O Advogado da Vida Jean Postai

Resenhas - O Advogado da Vida

Flora31 07/11/2023

FOI O PRIMEIRO.
Esse livro é muito especial por diversos motivos um deles é que antes deles eu não curtia livros e hoje eu amo, ele foi o início, o primeiro...

Esse livro retrata um tema importante ele te ajuda a criar uma opinião sobre o assunto, graças a ele eu tenho uma opinião relacionada a esse assunto.

Ele é muito interessante a maneira como a história aconteceu, é muito bom amo, muito esse livro.

GianiPlata 23/04/2014

O ADVOGADO DA VIDA - Jean Postai
Olá Docinhos! *acena*

Essa semana resolvi que quero voltar a estudar!
E para isso, decidi acompanhar alguns profissionais.
E meu primeiro escolhido foi um advogado chamado David Puskas! \o/

Tá... O escritório dele não é muito conhecido... Quero dizer... Não ERA.
Tive a grande honra e oportunidade de acompanhar o Dr. David e seu estagiário Téo no maior caso de suas carreiras!!!! #TODOSCOMEMORAM

Bem, mas vamos a minha incrível aventura!
Tudo começou durante a festa de aniversário de Joana (Noiva de David), enquanto estávamos lá comemorando com muita pizza, refri e conversa fiada o telefone de David tocou e ele saiu correndo sem dizer aonde ia.
Quando retornou nos contou que era seu tio (por parte de pai), com quem não tinha contato desde que era criança.
Ele é médico obstetra e havia sido detido sob a denúncia de praticar abortos em fetos saudáveis em sua clinica.
E o pior: Ter induzido uma menor “confusa” a fazer o aborto sem consentimento dos pais!!!

A princípio, David pensou muito em recusar, pois estava no inicio da carreira e jamais tinha pegado um caso grande e polemico como este, que poderia tanto levá-lo ao topo de sua carreira caso o acusado fosse absolvido, ou a fundo do poço, caso fosse condenado.
Mas o Dr. Arthur conseguia ser muito convincente! E após algum tempo de conversa, David concordou em defendê-lo.

David fez o que pode para livrar Dr. Arthur logo na audiência com o juiz, caso contrário, o médico seria levado a júri popular e as chances de vitoria seriam reduzidas a zero, pois quem daria liberdade a um assassino de vidas inocentes que nem chegaram a nascer?
Maaaassss... Um depoimento inesperado acaba com todo o trabalho de David.
Este depoimento causou tanto escândalo que foi parar na TV e nos jornais, chamando a atenção da igreja e da política.
David teve sua casa depredada. Foi agredido fisica e verbalmente pelas ruas.
Sua noiva e seus amigos o desencorajavam a todo custo, pois aos olhos deles, David estava agindo mal ao defender Arthur! Era um caso perdido e que só traria mais e mais problemas a David e a todos a sua volta!

David está confuso...
O que fazer?
Como prosseguir?
Ainda existe algum argumento a ser usado?

Vamos acompanhar David e Téo nesse polêmico caso que vai nos tirar o fôlego com perseguições e acidentes nessa corrida pelo direito à vida!
Mas cuidado! Visitaremos lugares hostis que poderão nos causar futuros pesadelos!
Verdades serão reveladas, histórias antigas serão relembradas, feridas profundas serão reabertas, tudo na tentativa de mostrar a todos que a uma vida é uma coisa importante e que não deve existir para causar dor e mágoa a ninguém!

Aaah e fiquem de olho no cara ruivo! Ele pode nos trazer muito problemas!!!!

Nossa... Advocacia é uma profissão emocionante hein!!!
Será que na vida real também é assim?

Nota para o autor: Adorei o Téo! Ele é super inteligente e espontâneo!
Poderíamos ter um caso de investigação só dele! O que acha?!
Ele poderia ser o Robert Langdon Brasileiro!!! \o/

Beijokas e até a próxima aventura!!!
** Veja o BT no link que está aqui no final da resenha **

site: http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/2013/02/o-advogado-da-vida-jean-postai.html

Naty__ 28/02/2014

O Advogado da Vida
Patrick adentra a sala do respeitável médico, Dr. Arthur, juntamente com Alana. Eles vão até a clínica para atendimento sobre a gravidez da moça. O que ninguém desconfia é que todo esse procedimento, realizado por eles, não passa de uma grande farsa de dois jornalistas renomados. Ambos querem dar o furo jornalístico, ao alegar que Dr. Arthur é um criminoso por realizar abortos, inclusive em uma menor de idade.

“A isca estava para ser lançada. Todos os laudos médicos comprovavam que a criança tinha a doença incurável, toda a reação emotiva dos pais, o contato com o deputado, que acabou por conseguir a consulta naquela clínica mesmo não sendo o casal membro de qualquer família rica ou influente, tudo aquilo fora feito para conseguir o resultado que queriam, e permitir que Patrick fizesse a pergunta derradeira, que culminaria com o seu objetivo final” (p.19).

Patrick é um jornalista ambicioso e detalhista. Seus trinta anos como profissional mostram como ele trabalha: procura as melhores notícias para fazer suas reportagens de forma esplêndida.

Dr. Arthur Galanidel é preso por, supostamente, realizar abortos ilegais em sua clínica, após a denúncia feita pelos jornalistas e uma entrevista reveladora, feita por Patrick. Até onde vai o direito mais fundamental do ser humano? Quando que começa o direito à vida?

