O Advogado da Vida

O Advogado da Vida Jean Postai

Resenhas - O Advogado da Vida

Brenda 20/08/2013

Pobre como ficção, mas bom alimentador do debate ao qual se propõe.
O escândalo está formado: num furo de reportagem um jornalista consegue expor ao grande público a clínica de abortos do médico obstetra Arthur Galanidel. E grande burburinho causado com a notícia de um médico conceituado e renomado realizar esse tipo de procedimento dá origem a uma nova revelação: Arthur fez o aborto de uma jovem menor de idade sem o consentimento da mãe da menina. Não é para menos que a cidade está em estado total de agitação e a imprensa, por sua vez, em polvorosa.

Contrariando expectativas de todos, porém, o médico decide contratar um jovem advogado para sua defesa. Não alguém há anos no mercado ou muito conhecido, mas um sobrinho distante que se tornará sua única esperança. O que martela durante o percorrer do enredo é a eterna polêmica do direito sobre a vida. Afinal o aborto deve ser ou não legalizado?

O advogado da vida foi o primeiro thriller jurídico que li, mas o que começou com um ótimo ritmo foi declinando no meu conceito após a entrada do personagem David. Não simpatizei de cara com ele, achei suas inseguranças extremadas e sua personalidade nada carismática. Com um tema tão dinâmico de enredo a leitura que julguei ser ágil anteriormente acabou se estendendo de maneira inesperada por semanas.

A verdade é que como ficção o livro não funcionou para mim. Minha experiência seguiu um padrão confuso já que comecei bastante animada, perdi quase toda a motivação durante a maior parte do enredo e finalmente me animei razoavelmente no final. Entretanto foi justamente quando cheguei ao desfecho que percebi o melhor aspecto do livro. Porque mesmo não curtindo a história propriamente dita, olhando sob o ponto de vista da discussão sobre a temática do aborto o livro cumpre bem o seu papel. A neutralidade da história é realmente um fator positivo. O autor alimenta a trama com diversos pontos de vistas sobre o tema, ele não buscou uma verdade absoluta, mas sim dividir opiniões nos apresentando as mais diversas consequências que cada lado escolhido acaba trazendo. E isso foi muito bom.

A narrativa do livro é em terceira pessoa, o que sempre traz uma maior possibilidade de observação ao leitor, e de fato em alguns capítulos acompanhamos também outros personagens ligados à trama que ganham destaque. Um ponto que me incomodou, porém, foi perceber alguns vícios de linguagem na narrativa do autor, ele diversas vezes utilizava-se da mesma construção morfológica para descrever ações ou objetos. É uma coisa meio boba, mas que com o tempo foi me chamando atenção e incomodando a leitura.

Como foi a primeira vez que li um livro do gênero não posso afirmar com convicção se é o tipo de leitura não faz o meu estilo ou realmente desgostei do livro pelo desenvolvimento da história. Como entretenimento ele realmente não me agradou. Recomendo a leitura, no entanto, aos leitores que buscam um bom debate sobre o aborto, querendo alimentar suas ideias a respeito da polêmica.

site: http://cataventodeideias.com/

Joyce 03/07/2013

Ótimo!
Aborto........Assunto polêmico, né? E o livro O Advogado da Vida trata exatamente desse assunto de uma forma interessante e muito bem colocada. O livro tem como característica o thriller jurídico, aquele em que a história é contada na maioria do tempo em um tribunal tento como pano de funo um determinado julgamento. Confesso que acho muito interessante esse tipo de livro e o Jean não ficou atrás dos grandes escritores desse estilo, já que ele próprio é advogado e deixou o livro bem real.

A história é a seguinte: O médico renomado e o queridinho das pessoas ricas Arthur Galanidel cai numa armadilha de repórteres e confessa que realiza o aborto em mulheres que querem tomar essa atitude e que não correm o risco de morte e nem o bebê. Ele diz que faz isso por ideologia e que o Estado não deve interferir na vontade da mulher. Além disso, a menor de idade Amanda o denuncia para o Ministério Público por tê-la supostamente induzido a abortar, mas no decorrer da trama vamos perceber que não foi isso exatamente que aconteceu.

