a resenha e decidi que preciso agora deste livro. Adoro romances com fadas e esse parece ser muito bom... nunca havia ouvido no livro, mas m apaixonei :3
Beijos, Caroline Martini

Grazielle 11/01/2013minha estante
Eu realmente adoro livro que envolver fadas, quero muito essa livro hahaha.
Resenha ótima.

Sah 14/01/2013minha estante
Adoro tudo que envolva fadas e esse livo parece otimo.

DomDom 14/01/2013minha estante
Sou muito fã de literatura fantástica. Até hoje, não li nenhum livro com fadas, e esse me pareceu ser bem legal. Gostei bastante da história, e me pelo que você mencionou, a narrativa é um dos pontos fortes desse livro. Que bom que nossos autores brasileiros estão mandando super bem. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

Silvia Gimenes 15/01/2013minha estante
Adorei sua resenha ;]
Quero ler bju

Gabi l Vai um spoiler aí? 17/01/2013minha estante
Gostei muito do resenha. Muito legal o livro.

Paty 17/01/2013minha estante
Adoro contos de fada, afinal quem não gosta?!, e quando comecei ler a resenha logo pensei na TinkerBell :)
Pela sua descrição em 4 palavras posso dizer que é um livro que quero ler.

thathazinha 17/01/2013minha estante
Eu só li o 1° capitulo e já amei, eu que sou uma viciada em livros que conta história de fadas , sou meia que supeita, não vejo a hora de baixar pra ler, uma coisa que não consegui ainda, e comprar pq eu smepre compro os livros que baixo para reler

Rafy 18/01/2013minha estante
adorei.

Genilda Silva 19/01/2013minha estante
Não é o gênero de livro com o qual me identifico, mas estou aberta a novos gêneros literários para ampliar meu gosto!

Milena 19/01/2013minha estante
Amoo esse tipo de livro, quero muito ler!

Caroline507 19/01/2013minha estante
Adorei a resenha! Estou lendo o livro no momento.. muito bom. ;D

Vânia 22/01/2013minha estante
Gostei da história! Esses amores proibidos, tanto do pai e da mãe de Michelle, quanto da própria Michelle com Guilherme realmente criam uma boa história.
Só resta ler e saber o que acontece :)

Vânia 22/01/2013minha estante
Só resta ler e saber o que acontece :)

Sue 31/01/2013minha estante
Poxa, ainda não li esse livro, mas deu vontade de ler agora! auhsahush
Vc faz otimas resenhas!

C. Aguiar 30/03/2013

Antes de começar a resenha gostaria de avisar que recebi o livro de parceria da autora e queria agradecer pela parceria.
Bom, vamos a resenha.
O livro tem uma capa muito linda, e me fez ficar encantada com a mesma. Particularmente foram os detalhes do par de asas da fada que se mostram muito delicados.
Recebi o livro e li em cinco dias, deveria ser em quatro, mas acabei tendo algumas coisas para fazer. E sim eu devorei cada página desse livro, cheguei até a sonhar com uma parte mais sombria do mesmo pois parei descansar e acabei pegando no sono, e gente o livro realmente mexeu comigo.
Somos apresentados a Michelle. Ela está passando por problemas familiares (que na verdade sempre existiram, mas não nessa proporção) e acaba sendo roubada e não tem como ligar para alguém ir busca-la. Acaba conseguindo ligar a cobrar para seu namorado (perfeito e impossível de existir) Guilherme. Sim eu achei ele bom demais para ser verdade. Um verdadeiro príncipe encantado.
Ela acaba sendo "salva" por ele e eles vão para a casa do mesmo que divide com a mãe, por um acontecimento acabam indo morar na casa do pai do rapaz e é ai que começamos a embarcar na magia que envolve o povo mágico de Lammertia.
Michelle acaba descobrindo que é uma fada com a ajuda de um rapaz, e juntos partem para uma terra mágica chama Lammertia. Já disse para vocês que antes a história se ambientava no Rio de Janeiro? Pois é. Então é um passo muito grande sair rumo ao desconhecido depois de quase morrer e ter um par de asas lindas e ao mesmo tempo assustadoras saindo de você.
Imagino o desespero da personagem.
Michelle sempre foi muito educada, delicada, sensível porém da mesma forma como tinha um jeito explosivo. Ela é uma pequena bomba relógio emocional que qualquer hora pode explodir. Isso porque a mesma é uma hibrida!
Ela não é apenas fada e sim um pouco elfa também. No entanto híbridos são proibidos de viver em Lammertia, para ser mais precisa eles são proibidos de viver, por se tornarem inaceitáveis e propensos ao descontrole como já havia acontecido no passado.
Porém ela não é a única hibrida, ela possui um irmão. Os dois são filhos da Rainha das Fadas com o Líder do Clã dos Elfos.
Nossa aventura é cheia de mistérios, situações perigosas, uma luta incansável para voltar a terra novamente, feitiços, aprendizado e magia.
Eu achei um livro muito criativo, bem escrito e muito bem colocado com outros seres mágicos sem se tornar cansativo.
Gostei de como os personagens apareceram sem nenhum ficar de esquecido, todos foram bem trabalhados e são bastante distintos, gostei da sociedade das fadas, de como é dividida e achei um detalhe curioso ela não poderem ficar com humanos e sim incentivarem um relacionamento entre si. Apesar de algumas não gostarem disso. Ou seja, Michelle como rainha será que mudará isso um dia? Fiquei bem curiosa com o que ela fará ou não. Esse livro me fez pensar além, pensar logo em uma continuação porque fiquei curiosa com diversas coisas, e adivinhem só? Irá ter continuação (acabei perguntando para a autora) e eu não vejo a hora de saber como as coisas vão andar daqui para frente depois de um final muito bom como foi esse.
Vou parando por aqui antes que eu comece a dizer coisas indevidas e sei que muitos leitores não curtem spoiler.

