A janela quebrada

Resenhas - A janela quebrada

1 | 2 | 3 | 4

Diagora.Liara 19/04/2024

Esse detetive...
As histórias com o Rhyme nunca decepcionam! Adorei como o livro aborda questões de privacidade e as primeiras preocupações com LGPD num crime cibernético bem desenvolvido!

Bianca.Falcari 02/04/2024

Novamente Jeferry ganhou meu coração com seu livro; não existe um livro em que eu não me impressionei e de altas risadas com o Lincoln. Um amor imenso por sua equipe e muito agradecida por ter atrelado o Relojoeiro com a história atual

Fabio451 24/03/2024

“A Janela Quebrada” é mais um romance de Jeffery Deaver, autor de suspenses policiais que ganhou fama principalmente após escrever “O Colecionador de Ossos”, livro que fez muito sucesso e rendeu até um excelente filme de Hollywood, estrelando Angelina Jolie e Denzel Washington. E coincidentemente “A Janela Quebrada” é uma sequência dentro do universo de “O Colecionador de Ossos”, porém com uma história independente. Nela mais uma vez temos como personagens principais o famoso e brilhante criminologista Lincoln Rhyme junto de sua parceira de trabalho e vida, Amelia Sachs. Juntos eles lideram uma poderosa e inventiva equipe de investigação de crimes, com foco especial na análise de provas extraídas da analise de cena de crime.
O livro, portanto, resgata na história uma serie de termos técnicos que, em uma primeira análise, cansar o leitor, mas que, nesta história funciona até melhor do que no livro mais famoso, uma vez que, por ser uma extensão de um universo já apresentado anteriormente, o autor não se aprofunda tanto na terminologia técnica e da uma atenção maior à fluidez da história.
Falando brevemente a respeito do enredo do livro, a história tem inicio quando um primo de Lincoln Rhyme é preso sob a acusação de assalto seguido de assassinato, caso no qual todas as provas indubitavelmente apontam para a sua responsabilidade pelo crime. Por sua fama no mundo investigativo- policial, Rhyme é informado a respeito, e, ainda que a contragosto, se dispõe a analisar as provas do crime. Nesse meio tempo acontece um novo crime em formato similar que leva a equipe a desconfiar que, na verdade, há um criminoso serial à solta que, além de cometer o crime em si, encontrou uma forma de incriminar outras pessoas pela violência perpetrada.
Daí a história se desenrola no melhor formato romance policial, com diversas pistas a serem seguidas, histórias secundárias e reviravoltas inesperadas até se chegar ao clímax do livro, com o confronto final entre a equipe e o criminoso. Ainda que o livro seja muito bem escrito e instigante, naquele estilo em que sempre queremos ler um capitulo a mais antes de dormir para descobrir novas informações, o que leva o livro a ser consumido rapidamente – no meu caso as mais de 500 paginas renderam menos de 5 dias de leitura – ainda assim estes não é o ponto mais marcante do romance.
Na minha interpretação, o ponto mais chocante é a forma como é feita a discussão referente à imensa quantidade de dados que são criados diariamente a respeito de todas as pessoas e como nunca estamos realmente sozinhos ou dentro de nosso próprio espaço privativo. Ainda que seja um romance escrito há mais de 15 anos, a história é profundamente atual, de uma forma que nos leva a questionar os limites éticos da exposição massiva de nossas vidas na forma de rastreamento incessante de todas as nossas atitudes e preferências, quer queiramos ou não que isso aconteça. E mais do que isso, o quanto disso pode ser utilizado por pessoas que queiram cometer crimes, empresas querendo vender produtos com base nos nossos hábitos de consumo ou mesmo governos querendo controlar a população inadvertidamente acessando informações que a imensa maioria das pessoas gostariam que fossem privadas.
Mesmo que ainda hoje pareçam em certa medida discussões provenientes de filmes de ficção cientifica de um futuro distópico, já é uma realidade presente em nossas vidas de hoje. Quantas vezes somos expostos a anúncios em redes sociais de produtos que em algum momento falamos ou pensamos em comprar, ainda que não tenhamos sequer feito uma pesquisa de fato pelo produto. Ou o quanto somos bombardeados por produtos que não tínhamos o menor interesse, mas que, de tanto aparecer em nossa frente, passamos a desejar ou pelo menos ficar intrigado com sua funcionalidade?
Essa é a discussão mais importante no livro e que dá um componente todo especial à história que, de outra forma não seria tão marcante. E por esse motivo torna o livro uma leitura imperdível e recomendado a todos.

lunaelivros 01/10/2023

Queria que tivesse mais livros desse autor em português.
A janela quebrada foi uma boa leitura, mesmo que em alguns momentos tenha sido cansativa a leitura.

Jasmim214 07/04/2023

Eu gostei
É um bom livro, eu não achei espetacular mas é bem bom! Eu fui bem estúpida ao achar que esse livro seria parecido com um do Dan Brown, trata de assuntos super importantes porém a forma da escrita é super diferente e eu só me decepcionei pq fui boba mesmo.

Assuntos sensíveis (Não polêmicos), e uma Boa construção, porém eu tive uma super trava no meio da leitura (Não só porque eu fiquei doente, mas por conta do conteúdo mesmo), e foi aí que eu descobrir a melhor técnica para quando travar na leitura, leia o final do livro, vá lendo de trás para frente e quando pegar o plot volte de onde parou, vai te causar uma curiosidade imensa e te fazer ter vontade de ler para completar as informações perdidas.

Fora tudo isso, eu gostei do livro, indico se gostar do gênero romance policial dramalhão e super crítico.

Misha 22/02/2023

Jeffrey não deixa a desejar, você fica tão obcecado quanto rhime com a investigação que está rolando.

