The Eye of The World

The Eye of The World Robert Jordan

Resenhas - The Eye of the World

Rayhan Chamoun 01/12/2023

The Wheel weaves as the Wheel wills...
Tem poucos livros que me pegam desde a primeira página, mas confesso que esse daqui foi uma exceção. A coletânea completa inicia com um conto chamado "New Spring" em que dois personagens de suma importância são introduzidos e dão origem a essa série fantástica.

Depois de presenciar o encontra da lendária Aes Sedai Morraine e de seu honrado protetor Lan Mandragoran, o primeiro livro inicia com um prólogo de cair o queixo. Um mundo em que todos os homens foram tomados pela loucura de suas magias, amaldiçoados pelo "Dark One", a força maligna que a própria Roda do Tempo tece em seu destino inexorável, uma luta enterna entre o Dragão Renascido e a Escuridão.

Uma proposta interessante vinda na seguinte pergunta: e se para salvar o mundo, você precisasse destruí-lo primeiro? Essas reminiscências navegam o tempo até que somos introduzidos a um grupo de jovens fazendeiros de uma vila pequenina chamada Emond's Field. Rand, Mat, Parrin, Egwene e Nyneave terão seus destinos mudados - ou concretizados - com a chegada de uma Aes Sedai e um Warder em sua vila.

Num mundo em que todos os usuários de magia homem estão há muito mortos, uma organização lendária de mulheres capazes de moldar a magia luta em busca do Dragão Renascido. Até que Moraine Sedai e seu lendário guardião, após um ataque de Trollocs na vila, têm certeza de que um dos jovens é o Escolhido.

Uma jornada incrível cheia de reviravoltas, um sistema de magia complexo, vilas, cidades, personagens, momentos emocionantes e aterrorizantes, The Eye of The World marca o início de uma jornada, e mal posso esperar para presenciar os próximos passos, visto que agora entendo porque tantas pessoas amam essa saga!

site: instagram/rayhan_chamoun

Bruna 12/01/2024

Incrível!
Literalmente não tenho o que reclamar desse livro. Sim, fiquei ligeiramente confusa no início mas quem é que não fica quando começa a leitura de uma nova saga de fantasia?
Eu amei logo de cara o protagonista Rand al'Thor e achei incrível ir aprendendo junto com ele tudo o que se tinha pra saber. Fiquei nervosa, assustada por ele, curiosa e tudo mais.
O fato do protagonista, juntamente com seus amigos, serem uns zeca da roça ajudou muito na minha compreensão da história como leitora, pois eles mesmo sabem muito pouco e eu sei menos que eles.

Estou super ansiosa pra continuar essa aventura épica!

André 01/03/2021

Um mundo fantástico
Robert Jordan é um escritor incrível, ele criou um mundo que parece vivo para o leitor. Assim como Tolkien, tudo que lemos sobre o mundo da Roda do Tempo parece que é vivo, aquele lugar, aquelas pessoas existiram antes e vão continuar existindo depois do contato com os personagens da obra.

Para mim, o que muitos criticam da escrita de Robert é um dos pontos positivos que é o excesso de descrições. Ele consegue fazer com que reconheçamos pessoas e lugares pela arquitetura, roupa, jeito de se portar. Cada local parece vivo e com suas próprias histórias.

Esse primeiro livro de uma saga enorme de 15 livros nos apresenta 5 personagens da vila de Edmond's Field (li em inglês, não sei a tradução exata), um lugar pacato e isolado do grande mundo, onde fazendeiros de ovelhas e tabacos vivem. Rand, Mat, Perrin, Egwene e Nynaeve são moradores dessa vila, mas maquinações do grande vilão, chamado por muitos nomes e conhecido principalmente por "The Dark One" (O Escuro) fazem com que o quinteto saia da vila com ajuda de Moraine, uma Aes Sedai (magos desse mundo),Lan, um Warder (guerreiros guardiões das Aes Sedai) e Tom, um Gleeman (bardos desse mundo).
Todos os personagens principais são muito bem trabalhados, com suas próprias motivações, personalidades e desenvolvimento durante o livro. Os personagens secundários encontrados durante a viagem do grupo são interessantes, sempre adicionam algo a história do mundo ou a algum personagem, seja um novo mistério, um desenvolvimento ou a resposta a um mistério. Nada parece ser feito de forma gratuita, e isso em um livro de 800 páginas não é fácil.

Por fim, esse é um livro de fantasia épica para os amentes de construções de mundos, que apesar de ser um pouco clichê nos arquétipos Tolkianos, não deixa de conquistar os fãs do gêneros com personagens cativantes e um mundo incrível que é criado diante dos olhos do leitor.

Fimbrethil Call 21/07/2015

Muito legal!
Aventura emocionante, cheia de magia e seres fantásticos. Muita diversão!