Essa resenha pertence ao site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Bárbara 27/01/2013

Letícia Black é brasileira, mais conhecida, no mundo das fanfictions, por Leka Judd. Ela escreveu várias fanfics e obteve sucesso com a maior parte delas por causa da velocidade com que escrevia uma boa história. Podemos encontrar do drama à comédia, mas jamais imaginei que fosse ler algo como Contos de uma Fada escrito pela Leka.

Acompanhei o trabalho dela por muito tempo, principalmente por ter sido a beta reader de boa parte das fics que ela escreveu, então já sabia que qualquer coisa que ela escrevesse eu iria gostar. Mas o mais legal foi ter me deparado com fadas, elfos, bruxas, anões, iaras… Ela inventou um novo mundo e conseguiu fechar todos os pontos e problemas que abriu, deixando o melhor pro final e nos fazendo querer uma continuação pra ontem!

Nós acompanhamos a história de Michele, uma adolescente que descobre ter sido adotada. Seus pais não querem mais saber dela e ela simplesmente foge, se esquecendo que poderia ter ligado para Guilherme, seu namorado e pedido uma ajuda, deixando o rapaz bem nervoso quando descobre o que ela fez. Ele cuida dela e faz de tudo para vê-la feliz, até mesmo sai da casa da mãe, indo morar com o padrasto só para Michele poder se sentir mais em casa.

Mas Michele não se sente bem com a situação, não quer ficar morando de graça em lugar nenhum. Mas acontece que certo dia ela encontra um rapaz na praia. Nesse mesmo dia ela desmaia e acorda num barco, com o menino, indo em direção a algum lugar. Ela também tem algo a mais nas costas: asas vermelhas e brancas, e já não sabe o que é, nem se está acordada. O rapaz é seu irmão, Kieran, que foi até a Terra buscá-la. Ela está indo para Lammertia, a terra das fadas e o que vai descobrir é que é uma hibrida, filha de uma fada com um elfo, e que está condenada a morte apenas por ter nascido.

O livro é cheio de detalhes e bem explicativo, então você não se sente perdido em momento algum. Me lembrei bastante da série Fadas, da Aprilynne Pike. A semelhança entre os dois começa quando Michele descobre que é uma fada. E diria que termina a partir do momento em que ela entra em Lammertia. A partir daí tudo é diferente, mas tudo é tão bom quanto.

Acho que ninguém jamais vai sentir tanto orgulho da Letícia. Eu a vi crescer na escrita. Acompanhava como leitora, como beta reader e como amiga. Ver este livro nas mãos é uma felicidade indescritível. Ter visto Garota de Domingo lançado de forma independente já foi ótimo. Ver Contos de uma Fada lançado pela Novo Século é melhor ainda. A distribuição dessa história em todo o Brasil me deixa super orgulhosa! Acho que não preciso nem dizer que… recomendo!

Ju 03/05/2013

Contos de uma Fada
Michelle, 19 anos, tem um namorado a quem ama loucamente, Guilherme. A garota passa pelo momento mais difícil de sua vida (pelo menos até o momento, porque depois piora bastante), e recebe o apoio dele de forma incondicional. Mas, algo acontece, e ela precisa aceitar que passará a viver de forma bem diferente. Uma transformação irreversível ocorre, e ela precisa mudar de ambiente se não quiser morrer.

Em Contos de uma Fada - A nascente das montanhas, Letícia nos apresenta esses dois de forma que nos apaixonamos instantaneamente por eles. Pouco depois, todo o amor e a alegria que eles compartilham simplesmente desaparecem. E passamos a acompanhar a jornada de Michelle em um novo mundo, Lammertia, que ela não imaginava existir, mesmo que sempre tenha se sentido deslocada em sua família. Lá, ela conhecerá seres de diferentes espécies que lhe ensinarão muito sobre poder, magia, ambição, tolerância, amizade e amor.

Michelle descobre que é um ser mágico. Mais que isso, é a herdeira do trono do reino das fadas. Mas há um pequeno detalhe: a garota não deveria estar viva. Sua mãe desobedeceu a uma lei antiga, que proíbe o relacionamento entre fadas e seres mágicos de outras raças. Isso porque relacionamentos assim gerariam híbridos. E híbridos já demostraram sua instabilidade e o quanto podem ser perigosos.

A escrita da Letícia fez com que eu não quisesse largar o livro. Foi muito legal fazer várias descobertas junto com a Michelle. Engraçado que, normalmente, a visão que nos é apresentada das fadas é a de seres perfeitos, mocinhas voadoras que só fazem o bem e estão sempre prontas a ajudar. Seres super sorridentes, verdadeiramente felizes. E não é isso o que vemos nesse livro, pelo menos não sempre. As fadas não são perfeitas, e sofrem com leis que limitam suas escolhas.

Por exemplo, elas só podem se relacionar com homens para gerar filhos. Depois, precisam abandoná-los. Se quiserem dividir a vida com um companheiro, bem, terá que ser uma companheira. Uma outra fada. E só. Nada contra esse tipo de relacionamento, que fique claro. Mas tirar o livre arbítrio de alguém é sempre um crime, na minha opinião.

