Limites da Fundação

Limites da Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Limites da Fundação

Matheus1028 07/09/2023

Tramas dentro de tramas
Eu só quero dizer mesmo que Isaac Asimov é um gênio, incrível, simplesmente incrível! Eu preciso ler tudo dele imediatamente kkk

Mais um livro que não tenho nem palavras para descrever tamanha genialidade.

NelM4n 07/08/2023

Referências
Essa continuação da Fundação mostra que Asimov estava mesmo querendo satisfazer aos leitores e a si mesmo. Para os fãs do escritor, é um convite a ler outras obras, para o autor foi um modo de mostrar sua capacidade. Uma leitura tranquila que agrada cada vez mais. Indispensável para fãs da Fundação.

Carla.Floores 05/08/2023

Copo cheio e a gota d'água
Um conselheiro primeirofundacionista desconfia que ainda exista segundofundacionistas. Um orador desconfia que não existe plano de Seldon. E assim começa a disputa pela busca da Terra pelos primeirofundacionistas e segundofundacionistas, muita conspiração e intriga envolvida.
Um querendo ser mais esperto que o outro. Todos correndo atrás de poder e do status de ser o responsável pelo o surgimento do Segundo Império Galáctico, antes do prazo estipulado pelo plano Seldon.
Tudo é colocado em xeque, o plano, os cargos, as pessoas, as crenças. TUDO! Se fosse reduzir o livro em uma palavra eu diria DÚVIDA.
Eu não sei bem se são todos marionetes do plano ou se de fato não existe plano, fiquei com essa dúvida. Porque o destino da galáxia não pareceu ser coisa de massas, a não ser que seja a massa que possivelmente encontrei na Terra.
Comparado à trilogia, esse foi o mais gostoso de acompanhar, mesmo não tendo tantos auges de emoção. Curiosamente tive a sensação de proximidade com os personagens. Senti raiva da prefeita Branno, aversão ao Guendibal, simpatia por Pelorat e Trevize.
Outras obras do Asimov dão o ar da graça em "Limites da Fundação" como "Eu, robô" e "O fim da eternidade". Pode conter spoiler.
Nas páginas finais fiquei quase sem piscar de tão embasbacada. Característica dessa série é isso, nada é o que parece ser e tudo se conecta de alguma forma. Impressionante!

Hvpaiva 30/07/2023

O meu livro preferido da série
Eu li limites da fundação sem muitas expectativas. Já tinha ouvido falar que não era o melhor dos livros da saga, mas o incrível de gostos pessoais, é que eles são pessoais.

Para mim é de longe o livro que tive o maior prazer em ler. Acho que tirou o melhor dos últimos três livros.

Os personagens como Trevize, Gendibal e Janov entraram no Hall dos meus personagens prediletos, ao lado de Hardin e Mallow, mas com a vantagem de aparecerem bem mais.

A trama é maravilhosa. Com diversas surpresas e acontecimentos que só me faltava sair pulando de empolgação.

Senti também um cuidado maior à pequenos detalhes, como explicar o funcionamento de viagens espaciais, mentalismo e etc.

Não teve um capítulo que não fosse extremamente prazeroso de ler e em nenhum momento fiquei incomodado com mistérios forçados ou atitudes inconsistentes dos personagens.

E também, é o primeiro livro que abre as portas para o universo amplo e incrível do Bom Doutor iniciando algumas boas referências.

Simplesmente, sem igual.

Kristian.Pacheco 17/05/2023

Excelente continuação para a história principal
Quando comecei a ler, estava com um pé atrás por conta da cronologia de Hari Seldon ter sido finalizada no livro anterior. Porém, dentro do arco pós império galáctico, essa história segue com a mesma qualidade, e apresenta personagens principais tão carismáticos quanto os anteriores. O mistério e suspense na busca pela Terra nos deixa sem ar. Excelente final!

Leo 17/05/2023

Muito além de uma continuação.
Limites da fundação expandiu e conectou todo o universo criado por Asimov, finalmente temos explicações e conexões de diversos outros livros com a fundação, o que contribuiu para enriquecer a história e atiçar a curiosidade sobre outras obras do autor.

Raphael Trivelati 16/05/2023

Uma nova saga se inicia
Muito interessante o início desta saga final da fundação. As referências as primeira obras do autor(anteriores a fundação) são feitas de maneira bem interessante.