David Puskas é escalado para ser advogado do caso que repercutiu na cidade. Ele terá que defender um suposto assassino. Será que ele vai conseguir provar a sua inocência aos jurados?

“Pense em uma coisa importante: você tem o caso de sua vida nas mãos, rapaz! Pode se tornar famoso e reconhecido por defender o médico que realizava aborto em mulheres famosas e ricas! Olhe o que a imprensa está fazendo comigo! Você vai aparecer em todos os jornais. Pense nisso!” (p.70).

A propaganda do livro, com certeza, cumpre com o que promete nessa deliciosa trama: tirar o fôlego. As 414 páginas são devoradas de forma exacerbada. A única vontade que se tem é chegar ao final e descobrir o que acontecerá nesse tribunal.

Sei que o thriller, por ser jurídico, pode não chamar a atenção de muita gente. Porém, como uma estudante de Direito, fiquei apaixonada pela história. Tenho certeza que cativaria a todos. Além de muito suspense, o autor nos brinda com romance, também.

“(...) já ouviu dizer que o mundo pertence aos inovadores? Aos criadores de problemas? Pertence aqueles que não respeitam o status quo e questionam o que consideram errado, mesmo quando todos dizem que aquilo é certo?” (p.72).

O livro realmente me surpreendeu. O autor abordou um caso de maneira maravilhosa. Só tenho a reclamar, novamente, da editora Novo Século. Ela tem deixado muito a desejar na revisão e diagramação. Achei muitos erros, falta de pontuação e falta de travessão em alguns lugares. Fico indignada com a falta de qualidade no trabalho deles. Os autores trabalham, se esforçam para publicar um livro, que é um sonho para qualquer escritor. Dedicam-se muito, se gasta bastante para isso e, quando a obra chega a suas mãos, os erros são gritantes.

De maneira alguma culpo os escritores pela falta de qualidade na revisão. Se a editora é paga para o trabalho completo, deve-se entregar em boas condições. Porém, mesmo com tantas falhas da Novo Século, ainda não tira o mérito desse livro.

Recomendo a leitura a todos, é mais do que obrigatória aos estudantes de Direito. Não deixem de ler para descobrir: onde começa e até onde vai o direito à vida.

“Se você conhecesse uma mulher que está grávida e já tem nascidos oito filhos, dos quais três são surdos, dois são cegos, um é deficiente mental e ela tem sífilis... recomendaria que ela fizesse um aborto caso estivesse novamente grávida, desta vez do nono filho?” (p.130).

Flavinha 04/10/2013

Banquete
Assim eu me senti durante esta leitura! Quando comprei o livro levei em consideração minha atração pela sinopse (afinal sou estudante de Direito e adoro os temas polêmicos da área), o preço (estava em promoção no site da editora) e o fato de ser de um autor brasileiro. Ele passou alguns meses na minha estante até ser "o livro da vez", e valeu a pena, é simplesmente fantástico!
Ainda que seja um thriller jurídico e empregue diversos termos e cenários da área, é absolutamente possível de ser lido por pessoas leigas na área, e creio eu que possível de cativá-las tb, já que o tema central da história é muito debatido em nossa sociedade em seus diversos ramos. Aliás, quanto a isso cabe a ressalva de que a intenção do livro não é exprimir qualquer opinião do autor, tampouco convencer o leitor de nada; Na minha opinião particular ele é sim capaz de incitar uma reflexão durante o desenrolar da história e até de fazer o leitor torcer por este ou aquele desfecho para as personagens envolvidas na trama, mas acho meio exagerado dizer que seja o responsável pela formulação de uma opinião definitiva sobre o tema - se é que algo torna possível chegar a ela em se tratando de um tema tão delicado quanto o direito à vida...
Excelente história, virei fã do autor e tô aqui torcendo pra que o próximo livro dele seja logo lançado! rsrs

Bia Rodrigues 23/09/2013

Antes de tudo gostaria de deixar algo bem claro. Esse livro trata de um tema muito polemico, o aborto. Um tema que a diversas opiniões e discussões. Cada uma usando um argumento, que se pararmos para pensar, de certa forma todos tem razão. Não estou aqui para discutir sobre o aborto, irei analisar o livro pela escrita, diagramação e revisão.

“E lembrem-se, existem três verdades: a minha, a de vocês e a correta”. (p.410)

O Advogado da Vida é um livro único. Bem escrito, com personagens fortes, com um tema polemico sendo analisado por dois pontos de vista, o autor apresente o ponto de vista de quem é contra o aborto e de quem é a favor, sempre analisando muito bem cada lado e suas motivações.

É um livro que vai mexer com você, mesmo que você não espere. Eu não esperava que iria terminar a leitura e refletir tanto sobre o tema. Eu sempre tive uma opinião formada sobre o assunto, mas ainda assim depois da leitura refleti muito sobre o tema, continuo com a minha opinião, mas pude ter uma ideia e compreender melhor quem é contra. Eu sou a favor do aborto, não vou explicar minhas razões, isso não é o foco.

A intensão do livro não é em nenhum momento de fazer ser a favor ou contra o aborto, para mim o que o autor passou é que teve a intensão de mostrar os dois lados para te fazer refletir sobre todas as opiniões sobre o assunto. Acho que para muitas pessoas esse livro pode ser um ensinamento para acima de tudo aceitar a opinião do próximo.