A maior parte do livro me agradou bastante, só teve um pequeno trecho em que quase tive que correr para o banheiro para vomitar. Porque é uma parte com imagens bem fortes, especialmente nojentas e repulsivas. Preparem-se para isso.

A história termina em uma parte um tanto quanto importante... Espero que a Letícia publique logo uma continuação!! Porque realmente eu fiquei curiosa para saber como a Michelle vai se virar... rs...

"Quando você amar alguém de verdade, (...) vai entender as coisas que estamos dispostos a fazer por só mais um momento de felicidade."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/05/resenha-premiada-contos-de-uma-fada.html
Adriane Rod 03/05/2013minha estante
Nunca li anda sobre fadas e fiquei imaginando como seria descobrir que sou uma fada. :D Seria legal.

Tenho vontade de ler algo sobre fadas, quem sabe eu não ganhe o livro.

;)

Dani 03/05/2013minha estante
Eu já li Asas, que é uma história de fadas e adorei *-* Eu fiquei super interessada no enredo... adoro uma história bem construída com um tema sólido... fora que a capa é de babar xD

Juh 06/05/2013minha estante
Aind anão li esse livro, mas será o meu próximo. Eu tô precisando me controlar ultimamente estou lendo 4 livros ao mesmo tempo. rsrsrsr AMOLER!

Lua 28/05/2013minha estante
Acho essa capa tão cute, muito linda *---* Já dá uma vontade de ler. Eu gostaria de ter mais acesso a livros de autores brasileiros, por que ultimamente estão me surpreendendo muito. Amo o gênero fantasia, é intrigante viajar por novos mundos, mitos contados e descritos de forma diferente e por diferentes autores. Tipo a fada que sempre imaginei do mesmo jeito que você aquele ser pequeno, lindo, perfeitos e que só praticam o bem. Enfim, adorei a resenha e quero ter a oportunidade de lê-lo.

Thaís 30/05/2013minha estante
Eba \o/ Resenha :) haha Adorei esse livro, desde quando vc fez a parceria com a Leticia eu ja estava de olho, sou amante da fantasia! E estou doida para le-lo (tirando as partes nojentas que ninguem gosta, eu ach) achei o nome tãaao bonito sou doida por fadas haha E claro que vou participar do sorteio :D Acho q vou ser a primeira rsrs

Lala 05/08/2013

Antes de mais nada vocês precisam saber que eu nunca fui muito fã de fadas, na verdade esse é o segundo livro que leio sobre o tema, mas acho que isso só serviu para me deixar mais encantada com esse maravilhoso mundo criado pela Letícia.

A nossa protagonista se chama Michelle, é uma menina simples e esforçada que acaba de descobrir que é adotada, e ela se sente tão perdida, tão fora de lugar. A única coisa que a conforta é o seu maravilhoso namorado, eles já estão juntos há anos e fazem planos de se casar um dia. Quando a Mi fica sem ter para onde ir é o Gui que a socorre e a coloca em sua casa, mas a sogra é uma verdadeira vaca e nunca gostou do namoro dos dois, então o Gui enfrenta a mãe e vai para casa do pai, onde também vive sua irmã e melhor amiga da Michelle, a Mariana.

Quando chegam lá a Michelle começa a sentir fortes dores nas costas e resolve andar na praia na tentativa de um alivio, lá ela encontra um rapaz assustadoramente parecido com ela, o Kieran, que diz ser seu irmão e que ela está prestes a passar pelo surgimento de suas asas, que causam muita dor, e sugere que ela vá para o mar. Ela vai e desmaia de dor, quando acorda já está em um barquinho a caminho do triangulo das bermudas, onde existe um portal de entrada para Lammertia. Nesse momento a Michelle descobre que seu verdadeiro pai é um elfo e sua mãe uma fada, fazendo dela e do Kieran híbridos (que não são muito bem vistos por que a ultima híbrida que existiu surtou e teve a maior guerra), e que se espera que ela governe o mundo das fadas, por que ela é uma princesa! E claro, ela nunca mais poderá voltar para o Rio de Janeiro, nunca mais verá o Guilherme, o amor da sua vida.

Quando você descobre isso o que você faz? Eu já teria me jogado no mar e nadado de volta pro Rio sem dúvida alguma! Mas a Mi aceita tudo tranquilamente, o que confesso ter sido a única coisa que me irritou no livro.

"A tontura me pegou e eu senti que oa desfalecer. No momento em que meus joelhos cederam, os braços do garoto da touca me envolveram, impedindo-me de me afogar. Ele estivera bem atrás de mim. Assim como prometera."

Chegando a Lammertia, mesmo não sendo bem aceita pelas fadas, por ser uma híbrida, consegue fazer algumas amigas e passa um bom tempo por lá. Tem aulas e aprende a desenvolver seus poderes com os elementos.

Deixa eu falar um pouco para vocês sobre Lammertia: aqui as fadas são divididas em castas de acordo com a cor da suas asas, as rosas são ligadas aos sentimentos, as amarelas são as inteligentes que fazem pesquisas cientificas, as azuis são as guerreiras responsáveis pela segurança, as amarelas são as estudiosas, e as vermelhas são a linhagem real. As fadas só podem usar humanos para se reproduzir, jamais para ter um relacionamento, lá todas são lesbicas. As que não são vivem fora da vila principal, digamos assim. Aqui o preconceito é inverso.

