Van Gogh

Gregory White Smith

Resenhas - Van Gogh

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Janine.Oliveira 10/04/2020

Livro MA RA VI LHO SO!!!!
Essa biografia mostrou pra mim o valor desse ser humano chamado Vincent Willem Van Gogh. Persistente diante de todas as ruindades da vida (falta de amor, sentimento de fracasso, dependência financeira do irmão, nunca ter casado), encontrava consolo em sua arte e nos livros. Me identifiquei muito com ele pelas tamanhas dificuldades profissionais e pessoais e o modo como ele lidava com tudo. Torci muito por ele, me emocionei em várias partes, enfim; posso afirmar com toda a certeza esse foi o melhor livro da minha vida!
Rodrigo 10/04/2020minha estante
Eu queroo! ra

Janine.Oliveira 28/04/2020minha estante
vc vai amar!

Lili 13/12/2020minha estante
Nossa! Não conhecia! Agora já quero!!! Amei sua resenha, obrigada!

Janine.Oliveira 13/12/2020minha estante
de nada!!! continua sendo o meu livro da vida!

Ricardo.Silvestre 29/01/2022minha estante
Já fiquei curioso lendo as suas palavras. Obrigado pela partilha.

Lay.cpa 07/06/2023minha estante
Mano eu quero ler sou muito fa de van gogh e tipo custa um pouco caro esses livros mas vou ler

Michela Wakami 13/02/2024

Perturbador
Quando dei início a essa leitura, eu não imaginava o que estava por vir.
Meus sentimentos borbulharam em todo o meu âmago.
Vicent Van Gogh, jamais sairá da minha mente.
Senti amor, raiva, empatia e tantas outras coisas.
Terminei o livro com o meu coração despedaçado.

Van Gogh precisava de ajuda, uma ajuda que sua época era incapaz de oferecer.

Theo foi um irmão maravilhoso.

Observação: A escrita dos biógrafos é muito fluida, a sensação que temos é de estar lendo um romance.
A.Paula.Sz 13/02/2024minha estante
O mundo arranca à força o q de nós for interessante pra ele, e deixa a bagunça que sobra pra gente consertar. Hoje é tido como um gênio, mas a que preço?

Bruna Pedrosa 14/02/2024minha estante
Se puder, lê Vida de Pasteur. Me marcou para sempre.

Michela Wakami 14/02/2024minha estante
Anotando a sua recomendação. Obrigada, Bruna.

Jordana Borges 16/02/2024minha estante
Estou amando a leitura!!

Michela Wakami 16/02/2024minha estante
Que maravilha, amiga!???

AndrAa58 17/02/2024minha estante
Amiga, fiquei louca para ler... ?

Michela Wakami 17/02/2024minha estante
Você vai amar, com certeza.???

Umberto Vicente 30/08/2021

"Quero pintar o que sinto e sentir o que pinto".
Apesar de ter suas 1128 páginas, essa obra pode se resumir muito bem em altos e baixos, depressões e euforias, ilusões e desilusões. A vida de Vincent foi muito intensa em todos esses aspectos.

Uma biografia que vem descortinar para nós - ou pelo menos para mim - todo o romantismo que supostamente eu tinha sobre o amor de Vincent pela pintura.

Brigas com a família, mudanças repentinas de cidades, trabalhos no qual saía sem justificativas. A vida de Vincent foi uma eterna viagem para se achar - seja em livros, seja na arte. Muitas paixões e decepções.

Vale muito a pena lê-la. Super recomendo.

evemm 08/04/2023

Van Gogh A vida
Incrível, amei ler cada acontecimento da vida do vincent.
É um dos maiores enigmas da história da arte ocidental. Desde a infância ele mergulhou numa vida interior repleta de obsessões religiosas, literárias e estéticas. É orientado pelas centenas de cartas trocadas entre os irmãos vincent e theo. Leiam.

