Técnicas de comunicação escrita

Técnicas de comunicação escrita Izidoro Blikstein

Resenhas - Técnicas de comunicação escrita

Thalia 31/08/2023

Bom, mas, poderia ser melhor
O livro tem uma temática muito boa e com a possibilidade de abordar diversos assuntos relacionados a comunicação escrita, porém, são poucas páginas e na maioria delas, o autor repete várias vezes a mesma coisa.

O autor utiliza de uma história para poder explicar e dar exemplos, mas, fica muito cansativo ler diversas vezes a mesma história.

As técnicas que são citadas são boas e interessantes. Ela conseguem ser bem explicadas, mesmo com toda a repetição, assim como também o autor aborda algumas estruturas e o funcionamento da escrita.

Mas, eu achei, na minha opinião, um livro apenas bom. Poderia ter se aprofundado e explorado em mais temas, trazer mais exemplos...

evelyn 07/12/2021

As técnicas foram bem aplicadas
Achei o livro muito bom, acredito que o objetivo do livro foi alcançado e que a sua escrita é muito boa para a compreensão.

lyshaven 26/03/2021

Bom, mas poderia ser melhor.
O livro é bom, porém o conteúdo é bastante repetitivo, a autora da voltas no mesmo assunto diversas vezes, tornando um pouco confuso. Ainda assim, indico ele para entender um pouco mais de códigos e sinais, além da linguagem direta e indireta.

Carolina Del Puppo 20/01/2021

Muito interessante, fácil de ler, e rápido.
Para ter um pouquinho mais de conhecimento nessa área.

Thainá - @osonharliterario 11/09/2015

Pra você, o que é escrever bem?
Em "Técnicas de comunicação escrita" somos apresentados a uma realidade mais comum do que imaginamos. A história de um gerente apressado, que escreve um bilhete para sua nova secretária de modo rápido e da maneira como ele mesmo entenderia, é repetida por várias pessoas. Aliás, já deve ter acontecido pelo menos uma vez com todos. O autor indaga e nos pergunta: "O que é escrever bem?". E é a partir desta história que iremos aprender algumas técnicas básicas e importantes de como ter uma comunicação escrita com bom funcionamento e sem falhas. Aprenderemos como escrever bem.
A história do gerente apressado começa quando ele deixa um bilhete para sua secretária. Entretanto, este bilhete acaba não emitindo a mensagem que deveria passar, ocorrendo assim uma falha na comunicação entre os dois. O bilhete dizia "Maria: devo ir ao Rio amanhã sem falta. Quero que você me rezerve, um lugar, à noite, no trem das 8 para o Rio." Maria, aprendiz de gramática, notou algo muito errado no bilhete. Além de haver erros de ortografia, a sintaxe estava completamente errada, transformando sua mensagem em uma confusão e com difícil entendimento. Logo, o resultado foi diferente do que era esperado. Sua ação, que foi aquilo que conseguiu extrair da mensagem, não foi a ação que seu chefe estava esperando obter.
Depois desta falha, Maria comunicou ao gerente o motivo do resultado não ter sido o esperado: o bilhete não passou a mensagem que deveria ter passado. Disse a ele aonde estava os erros e explicou com detalhes como seria a maneira correta. Durante o livro, podemos presenciar outros erros do gerente apressado, mas também presenciaremos o seu acerto.
Através destes erros, somos presenteados com explicações e dicas valiosas sobre como ter uma comunicação sem ruídos. Somos apresentados a três segredos da comunicação escrita: como provocar uma resposta esperada através de uma mensagem passada corretamente, como tornar a mensagem comum para que tenha um entendimento completo, e como persuadir para ganhar a resposta certa. Também conhecemos um pouco mais sobre a estrutura e o funcionamento da comunicação: o destinatário, o remetente e a mensagem. E recebemos dicas de como captar a atenção do remetente, como deixar a mensagem mais visual e limpa para ser recebida, ganchos que ajudarão a despertar o interesse pela mensagem.
A obra nos faz entrar em um mundo onde a comunicação é algo belo e simples, e cabe a nós fazer com que continue sendo assim. É nosso dever guardar e seguir essas dicas, aumentar a boa comunicação e passar adiante. Devemos aprender com os erros do gerente apressado e também aprender com seu triunfo.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

Babis 10/05/2015

Maio/2015
Maio/2015

Pereira 23/09/2014

tecnicas de comunicaçao e escrita
O livro orienta as pessoas com tecnicas de como escrever bem sem deixar de se comunicar com eficiencia ,mostrando que escrever bem é importante para a comunicaçao

Luci Eclipsada 14/11/2010

Macetes para a compreensão das técnicas de comunicação escrita
Em Técnicas de Comunicação Escrita (Izidoro Blikstein - Ática - 102 páginas), conforme o próprio nome do livro sugere, o leitor pode vislumbrar dicas para desenvolver de forma correta a escrita, bem como ficar a par de como uma ideia pode ser transmitida de remetente ao destinatário.

A ideia de que escrever bem significa somente conhecer as regras gramaticais perde espaço uma vez que é importante, também, a eficácia na hora de escrever. Porém, o ato da comunicação pode sofrer interferências chamadas de “ruídos” que podem ser de caráter físico, psicológico e cultural.

A mensagem transmitida de remetente a destinatário é formada por signos (união de significante e significado) que, por sua vez, formam um código que tanto pode ser fechado (gerar apenas uma resposta) quanto aberto (ambíguo). Desse modo, para que a mensagem chegue ao destinatário de forma fácil de ser compreendida, é necessário que ela seja “fria” (de fácil entendimento), com menos excessos de informações complicadas ou termos técnicos utilizados nas mensagens “quentes” (voltadas a indivíduos providos de determinado conhecimento), assim a mensagem fria tem o objetivo de prender a atenção do receptor e vem "recheada" de elementos emotivos que propositalmente chamam sua atenção.

Basicamente, de acordo com o livro, há três dicas para a escrita ser clara: seguir as regras gramaticais com intuito de evitar erros de pontuação, ortografia e sintaxe; procurar objetividade para que as frases não se tornem obscuras e adquiram duplo sentindo e, por fim, agradar o leitor, procurando deixar de lado as palavras ou frases muito secas.
Bill 02/12/2010minha estante
Este livro parece ser bem interessante.