Tem a região dos elfos, que eu amei! Michelle e Kieran são muito melhor recebidos lá, e Mi finalmente se sente acolhida, com o tempo descobrimos que ela tem muito mais sangue do pai do que da mãe.

Gostei de quase todos os personagens. No livro todas as figuras maternas são detestáveis. A mãe adotiva da Mi é um imbecil que diz ter se arrependido de adotá-la, a mãe verdadeira é tão fria e calculista que toda vez que aparecia eu fazia uma careta, e a mãe do Gui é a bruxa que eu já mencionei. Já os pais são maravilhosos, o pai do Gui é um amor, sempre brincando e sendo a figura paterna durante toda a vida de Michelle, e o Tharlion, o pai verdadeiro é um encanto, tem tudo o que um pai deve ter, é cúmplice, amigo, tem um abraço que cura tudo e aceita os filhos sem questionamento, ele é puro amor!

"Eu estava pensando em Guilherme. Em como ele me apoiava quando eu ficava nervosa ou triste. Em como a gente costumava viver um ao redor do outro, como se ele fosse o meu sol e eu o dele. Rapidamente, meu pensamento se foi para coisas que nós ainda não tinhamos realizado, mas que já sonhávamos juntos com isso. Nosso próprio apartamento, que, se eu não estivesse em Lammertia, já teria se realizado. Nosso casamento, que nós queríamos que fosse apenas no papel, sem uma festa muito grande ou cerimônias religiosas."

As fadas próximas a Michelle são ótimas também, mas só temos mais proximidade com a Lorena e a Siena, que são encantadoras e que eu gostaria de conhecer melhor.

Mas o meu personagem favorito sem dúvida é o irmão caçula da Mi, o Kieran. Ele é a coisa mais fofa do mundo! Sempre com um sorriso no rosto, tenta proteger a Mi dela mesma durante todo o livro, e sempre tem um abraço protetor esperando para consolar a perturbada da irmã.

Já o Guilherme é o típico mocinho de romance, lindo, inteligente, amoroso, faz de tudo pela Mi, a aceita como ela é!

A Michelle me causou sentimentos opostos. Houve momentos em que simpatizei com o seu sofrimento e só queria protegê-la de tudo. E em outros momentos tudo o que eu queria era afogá-la e assumir seu papel, beijar o Gui e cuidar do Kie! Quando ela descobre que é adotada, chora horrores, na verdade não faz nada além de chorar, mas quando descobre todo o resto ela fica bem com isso. Depois começa a se lamentar, e ela é dessas pessoas que quando tá mal humorada faz todo mundo ao redor sofrer junto, assim como eu.

Na verdade agora que eu percebi que vi muito de mim na Michelle. Há alguns anos, o meu orientador meu deu um conselho que uso como lema da minha vida, e que percebi que a Mi também é assim “você tem um problema, ele tem solução? Não. Então para que você se estressar se ele não vai ser resolvido mesmo. Tem solução? Então qual o problema? Se ele tem solução não tem porque enlouquecer!”. Essa é a nossa heroína, ela é apaixonante, muitas vezes irritante, sarcástica, carente, inteligente, amorosa, ou seja? Ela é real, já cansei de falar aqui que para mim os melhores personagens são os reais.

"Mas, então, entendi. Fogo, pelo que Tharlion dizia, era demonstrado apenas pelos mais fortes. De alguma forma, eles estavam me aceitando ali justamente por eu tê-lo. E esse era justamente o motivo pelo qual todo mundo tinha medo de mim nas fadas."

Resumindo a gigante resenha? Letícia Black me surpreendeu! E agora eu tenho sentimentos oposto com relação a ela também, eu a adoro pelo livro maravilhoso que ela criou, mas confesso que resmunguei sobre ela um pouco (ok, muito!) no final do livro, a Letícia tá tentando matar os fãs com um final daquele! Estou morrendo de curiosidade e preciso de uma continuação! Se você gosta de romance, um pouquinho de drama familiar, amizade, fantasia, garanto que não vai se decepcionar com esse mundo criado para nós.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2013/07/resenha-contos-de-uma-fada.html

Gii 03/03/2013

Mágico!
Inicialmente, gostaria de dizer que conheço a autora e tenho muito carinho pelo comprometimento dela com a "Terra da Fantasia". Letícia é uma das poucas pessoas que eu conheço que realmente se empenha em ser uma excelente contadora de histórias.
Esse livro veio como uma prova disso. Um resultado concreto de sucessivos esforços e de um longo período de dedicação.
Portanto, sejam bem-vindos a Lammertia e todas as aventuras e confusões que esta dimensão encantada tem para oferecer, bem como todos os personagens especiais e marcantes que habitam as páginas desta obra.
A sensação, durante a leitura, é que tudo acontece com uma incrível velocidade, sendo certo que eu leria de muito bom grado mais 200 ou 300 páginas sobre Michelle e suas descobertas sobre sua natureza e o lugar ao qual ela realmente pertence (um segundo livro talvez seja uma opção?).
Para os amantes de uma boa história, esta é a pedida certa!

MiCandeloro 02/04/2013

Mágico e apaixonante!
Olá pessoal, hoje vou fazer a resenha do livro Contos de uma Fada, A Nascente das Montanhas, da autora e parceira do blog Letícia Black.

Desde que li a resenha fiquei louca de vontade de ler o livro. Soube que a Letícia, apesar de nova, já havia escrito muitas fanfics e outros livros, então fiquei muito curiosa para saber como era a escrita dela.