Elane.Medeiross 24/01/2022

"Como pintor nunca chegarei a nada de importante"
Uma jornada de 24 dias conhecendo a trajetória complexa e grandiosa de um gênio.
Vincent teve uma vida complicada, onde seu transtorno mental contribuiu para grande parte do seu sofrimento, se o mesmo também contribuiu para sua genialidade, nunca saberemos. O que sabemos é que Van gogh deixou uma obra prima para humanidade.

Mayara Beatriz 13/01/2022

Mente Estrelada
Em uma jornada de um mês, enfim, terminei a leitura desse livro, e pouco tempo após terminar ainda não sinto que chegou ao fim. Esse é o sentimento após o termino desse livro, um incrível documento reunindo a vida de Vincent Willen Van Gogh desde antes do seu nascimento até um tempo após a sua morte.

Sem dúvidas esse é um livro incrível para mergulhar de verdade no mundo desse homem tão excêntrico. Uma história em que são palavras-chave a presença da natureza, leituras, arte e uma perturbação constante em relação à vida.

O início dela já começa marcada pela coincidência de ter nascido exatamente um ano após o seu irmão natimorto de mesmo nome, além de sucessivos Vincents já terem ido e vindo da família Van Gogh sem deixarem uma marca tão forte quanto este.

No decorrer de sua vida sempre se sentira um estrangeiro, e para buscar algo que completasse o vazio que sentia em seu íntimo dedicou grande parte dela na leitura de livros. Posteriormente, não deixando a leitura de lado, dedicou-se inteiramente à arte.

É difícil comentar em poucas linhas tudo o que essa biografia abarca por conter tantos detalhes incríveis, mas como a maioria das biografias definitivas, nem sempre a leitura é fluida, assim como diz Adler e Van Doren [1972] (2010, p. 252) “como a capacidade de reunir os materiais é um tanto diferente do talento de transformá-los num bom livro, nem sempre as biografias definitivas rendem boas leituras”. A audácia de ler em pouco tempo rende, às vezes, esses infortúnios. Mas, pode não ser a sua experiência. A verdade é que, se você se interessa pela vida de Vincent Van Gogh, não hesite em ler essa biografia.

Lista de alguns livros lidos por Vincent:
A loja de antiguidades - Dickens
O ano terrível - Victor Hugo
O Horla - Guy de Maupassant
A obadessa de Jouarre - Ernest Renan

REFERÊNCIAS
ADLER, Mortimer Jerome; VAN DOREN, Charles. Como ler livros: o guia clássico para a leitura inteligente. É realizações, 2010.
CPF1964 14/01/2022minha estante
Parabéns pela resenha Mayara. Ou seria um TCC... ?

Mayara Beatriz 14/01/2022minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk obrigada

Maitê 29/12/2021

Passei quase um ano lendo esse livro, a passos lentos, por ser uma leitura densa e pesada, uma história de vida triste e sofrida. incompreendida.

Fernanda2426 11/10/2022

Vicent van gogh de verdade
Vicent sempre foi uma pessoa que as pessoas consideravam difícil, mesmo e principalmente por sua família. Vivia seus interesses com muita intensidade, chegando a obsessão. Interesses que mudaram muito ao longo do tempo, passando pela religião, literatura, arte, pintura. Com humor instável, irritadiço, defensor voraz de suas opiniões e técnicas, complacente com pessoas como as protistutas ou os boêmios, às vezes, chantagista, com comportamentos autodestrutivos (ex: não se alimentar, dormir ao relento, andar a pé por vários quilômetros), afrontoso diante da natureza, enfrentando rajadas de vento, tempestades e longas estradas e ainda, maior admirador da natureza. Viveu sua vida na tentativa de fazer algo vendável e digno de reconhecimento. E, quando este veio parecia tão surreal que queria pintar de forma tão admirável para ser digno dos elogios. Mal pôde aproveitar esse reconhecimento, pois estava ocupado demais tentando sobreviver as suas crises de sofrimento mental e tentando convencer o irmão, agora com sua própria família e sua própria doença, de que tudo estava bem. Também carregava as sequelas de outras doenças como a gonorreia e a sífilis e seus tratamentos que eram tão devastadores à época quanto a própria doença. Sua morte causou grande comoção em seu irmão, seu mantenedor, e despertou seus demônios somados ao sentimento de dívida para com o irmão falecido e um desejo inevitável de apresentar ao mundo seu trabalho.