Os termos jurídicos foram apresentados de forma fácil de compreensão, e não são muitos, são usados somente em momentos realmente necessário. O livro é narrado em terceira pessoa, o que foi bastante importante para analisarmos todos os lados da historia.

Não pense o que o livro tem uma leitura difícil o autor abordou o tema muito bem, conseguimos ler ele com facilidade. O autor usa elementos e ingredientes que tornam a leitura rápida pois a cada pagina queremos mais ainda saber o desfecho dessa historia. Eu recomendo o livro para aqueles que gostam de livros que nos façam refletir e repensar nossos conceitos.

site: http://www.pepperlipstick.com/2013/09/resenha-o-advogado-da-vida.html

Veneella 12/09/2013

Um livro inteligente e muito bem escrito, adoro me surpreender com autores nacionais. Jean conseguiu abordar um tema polêmico sem soar tendencioso, trazendo uma trama bem pensada e cheia de ação e reviravoltas.

David é advogado e dono de uma pequena empresa, acostumado a pegar pequenos casos e levando a vida tranquilamente com sua noiva. Até que, por obra do destino, acaba escalado para cuidar de um grande e polêmico caso sobre um médico famoso que realizava abortos em sua clinica, mesmo sabendo que isto era ilegal. Agora, mesmo sem ter uma opinião bem definida sobre o assunto, o advogado deve fazer o possível e o impossível para defender seu cliente em um tribunal que pode se tornar o divisor de águas no que diz respeito ao direito à vida.

Como já mencionei, fiquei impressionada com a capacidade de Jean em tratar desse tema sem ser tendencioso - algo que temi inicialmente. Até mesmo no livro o autor retrata como a sociedade se encontra dividida sobre o aborto, e acho que ele soube explorar muito bem essa divisão. David precisa defender seu cliente, mas está pisando em ovos em meio aos extremistas e indecisos. Sem falar da bruxa velha promotora que promete muitas dores de cabeça ao protagonista.

" (...)
- Eu sei disso, David. A imprensa e algumas igrejas querem que eu fique por aqui por muitos e muitos anos... e a própria lei prevê isso. Mas... já ouviu dizer que o mundo pertence aos inovadores? Aos criadores de problemas? Pertence àqueles que não respeitam o status quo e questionam o que consideram errado, mesmo quando todos dizem que aquilo é certo? "

Adorei a forma de escrita! Sempre tive um fascínio pela área de direito, e o autor soube trazer todos os seus elementos de forma simples e sem ser cansativo. Acredito que, em parte, isso se deve ao fato do autor trabalhar nessa área, o que também ajuda para a escrita fluida e objetiva.

De maneira geral, o livro foi impecável. Bem escrito, com a dose certa de suspense e ação, me fez ler ávida e tensa para o final, para a fatídica decisão do júri. Um bom exemplo de que nossa literatura nacional tem muito potencial, e não apenas focada em romances sobrenaturais. O Advogado da Vida foi um thriller jurídico emocionante.

site: http://www.bookpetit.com

Natalia.Eiras 28/08/2013

Resenha produzida para o blog Perdidas na Biblioteca
Esse é um daqueles livros que não basta ler a história pra saber o final. Tem que parar pra pensar!
Tudo começa quando um casal de jornalistas resolve se passar por pacientes em um clínica de obstetrícia e insinuam ao médico que os atende, que eles desejariam realizar um aborto.
O médico, muito famoso na cidade pois era médico de várias celebridades, afirma ser possível fazer o aborto, e que ele realiza esse tipo de procedimento por ideologia, pois acredita que a escolha de se a criança deve nascer ou não é da mãe. Afinal, do que adianta botar uma criança no mundo se você não pretende cuidar dela? Se você não a deseja e com isso, provavelmente, a tratará mal ou pior, deixará que o mundo trate de cuidar dela?

O que o médico não sabia era que ele estava sendo gravado por uma câmera escondida e que ele estamparia a capa do jornal na manhã seguinte.
A notícia teve grande repercussão e logo apareceu uma mãe, com sua filha menor de idade, que afirmava que o médico havia feito um aborto na menina, e que a menina gostaria de conceder uma entrevista para o jornal. Além disso, elas iriam entrar na justiça contra o médico.

O médico, obviamente, é preso. Como ele não construiu uma família ao longo da vida, ele recorre a um sobrinho (sim, esse é o parente mais próximo que ele tem), que ele não vê desde pequeno para ser o advogado dele no processo que ele responderá pela realização de abortos.
Poderá um advogado inexperiente provar que um médico de renome é inocente das acusações prestadas contra ele?

Vocês conhecem um seriado chamado Law and Order? Se você não conhece, clique aqui.
Se você conhece, vai entender perfeitamente o que eu vou dizer.
Esse livro é Law and Order!!! Mas eu vou explicar um pouquinho mais...

O livro é dividido em duas partes, assim como o seriado. Primeiro, o advogado precisa recolher as provas para montar a defesa do médico, e isso requer pesquisa; entrar em contato com pessoas; visitar um clínica clandestina de abortos em um favela... mais do que encontrar provas que sustentem os argumentos que ele pretende apresentar no tribunal, essa parte serve para que o advogado defina de que lado ele esta: do lado da igreja e da maioria da sociedade que condena as atitudes do médico; ou do lado dos mais liberais que defendem um debate sobre o tema, pois acreditam que a descriminalização do aborto garantirá as mulheres condições básicas de higiene e segurança, já que elas irão fazer o aborto de qualquer forma. Não seria melhor que fosse feito com médicos experientes, ao invés de com remédios perigosos ou coisas piores?
Além disso, os países mais desenvolvidos, são justamente os de adotaram a descriminalização desta prática.