Confesso que para mim a leitura demorou um pouco para engrenar. Achei o início levemente cansativo porque a Michelle, protagonista da história, é irritante e bobona. E logo de cara ela descobre que era adotada e que sua mãe adotiva havia se arrependido de tê-la adotado. Ok, tal revelação é um tanto quanto arrasadora, mas Michelle ficou chorona demais, sem ação demais, só pedindo desculpas por tudo, melindrada pelos cantos, e isso empacou um pouco minha leitura.

Seu namorado, Guilherme, um sujeito bem encantador, firme e forte, foi quem tomou as rédeas da situação e tentou fazer com que Michelle se sentisse um pouco melhor. Porém, tudo mudou rapidamente de forma quando certo dia Michelle começou a sentir fortes dores nas costas.

Na tentativa de amenizar sua dor, ela resolveu dar uma volta na praia. Lá ela conheceu um lindo menino loiro muito parecido com ela que disse ser seu irmão e a aconselhou ir para o mar porque sua transformação estava prestes a acontecer. Ele se referia ao fato das asas da Michelle estarem nascendo. Sim, Michelle era uma fada de asas vermelhas com bordas brancas. Mas não era qualquer fada, ela era a herdeira de Lammertia, filha da Rainha Kathelynn e de Tharlion, líder dos elfos, ou seja, ela era uma híbrida, e híbridos em Lammertia eram proibidos e altamente perigosos.

De acordo com seu irmão Kieran, ela foi mantida afastada de Lammertia e ninguém além dele e dos seus pais sabia de sua existência até então. Logo depois de se transformar em fada, Michelle e Kieran rumaram ao Triângulo das Bermudas em um barquinho de madeira para voltarem à terra encantada que era seu lar.

Isso foi o segundo ponto da história que me incomodou um bocado. Michelle aceitou em cinco segundos o fato de ser uma fada (ok, ela não poderia negar isso tendo um par enorme de asas balançando nas suas costas), de ter um irmão e de acreditar em tudo o que ele dizia. Ela não o contestou uma sequer vez. Não teve uma sequer dúvida. Aceitou tudo facilmente e ainda mais, percebeu que desde então já o amava profundamente. Além disso, o amor de sua vida, Guilherme, com quem ela ia morar junto e tinha planos de casar ficou renegado a um segundo plano de sua vida e rapidamente posto de lado. Por mais que ela desse a entender que não iria esquecê-lo, não pensou duas vezes em deixar o Rio de Janeiro sem nem tentar avisá-lo do por que estava partindo. Ele ficaria para sempre sem entender seu sumiço. Achei isso muito cruel da parte dela.

Bom, continuando. Ao chegar a Lammertia é que a aventura de fato começou. Michelle e Kieran conheceram sua mãe, a Rainha, e seguiram com ela até o castelo. Mas o encontro deles não foi como eles imaginavam, a Rainha não foi tão amável ou afetuosa como eles esperavam. Michelle estava cansada de lidar com mães relapsas e distantes e isso só aumentou a sua mágoa.

Se isso não bastasse, Michelle teve que lutar contra o preconceito das fadas para com ela pelo fato dela ser uma híbrida. Michelle sentia-se cada vez mais distante e amargurada, porque se na Terra ela não era aceita por ser adotada, em Lammertia ela não era aceita por ser uma híbrida, e suas enormes asas não deixavam ninguém esquecer-se disso. Para alguns, ela não passava de uma aberração. Mas ela era herdeira de Lammertia e, portanto, deveria conquistar a confiança de todos para um dia governar.

Michelle começou a ter inúmeras aulas para aprender sobre a cultura local e para controlar seus poderes, mas ao invés dela se conformar com a situação e tentar se ambientar e se tornar uma boa líder, ela só conseguia pensar em Guilherme.

Pois é, Michelle é aquela típica garota egoísta e insatisfeita, que quando tem uma coisa quer a outra, sabem? Ou seja, quando chegou a Lammertia, por livre e espontânea vontade e inclusive bem animada, resolveu que queria voltar para Terra porque precisava rever Guilherme e se despedir apropriadamente dele. Para isso ela contou com a ajuda de seu fiel conselho, composto de fadas de diversas cores, do seu irmão e de seu amado pai.

O restante do livro narra às diversas tentativas de Michelle de fugir de Lammertia e voltar para Terra. Mas ela acaba se metendo em muitas confusões. Além disso, Michelle teve que enfrentar muitos desafios. Para poder voltar à Terra de forma provisória e se despedir de Gui, ela precisaria arrancar suas asas através de um procedimento extremamente doloroso, e não poderia de forma alguma contar a ele sobre Lammertia, pois senão seria sentenciada à morte.

Será que Michelle terá coragem para enfrentar um ritual tão doloroso? Se sim, será que depois de todo esse esforço e de meses desaparecida, Guilherme irá querer vê-la novamente? Até onde o amor pode nos levar? Leiam e descubram!

***

Genteeee, esse livro foi uma grande surpresa para mim. Estou encantada por ele até agora. Nossa, que leitura maravilhosa, que universo mágico criado pela Letícia, amei demais!! Terminei a leitura agora e estou desesperada com o final e querendo saber mais sobre o que aconteceu. Só me tranquilizei depois que a Letícia me disse que tem continuação e que inclusive já está a escrevendo. Ufa!

Bom, deixa esclarecer algumas coisas sobre o livro para vocês antes que me entendam mal. Eu amei demais o livro, ele é extremamente bem escrito, simples, fácil e gostoso de ler, narrado em primeira pessoa, por Michelle.