Paulo 18/11/2019

Obra impressionante
É curioso, eu sabia de Van Gogh antes de conhecê-lo. Explico: se eu me deparasse com a obra-prima "A Noite Estrelada" ou alguma pintura de autorretrato, eu saberia a autoria de Van Gogh, mesmo não lembrando como eu conhecia ele - talvez tenha sido durante o ensino fundamental. E não é difícil entender isso, pois Vincent Van Gogh criou uma arte inconfundível, genialmente inconfundível, algo sem precedentes e que levaria a arte ocidental a outro patamar.

Eu só vim entender um pouco mais do artista quando assisti ao filme "Loving Vincent", um belo filme feito aos moldes das obras do pintor e que trata dos dias após sua morte; mas, mesmo assim, eu até então não pensava em me aprofundar mais na vida dele. Foi só quando eu decidi me aventurar na literatura biográfica no começo de 2019, e após ler outras duas biografias, que eu encontrei o livro da vida de Van Gogh e decidi ler. E eu não poderia ter feito escolha melhor do que este livro de White Smith e Steven Naifeh, pois o trabalho e a dedicação que eles tiveram na escrita do livro - 10 anos de trabalho - são tão impressionantes quanto a vida do biografado.

O livro é tão rico em detalhes que às vezes eu me perguntava como os autores conseguiram tais informações. Assim como em outras biografias, a fonte principal está nas inúmeras cartas que Van Gogh trocou com seu irmão Theo, mas essa biografia vai além, ela não apenas narra a vida do artista com meras citações das cartas mas ela escreve o contexto delas e as intenções com que elas foram escritas. Um exemplo disso é a relação de Vincent com seu irmão Theodore; este bancou Vincent por quase toda a sua vida, então não é de se surpreender que as cartas que Vincent escrevia a Theo fosse com intenções veladas e de não perder o patrocínio do irmão, então uma carta bem que poderia esconder algumas coisas que o escritor levava dentro de si. E outra, Vincent tinha uma personalidade difícil e as brigas eram inevitáveis, as cartas evidenciam isso muito bem. O livro também descreve muito bem os cenários por onde Van Gogh passou e como isso influenciou em sua obra.

Ainda sobre Theo: quem lê a biografia de Vincent se impressiona com a fraternidade dele. Theo foi o único da família que fez a arte de Van Gogh possível; ele o ajudou financeiramente e moralmente, mesmo nos momentos de maior aperto. Foi quem mais trocava cartas com ele e tinha certa paciência em aguentar certos desaforos do irmão e outras tantas manias. Theo foi o único que esteve com Vincent até os últimos dias de sua vida e mesmo após, "Theo mourned his brother by becoming his brother". Se hoje conhecemos Vincent Van Gogh é em partes pela genialidade de sua arte, mas também pela irmandade de Theo (e posteriormente Jo Bonger, viúva de Theo). Um lindo amor entre irmãos. A vida de Vincent foi certamente difícil, foram anos de desilusão, fracassos, dores e solidão, então Theo foi com certeza quem amenizou tudo isso, na medida do possível.

Enfim, Vincent Van Gogh se entregava de corpo e alma em tudo o que fazia, e na arte não foi diferente. Seus quadros foram pintados nos últimos anos de sua vida, mas foram tantos e com tanta intensidade que fica nítido o sacrifício que ele fez pela sua arte.
Rauany 15/10/2020minha estante
Estou ainda com mais vontade de ler essa obra

comprido 06/01/2022minha estante
Eu to percebendo que e um livro que você só ler uma vez só

Bianka com K 02/04/2022minha estante
Estava em dúvida se comprava ou não esse livro, mas depois deste comentário... indo comprar agora?