Depois que passamos dessa fase de recolhimento das provas e do debate interno que se forma na cabeça do advogado, passamos para a melhor parte: o tribunal.
É aí que o bicho pega...

Eu não vou enganar vocês... eu tive que interromper a leitura. O tema é muito complexo e pesado, tornando a leitura densa. É impossível você passar pelo debate interno do advogado; ouvir os argumentos e contra-argumentos das testemunhas que vão aparecendo ao longo da pesquisa e não se perguntar de que lado você esta. Por isso, eu tive que parar... ler algo mais leve... dar um descanso pro cérebro... e só depois retomar a leitura.
Quando eu cheguei na parte do tribunal, já não tive mais esse "problema". Eu me sentia assistindo um episódio de Law and Order, com o embate dos advogados, as artimanhas da defesa e da promotoria... isso foi muito legal! Eu até conseguia imaginar o barulhinho que tem no seriado a cada mudança de cena, todas as vezes que eu começava um capítulo novo.
=)
Mas foi somente na parte do tribunal que eu realmente defini o meu lado da disputa.

Pode até parecer que esse é um livro apenas para advogados e juristas, mas não é. Ele levanta um debate muito sério e que mais cedo ou mais tarde precisará mesmo ser discutido pela sociedade. Tem argumentos muito válidos e que merecem atenção. Só tenho a parabenizar o autor por ter tido coragem de trazer esse tema ao livro.

Se você gosta de livros que lhe façam pensar; que vá além da história, trazendo conteúdo; esse livro é feito pra você. Abra a sua mente...
Eu consegui chegar a um veredito, e espero que vocês também consigam responder a pergunta: Afinal, você é a favor ou contra a descriminalização do aborto?
Boa leitura!

site: http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

Brenda 20/08/2013

Pobre como ficção, mas bom alimentador do debate ao qual se propõe.
O escândalo está formado: num furo de reportagem um jornalista consegue expor ao grande público a clínica de abortos do médico obstetra Arthur Galanidel. E grande burburinho causado com a notícia de um médico conceituado e renomado realizar esse tipo de procedimento dá origem a uma nova revelação: Arthur fez o aborto de uma jovem menor de idade sem o consentimento da mãe da menina. Não é para menos que a cidade está em estado total de agitação e a imprensa, por sua vez, em polvorosa.

Contrariando expectativas de todos, porém, o médico decide contratar um jovem advogado para sua defesa. Não alguém há anos no mercado ou muito conhecido, mas um sobrinho distante que se tornará sua única esperança. O que martela durante o percorrer do enredo é a eterna polêmica do direito sobre a vida. Afinal o aborto deve ser ou não legalizado?

O advogado da vida foi o primeiro thriller jurídico que li, mas o que começou com um ótimo ritmo foi declinando no meu conceito após a entrada do personagem David. Não simpatizei de cara com ele, achei suas inseguranças extremadas e sua personalidade nada carismática. Com um tema tão dinâmico de enredo a leitura que julguei ser ágil anteriormente acabou se estendendo de maneira inesperada por semanas.

A verdade é que como ficção o livro não funcionou para mim. Minha experiência seguiu um padrão confuso já que comecei bastante animada, perdi quase toda a motivação durante a maior parte do enredo e finalmente me animei razoavelmente no final. Entretanto foi justamente quando cheguei ao desfecho que percebi o melhor aspecto do livro. Porque mesmo não curtindo a história propriamente dita, olhando sob o ponto de vista da discussão sobre a temática do aborto o livro cumpre bem o seu papel. A neutralidade da história é realmente um fator positivo. O autor alimenta a trama com diversos pontos de vistas sobre o tema, ele não buscou uma verdade absoluta, mas sim dividir opiniões nos apresentando as mais diversas consequências que cada lado escolhido acaba trazendo. E isso foi muito bom.

A narrativa do livro é em terceira pessoa, o que sempre traz uma maior possibilidade de observação ao leitor, e de fato em alguns capítulos acompanhamos também outros personagens ligados à trama que ganham destaque. Um ponto que me incomodou, porém, foi perceber alguns vícios de linguagem na narrativa do autor, ele diversas vezes utilizava-se da mesma construção morfológica para descrever ações ou objetos. É uma coisa meio boba, mas que com o tempo foi me chamando atenção e incomodando a leitura.

Como foi a primeira vez que li um livro do gênero não posso afirmar com convicção se é o tipo de leitura não faz o meu estilo ou realmente desgostei do livro pelo desenvolvimento da história. Como entretenimento ele realmente não me agradou. Recomendo a leitura, no entanto, aos leitores que buscam um bom debate sobre o aborto, querendo alimentar suas ideias a respeito da polêmica.

site: http://cataventodeideias.com/

Joyce 03/07/2013

Ótimo!
Aborto........Assunto polêmico, né? E o livro O Advogado da Vida trata exatamente desse assunto de uma forma interessante e muito bem colocada. O livro tem como característica o thriller jurídico, aquele em que a história é contada na maioria do tempo em um tribunal tento como pano de funo um determinado julgamento. Confesso que acho muito interessante esse tipo de livro e o Jean não ficou atrás dos grandes escritores desse estilo, já que ele próprio é advogado e deixou o livro bem real.