Eu confesso, sim, tive uma relação de amor e ódio com a Michelle da mesma forma que tive com Abby de Belo Desastre. Michelle é irritante, egoísta e chata, e muitas vezes tive vontade de esganá-la e de fazê-la enxergar algo além do seu próprio umbigo. Da mesma forma que quase morri quando ela decidiu voltar para a Terra e deixar para traz um local tão mágico quanto Lammertia, suas amigas fadas e sua família. Mas também entendi seus motivos e talvez tivesse feito o mesmo.

O fato de eu ter me cansado no início do livro, ou ter me irritado com a protagonista não significa que o livro é ruim, pelo contrário!! A Letícia o escreveu tão bem, criou personagens tão sólidos e tão cheios de personalidade que foi impossível não reagir a eles, foi impossível não criar relações de amor e ódio, empatia e antipatia ´por eles.

Adoro quando personagens me afetam, porque isso significa que realmente estou rendida ao livro e à trama, então devemos dar crédito aos autores que conseguem essa proeza. É tão melhor quando lemos o livro de forma tão intensa, dividindo os sentimentos com todos que lá estão do que simplesmente lê-los como mera expectadora.

E é claro que o livro não se resume ao romance de Michelle e Guilherme ou a incessante vontade de Michie de voltar à Terra. Muitas outras coisas acontecem, mas não vou falar muito para não soltar spoilers e estragar as surpresas que estão por vir para vocês!

Preciso também falar de Lammertia!! Que local lindo e puramente mágico. Fiquei encantada com todas as descrições feitas pela autora ansiando maiores informações. Ela foi de uma criatividade ao dar vida a esse universo paralelo tanto quanto J.K Rowling foi ao criar o mundo de Harry Potter. Letícia, me leve para Lammertia, por favor!

Amei demais todos os personagens e seria injusto falar de alguns e não de todos, e se falasse de todos minha resenha não teria fim.. hehe e apesar de ter me irritado com Michelle preciso deixar claro que amei ela demais (coisa que não aconteceu com Abby, continuo detestando-a.. kk pelo menos um pouco)!! Criei uma grande conexão com a Michie e torci por ela do início ao fim.

Resumindo, o livro é cheio de aventuras, magia e romance, um prato cheio para quem curte livros de fantasia. Leiam, é bom demais! Fazia muito tempo que não lia um livro de fantasia tão gostoso. E não me recordo de ter lido algum livro sobre fadas, acho que foi meu primeiro, e confesso que me remeteu muito a minha infância quando amava escrever histórias sobre fadas e bruxas.. hehe

Obrigada por nos presentear com uma história tão divertida, emocionante e original como esta Letícia. Ficarei ansiosa aguardando pela continuação!!

Resenha publicada no blog http://www.recantodami.com/2013/04/resenha-contos-de-uma-fada-nascente-das.html

Celle 02/04/2013

Contos de uma Fada - no Três Lápis
A Letícia entrou em contato conosco e eu fiquei muito feliz em receber um exemplar de seu livro (autografado!) para ler e resenhar aqui. E foi assim que eu conheci o Contos de uma Fada.

Michelle é uma menina aparentemente comum, que faz faculdade e tem um namorado pelo qual é perdidamente apaixonada. Mas um dia tudo parece dar errado. Ela está no Centro do Rio de Janeiro, sem dinheiro para comer ou pagar sua passagem para casa, ela é assaltada, ela está de mau humor porque brigou feio com a mãe. Apenas Guilherme, seu namorado, poderia fazer com que ela se sentisse, ao menos, um pouco melhor. Confusões familiares vão acontecendo bem mais rápido do que Michelle gostaria e, por fim, ela se vê acordando muito cedo com muita dor nas costas na casa do pai de Guilherme, na orla de Niterói. Nós estudamos em Niterói.

Mas por que Michelle está sentindo dores tão terríveis? Bom, porque ela é uma fada e está, finalmente, se transformando, ou seja, suas asas estão nascendo. Ela, então, vai para Lammertia - a terra das fadas, elfos, bruxas...- sem nem mesmo conseguir se despedir de Guilherme. Mas é claro que Michelle não é uma fada qualquer, ela é diferente, especial. E isso não é necessariamente uma coisa boa. Michelle é julgada por nascer e não sabe por quanto tempo vão deixá-la permanecer viva.

A história é simples e Michelle é uma boa personagem, mas eu me apeguei mais a seu irmão mais novo Kieran, bastante simpático, forte e inocente. O livro pega um ritmo muito melhor a partir de certo ponto, quando Michelle resolve se aventurar por aí Lammertia. As cenas de ação são bem interessantes e a escrita rápida e fluida. A capa é linda.

Eu nunca havia lido livros especificamente sobre fadas e cheguei à conclusão de que elas não são minhas criaturas sobrenaturais preferidas. A Letícia Black, para criar a base de sua história sobre fadas, usou alguns clichês de propósito e acrescentou outras coisas ao plano de fundo. Não achei incrível, mas foi suficiente e fez sentido. O detalhe de uma guerra histórica fez toda a diferença, nada como uma guerra histórica para fazer tudo ficar mais crível.

Um livro rápido e gostoso de se ler de uma autora carioca que está recomendado para vocês.

Elis 14/04/2013

Recebi o livro da autora, a linda da Letícia Black, pena que minha vida deu uma enrolada e demorei a ler, mas finalmente mês passado, eu consegui ler a história da fada Michelle.

