A doutrina de Buda

A doutrina de Buda Buda, Shakyamuni

Resenhas - A doutrina de Buda

Big Lui 10/03/2014

Budismo simples e direto
Esse foi um dos primeiros livros que li algumas partes sobre o tema, mas só agora que pude ler totalmente. Tem muitas histórias interessantes (algumas que até me inspirou para os meus quadrinhos) que vale a pena ler. Recomendo a todos que se interessa pelo tema.

Silvia 11/01/2013

Abandonei por ter achado a leitura muito difícil e profunda. Não estava preparada mentalmente para nível tão profundo.

Roberto Noir 21/09/2012

Não tenho dúvidas que Siddharta foi um dos maiores, senão o maior pensador do oriente. De forma clara e acessível, ele demonstrou que o homem tem como maior inimigo os seus desejos e que não impossível superá-los, basta que ele se dedique a eliminar seus desapegos pelas coisas, já que tudo é impermanente. Mostrou também que o homem pode alcançar a iluminação, o fim do sofrimento, através de esforço próprio, sem a ajuda de um suposto deus. Porém ao contrário do que muitos pensam, este não negou a existência dos deuses, apenas disse que o homem não precisa ter ajuda destes para escapar do sofrimento. O budismo arrancou elogios de Nietzsche por causa de seu aspecto antropocêntrico contudo este o criticou pelo fato de ele afirmar que deve-se suprimir o desejo para alcançar a paz.
Um livro que eu recomendo para todos. Uma leitura que com certeza acrescenta algo á vida de todos aqueles que a leem.
"Exatamente como as pessoas verificam a pureza do ouro, queimando-o no fogo, cortando-o e examinando-o numa pedra de toque, da mesma forma, (...) deveis aceitar minhas palavras depois de submetê-las a um exame crítico e não por reverência a mim."
SIDDHARTA GAUTAMA ( BUDA )

LiviaKuga 26/06/2009

Para alguém que nunca tinha lido nada sólido a respeito do budismo, fiquei muito impressionada. Não sabia a magnetude de seus conceitos.
Com certeza uma religião que merece respeito. Princípios éticos muito bem definidos, como a LaraF. mesmo já falou.
Claro, todas as religiões merecem respeito... mas antes de dizer algo sobre elas, é preciso conhecê-las pelo menos um pouquinho.
Não acredito que seja um livro para os budistas, sim para os curiosos... assim como eu.
Recomendo a todos aqueles que querem saber um pouco mais sobre as diversas culturas que existem mundo a fora.

LaraF 05/04/2009

Embora tenha muitas coisas questionáveis, o Budismo, é sem dúvida uma das doutrinas mais fabulosas do mundo. Com principios éticos e morais muito bem embasados, está entre as filosofias que mais me agradam. Foi bom voltar a ler sobre o Budismo, recomendo a todos, mas sempre, com visão crítica...