"Aquele caso estava se tornando uma responsabilidade que David jamais imaginara ter sobre os ombros." pág 140

Essa reportagem cai como uma bomba na impressa e não se fala em outra coisa na cidade. Arthur chama seu sobrinho que não o via a muito tempo, David, um jovem recém-advogado para defendê-lo. David tem seu pequeno escritório de advocacia com o estagiário Teo e a secretária Elaine. David no começo reluta um pouco mas aceita ser o advogado de seu tio, já que essa é a oportunidade de sua vida.

O caso é difícil e complicado para David, já que mexe com um assunto polêmico e com opiniões diversas da população (até dele próprio) porque de acordo com a lei, o aborto só é aceito nos casos em que a mãe ou a criança correm perigo de vida ou se foi gerada através de estupro. Devido a exposição que ele sofre com a mídia, David sofre atentados psicológico e risco de vida, o que deixa sua noiva Joana super preocupada e nervosa com a situação.

No decorrer da história, vamos conhecendo melhor as leis sobre esse assunto, entendendo os motivos do Arthur de realizar os abortos e as diversas opiniões existentes. O livro não tem a intenção de fazer com que sejamos favoráveis ou desfavoráveis ao aborto, mas mostra os dois lados. A promotora de acusação, Morgana, usará até de artifícios ilegais para tentar ganhar o caso, já que a exposição e a importância do caso é enorme.

"Enquanto ouvia música, o advogado procurava cada vez mais deixar de pensar no que estava prestes a fazer, pois, caso fosse muito racional, sabia que simplesmente acabaria não o fazendo" pág 201

David na busca pela defesa de Arthur vai encontrar Matias, um velho amigo do médico e Patrick, o antigo antigo funcionário que serão importantes para a defesa do caso. Matis leva David a uma clínica de aborto clandestina (essa parte é bem chocante) e assim ele vai juntando provas para o juri final, onde 7 leigos decidirão o futuro do médico.

O julgamento é incrível, já que nos sentimos lá e podemos conhecer todos os detalhes de um julgamento. David apesar de sua inexperiência, se esforça ao máximo para tentar encontrar argumentos favoráveis ao seu cliente e pelo menos abrandar sua pena porque é uma causa praticamente perdida. O grande júri é a parte essencial do livro onde tanto Morgana como David fazem a exposição de suas provas e onde tem os relatos das testemunhas de acusação e defesa. Parece que estamos mesmo em um tribunal participando da julgamento.

O final foi muito coerente e concordei com o que ocorrei. O livro me fez refletir bastante sobre o tema e como eu tenho uma opinião formada sobre isso (concordo com a lei brasileira, mas não quer dizer que eu esteja certa) e recomendo para quem quer conhecer mais sobre esse assunto de uma forma interessante e que entretêm.

A narrativa está em terceira pessoa, o que deixou o livro imparcial e vemos os diferentes pontos de vista sobre o assunto. A capa está super criativa com Têmis, a deusa da justiça, grávida, o que combinou perfeitamente com o tema do livro. Adorei demais. A diagramação é simples e as folhas são amareladas.

site: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

Nanda 14/06/2013

O Advogado da Vida - Jean Postai
Terminei a leitura deste livro tem bastante tempo, porém como estou atrasada com as resenhas, só consegui publicá-la hoje. O Advogada da Vida é um dos livros que mais mexeu comigo durante a leitura. O tema do livro é sobre o aborto, o que por si só já gera uma polêmica, mas afinal, quando começa o direito a vida?
Jean Postai soube trabalhar muito bem com os termos jurídicos e misturá-los a uma ficção. A leitura consegue levar o leitor a várias indagações sobre o que consideramos certo e errado, além de mostrar todos os aspectos desse tema.
A leitura me proporcionou emoções que eu não consigo descrever, eu tenho por minha opinião (apenas a minha opinião) que o direito do aborto é uma escolha da mulher, mas isso não quer dizer que eu apoio, não acredito que seja o melhor, a não ser que cause algum risco para a mulher e o bebê. Mas também não acho que seja justo deixar uma criança ser criada sem amor, como acontece algumas vezes quando a mãe não quer o filho, nesses casos eu acharia melhor que a criança fosse adotada por uma família que pudesse lhe dar o amor e carinho que toda criança necessita.
O interessante do livro é que, mesmo o autor sendo formado em Direito, os termos judicias não são de difícil compreensão, porque a linguagem utilizada pelo autor consegue levar o leitor para o fundo da leitura.
Como eu disse no início, o livro mexeu muito comigo, me emocionou em algumas partes e o desfecho me deixou sem fôlego, porque as partes finais do livro são repletas de tensão.
Para ler esse livro é importante deixar um pouco de lado as ideologias, e ter a mente aberta, eu fui com a cara e a coragem, sem saber ao certo o que esperar, e não me decepcionei, muito pelo contrário. Leitura mais que recomendada!