Acho tão legal começar a ler um livro e me ambientar imediatamente, fora que os rejeitados tem um apelo tão forte que me liguei logo nela. E que namorado especial é o Guilherme. Ela ali tristinha sofrendo e ele todo forte, dando apoio e amor. Oinn, fofo demais.

Só que quando parecia que as coisas iriam se ajeitar, Michelle começa assentir dores nas costas e ao querer esclarecer suas dúvidas à beira mar, asas nascem nas suas costas.
A-s-a-s.
Então surge um adolescente do nada e a ajuda, logo ela vai estar a caminho de seu verdadeiro lar, porque Michelle é uma fada, filha da rainha das fadas, e o adolescente não é nada mais, nada menos que seu irmão.

Quando cheguei nessa parte me senti assistindo um desses desenhos da Barbie? Barbie fada e suas amigas. Até o irmão da Michelle eu vi como um mini Ken! Hahahaha

Parece uma história até bobinha não? Mas a Letícia foi dando seriedade à história, foi colocando situações e sentimentos que foram me distanciando dessa visão Barbie de ser. Você começa a entender que o mundo daquela realidade é regido por coisas que do lado humano ou é comum, ou simplesmente nem existe. Isso confunde muito a Michelle, afinal ela cresceu no mundo humano.

E minha pulga atrás da orelha era o Guilherme porque ela foi para o mundo das fadas e praticamente sumiu da vida dele e eu só pensava como vai ficar o romance? E agora? Então a própria Michelle me responde. Ela quer voltar a ver o Guilherme, mesmo que seja para se despedir, e isso dá a verdadeira reviravolta na história porque o que ela vai ser capaz de fazer para vê-lo novamente é super-radical! E tudo que envolve luta pelo amor já me ganha né? A parte dos descendentes da primeira híbrida me deu calafrios, tenho que confessar.

Gostei de todos os personagens, as fadas designadas para ser o conselho dela, tão diferentes entre si, mas tão fofas. O irmão dela é um amorzinho. E a fadinha “tinkerbell” que gruda nela? Ai adorei. O pai elfo dela? Paizão!

O livro em si é o primeiro da série, então deixa muito mais perguntas que respostas, mas achei que foi um bom começo. Não há nenhum elemento explosivo ou inesquecível, mas a consistência da história me pegou e eu já falei para a Letícia que vou sequestrá-la e pedir de resgate o livro dois que está engavetado esperando a publicação, porque eu quero saber como a vida da Michelle, do Guilherme e de todos os outros vão ficar depois das escolhas que ela fez.

"Leia o texto original no blog Codinome: Leitora"
[Leituras da Elis #93 + Sorteio] Contos de uma Fada - A Nascente das Montanhas - Letícia Black ~ Codinome: Leitora http://www.codinomeleitora.com.br/2013/02/leituras-da-elis-93-sorteio-contos-de.html

Vinícius Dias 29/04/2013

Surpreso!
A Nascente das Montanhas não fica nem um passo atrás com relação a tantas outras obras infanto-juvenis de já famosas autoras americanas, o que só confirma a existência de verdadeiros talentos nacionais que são desperdiçados devido à preferência por obras estrangeiras e descaso das próprias editoras. A Nascente têm de tudo e mais um pouco para agradar aos fãs do gênero: a protagonista bobinha e que só apronta trapalhadas, aventuras, um arco de personagens incríveis e únicos e muito, muito romantismo!
Leia a resenha completa!

RenataSara 30/04/2013

Minha Opinião:

Contos de uma fada é um livro nacional escrito pela autora parceira do blog Leticia Black, nele conhecemos a historia de Michelle, uma garota até então normal, cheia de vida, que namora e é completamente apaixonada por Guilherme (adorei esse personagem, mega fofo * *), ela não entende porque não se da bem com seus pais, até que descobre ser adotada e tudo na sua vida passa a fazer sentido.

“Você não precisa me pedir desculpas, Michie – sibilou. – Mas às vezes você tem que se lembrar que sou seu namorado, sabia? Você sempre quer ser forte e independente e esquece-se de às vezes precisa de um abraço.” Pag. 19

Depois de uma briga horrorosa com sua mãe adotiva, Michelle resolve sair de casa, ela consegue apoio com seu lindo namorado, que a convida para morar com ele, tudo parece estar se encaixando e o amor dos dois parece estar mais forte a cada dia, até que algo inexplicável acontece. Após sair para dar uma volta na praia, Mi conhece Kieran, seu verdadeiro irmão, que veio a Terra com a missão de levar Michelle de volta para casa, em outro mundo, e contar-lhe que ela é uma princesa perdida e mais incrível ainda, uma fada.

Depois dessa revelação, Michelle acredita ter encontrado seu verdadeiro lar e resolve ir com seu irmão em busca dessa nova vida, sem nem ao menos falar com Guilherme e dizer que estava partindo. Nesse ponto do livro, me irritei, já que adorei o Guilherme e achei a Mi um pouco relapsa e fria com relação a ele, ela aceitou fácil demais o fato de abandona-lo, mesmo se arrependendo depois, o que salvou a personagem de ser odiada por mim rs.

Depois de ter ido para os territórios das fadas, Michelle passara por inúmeras aventuras e descobrira cada dia mais, os mistérios que as fadas e os elfos guardam e terá que decidir entre viver e governar esse novo mundo ou voltar para a Terra e para os braços de seu grande amor.