A história é a seguinte: O médico renomado e o queridinho das pessoas ricas Arthur Galanidel cai numa armadilha de repórteres e confessa que realiza o aborto em mulheres que querem tomar essa atitude e que não correm o risco de morte e nem o bebê. Ele diz que faz isso por ideologia e que o Estado não deve interferir na vontade da mulher. Além disso, a menor de idade Amanda o denuncia para o Ministério Público por tê-la supostamente induzido a abortar, mas no decorrer da trama vamos perceber que não foi isso exatamente que aconteceu.

"Aquele caso estava se tornando uma responsabilidade que David jamais imaginara ter sobre os ombros." pág 140

Essa reportagem cai como uma bomba na impressa e não se fala em outra coisa na cidade. Arthur chama seu sobrinho que não o via a muito tempo, David, um jovem recém-advogado para defendê-lo. David tem seu pequeno escritório de advocacia com o estagiário Teo e a secretária Elaine. David no começo reluta um pouco mas aceita ser o advogado de seu tio, já que essa é a oportunidade de sua vida.

O caso é difícil e complicado para David, já que mexe com um assunto polêmico e com opiniões diversas da população (até dele próprio) porque de acordo com a lei, o aborto só é aceito nos casos em que a mãe ou a criança correm perigo de vida ou se foi gerada através de estupro. Devido a exposição que ele sofre com a mídia, David sofre atentados psicológico e risco de vida, o que deixa sua noiva Joana super preocupada e nervosa com a situação.

No decorrer da história, vamos conhecendo melhor as leis sobre esse assunto, entendendo os motivos do Arthur de realizar os abortos e as diversas opiniões existentes. O livro não tem a intenção de fazer com que sejamos favoráveis ou desfavoráveis ao aborto, mas mostra os dois lados. A promotora de acusação, Morgana, usará até de artifícios ilegais para tentar ganhar o caso, já que a exposição e a importância do caso é enorme.

"Enquanto ouvia música, o advogado procurava cada vez mais deixar de pensar no que estava prestes a fazer, pois, caso fosse muito racional, sabia que simplesmente acabaria não o fazendo" pág 201

David na busca pela defesa de Arthur vai encontrar Matias, um velho amigo do médico e Patrick, o antigo antigo funcionário que serão importantes para a defesa do caso. Matis leva David a uma clínica de aborto clandestina (essa parte é bem chocante) e assim ele vai juntando provas para o juri final, onde 7 leigos decidirão o futuro do médico.

O julgamento é incrível, já que nos sentimos lá e podemos conhecer todos os detalhes de um julgamento. David apesar de sua inexperiência, se esforça ao máximo para tentar encontrar argumentos favoráveis ao seu cliente e pelo menos abrandar sua pena porque é uma causa praticamente perdida. O grande júri é a parte essencial do livro onde tanto Morgana como David fazem a exposição de suas provas e onde tem os relatos das testemunhas de acusação e defesa. Parece que estamos mesmo em um tribunal participando da julgamento.

O final foi muito coerente e concordei com o que ocorrei. O livro me fez refletir bastante sobre o tema e como eu tenho uma opinião formada sobre isso (concordo com a lei brasileira, mas não quer dizer que eu esteja certa) e recomendo para quem quer conhecer mais sobre esse assunto de uma forma interessante e que entretêm.

A narrativa está em terceira pessoa, o que deixou o livro imparcial e vemos os diferentes pontos de vista sobre o assunto. A capa está super criativa com Têmis, a deusa da justiça, grávida, o que combinou perfeitamente com o tema do livro. Adorei demais. A diagramação é simples e as folhas são amareladas.

site: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

Beatriz Gosmin 28/06/2013

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.com.br
Onde começa o direito à vida? Uma pergunta ousada, questionadora e que causa muita inquietação, além de provocar um longo debate. Sabendo disso, desde o início do livro (que se baseia nesta pergunta) já tive a certeza de que o negócio ia ser bom.

O famoso Obstetra Dr. Arthur Galanidel em um dia qualquer, é preso sendo acusado de realizar abortos (de forma ilegal) em sua clínica. Com uma menor a depor contra ele e um vídeo comprovador, ele concluí que sua única chance está em contratar um advogado jovem, idealista e questionador: seu sobrinho com o qual não mantém contato há anos.

David Puskas é um jovem advogado que trabalha em um escritório simples com sua equipe. Está noivo e sua vida parece caminhar tranquilamente, até que uma ligação faz com que tudo mude repentinamente: seu tio com quem não tem contato fora preso e o quer como seu advogado. David aceita.

Com a certeza de que esta seria a causa de sua carreira, tendo em vista a grande repercussão do caso em telejornais e país afora, David só não imaginava que defender um médico acusado de “tirar vidas inocentes” seria tão difícil, e até perigoso.

- E por que fez isso?
- Porque acredito que não cabe ao Estado a decisão de ter um bebê ou não, mas sim à mãe da criança, que sabe de suas condições econômicas, psicológicas e sociais, tendo noção de que a criança nascerá em um ambiente totalmente prejudicial a ela e à sociedade. - pg 181

Com a ajuda de seu estagiário Teo, David começa a juntar provas, testemunhas e documentos que o ajudem no caso, já que logo haveria a primeira audiência. Porém, ativistas anti-aborto (e com cérebros tamanho de ervilhas, devo acrescentar) ameaçam o bem estar do advogado, pixando o muro de sua casa e o ameaçando.