Autor: Jean Postai
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2012
Avaliação: 4/5

Gisela.Bortoloso 28/05/2013

O Advogado da Vida [Jean Postai]
Quando iniciei a leitura deste thriller jurídico, acreditava que tinha uma opinião formada sobre o direito da mulher decidir interromper uma gravidez não desejada. Mas a cada página virada, o autor nos mostra fatos que nos fazem parar e refletir a respeito deste tema tão polêmico. E isso foi o mais legal do livro, a sua imparcialidade. Surpreendeu.

Não pense que o livro é chato ou que o tema é pesado, porque Jean escreveu um romance como outro qualquer, recheado com todos os ingredientes que atraem o leitor, mas que vai além, porque nos leva também a analisar fatos, muitas vezes até chocantes, conduzindo-nos a rever conceitos sobre a legalidade do aborto e também alertando sobre uma realidade brutal que a meu ver é pouco discutida, muito polemizada e cheia de tabus.

Tudo começa quando um famoso repórter divulga uma matéria denunciando o renomado médico Arthur Galanidel de realizar abortos ilegais em sua clínica, inclusive em menores de idade. Arthur então é preso e escolhe seu sobrinho, David, que não vê a anos, para defende-lo. Acontece que David é um jovem advogado ainda em inicio de carreira e se aceitar a causa, vai ter que encarar no tribunal verdadeiros Tubarões do Direito, interessados em se promover as custas deste caso.

Depois de ler este livro, com certeza você não vai ser a mesma pessoa e uma pergunta vai ficar: Quando começa o direito à vida? Então leiam este excelente romance e se posicionem sobre o tema.

Zilda Peixoto 30/04/2013

O Advogado da Vida
O Advogado da Vida traz à tona um dos temas mais polêmicos discutidos pela sociedade: o aborto. O advogado e escritor Jean Postai apresenta um thriller jurídico bem escrito e fundamentado ao longo de 416 páginas.

A premissa do livro baseia-se na história do renomado cirurgião obstetra Arthur Galanidel. Dr. Arthur possui uma clínica de alto padrão onde realiza abortos. O médico defende o direito da mulher optar pela gravidez ou não.
A vida de Arthur Galanidel sofre uma grande reviravolta desde que dois jornalistas se passam por pais interessados em fazer o aborto. A mídia e a opinião pública entram em ação e tornam Dr. Arthur em um verdadeiro monstro.

A questão levantada é realmente polêmica, pois ainda que o leitor tenha uma ideia formada sobre o assunto, inevitavelmente sua opinião poderá ser influenciada pelo o posicionamento dos personagens.

David é um jovem advogado de 25 anos em início de carreira. Ele está comemorando o aniversário de sua noiva Joana com alguns amigos até o momento em que recebe uma ligação do Dr. Arthur. Praticamente “induzido” a defendê-lo, David têm em suas mãos um dos casos mais difíceis da sua vida.

A narrativa de Jean é muito envolvente. É como se estivéssemos participando do julgamento. O autor conseguiu transmitir toda a adrenalina vivenciada nos bastidores de um processo criminal. Téo, o estagiário de David é um personagem incrível. O personagem rouba a cena com sua personalidade forte e seu senso de justiça. Morgana, a experiente promotora é a representação simbólica perfeita de profissionais da área que, são capazes de tudo, para conseguir o que deseja para alcançar o sucesso profissional.