Contos de uma fada, foi meu primeiro contato com esse gênero de fantasia, nunca havia lido nenhum livro que falasse sobre fadas e me encantei com o universo magico que a Leticia criou, amei cada detalhe, desde os comportamentos das fadas até as descrições dos lugares visitados. Me encantei também por todos os personagens, com exceção da Michelle, que achei muito superficial e egoísta, ela parece ser aquele tipo de pessoa que quer que tudo seja do seu jeito e nada mais, o que me irrita muito, ela até que amadureceu um pouco ao longo do livro, mas nada que mudasse muito minha opinião sobre ela.

Já os outros personagens são incríveis e muito bem construídos, o que fez o livro se tornar um dos meus favoritos desse ano, como não se apaixonar por Kieran, irmão mais que carinhoso da Michelle? ele é mega fofo, dono de um coração de ouro, incapaz de deixar alguém triste e super protetor.

E Lil? Uma fadinha pequenina, que segue Michelle por todos os lados e que se tornou uma super amiga, essa personagem é mega fofa, me deu vontade de ter uma e sair com ela para todo lugar rs

E as amigas de Michelle, umas fadinhas para la de corajosas, que a adoram e topam entrar em todas as suas confusões!

A capa do livro é uma das mais belas que já vi, simplesmente perfeita! A diagramação é boa, porem notei alguns erros de gramatica, mas nada que comprometa o livro.

Amei muito todos os personagens e a aventura que se desenrola no livro, nele você irá encontrar, romance, ação, aventura e muita diversão, livro mais que recomendado e super encantador!

Confira mais resenhas em:

Rafa 11/05/2013

Contos de uma Fada.

Contos de uma Fada é o primeiro livro sobre fadas que leio, já havia lido sobre vários outros seres, mas as fadas nunca chamaram minha atenção. Talvez por sempre vê-las como seres dóceis e incapazes de atos extremos que pudessem movimentar a história.
Depois de ler esse livro, percebi que estava enganada. As fadas podem render tanta ação e aventura quanto qualquer outro ser sobrenatural.
Em Contos de uma Fada mergulhamos na história de Michelle, uma garota de 19 anos com mais problemas do que é capaz de dar conta. Ela está constantemente em conflito com a família.
Entretanto, a última discussão que teve com a mãe foi o bastante para a garota abandonar sua casa depois de descobrir sobre sua adoção. Michelle recorre a Guilherme, seu namorado que a abriga em sua casa mesmo contra a vontade da mãe.
Nesse meio tempo, a moça descobre que é princesa de Lammertia reino das fadas e que por ser fruto da união perigosa entre uma fada e um elfo, deveria estar morta, mas seus pais verdadeiros a enviaram para a Terra a fim de protegê-la.
Agora, ela está prestes a ganhar suas asas e precisa voltar a Lammertia e convencer a todos daquele mundo que não representa perigo algum, e que pode continuar vivendo.
Na companhia de seu irmão caçula Keiran, Michelle é obrigada a seguir para Castelo Alado e assumir sua posição de princesa deixando para trás o garoto que ama sem ao menos um adeus.
Michelle parte ao encontro de sua nova vida, mas promete a si mesma encontrar uma forma de voltar para Gui mesmo que lhe digam que isso não é mais possível.

- Quando você amar alguém de verdade, Kie... - sussurei - vai entender as coisas que estamos dispostos a fazer por só mais um momento de felicidade..." pág. 247

Depois da leitura desse livro juro que não duvido mais do potencial das fadas, a história de Michelle mistura romance, magia das fadas, elfos, bruxas e vários outros seres mágicos que trazem ação para a narrativa e muita aventura que deixa nós leitores, que gostamos de um enredo mais movimentado satisfeitos.
A narrativa desenrola-se em primeira pessoa e a linguagem da Letícia me impressionou de imediato, é muito fácil se envolver com a história, com os personagens e com os conflitos de Michelle. A leitura é rápida e fluida e a forma com a autora conduz os acontecimentos deixa o leitor na expectativa do que acontecerá.
O romance de Michelle e Guilherme é a coisa mais fofa! Ele é todo apaixonado por ela, e acompanhar o sofrimento dela por ter que deixá-lo é de cortar o coração. Para mim o Gui poderia ter aparecido mais na história, mas como trata-se de uma série acho que ele terá um destaque maior mais para a frente.
Michelle é uma protagonista que me agradou muito, no início pensei que ela fosse mais uma daquelas garotas bobinhas e indefesas, mas ela se mostrou forte, decidida segura de si e determinada; imagino-a como uma princesa guerreira e que ainda vai se meter em muita confusão. Sua relação com o irmão é muito legal de acompanhar, existe muito carinho, amor e amizade entre eles.
Os elementos mágicos foram muito bem trabalhados pela autora, o mundo das fadas, as descrições do cenário, dos costumes das fadas a separação das castas e os poderes delas facilitam nos imaginar naquele mundo fantástico.
A capa do livro é bem bonita e retrata as lindas asas de Michelle, a cor dessas asas tem uma influência direta na história. A diagramação do livro é simples, as letras estão em bom tamanho e os títulos dos capítulos têm uns detalhes bem legais nas letras. Encontrei alguns erros de digitação, não são frequentes então não atrapalhou a minha leitura.
Contos de uma Fada é uma história romântica e doce, mas ao mesmo tempo cheia de perigos, seres malignos e ameaças a espreita que aguardam a jovem princesa de Lammertia. Só me resta esperar pela próxima aventura de Michelle, depois daquele final espero que a Letícia Black não me deixe roendo as unhas por muito tempo! *.*

Rafa Vieira