Uma narrativa envolvente em torno de um assunto importantíssimo, com reviravoltas, personagens orgulhosos e dispostos a tudo, e uma importante reflexão.

“O Advogado da vida” narra uma história diferente, riquíssima e merecedora de ser conhecida por todos. Apesar de não abordar tão a fundo o assunto “proibido”, o aborto, ele é um grande meio de fazer com que os leitores se interessem e busquem saber mais sobre isso em nossa sociedade atual, sendo um prato cheio para idealistas e jovens que sonham com um mundo melhor.

site: Resenha originamente publicada em: http://livroseatitudes.com.br/?p=7055

Nanda 14/06/2013

O Advogado da Vida - Jean Postai
Terminei a leitura deste livro tem bastante tempo, porém como estou atrasada com as resenhas, só consegui publicá-la hoje. O Advogada da Vida é um dos livros que mais mexeu comigo durante a leitura. O tema do livro é sobre o aborto, o que por si só já gera uma polêmica, mas afinal, quando começa o direito a vida?
Jean Postai soube trabalhar muito bem com os termos jurídicos e misturá-los a uma ficção. A leitura consegue levar o leitor a várias indagações sobre o que consideramos certo e errado, além de mostrar todos os aspectos desse tema.
A leitura me proporcionou emoções que eu não consigo descrever, eu tenho por minha opinião (apenas a minha opinião) que o direito do aborto é uma escolha da mulher, mas isso não quer dizer que eu apoio, não acredito que seja o melhor, a não ser que cause algum risco para a mulher e o bebê. Mas também não acho que seja justo deixar uma criança ser criada sem amor, como acontece algumas vezes quando a mãe não quer o filho, nesses casos eu acharia melhor que a criança fosse adotada por uma família que pudesse lhe dar o amor e carinho que toda criança necessita.
O interessante do livro é que, mesmo o autor sendo formado em Direito, os termos judicias não são de difícil compreensão, porque a linguagem utilizada pelo autor consegue levar o leitor para o fundo da leitura.
Como eu disse no início, o livro mexeu muito comigo, me emocionou em algumas partes e o desfecho me deixou sem fôlego, porque as partes finais do livro são repletas de tensão.
Para ler esse livro é importante deixar um pouco de lado as ideologias, e ter a mente aberta, eu fui com a cara e a coragem, sem saber ao certo o que esperar, e não me decepcionei, muito pelo contrário. Leitura mais que recomendada!

Autor: Jean Postai
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
Ano: 2012
Avaliação: 4/5

Gisela.Bortoloso 28/05/2013

O Advogado da Vida [Jean Postai]
Quando iniciei a leitura deste thriller jurídico, acreditava que tinha uma opinião formada sobre o direito da mulher decidir interromper uma gravidez não desejada. Mas a cada página virada, o autor nos mostra fatos que nos fazem parar e refletir a respeito deste tema tão polêmico. E isso foi o mais legal do livro, a sua imparcialidade. Surpreendeu.

Não pense que o livro é chato ou que o tema é pesado, porque Jean escreveu um romance como outro qualquer, recheado com todos os ingredientes que atraem o leitor, mas que vai além, porque nos leva também a analisar fatos, muitas vezes até chocantes, conduzindo-nos a rever conceitos sobre a legalidade do aborto e também alertando sobre uma realidade brutal que a meu ver é pouco discutida, muito polemizada e cheia de tabus.

Tudo começa quando um famoso repórter divulga uma matéria denunciando o renomado médico Arthur Galanidel de realizar abortos ilegais em sua clínica, inclusive em menores de idade. Arthur então é preso e escolhe seu sobrinho, David, que não vê a anos, para defende-lo. Acontece que David é um jovem advogado ainda em inicio de carreira e se aceitar a causa, vai ter que encarar no tribunal verdadeiros Tubarões do Direito, interessados em se promover as custas deste caso.

Depois de ler este livro, com certeza você não vai ser a mesma pessoa e uma pergunta vai ficar: Quando começa o direito à vida? Então leiam este excelente romance e se posicionem sobre o tema.

Zilda Peixoto 30/04/2013

O Advogado da Vida
O Advogado da Vida traz à tona um dos temas mais polêmicos discutidos pela sociedade: o aborto. O advogado e escritor Jean Postai apresenta um thriller jurídico bem escrito e fundamentado ao longo de 416 páginas.

A premissa do livro baseia-se na história do renomado cirurgião obstetra Arthur Galanidel. Dr. Arthur possui uma clínica de alto padrão onde realiza abortos. O médico defende o direito da mulher optar pela gravidez ou não.
A vida de Arthur Galanidel sofre uma grande reviravolta desde que dois jornalistas se passam por pais interessados em fazer o aborto. A mídia e a opinião pública entram em ação e tornam Dr. Arthur em um verdadeiro monstro.

A questão levantada é realmente polêmica, pois ainda que o leitor tenha uma ideia formada sobre o assunto, inevitavelmente sua opinião poderá ser influenciada pelo o posicionamento dos personagens.

David é um jovem advogado de 25 anos em início de carreira. Ele está comemorando o aniversário de sua noiva Joana com alguns amigos até o momento em que recebe uma ligação do Dr. Arthur. Praticamente “induzido” a defendê-lo, David têm em suas mãos um dos casos mais difíceis da sua vida.