Questões éticas relacionadas à profissão dos advogados também são levantadas ao longo da narrativa. Quando se trata de um tema tão polêmico quanto o aborto, o posicionamento religioso não poderia ficar de fora. Opiniões que defendem os dois lados são fortemente levantadas. É notável o trabalho de pesquisa que o autor tenha exercido para criar uma história ficcional tão verossímil, porém é importante frisar que o mesmo não tenha intenção de influenciar nenhuma das partes.

A leitura prende o leitor do início ao fim. Os meandros e artimanhas utilizadas tanto por David quanto pela promotora Morgana tornam a narrativa excitante. Jean Postai foi capaz de apresentar termos jurídicos sem que a narrativa se tornasse exaustiva. A maneira como ele os inclui fez com que a história fosse contada de forma natural.

Fiquei impressionada com a escrita de Jean Postai. Acredito que grande parte do sucesso da narrativa se dê ao fato de que, sendo Jean um advogado, ele tenha a sensibilidade e a destreza de compor personagens tão críveis numa história tão bem estruturada.

O projeto gráfico e diagramação do livro estão excelentes. Não encontrei erros e a revisão do livro está impecável. A capa do livro é muito bonita e condiz perfeitamente com o tema proposto pelo autor. A editora está de parabéns pelo cuidado com o livro.

Recomendo a leitura a todos que desejam conhecer mais sobre o assunto e que se propõem a discutir sobre o aborto. O Advogado da Vida é um livro que desafia, questiona e intriga o leitor. Bem embasado e indiscutivelmente bem escrito, O Advogado da Vida entra para a categoria TOP da literatura nacional.

Thalita 10/04/2013

Resenha no Livros e Versos :)
Arthur Galanidel é obstetra super famoso, que atende a várias estrelas e mulheres ricas em sua clínica. Sua vida transcorria normalmente até que o jornalista Patrick junto com uma colega grava ilegalmente uma conversa com Arthur na qual ele, Arthur, afirma que realiza abortos ilegais em sua clínica, essa reportagem caí na mídia e vira um enorme sucesso, afinal é meio incomum um médico admitir fazer isso, graças a essa entrevista ele é preso e no presídio ele chama David, seu sobrinho, para ser seu advogado. Arthur acredita que David é o único que pode o defender da forma correta e lhe tirar dessa situação.

O livro trata de um assunto bastante polêmico, mas sem em momento algum condenar ou favorecer um dos lados, é debate saudável sobre o tema aborto, põe pontos positivos e negativos e no final deixa ao leitor tomar uma decisão sobre o tema, esse é um dos motivos que faz o Jean merecer meus mais sinceros parabéns. Grande parte dos livros que tratam sobre polêmicas acaba favorecendo um lado ou outro, ou então deixando o tendo furos na história, mas em ‘O Advogado da Vida’ isso não acontece, o autor conseguiu escrever um livro neutro, que desmistifica várias coisas sobre um tema que faz parte do nosso dia-a-dia, mas que nunca temos coragem de parar para discutir com alguém.

O Advogado da Vida mescla em suas páginas aventura, romance e polêmicas, muitas polêmicas, mas não peguem o livro pensando apenas ‘ah esse é mais um livro sobre aborto’, por que ele não é o livro trata sobre até onde o ser humano é capaz de ir, mostra as várias faces que uma pessoa é capaz de assumir e, acima de tudo, mostra que tudo sempre tem um ponto positivo, que antes de exprimirmos nossa opinião devemos avaliar a situação.

Estou tentando escrever essa resenha sendo o mais imparcial possível, mas aqui no finalzinho estou quase perdendo o foco, por isso vou terminando por aqui. Antes de partir, gostaria de dizer que recomendo a leitura para qualquer pessoa, desde os que querem ganhar um panorama sobre a situação até aqueles que querem uma boa história, só não aconselho a leitura para aqueles que querem um livro apenas para entreter, esse é o tipo de livro que faz o leitor necessariamente pensar.