@carolcstr_ 10/06/2020

Detalhado e triste
Dividido em 3 partes, essa biografia conta a vida de Van Gogh com tanto detalhe que me fez pensar como há tanta informação sobre uma pessoa que viveu em tempos onde a comunicação era diferente, e além disso, estava longe de ser alguém famoso enquanto vivo. Mas não é só a vida de Vincent em si que preenche as páginas, as inúmeras descrições de cidades, casas, pessoas e lugares relacionados a ele contribuem para que o livro seja tão completo e isso não torna a leitura pesada, mas sim interessante. Após tantas tristezas a cada capítulo, você fica desejando por um final feliz mas não é o que acontece. A vida de Vincent foi dor e sofrimento do início ao fim e é triste pensar que suas pinturas eram ridicularizadas e não conseguiam lhe prover um centavo enquanto ele estava vivo.

Samuel300 15/08/2022

Sobre o livro, não sobre o Vincent
Como já existem muitos comentários sobre o Vincent por aqui, vou me ater à qualidade do livro.

A escrita é razoavelmente leve para uma biografia (o que é bom), mas sem perder a profundidade. As vezes até em tom de romance. Após concluir a leitura eu me obriguei a ler a lista inteira de agradecimentos, por achar extremamente digno o trabalho de todos (e são muitos) os envolvidos.

Quando mais leio biografias, mais me encanto com esse gênero.

Sobre a qualidade física do material, dispensa comentários, a Companhia Das Letras está de parabéns!

Naiara 05/01/2024

Essa foi a melhor biografia que li na vida.
Isso porque de começo nao precisei me adaptar em nada com a forma que foi escrito, ja começando a contar quem era quem na familia de Vicent..
Parecia muito alguem conhecido contando sobre alguem que admirava ate o dia de sua morte..
Nao é uma biografia distante como vi em muitas que so canta o que a pessoa fez e onde chegou, ela mostra como ele era dentro de seu intimo baseado nas cartas que ele escrevia, mostrava como as pessoas que conviveram com ele o viam e toda sua evoluçao e seus dias.. Sua obra foi uma cereja do bolo que torci muito para que ele conseguisse..
Foi uma biografia que chorei, chorei por Vicent e mais ainda por Theo e aqui enquanto escrevo, ainda penso em Theo e o no na garganta volta..
Enfim, para quem quer sentir, é uma biografia emocionante...

Lucas Lobo 14/02/2023

O pintor
A história de Van Gogh é incrível, porém eu achei a escrita um pouco arrastada e foi isso que fez eu demorar tanto a terminar o livro.

No livro contém algumas ilustrações de suas pinturas, a que mais gostei foi a pintura "Os comedores de batata."

Nathii 04/12/2022

Minha relação com o livro "Van Gogh"
C A R A, o livro é gigantesco
Mas é simplesmente incrível
Tem a árvore genealógica dele
Eu achei isso simplesmente perfeito
Serio
Que livro foda cara

Oseas.Carlos 05/06/2020

O amor fraternal
Após exatamente um mês de leitura desse compêndio (diga-se de passagem um verdadeiro CALHAMAÇO) chega-se ao fim dessa biografia de um dos maiores gênios da arte que já existiu.Van Gogh, a Vida leva o leitor a conhecer, por meio de cartas entre familiares, entrevistas, sites e artigos já publicados, a dor e a constante espiral de infelicidade do biografado, o qual só teve o reconhecimento de seu trabalho após sua morte.
Acometido de doença psíquica, aí incluindo a eplepsia mental, a história do pintor holandês transcorre desde sua infância, na Holanda, até seus 37 anos de idade, quando foi acometido de morte trágica (ou seria sua libertação?) na charneca dos campos franceses.
O texto aqui é simples e estritamente técnico, às vezes denso, ao relatar as diversas obras de artistas contemporâneos à Van Gogh. Obras estas que o influenciaram de alguma forma na sua breve vida.
Além da vasta bibliografia a cerca de vida e morte do pintor, os biógrafos pontuaram com muita precisão as relações entre os irmão Vincent e Theo Van Gogh. Vincent, pintor, sem amizades e tido como louco tinha na família e, principalmente, na relação com seu irmão, o negociante de arte, uma relação fraternal que ia do sustento da vida de Vincent ao amor no leito de morte de Theo por seu irmão.
Vale a pena a leitura!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5