Thais.Souza1 01/05/2023

O melhor livro da série de fundação na minha opinião até agora! Esse foi o único que gostei de todos os personagens, me apeguei a todos eles e amei acompanhar a jornada, e os plot que aconteceu!! Sério, nesse livro Asimov foi genial. Que venha a terra!

emiliapsouza 08/04/2023

A consciência dos limites.
"Toda a humanidade pode compartilhar a mesma insanidade e estar imersa em uma ilusão comum enquanto vive em um caos comum."

Mais um excelente livro do Bom Doutor! A cada livro lido, fico mais e mais admirada com a capacidade incrível do Asimov de criar e expandir seu universo de forma magistral! Em "Limites da Fundação", temos o perfeito exemplo disso.

Após o fim dos eventos da trilogia da Fundação, vemos um universo onde tudo não passa de "mitos e lendas", e é nessa premissa que Asimov trabalhou ao longo da história, com elementos de investigação, tramas políticas, segredos e interconexões com seus outros livros (o que eu particularmente amei).

O livro também apresenta temas como poder, controle e sobrevivência, além de explorar bastante o significado da humanidade em um universo cada vez mais vasto e complexo.

Adorei a leitura, achei muito fluida e instigante, com bons personagens (um pouco irritantes, às vezes) e com certeza já quero ler o próximo!!

Marcus Oliver 30/03/2023

Asimov é um gênio!
Já fomos deixados com um puta mistério resolvido no final da primeira trilogia, mas cheios de perguntas sobre o que significava aquilo e Asimov vem e consegue expandir isso em níveis ainda maiores e adiciona um novo mistério e ponto de partida. Como gostei deste livro!
Bom, sobre este volume em específico temos novos protagonistas e um avanço no tempo e tecnologia da galáxia, a Fundação segue em suas disputas políticas e o Plano Seldon continua firme e forte, ou é o que aparenta ser, então devemos seguir Trevize, um conselheiro da Fundação, para outras zonas da galáxia em busca de respostas.
Trevize é um ótimo personagem para nos guiar, assim como Gendibal e Branno, mas o conselheiro é o que tem de mais humano e ponderado na narrativa, enquanto muitos decidem pragmaticamente ou agem sem pensar, o conselheiro te ajudará a enxergar a situação sobre outro prisma e caberá a você entender as entrelinhas, nada nos é dado de graça, precisamos conquistar com atenção na leitura.
Ler a saga ?Fundação? é compreender que as forças sociopolíticas prendem os personagens em um caminho e o indivíduo será oprimido por elas, mas conhecê-las é o primeiro passo para se libertar de suas amarras e chacoalhar todo mundo da narrativa. E novamente nos perguntarmos: é melhor seguirmos o Plano cegamente e confiar no seu bom senso ou o livre-arbítrio é melhor, mesmo condenado a um série de conflitos? A segurança de um futuro pacífico vale a liberdade?

Victor 29/03/2023

De uma série incrível vinda de Asimov
Vou ser sincero com vocês, comecei fundação na ordem errada (tanto cronologicamente quanto em publicação), em cronologia esse é o 6° livro, o penúltimo da história, agora em publicação, este é o 4° livro. Comecei por ele, da maneira mais ignorante que podia ter sido, perdido na história, tentando, com muita ênfase no tentando, entender a história e aos poucos conseguindo captar pouco a pouco a essência.

Quando falamos de ficção científica, acho que Isaac Asimov deve ser colocado no pódio, pelo rico universo que criou e pelo número de livros que escreveu e contribuiu, para os jovens leitores dessa e das próximas gerações.

Diferente dos primeiros livros de "Fundação", "Os Limites da Fundação" contam a história com uma visão diferente dos primeiros, dessa vez, colocando como foco "Golan Trevize", um político com uma maravilhosa intuição.

Fundação é uma série incrivelmente interessante, talvez, futuramente, eu leia o seu início, mas, por enquanto, irei deixar somente 2 desses 7 livros lidos.

Juan 28/03/2023

Ao contrário dos outros, este livro é um arco único e eu gostei que tenha sido assim. Toda a trama foi muito bem conduzida para um desfecho, que não fechou nada, já que tem o próximo livro, mas que gerou um clímax muito interessante. É legal também que depois de anos Asimov tenha conduzido a história para se conectar com todo o seu universo de livros.