Para aqueles que querem saber minha opinião sobre o tema e bater um papo mais aprofundado sobre o livro meu twitter é o @thalita0liveira e meu email é thaalita.oliveira@yahoo.com, me mande um email ou me chama no twitter que a gente bate um papo sobre isso.

Beijão e até breve \õ.

cc http://livroseversos.blogspot.com.br/2013/04/resenha-o-advogado-da-vida.html

Aline 05/04/2013

Recomendo mesmo!
É com muita alegria e orgulho que escrevo esta resenha hoje. Alegria por ter lido um livro tão emocionante e interessante e orgulho por saber que temos escritores sim em Joinville, e de qualidade.

O livro a que me refiro é “O Advogado da Vida”, do escritor e advogado joinvillense Jean Postai, publicado pela Editora Novo Século, que é um thriller jurídico com um tema bastante polêmico nos dias de hoje: o aborto. Admito que não é muito fácil agradar esta leitora aqui que é aficionada por John Grisham e Michael Connelly, porém o livro conseguiu me prender do início ao fim. Primeiro pelo tema, que me interessa bastante e segundo pelo enredo, que foi muito bem pensado e desenvolvido ao longo do livro. Sempre me interessei muito por Direito, creio que se não tivesse escolhido a carreira de professora de Línguas, teria enveredado pelos caminhos da justiça, e é por isso que sempre estou lendo thillers jurídicos ou assistindo a filmes com a mesma temática.

“O Advogado da Vida” conta a história de Arthur Galanidel, um médico obstetra, proprietário de uma clínica luxuosa, onde descobre-se que abortos estão sendo realizados. Dr. Arthur foi pego numa armadilha e da noite para o dia a sua vida é transformada num inferno. Sem querer dar muitos detalhes – no spoilers intended, o Ministério Público recebe uma denúncia e assim, Dr. Arthur é preso pela prática de abortos, o que na Lei brasileira é considerado ilegal, pois constitui crime contra a vida. As esperanças do médico são depositadas num sobrinho distante, o qual não via há muito tempo, mas que sabia ser advogado de defesa. Sua única ligação de direito na delegacia foi para David Puska, advogado jovem e em início de carreira, dono de um escritório pequeno, onde também trabalham um estagiário, Teo e sua secretária, Elaine.

O enredo gira em torno de todo o desenrolar do caso, desde a busca por testemunhas, investigações, coletas de provas, desafios, surpresas desagradáveis e muita ação até culminar no momento final e mais aguardado (por mim, pelo menos): o grande júri. Depois de um difícil e longo percurso, é no júri que David terá que realmente mostrar todo o seu talento e persistência para defender o seu cliente, tarefa difícil pelo fato de ser um tema extremamente polêmico e de grande apelo popular, e também por ter como “rival” no caso e no tribunal, a inescrupulosa promotora de Justiça Morgana Corbani, que não medirá esforços para tentar vencer o caso e galgar mais um nível em sua já prestigiosa carreira no Ministério Público.

Jean consegue manter a atenção do leitor o tempo todo, instigando e ao mesmo tempo mostrando de forma muito clara todos os passos e procedimentos de um processo e de um julgamento de verdade. Percebe-se que o autor fez muita pesquisa para escrever o livro e tudo é muito bem fundamentado. É preciso coragem para escrever um livro, e é preciso coragem em dobro para escrever sobre um tema tão forte e polêmico quanto o aborto. Com certeza há muitas opiniões divididas sobre a questão do aborto no nosso país, e haverá ainda muito a se discutir e é bom saber que este tema está presente na literatura também, trazendo assim um pouco mais de conhecimento e esclarecimento para muitas pessoas a respeito do assunto e das leis do nosso país.

Bem, não quero acabar falando demais, e sem querer dar com a língua nos dentes e revelar algo que não devo, deixo que cada um descubra um pouco mais por si próprio e que forme suas próprias opiniões a respeito do livro, pois é certo que cada um já deve ter sua própria opinião sobre a legalização do aborto.

Recomendo muito este livro, vale a pena mesmo, principalmente se você se interessar por ação, mistério e assuntos polêmicos.