A narrativa de Jean é muito envolvente. É como se estivéssemos participando do julgamento. O autor conseguiu transmitir toda a adrenalina vivenciada nos bastidores de um processo criminal. Téo, o estagiário de David é um personagem incrível. O personagem rouba a cena com sua personalidade forte e seu senso de justiça. Morgana, a experiente promotora é a representação simbólica perfeita de profissionais da área que, são capazes de tudo, para conseguir o que deseja para alcançar o sucesso profissional.

Questões éticas relacionadas à profissão dos advogados também são levantadas ao longo da narrativa. Quando se trata de um tema tão polêmico quanto o aborto, o posicionamento religioso não poderia ficar de fora. Opiniões que defendem os dois lados são fortemente levantadas. É notável o trabalho de pesquisa que o autor tenha exercido para criar uma história ficcional tão verossímil, porém é importante frisar que o mesmo não tenha intenção de influenciar nenhuma das partes.

A leitura prende o leitor do início ao fim. Os meandros e artimanhas utilizadas tanto por David quanto pela promotora Morgana tornam a narrativa excitante. Jean Postai foi capaz de apresentar termos jurídicos sem que a narrativa se tornasse exaustiva. A maneira como ele os inclui fez com que a história fosse contada de forma natural.

Fiquei impressionada com a escrita de Jean Postai. Acredito que grande parte do sucesso da narrativa se dê ao fato de que, sendo Jean um advogado, ele tenha a sensibilidade e a destreza de compor personagens tão críveis numa história tão bem estruturada.

O projeto gráfico e diagramação do livro estão excelentes. Não encontrei erros e a revisão do livro está impecável. A capa do livro é muito bonita e condiz perfeitamente com o tema proposto pelo autor. A editora está de parabéns pelo cuidado com o livro.

Recomendo a leitura a todos que desejam conhecer mais sobre o assunto e que se propõem a discutir sobre o aborto. O Advogado da Vida é um livro que desafia, questiona e intriga o leitor. Bem embasado e indiscutivelmente bem escrito, O Advogado da Vida entra para a categoria TOP da literatura nacional.

Ju 17/04/2013

O Advogado da Vida
Confesso que eu tinha um pouco de medo de ler O Advogado da Vida. Tinha medo do livro ter uma posição muito forte a respeito do aborto, que é seu tema central, e que eu discordasse dela. Porque eu tenho, sim, uma opinião formada e bastante firme a esse respeito. E aí eu odiaria a história desde a primeira linha.

Mas o Jean me conquistou muito rapidamente. O livro é super ágil. Apesar de acompanharmos, inclusive, um julgamento, a linguagem é completamente acessível, não é dado nenhum destaque a termos jurídicos que o leitor não entenderia.

Logo de cara fui surpreendida. Fiquei literalmente de boca aberta, porque esperava que a história fosse por um caminho e, de repente, tudo mudou. E mudou para muito melhor.

Dr. Arthur Galanidel, obstetra das celebridades, é denunciado pela prática de aborto em sua luxuosa clínica. Em um vídeo realizado durante uma reportagem investigativa, ele confessa o crime e, inclusive, frisa que realiza abortos inclusive quando o feto é completamente saudável, desde que essa seja a vontade real da mãe.

"A legislação é complicada e dúbia sobre isso, e há toda uma questão moral que defendemos aqui, razão pela qual já fizemos esse procedimento inclusive em mulheres cujos bebês não apresentavam qualquer doença ou risco de vida para a mãe... Você entende bem isso? (...) Faço esse procedimento por ideologia, por acreditar que essa é uma escolha do casal, que os tornará mais felizes, e não deve ser uma imposição do Estado."

Sua situação se complica quando uma menor concede uma entrevista dizendo que foi coagida por ele a realizar o procedimento. O Ministério Público apresenta uma denúncia e então a vida do médico muda completamente.

- Me sentia terrível por tudo aquilo... por tudo que aquele médico fez... quero dizer, por que ele fez isso comigo? Não tinha experiência... estava confusa... e mesmo assim ele aceitou abortar uma criança... por quê?

De um lado, David Puskas, o advogado de 25 anos que se dispõe a defender o médico no "Caso da Clínica dos Abortos". Um jovem honesto e obstinado pela verdade, que tentará a todo o custo produzir uma boa defesa para seu cliente. Em início de carreira, terá a ajuda somente de seu estagiário, Teo, e de sua secretária, Elaine, para realizar um trabalho quase impossível.

"- Ora, o que é pior, fazer um aborto ou criar um filho que você não quer ter? É uma escolha da mãe, de quem gerou o feto. O aborto é permitido na Holanda... na França e nos Estados Unidos, se não me engano; será que esses países estão tão errados assim?"

Do outro lado, a promotora Morgana Corbani, com muitos anos de experiência e disposta a tudo para condenar o médico. Ela usa, muitas vezes, de métodos nada éticos. E claro que eu passei a odiá-la bem rápido.

"- Não cabe a nós, seres humanos, definir se uma vida deve nascer ou não, pois a partir do momento em que sabemos de sua existência, a partir do exato momento em que a existência de uma vida no corpo de uma mãe é constatada, existe ali algo sagrado, acima de nós... e que não pode ser descartado..."