Emanuela23 26/01/2023

Tensão, angústia, raiva, ansiedade. Meu Deus, q livro bom. Eu sou apaixonada pelo Lincoln e aquela inteligência.. q homem senhores. Fico pensando nas horas de pesquisas do Jeffery Deaver, pq esse livro tem uma bagagem surpreendente (todos tem, mas esse tá se superando)

Mariana 03/09/2022

Muito técnico
É um ponto forte da série ser técnico, mas o centro é tecnologia que não é meu forte. Fiquei perdida em algumas partes. Mas fora isso, a história é boa e tem um desfecho que me deixou mega tensa até que se resolvesse. Vale a pena!

Tatiane.Gatto 03/08/2022

Quer suspense? Esse livro é certeiro. Sempre fui fã do filme o colecionador de ossos e confesso que nem sabia que foi baseado em um livro. Peguei a janela quebrada para ler pensando que seria tão enigmático quanto esse filme e foi MARAVILHOSO!!! O leitor fica na dúvida de quem é o assassino do começo ao fim, tantas reviravoltas que tem, toda hora vc pensa que a pessoa é o assassino mas aí aparece outras coisas que fazem mudar de ideia. Vale muito a pena essa história!

Samara638 05/06/2022

O livro se inicia com a prisão de Arthur Rhyme, primo de Lincoln. Art alega sua inocência, porém todas as provas o incriminam. Diante do ocorrido, Lincoln começa a investigar o caso e descobre que alguém comete os assassinatos e de alguma forma consegue incriminar pessoas inocentes.

O livro é bastante interessante, mas não foi uma leitura empolgante em determinados momentos se tornava muito cansativa e tediosa.
Lerei mais livros do escritor, pois gostei bastante dos personagens.

Flavio Assunção 21/08/2021

"A Janela Quebrada" é mais uma boa história protagonizada pelo Criminalista tetraplégico Lincoln Rhyme, ao lado de sua parceria Amelia Sachs e outros colegas do Departamento de Polícia de Nova York.

A trama tem como base uma série de assassinatos ocorridos na cidade e que são erroneamente atribuídos a pessoas inocentes, como o primo do criminalista, Arthur Rhyme. O bandido em questão detém conhecimentos muito apurados em tecnologia e é viciado em dados e informações, o que faz com que sempre esteja um passo a frente de todos, plantando provas para incriminar outras pessoas e mudando a direção da investigação. Com isso, Rhyme corre contra o tempo para solucionar o caso antes que mais pessoas morram ou sejam prejudicadas.

A premissa em si é muito interessante e a história se desenvolve de uma maneira avassaladora, fazendo com que o leitor leia um capítulo atrás do outro em busca de um desfecho. Desfecho esse que, para mim, foi frustrante. Não há uma grande reviravolta ou sacadas geniais de Rhyme. Pelo contrário, o personagem está perdido durante todo o desenrolar e Amelia Sachs é quem salva a cena.

Essa frustração vem pelo fato de que em outros livros da série, a inteligência de Rhyme é exposta de uma maneira absurda, com deduções incríveis a partir das provas adquiridas. Em "A Janela Quebrada", o trabalho de campo foi muito mais determinante para o desfecho e Rhyme ficou completamente em segundo plano. Uma pena.

Apesar disso, é um bom livro e que deve agradar a todos os fãs das histórias do famoso criminologista.

06/08/2021

Segundo livro deste autor e posso dizer que vale muito a pena. Suspense policial da melhor qualidade. A experiência foi melhor do que a que tive com o primeiro livro. Super recomendado.

Luana 28/06/2021

Imagine uma empresa que coleta e analisa dados de todos os cidadãos. Todos os cidadãos. Todos os tipos de dados. Desde as informações financeiras até o tipo de café que gosta de tomar. Desde o histórico escolar até a preferência por livros e séries. Agora imagine um psicopata trabalhando dentro dessa empresa e com a chance de cometer o crime perfeito pelo simples motivo de que é capaz de plantar as provas e incriminar um inocente por cada crime. Esse é o tema deste novo suspense cujos personagens principais são Lincoln Rhyme e Amélia Sachs, os mesmos personagens de O Colecionador de Ossos.
A história começa com a prisão de Arthur, primo de Lincoln pelo roubo seguido de morte que ele teria cometido. Porém ele jura ser inocente. Procurado pela esposa do acusado, Lincoln precisa deixar de lado os problemas passados que tinha com o primo pois eles descobrem que um indivíduo, apelidado de 522, tem aterrorizado Nova York, comentando crimes e arrumando inocentes para pagar por esses crimes.

Assis 22/04/2021

Me apaixonei pelo autor kkk
Nesse livro vivenciei mais uma investigação com Rhyme (um personagem indescritível).
Interessante ver o quanto a informação é valiosa e o quanto ela pode mudar a vida das pessoas.
Aline Sulzbach 30/10/2021minha estante
É o terceiro livro que li do autor. Já quero ler todos os outros

Assis 12/11/2021minha estante
Eu fui assim, li o primeiro, depois o segundo e terceiro e só quero mais!

Maria 29/03/2021

"Isso é o que acontece numa relação de amor. Na área de interseção em que duas esferas de vidas diferentes se encontram, certos temas fundamentais ? humores, amores, temores, medos ? não podem ser ocultados."
------
Gosto do autor, acho a escrita dele maravilhosa e os mistérios tão perspicazes,mas, nesse livro ele me decepcionou um pouco,toda aquela caçada cibernética ao meu ver foi muito chata, do início ao meio o livro é super parado e entediante, foi um esforço chegar no final. Um esforço que claro que não me arrependo o final é incrível como todo os outros.

1 | 2 | 3 | 4