Ká Guimaraes 16/03/2013

Resenha feita pela Carolina Durães no Blog Acordei com vontade de ler
– Antes de começar a falar sobre o livro em si, quero deixar algumas observações. Primeiramente, o livro trata de um tema polêmico, o aborto, assunto que divide opiniões e que tem diversas ramificações (culturais, políticas, religiosas). A minha resenha irá discutir a ideia central do livro, então caso queiram fazer comentários ou até mesmo defender os seus pontos de vista nos comentários, eu acho ótimo, desde que respeitem o próximo e a sua opinião, ok? Então vamos ao livro.
O dr. Arthur é um médico que tem uma clínica de alto nível, atendendo principalmente celebridades e pessoas com um poder aquisitivo alto. Certo dia, um casal recomendado por uma pessoa poderosa é atendido pelo médico e alega que seu filho tem uma doença rara, descobrindo que não irá viver muito após o nascimento. Conversa vai, conversa vem, e eles conversam sobre a possibilidade de realizar um aborto, sendo que o médico se prontifica a realizar na própria clínica o procedimento. O que ele não esperava é que a dupla está com uma câmera escondida e nãose trata de um casal, e sim uma dupla de jornalistas. O médico é preso e a história começa por assim dizer, a partir desse ponto. O médico contrata David, um advogado recém-formado de 25 anos. O motivo da escolha de David é explicada no livro e foi bem interessante ver como o jovem advogado reagiu durante as situações que foram impostas a ele. A equipe de David é formada por Elaine, sua secretaria de meia idade e o seu estagiário Teo, um novato idealista, além de estar noivo de Joana.
O dr. Arthur defende o lado a favor do aborto no livro, dizendo que é um direito da mãe decidir ou não dar a luz. Ele ainda defende a legalização do procedimento, pois se sabe que existem clínicas clandestinas que realizam tais procedimentos sem o mínimo possível de higienização ou treinamento, podendo levar a mãe ao óbito.
Nós ainda temos Matias, um personagem meio misterioso no livro. Ele conhece o dr. Arthur há muitos anos, e durante o julgamento, vai tentando auxiliar David, entregando algumas pistas ou revelando alguns acontecimentos.
Em contrapartida, temos a promotora Morgana, um tubarão nos tribunais. Bem sucedida em seus casos, algumas vezes ela “torce” a lei para conseguir cumprir o seu objetivo. Nesse caso, ela entra em contato com Frank Wolf, líder de uma organização que luta contra o aborto, que às vezes é um pouco extremista.

“Morgana crescera acompanhando as decisões de seu pai, que fora um juiz por muitos anos e desembargador de um dos mais importantes tribunais do país. Após se formar numa universidade de ponta e fazer especialização em Direito Penal na Alemanha e na França, passou no concurso para promotora de Justiça, com apenas 25 anos. Passados mais de vinte anos de carreira, contabilizava a fama de durona e implacável no Ministério Público, uma dedicação tão grande que já lhe custara dois casamentos e algumas acusações de calúnia e injúria por parte de assistentes e de ex-companheiros de trabalho”. (p.117)

O livro irá discutir de modo bem embasado os dois pontos de vista, além da visão religiosa sobre o assunto.
O que eu achei do livro? Maravilhoso. Adoro livros que permitem uma reflexão de temas polêmicos, principalmente quando o autor sabe defender os pontos de vista (nesse caso, foram dois: contra e a favor do aborto). O livro é repleto de personagens fortes, idealistas, imperfeitos, ou seja, simplesmente humanos. Adorei! O autor deixa claro seu conhecimento na área jurídica, explicando de forma concisa, porém informativa, os detalhes de um julgamento tumultuado.
A revisão está de parabéns, assim como a diagramação. Espero ansiosamente pelos próximos livros do autor.

“E lembrem-se, existem três verdades: a minha, a de vocês e a correta”. (p.410)

Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos
Carol

Luh 08/04/2013

Uma fábula sobre um dos maiores tabus brasileiros.
A Trama: David está no aniversário de sua noiva quando recebe a inusitada ligação de um parente distante, o Dr. Arthur Galanidel. Arthur foi preso por cometer uma série de abortos em sua clínica, e desde então está em todos os jornais da cidade. Quando David aceita defendê-lo perante o júri é que começa a história: de um lado está Arthur, médico idealista que defende o direito de escolha da mulher, do outro, o Ministério Público e a Igreja, requerendo a condenação do acusado, e no meio, o júri, que tem o poder de absolver ou condenar o réu.

