Teorias de currículo

Teorias de currículo Alice Casimiro Lopes...

Resenhas - Teorias de currículo

eagorarenato 23/03/2020

Então, meu projeto de vida para 2019 ser o ano do livro segue, mas agora com a volta às aulas a ênfase toma outro rumo.
Esse livro me ajudou a refletir sobre como o que se ensina na escola passa por arbitrariedades e conflitos de interesses constantes. São sempre estratégias de atribuição de sentido, uma prática discursiva pra atender às necessidades de determinados tempos, espaços e interesses. Como definir currículo comum?
Não dá pra ser breve no assunto, ainda tenho muito a aprender. Minha crise com a universidade me acompanha a anos, desde 2012 quando entro na UNIFESP totalmente despreparado pra experiência no ensino superior. Chegando no ponto que estou hoje, em vias de terminar meu percurso na USP, tendo vivido tantas coisas em paralelo, quem eu sou hoje não se parece muito com quem eu era quando entrei. Hoje percebo que trilhando essas indas e vindas acadêmicas pude construir perspectivas singulares do que aprendi, ainda assim perpassando a ampliação de ensino libertadora que o currículo que meu curso pode me oferecer.