Patrimônio

Patrimônio Philip Roth

Resenhas - Patrimônio

Taina 18/02/2024

Leve e bonito
O livro conta sobre a morte de um pai acompanhada pela visão do filho, que trava uma incursão ao passado deles e reconstrói um pouco da história, ajudando o leitor a compreender sua personalidade.

História sincera, mostrando a velhice e suas dores - e a dor de quem acompanha.
Livro muito bonito, história muitíssimo bem escrita e tocante. Fácil de ler e de gostar.

Eu só achei que a tradução do título de ?patrimony? para ?patrimônio? uma escolha errada? o título seria mais fiel se fosse ?herança? (patrimônio abre precedentes pra uma carga cultural de um grupo e herança é mais focado na transmissão de bens parentais).

Renata.Mieko 11/02/2024

Nossa, que livro!!
Eu acabei pensando muito no meu pai ao ler esse livro.
Um relato sincero de como envelhecer não é fácil.

thiagoespíritosanto 06/11/2023

Notas sobre o luto
Patrimônio, é o livro em que Philip Roth narra os últimos dias de vida de seu pai, com quase nove décadas de vida e com diversos problemas de saúde.
Centrado no pai e na experiência do filho ao ver o pai definhar, o texto é uma experiência vivida por muitos ao redor do mundo, mas que poucos a narram e se atentam aos detalhes dos sentimentos como Philip.
O livro conta com uma excelente narrativa, leitura rápida e envolvente.

Gustavogl 30/04/2023

Uma história real de algo que naturalmente vamos viver, a perda de um progenitor. Quando a gente vê aquela pessoa que era sinônimo de força e proteção precisando que vc seja forte e protetor. Quando vc vê que o maior Patrimônio é poder limpar a merda de quem se ama. Tem uns trem de Freud ali no meio, o Philip é uma filh4 da p0ta que te faz em 20 páginas sorrir, se encher de amor, chorar e ter uma ereção.

Carla Verçoza 23/12/2022

Bom demais!
Esse foi meu primeiro Roth e me tornei fã.
Procurando livros que tratassem sobre luto, recebi essa recomendação e não poderia ter sido mais adequada.
Livro muito bem escrito, Philip Roth fala sobre a perda do pai, a relação com ele, seus últimos dias, de forma tocante e às vezes bem humorada.
Quero ler toda a obra do autor!

"O que os cemitérios provam, ao menos para gente como eu, não é que os mortos estão presentes, mas que se foram de vez. Eles se foram, enquanto nós, por enquanto, não fomos. Isso é fundamental e, embora inaceitável, bem fácil de compreender."

"Mas lembre de uma coisa: você não pode impedir seu pai de morrer e talvez não possa impedi-lo de sofrer."

Gerson91 07/10/2022

Um presente
Para mim, um fã incondicional do autor, que por vezes me pegava elaborando suspeitas através do seu auter ego Zuckerman, o livro é um presente. O verdadeiro Roth se revela como sempre imaginei: inteligentíssimo e humano. Uma grande homenagem a seu pai e uma carta aberta do verdadeiro Roth a seus fãs no mundo todo.

Marcia 02/10/2022

Minhas impressões sobre o livro
Livro: Patrimônio de Philip Roth.
História real, muito emocionante que nos mostra o amor lindo de um filho por um pai. O escritor nos conta sua experiência, sua luta em auxiliar o pai com 86 anos ,homem forte, destemido e independente, diagnosticado com um tumor cerebral muito agressivo.
Essa história é linda e nos emociona a cada capítulo. Momentos da vida complicado com decisões difíceis de tomar.
O escritor nos conta cada etapa, desde os primeiros sintomas, os exames, o diagnóstico e todo processo dessa luta. O cuidado com o pai, as angústias, medo, sintomas, a inversão de papéis onde o filho se torna o pai.
?A gente limpa a merda de um pai porque ela precisa ser limpa, mas, depois de limpá-la, tudo que se deve sentir é sentido como nunca antes. E nem era a primeira vez que eu compreendia isso: tão logo a gente supera o nojo, ignora a náusea e descarta aquelas fobias fortalecidas como tabus, há muita vida para ser acalentada...."
Livro difícil e importante.
Valeu!

@eleeoslivros 12/05/2022

um livro que fala sobre amor, doação, família.
revivi mtos sentimentos relacionados com a perda do meu avô e muito medo de passar por algo parecido.

Ricardo.Pimentel 18/04/2022

Conselho
Uma excelente leitura para quem tem pessoas idosas na família, principalmente se essa pessoa é próxima.

marcelazfm 23/02/2022

Tinha tudo para ser enfadonho, mas não é
O livro tinha tudo para ser enfadonho, descrevendo o processo de morte do pai do autor, entretanto, ele consegue transmitir de forma leve como foi essa passagem.
Descrevendo a personalidade, as reminiscências e boa memória do seu pai, o autor consegue dar ao processo de doença e morte uma leitura fluida, às vezes com pitadas de bom humor e reflexões acerca da vida, e é claro, do patrimônio deixado pelo seu velho. Para quem já perdeu alguém próximo do mesmo nível, é fácil se ver no papel de filho e nos seus pensamentos, no seu sofrimento, na sua irritação. Acima de tudo, acredito que seja um livro pra reflexão, mesmo que inicialmente não tivesse esse intuito.

LairJr 19/01/2022

A obra retrata com maestria os últimos momentos entre um filho e seu pai enfermo. Ao longo da obra o autor revisita o seu passado e descreve, de forma realista, a figura paterna, além de nos contar sua história de vida.

emmanuelqueiroz 15/08/2021

Mais uma vez Philip Roth nos traz uma história com a dureza de sempre... Dessa vez, porém, real, sobre a doença que matou o seu pai.

Guilherme.Estevao 22/06/2021

Leitura leve e diferente
Trata-se de um tipo de leitura no qual não tinha ainda me deparado. O autor conta com riqueza se detalhes e de forma inteligentíssima os últimos anos de vida com seu enfermo pai. Um drama familiar de ótima qualidade. E o melhor (ou pior), tudo verídico.

Fabiana 14/06/2021

Recomendo
Perder um ente querido já é difícil, os pais então, nem se fala. Ver um pai ou uma mãe morrendo um pouco por dia perto de nós e ainda tentar demonstrar forças para que a pessoa não desista antes do tempo (e qual será realmente o tempo?) é triste. Identifiquei-me muito, pois vi isso acontecendo com minha mãe (a doença era outra, porém a luta foi bem parecida). E como dói ver alguém que amamos definhar...

Pequod.3 21/02/2021

Impactante e comovente, sem dúvida está entre meus livros favoritos do autor, a relação dele com o pai e seus momentos sozinho refletindo sobre a situação são profundos e comoventes, com excelentes diálogos, Patrimônio é um livro incrível, vsle muito a leitura.