Os Protagonistas: Arthur é um médico obstetra renomado, dono de uma clínica de alto padrão. Extremamente idealista, o médico defende o direito da mulher de escolher levar adiante uma gestação ou não. Gostei bastante do personagem, achei ele um velhinho carismático. Mesmo nos momentos em que David se revolta, o chamando de “mentiroso e manipulador”, na minha opinião, é um senhor muito sincero, que não deixa de lado aquilo que acredita nem para defender sua própria liberdade.
David, um advogado de 25 anos em início de carreira, não me conquistou muito. Não sei, em alguns momentos achei ele influenciável demais por aqueles ao seu redor. Mas no todo, é um bom personagem, e claro, fundamental para o desenvolvimento da história.

Os Personagens Secundários: Morgana é uma promotora durona, responsável pela acusação do Dr. Arthur. E só isso fez com que eu não gostasse dela (imparcial eu, só que ao contrário, haha).
Teo é estagiário de David, gostei bastante do personagem. Mesmo não tendo parentesco algum com Arthur, em vários trechos do livro, me vi imaginando-o como uma versão mais nova do médico.
Elaine, secretária de David e mãe de Teo, é uma senhora muito religiosa, que fica meio dividida quando o advogado assume o caso. Ao mesmo tempo em que é contra o aborto, ela quer ver o sucesso do filho e do chefe, a quem quer muito bem.

Capa, Diagramação e Escrita: Ah gente, eu sou suspeita pra falar da capa. Acho a estátua da justiça linda, então é claro que só tenho elogios sobre isso. A diagramação é bem simples e a fonte um pouco maior que o normal, fazendo com você leia várias páginas sem nem se dar conta.
Apesar dos termos jurídicos utilizados, achei a escrita tranquila, e em minha opinião, isso não dificultará em nada o entendimento dos mais leigos.
Por fim, o livro é narrado em terceira pessoa, o que achei importante, assim a narrativa não fica contaminada pelas opiniões do personagem a respeito do tema central: o aborto.

Concluindo: Não há como falar do livro sem compará-lo a uma fábula. Muito mais do que a história do Doutor Arthur e de David, vemos aqui uma discussão sobre a legalização ou não do aborto no Brasil, com personagens que representam os argumentos contra e a favor.
Todos sabem que o aborto acontece, mesmo sendo ilegal. Porém, é um tabu muito forte, e por isso pouco falado. E Jean Postai ousa ao tratar abertamente sobre ele na história. Volta e meia leio algo sobre isso, por ser um assunto que me chama muita atenção, então é claro que gostei.
Quem se interessa sobre o tema, mesmo que não esteja acostumado com o vocabulário jurídico, com certeza gostará bastante do livro. Porém, não indico para quem busca uma leitura apenas para passar o tempo. Afinal, você querendo ou não, ele vai te fazer refletir sobre o assunto. Fora isso, é um livro que merece ser lido. Ele te traz conhecimento de uma forma bem mais leve que reportagens e notícias. Mas, a pessoa tem que ter a mente aberta para aceitar argumentos e opiniões contrários aos seus. Aqueles mais radicais, nem percam tempo.

Quotes:

"Ou seja, a lei que proibia o aborto, de modo geral, era quebrada diariamente por milhares de mulheres anônimas que, por algum motivo, desejam retirar de seus corpos uma vida que acreditavam não poder dar amor, carinho, ou uma vida digna. Será que realizar o desejo dessas mulheres era realmente ir contra a lei? Ou o melhor seria permitir que tudo ocorresse às escondidas, de forma perigosa e terrível, causando muito mais sofrimento a todos simplesmente porque o Estado diz que não se pode abortar e ponto final?"

“E lembrem-se, existem três verdades: a minha, a de vocês e a correta.”