O autor, no final do livro, afirma em uma nota: "Este livro não buscou, em momento algum, formar ou induzir o leitor sobre o direito à vida, e não é uma defesa a favor ou contra o aborto, mas sim um debate saudável sobre a questão que tanto nos assola e que é um problema de saúde pública". Bom, pode ter sido essa a intenção, e realmente vários pontos referentes às duas posições são apresentados ao leitor, mas eu achei que os dois lados tiveram uma representação desigual. Porque a maioria das pessoas que se declaram contra o aborto são pessoas fanáticas, ou pessoas sem nenhuma ética. A meu ver, o time que luta pela descriminalização do aborto e que é a favor de sua realização é bem mais simpático e convincente.

Apesar disso, considero super válido e corajoso escrever um livro que aborda um tema tão delicado e importante. É necessário que essa discussão aconteça, sim, pois o aborto ser considerado um crime não impede que muitas mulheres o realizem e que, graças às condições precárias que têm à sua disposição, várias morram durante o procedimento. Não sou a favor do aborto, mas realmente não sei se proibi-lo é benéfico.

Enfim, leiam, tirem suas próprias conclusões. A leitura de O Advogado da Vida é bem agradável, ao contrário do que pode parecer devido ao tema. E serve para nos proporcionar uma visão muito mais abrangente sobre esse assunto tão importante.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/04/resenha-o-advogado-da-vida.html.
Dani 18/04/2013minha estante
Entonces :D
Tenho esse livro em casa mas ainda não li, fico satisfeita que você tenha gostado porque é o próximo da minha pilha de leituras e estou muito curiosa, literatura nacional y love :D

Adriane Rod 18/04/2013minha estante
O tema é bastante interessante, e eu quero comprar esse livro para uma amiga que faz direito, ela vai amar e vem a calhar porque o niver dela está chegando. Eu aproveito e compro um para mim.

;)

Thaís 18/04/2013minha estante
Livro legal! Resenha perfeita! Que pena que n faz o meu tipo! :/ Bom que a minha lista de desejos n aumenta, fica para o proximo livro...

Baah 19/04/2013minha estante
achei uma leitura interessante, gostei bastante da capa e achei que é um livro com uma tematica bem atual!!! gostei muito

Lua 19/04/2013minha estante
Também tenho uma opinião formada com relação esse tema que é tão delicado. Admiro a coragem do Jean por abordar um assunto que gera muita polêmica no mundo inteiro. Me parece que o enredo é bom. gostei que ele tenha explorado as duas partes, colocando o que cada um pensa. Gostaria muito de conhecer esse trabalho e espero não me revoltar com as opiniões dos personagens. (Manter a mente aberta rs).

Beijos!

Thalita 10/04/2013

Resenha no Livros e Versos :)
Arthur Galanidel é obstetra super famoso, que atende a várias estrelas e mulheres ricas em sua clínica. Sua vida transcorria normalmente até que o jornalista Patrick junto com uma colega grava ilegalmente uma conversa com Arthur na qual ele, Arthur, afirma que realiza abortos ilegais em sua clínica, essa reportagem caí na mídia e vira um enorme sucesso, afinal é meio incomum um médico admitir fazer isso, graças a essa entrevista ele é preso e no presídio ele chama David, seu sobrinho, para ser seu advogado. Arthur acredita que David é o único que pode o defender da forma correta e lhe tirar dessa situação.

O livro trata de um assunto bastante polêmico, mas sem em momento algum condenar ou favorecer um dos lados, é debate saudável sobre o tema aborto, põe pontos positivos e negativos e no final deixa ao leitor tomar uma decisão sobre o tema, esse é um dos motivos que faz o Jean merecer meus mais sinceros parabéns. Grande parte dos livros que tratam sobre polêmicas acaba favorecendo um lado ou outro, ou então deixando o tendo furos na história, mas em ‘O Advogado da Vida’ isso não acontece, o autor conseguiu escrever um livro neutro, que desmistifica várias coisas sobre um tema que faz parte do nosso dia-a-dia, mas que nunca temos coragem de parar para discutir com alguém.

O Advogado da Vida mescla em suas páginas aventura, romance e polêmicas, muitas polêmicas, mas não peguem o livro pensando apenas ‘ah esse é mais um livro sobre aborto’, por que ele não é o livro trata sobre até onde o ser humano é capaz de ir, mostra as várias faces que uma pessoa é capaz de assumir e, acima de tudo, mostra que tudo sempre tem um ponto positivo, que antes de exprimirmos nossa opinião devemos avaliar a situação.

Estou tentando escrever essa resenha sendo o mais imparcial possível, mas aqui no finalzinho estou quase perdendo o foco, por isso vou terminando por aqui. Antes de partir, gostaria de dizer que recomendo a leitura para qualquer pessoa, desde os que querem ganhar um panorama sobre a situação até aqueles que querem uma boa história, só não aconselho a leitura para aqueles que querem um livro apenas para entreter, esse é o tipo de livro que faz o leitor necessariamente pensar.

Para aqueles que querem saber minha opinião sobre o tema e bater um papo mais aprofundado sobre o livro meu twitter é o @thalita0liveira e meu email é thaalita.oliveira@yahoo.com, me mande um email ou me chama no twitter que a gente bate um papo sobre isso.

Beijão e até breve \õ.

cc http://livroseversos.blogspot.com.br/2013/04/resenha-o-advogado-da-vida.html