Emissários do Diabo

Emissários do Diabo Gilvan Lemos

Resenhas - Emissários do diabo

Caio.Souza 06/02/2021

Surpresa incrível
Livro excelente. É um roteiro pronto pra um baita filme. Me deixou com vontade de conhecer outras obras de Gilvan e me deixou com orgulho de ser conterrâneo desse grande escritor.

Ivandro Menezes 09/08/2020

Uma tragédia agreste
Emissários do diabo, romance do pernambucano Gilvan Lemos, é uma descoberta maravilhosa.

Camilo, o caçula de quatro filhos, único de pele escura como a da família paterna, luta para manter-se na posse do Desterro, pequeno sítio de parcos recursos no agreste pernambucano. Desconfiado, dado a poucas palavras, forte e bruto, resiste ao cerco do tio o Major Germano.

A narração, a partir de variados pontos, vai revelando as origens da briga familiar. Donana, sua mãe, de um maniqueísmo singular, em queixumes, vai contando fatos do passado, semeando a discórdia e o desejo de vingança, nem o amor de Ercília, filha do Major, abranda o rancor que nutre pelo tio e por seus irmãos.

Do rancor brota o ódio que vai consumindo seus dias, sob a iminente ameaça que o cerca.

De escrita precisa, sem desperdícios, personagens complexas e enredo enxuto e bem executado, Emissários do diabo está à altura de clássicos como Vidas Secas. Aliás, em muitos momentos, lembrou-me Graciliano, pelo ambiente, pela linguagem e mesmo na referência à Baleia -aqui a cadela é Candeia.

Amâncio Siqueira 17/08/2014

O livro é muito bom. A história de uma rixa de família e das consequências a que o orgulho de Camilo pode levar. O ponto baixo é a revisão textual da CEPE, que deixa a desejar em muitos momentos, embora a edição em si seja bonita e agradável de ler.